Análise: Sony Xperia XZ3 – Ainda vale a pena?
O Sony Xperia XZ3 foi apresentado ao mundo em agosto do ano passado. As suas características fazem dele um smartphone de topo, com um desempenho fantástico, com funcionalidades únicas, mas com pormenores que nos fazem questionar se é ou não uma boa opção.
Será que é ainda uma boa escolha? Hoje trazemos a resposta.
O Sony Xperia XZ3 apresenta-se com um processador que equipou os mais poderosos smartphones de 2018, o Snapdragon 845. Vem com 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento interno, que podem ser expandidos até 512 GB através de cartão microSD.
Pela primeira vez, um smartphone da Sony recebe um ecrã com tecnologia OLED, ecrã este que se apresenta com 6 polegadas e com uma resolução de 1440 x 2880 píxeis. Este ecrã, tal como a traseira, tem vidro com proteção Gorilla Glass 5. É também resistente a água e poeiras, com certificados IP65 e IP68.
A câmara traseira do Xperia XZ3 tem 19 MP com abertura f/2.0 e tem capacidade de gravação a 2160p a 30fps e 1080p a 60fps. Consegue ainda gravar em slowmotion até 960fps. Na frente a câmara tem um sensor de 13 MP com abertura f/1.9.
O Sony Xperia XZ3 tem Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, Bluetooth 5.0, NFC, USB Tipo-C (sem jack de áudio de 3,5mm, mas com adaptador disponível) e ainda sensor de impressões digiais na traseira. A bateria que o equipa suporta carregamento rápido e sem fios e tem uma capacidade de 3300 mAh.
De notar que o modelo em análise é single-SIM LTE, não suportando desta forma a inclusão de dois cartões SIM.
Sony Xperia XZ3 - Em vídeo
Construção e Design
O Xperia XZ3 tem uma estrutura em vidro com proteção Gorilla Glass 5, com as laterais tanto da frente como na traseira curvadas para uma maior ergonomia. Tem bons acabamentos e pormenores que o distinguem dos demais do mercado.
Nestes pormenores destaca-se o botão para o obturador, o slot para cartões que não exige clip para ser aberto e os altifalantes estão ambos posicionados na frente do smartphone.
O problema desta estrutura está na traseira e na localização da câmara e do sensor de impressões digitais que estão colocados demasiado abaixo do acesso mais fácil quando está a ser agarrado. O que aconteceu na maioria das vezes foi colocar o dedo na câmara em vez de o colocar no sensor. Ao tirar fotos na horizontal também aconteceu o dedo aparecer algumas vezes.
Apesar do aproveitamento do ecrã face à estrutura do smartphone não ser a mais eficiente, não merece reparo negativo.
Ecrã
O ecrã apresenta-se como o primeiro da marca com tecnologia OLED, um aspeto encarado de forma muito positiva.
Este ecrã tem 6 polegadas e a resolução é de 1440 x 2880 píxeis, com proporção já típica de 18:9. Os pretos são muito realistas, tão realistas que o tema do smartphone é em tons escuros que se perdem na estrutura e é notório o contraste.
Já em termos de brilho e brancos ainda se posiciona um pouco abaixo da concorrência. No entanto, com incidência de luz direta a visualização é muito boa.
Som
O som em stereo é uma característica antiga dos Sony, com dois altifalantes posicionados na frente do smartphone. A projeção de som é boa com um elevado volume no máximo. Contudo, os graves são pouco pronunciados, quando comparado com alguma concorrência, nomeadamente com a Huawei.
Desempenho
O Sony Xperia XZ3 vem equipado com o já bem conhecido Snapdragon 845, tem 64 GB de armazenamento interno e 4 GB de RAM. Já vem com Android 9, com interface de utilizador própria, com várias funcionalidades exclusivas e com alguma utilidade extra.
Não há dúvidas que a marca conseguiu criar um excelente equilíbrio entre hardware e software, com um desempenho de excelência. O teste de benchmarck no Antutu revelou mesmo a pontuação mais alta alcançada por um smartphone Android aqui nos nossos testes no Pplware, mais de 293 mil pontos.
É de realçar alguns pormenores da interface que o distinguem da concorrência:
- A ouvir música, por exemplo, dá para incluir vibração
- Tira fotos com dois toques no ecrã junto à borda
- Tira screenshots com um toque longo no botão power
- Inclui menu lateral de acesso rápido a apps, contactos ou definições, semelhante aos Galaxy da Samsung
- Inclui funcionalidades 3D e de realidade aumentada interessantes, mas na realidade pouco úteis
Bateria
A bateria tem uma capacidade de 3330 mAh, não é grande capacidade, mas dura um dia inteiro e tem carregamento rápido e sem fios. Vem ainda com algumas tecnologias de gestão de bateria associadas, úteis para os momentos de maior necessidade de poupança.
Fotografia e vídeo
É de estranhar a marca dos sensores fotográficos que equipam tantos smartphones não ter aproveitado a tendência da câmara dupla no seu topo de gama. Além disso, já inclui tal tecnologia noutros modelos. Isto é algo que se reflete depois no resultado final e que a coloca atrás dos concorrentes, nalguns modos fotográficos.
A camara principal tem 19 MP e uma abertura pequena, de f/2.0, acabando por captar menos luz o que se reflete no resultado final em ambientes mais escuros.
O facto de não ter câmara dupla influencia na captação de fotos em modo retrato. Como estas são feitas a partir da captação de duas imagens, é necessário que a estabilização da câmara seja maior no momento de captar, já que vai demorar mais tempo do que acontece com as câmara duplas, ou mesmo outras câmaras que o fazem com recurso a software.
Não tem OIS, mas o EIS funciona razoavelmente bem. Grava a 4K e tem super slow motion a 960fps (é bom mas na realidade pouca gente tira partido disto).
Veredicto
O Sony Xperia XZ3 é de facto um smartphone muito interessante, o seu desempenho é incrível e a interface está muito interessante e com boas funcionalidades exclusivas.
Dados todos os aspetos positivos, destacando essencialmente o desempenho, o seu preço de cerca de 700 € acaba por ser justo. No entanto, a questão da câmara e os resultados fotográficos ficam um pouco aquém daquilo que é o esperado para esta gama de preços.
O Pplware agradece à Sony a cedência do smartphone para análise.
Este artigo tem mais de um ano
Duas câmaras para quê? Para terem aquilo que chamam “bokeh”? Todas as outras marcas não têm também, em vez de ter o software a fazer isso, se tivessem um telemóvel que fizesse de facto um “bokeh” real é que era top.
Até lá as marcas vão continuar a assassinar a fotografia.
O principal “problema” dos smartphones Sony é que têm os cantos demasiado quadrados! O raio de arredondamento devia ser maior!
Acho o Sony interessante…
O design é diferente… Mas pelo menos tem um certo estilo… Muito próprio da sony
Esse xz3 tá lindo só falta colocar uns 10 GB de memória RAM e vir com uns 500 GB de armazenamento igual alguns concorrentes aí ele se torna melhor do que os demais da linha Premium da câmera eu nunca vou dizer que ele fica atrás dos melhores no momento até porque quase todas as gigantes usam sensores Sony por isso fica difícil de acreditar nessas matérias talvez paga
Pois eu concordo contigo
Verdade falou tudo
700 euros sera que estou a ver bem nem metade disso vale
Adoro e recomendo! Sony! <3
Eu particularmente gosto muito de Sony,na minha de ver os factos as outras marcas cada em mais querem ser parecidos em termos de disgn com iPhone, é verdade que podia ser bem melhor em termos fotográficos,mas ganha pode estar dentro de água q não tem problema é outros têem etc,mas também podia ser mais barato e claramente ganhava a concorrência relação qualidade preço.
Eu particularmente gosto muito de Sony,na minha de ver os factos as outras marcas cada em mais querem ser parecidos em termos de disgn com iPhone, é verdade que podia ser bem melhor em termos fotográficos,mas ganha pode estar dentro de água q não tem problema é outros têem etc,mas também podia ser mais barato e claramente ganhava a concorrência relação qualidade preço. Também é podia ser melhor em termos de de bateria que dava muito jeito eu tive um z2 que adorei quando o comprei era o melhor no mercado relação qualidade preço, agora tenho um z5 também adoro, mas gostava de ter o último da Sony mas é muito caro.
Adquiri um há 2 semanas.
Sou fã da Sony há largos anos, sendo que usei o Xperia U, M2, M5 e agora este.
Ponderei outras opções, mas vi e revi muitas reviews, em que falavam na íntegra sobre o equipamento, e aqui vai a minha opinião (em concordância ou não, com as reviews que vi):
– Ecrã: considerado o melhor ecrã de smartphone em 2018, logo, o melhor do mercado, actualmente; a reprodução de cores, especialmente em 4K, é simplesmente magnífica (incluindo jogar PS4, é uma experiência diferente, quando a TV de casa está ocupada;
– S.O: bastante optimizado. A Sony não brinca neste aspecto, e tem uma das adaptações mais fiéis aos Android stock. Tanto que, os 4GB de RAM, são mais do que suficientes.
– Bateria: Acho que está ao nível dos melhores smartphones, dando para o uso diário comum, sem quaisquer problemas. Este factor depende de cada utilizador;
– Câmara: discordo totalmente da classificação aqui dada, nesta review. Quem trabalha com Sony sabe a qualidade que tem em mão. Vi reviews em que diziam ser este o melhor smartphone para profissionais de fotografia, vi reviews em que se sobrepõe aos iPhones mais recentes e até ao Huawei Mate 20 Pro. É óbvio que existem algumas situações onde o iPhone é melhor (vídeo, e algumas exposições), mas no geral, esta máquina reproduz umas fotos com detalhe, cor e qualidade impressionantes. Fica atrás do Google Pixel 3 (o rei da fotografia), mas, a meu ver, divide o 2º lugar com o Huawei e iPhone.
Sim, possui apenas uma câmara traseira, o efeito bokeh não é tão bom quanto Pixel 3, iPhone e Mate 20 Pro, mas tenho visto muito “asneira” pela Internet fora, onde apontam o dedo à Sony por não ter várias câmaras, mas esquecem-se que o melhor smartphone do mercado para fotografia, tem apenas 1 câmara, tem é um software fantástico, por trás.
– O design: admiro a Sony por isto. A marca é conservadora e avança 1 passo de cada vez. Não vai em loucuras e modas, e quando faz, faz bem.
– o sensor de impressão digital: vejo muita gente criticar mas, como em algumas reviews que vi,o sensor está na posição base da mão. As pessoas habituaram-se a esticar o dedo para ir ao sensor, mas esquecem-se que ao segurar o smartphone, em uso, o dedo indicador está (geralmente), retraído, na posição onde a Sony o deixou (testem lá a ver, quando estão a escrever uma mensagem, onde está o dedo indicador). O sensor foi colocado numa posição ideal. É uma questão de hábito (digo eu).
– únicos contras, a meu ver: nenhuma loja ter capa de protecção para o telemóvel (ainda não encontrei), e não trazer carregador fast charge, quando o smartphone suporta esta opção e até wireless charge.
No geral, dou um 9 sólido, em 10.
Sou fã do Google Pixel 3 e do One Plus 6T, mas este Sony… só quem utiliza Sony o pode dizer.
Não é à toa que muitos reviewers famosos o colocam no TOP 3 (alguns no TOP 5), dos melhores smartphones, e quase todos o consideram o smartphone mais underrated do mercado.
Eu tenho, uso, abuso e aconselho vivamente. Vale muito mais os 700 por esta máquina, que +1000 por um Samsung, iPhone ou Huawei (isto na minha modesta opinião).
Disseste tudo! 🙂
Concordo totalmente!
O único problema dos smartphones da Sony é o preço exorbitante, de resto, são de excelente qualidade e esse design quadrado, que pode soar como ultrapassado, acaba criando uma identidade pra marca.
O meu Xiaomi Mi 8 mete esse Sony a um canto e custou metade do preço? só no ANTUTU BENCHMARK com o Android 9 Pie já faz 292 000 pontos e nas câmeras tb melhorou muito…. Só espero que o futuro Sony Xperia Xz 4 com Snapdragon 855 faça os 395 000 pontos no AnTuTu Benchmark como a Sony afirma visto o Samsung Galaxy S10 fazer menos de 370 000 pontos
302 000 pontos o Xiaomi Mi 8 com Android 9 Pie… desculpem.
Grande máquina, câmara 7 pontos?!… Correu mal o teste… só a foto 4 revela o cuidado na escolha, não se percebe nada do conteúdo da mesma, não há selfies, outros testes aqui costumam ter 3x mais fotos. Achei o teste fraco, já que é um SONY (algo diferente nos dias que correm), podia ser um pouquinho mais elaborado, já que convocada é notícias à pasada todos os dias. Obrigado.
*”já que xinocada é notícia.”.. (às vezes apetecia-me dar um balazio no G.BOARD, chega a ser mais estúpido do que o contrário). Obrigado.
Que analise mais porcaria que foi essa! Não consegui se quer terminar de ouvir o vídeo!
Estes SMARTPHONES da Sony desde as séries XZ em diante, tem feito muitas diferenças no mercado mundial inclusive nos últimos anos trazendo e ganhando os prêmios de melhor qualidade, durabilidade, recursos inovadores únicos e exclusivos, maiores acessibilidade aos Playstations: 4, 4Pro, PS VR e muitas outras coisas! Suas câmeras mesmo em modos automáticos que é usualidade de gente NOOB, é e está entre as melhores do mercado se comparando ao Pixel 3XL, Huawei Mate 20 Pro e seu irmão de 2 Câmeras, XZ2 Premium que bateu em tudo e todos nós modos manuais!
Vale lembrar também que o Super Slow Motion 960FPS é em Full HD e os recursos 3D são sim úteis, mais úteis que o descaso do mal review amador! Ele também é um dos únicos com sistemas de gravação em 4K Ultra HD HDR assim como os demais da Linha XZ2 sendo os únicos no mundo com essa capacidade. A velocidade dele mesmo nas versões de 4Gigas bateram até mesmo nos Iphone XS Max, XS, Note 9, Mate 20Pro e o One Plus 6T.
Essas histórinhas de Benchmark, AnTuTu e outras do tipo! Muita gente já sabe que a maçã mordida que já caíu suas vendas abaixo dos 50% na Índia, China e muito na Ásia e mundo a fora juntamente com a modinha da Sami. Fazem manipulação de resultados assim como Samsung e até mesmo à Huawei já fizeram pra estarem no top! No Phone Battles, Phone Arena, Android Adrenaline, GSMArena mostraram o gigantesco potencial dos séries XZ2 e do XZ3 contra os demais. Sem falar que suas telas são as únicas com capacidades de reprodução real de vídeos em altas resoluções 4K Ultra HD HDR (XZ2 Premium).
Ele, e os dispositivos da Sony tem tantas funcionalidades úteis não descritas aqui que dá até vergonha de ver esse review!
Em minha opinião! Um review Lixo!
Vale lembrar que também existe a versão 6Gigas de RAM com Dual Sim.