Análise: Samsung Galaxy Note7, produtividade pura
O Samsung Galaxy Note7 foi apresentado no início de Agosto e teve um lançamento muito conturbado devido aos problemas de bateria que provocaram a explosão de alguns equipamentos. Agora, com os problemas resolvidos, o Samsung Galaxy Note7 já foi alvo de análise aqui no Pplware.
Conheça o Note7 em pormenor.
Há muito que era aguardado um novo Samsung Galaxy Note no mercado e isso reflectiu-se na grande procura inicial pelo Note7. No entanto, este lançamento ficou manchado pelo anúncio da recolha do mercado de todos os equipamentos devido a um problema relacionado as suas baterias que, felizmente, parece já estar solucionado.
Problemas à parte, a verdade é que a Samsung criou um novo equipamento bastante produtivo, com nova tecnologia de segurança integrada, com uma S Pen optimizada e uma câmara fotográfica de grande qualidade.
1 - Características Gerais
O Samsung Galaxy Note7 em análise vem com um processador Exynos 8890 Octa-core (4 x 2,3 GHz Mongoose e 4 x 1,6 GHz Cortex-A53), assinado pela própria Samsung, com 4 GB de RAM e 64 GB armazenamento interno, expansível até 256 GB através de microSD, com slot dedicado. Traz a versão Android 6.0.1 Marshmallow com interface proprietária, a TouchWiz UI.
O seu ecrã é um Super AMOLED de 5,7 polegadas, tal como os antecessores, com a super resolução Ultra HD de 1440 x 2560 píxeis (densidade aproximada de 518 ppp). Uma das particularidades deste ecrã é o facto de ser curvo, com as mesmas funcionalidades associadas ao ecrã curvo do Galaxy S7 Edge.
No meio da panóplia de sensores que a Samsung já nos habituou nos seus smartphones, eis que surge mais um que promete ainda mais segurança ao utilizador: o leitor de íris. A este junta-se o sensor de impressões digitais, o acelerómetro, o sensor de batimentos cardíacos, sensor do fluxo de oxigénio no sangue, entre outros.
As câmaras do Note7 são de 12 MP, com uma abertura de lente de f/1.7 e capacidade de gravação a 4K (a traseira), e de 5 MP com HDR automático (a frontal).
O Note7 está disponível em 4 cores, dourado, preto (modelo em análise), prata e azul. A caixa do novo Galaxy Note7 vem equipada com bastantes acessórios. Conheça todo o conteúdo através do seguinte vídeo.
Especificações completas: Samsung Galaxy Note7
-
Ecrã
- 5,7" Curvo Super AMOLED (1440 x 2560 píxeis), densidade ~518 ppp
- Protecção Corning Gorilla Glass 5
-
Processador
- Exynos 8890 octa-core, Quad-core 2,3 GHz Mongoose + quad-core 1,6 GHz Cortex-A53
- GPU: Mali-T880 MP12
-
Rede
- GSM/HSPA/LTE
-
Sistema Operativo
- Android 6.0.1 (Marshmallow) com interface TouchWiz UI (com futura actualização para Android 7.0)
-
Memória
- 64 GB memória interna, 4 GB RAM
- Micro SD até 256 GB
-
Câmara
- Principal (traseira): 12MP, f/1.7, 26mm, com foco automático, estabilizador óptico de imagem e flash LED
- Secundária (frontal): 5 MP, f/1.7, 22mm, com capacidade de gravação de vídeo a 1440p@30fps
-
Funcionalidades das câmaras
- Captura dupla de imagem, Captura de vídeo e imagem em simultâneo, geo-referência, foco manual, detecção de rosto, HDR (High Dynamic Range), captura por gestos, câmara lenta, panorâmica, entre outras
-
Vídeo
- Gravação: UltraHD (2160p@30fps), FullHD (1080p@60fps), HD (720p@120fps), HDR, estabilizador de vídeo, gravação de vídeo em simultâneo
-
Sensores
- Leitor de íris, Leitor de impressões digitais, frequência cardíaca, acelerómetro, bússola, sensor de proximidade, giroscópio e barómetro
-
Certificados
- IP68 (resistente a água durante 30 minutos até 1,5 metros de profundidade e resistente a poeiras)
- Samsung Pay (certificado Visa e Mastercard)
-
Dimensões e peso
- 153,5 x 73,9 x 7,9 mm, 169 g
-
Conectividade
- Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, dual-band, DLNA, Wi-Fi Direct, Wi-Fi hotspot
- GPS com A-GPS, GLONASS, BDS
- NFC, Bluetooth® 4.2 (A2DP, LE, apt-X)
- USB: Tipo-C 1.0
-
Bateria
- 3500 mAh (não removível, de carregamento rápido)
- 872,77 € (Preço médio actual no KuantoKusta)
Preço:
2 - Hardware e Design
Algo que a Samsung tem vindo a melhorar de modelo para modelo é o design e a qualidade de construção. Não há dúvidas de que esta marca é exímia neste aspecto.
As laterais são em metal boleado para um maior conforto na utilização. Do lado esquerdo encontram-se os botões de volume, em baixo o jack de áudio de 3,5 mm (felizmente!), a porta USB Tipo-C, o microfone, o altifalante principal e a porta para a S Pen. Do lado direito tem o botão de Power e, em cima, o slot para o cartão nano SIM e microSD e o outro microfone para gravação de som em stereo.
Na frente, em baixo, encontra-se o botão Home, com sensor biométrico para leitura das impressões digitais - que funciona de uma forma bastante eficiente - e os botões capacitivos habituais. Em cima, o LED RGB de notificações, o leitor de íris, os sensores de luminosidade, proximidade e de gestos, o altifalante e a câmara de 5MP.
A traseira, em vidro com protecção Gorilla Glass 5, inclui a câmara de 12 MP, o flash LED e o sensor de batimentos cardíacos que vem integrado na aplicação S Health e câmara fotográfica.
3 - Samsung Galaxy Note7, o que o torna no suprassumo em produtividade?
Os Galaxy Note da Samsung surgiram para colmatar uma falha que existia no mercado dos dispositivos móveis conjugando dois factores essenciais: a produtividade e a portabilidade. É certo que hoje em dia já existe uma grande oferta, mas a Samsung mantém-se em destaque graças à inclusão não só da caneta stylus, a S Pen, mas também a um conjunto de funcionalidades associadas a anotações, desenho, edição de documentos, entre outras.
S Pen
A S Pen é a grande aliada do Note7 e, nesta nova versão, está mais precisa na escrita, ainda que fique longe daquilo que se associa à escrita em papel (como tantas vezes a marca a "vende"), e está redesenhada.
Um dos problemas dos Note anteriores prendia-se com o facto da caneta entrar na ranhura em qualquer posição, acabando, em alguns casos, por danificar os equipamentos. Neste Note7 inclui um novo mecanismo que bloqueia a entrada quando se tenta colocar em posição errada.
Em comparação com a S Pen anterior, esta tem a ponta mais fina o que permite mais precisão nas acções. Está também mais suave, o que é uma vantagem para quem quer tirar anotações ou algo mais criativo, como um desenho.
Funcionalidades da S Pen
- Notas num só lugar: Cada nota que for feita ou imagem seleccionada com a S Pen ficará gravada na aplicação Samsung Notes. Esta app tem acesso a vários pincéis virtuais e oferece a possibilidade de misturar cores.
- Memo Screen-off: Se precisa de tirar uma nota rápida, não é necessário desbloquear o Note7 para o fazer. Basta retirar a S Pen e começar a escrever. Se for necessário que a nota fique visível no ecrã, basta fixá-la ao ecrã Always On.
- Criação de GIFs: Com a S Pen é possível seleccionar partes de um vídeo criando um GIF e partilhá-lo directamente com quem quiser. A mesma partilha pode ser feita com imagens, textos ou sites seleccionados com a caneta.
- Scroll e captura: Se quer gravar um texto com maior dimensão, ou até mesmo uma imagem, é possível gravá-lo como imagem percorrendo todo o conteúdo com a S Pen. Esta funcionalidade encontra-se em "Escrever no Ecrã" do Air Command.
- Pré-visualização: Esta opção é muito interessante para quem precisa de ter acesso a algum conteúdo para complementar outro. Se está, por exemplo, a escrever um pequeno resumo e precisa de ir recordando alguma informação relevante, ocasionalmente.
- Zoom: Para aqueles conteúdos mais pequenos, ou para ver algum pormenor, a S Pen permite abrir um pequeno quadrado que aumenta esse mesmo conteúdo.
- Traduzir: Passando a S Pen por qualquer palavra de um texto ou imagem é possível ver a sua tradução de e para diversas línguas.
- Tire notas dentro de água: Sendo o Note7 resistente a água e a poeiras pelo certificado IP68, é possível tirar anotações mesmo debaixo de água!
No vídeo seguinte, veja alguns exemplos do que a S Pen é capaz de fazer:
Leitor de íris
Os sensores biométricos de leitura das impressões digitais e de frequência cardíaca vêm, mais uma vez, integrados no topo de gama da Samsung, comportando-se da mesma forma que já tínhamos testado com o Galaxy S7 e S7 Edge.
A grande novidade no Note7 prende-se com a inclusão de um novo sensor de leitura da íris dos olhos, aumentando assim ainda mais a segurança do equipamento. Este sensor faz uma leitura bastante simples e rápida, mas, no momento de desbloquear o smartphone, fazê-lo através da impressão digital acaba por, na grande maioria das vezes, ser mais rápido e prático, tal como se pode comprovar no seguinte vídeo.
Ecrã "sempre ligado" com o Always On
Uma das grandes novidades dos novos Galaxy S7 foi a opção de ter o ecrã "sempre ligado", apresentando alguma informação, que pode ser personalizada pelo utilizador, nomeadamente as horas, data, calendário e algumas notificações como chamadas perdidas, SMS ou e-mails. Ainda assim, as notificações que eram mostradas neste ecrã eram um pouco limitadas, acabando por não trazer grandes vantagens ao utilizador.
Também o Note7 é dotado desta funcionalidade, contudo, recebeu melhorias significativas, além de mostrar agora a maioria das notificações que chegam ao smartphone ainda permite a interacção já referida com a S Pen.
Uma vez que este ecrã faz com que o utilizador não tenha que estar sempre a ligar "integralmente" o ecrã para ver as horas ou para ver se tem alguma notificação, seria espectável uma melhoria na autonomia quando se encontrava ligado, mas, durante o período de análise, não se registaram diferenças significativas em relação ao período em que esteve totalmente desligado.
O Ecrã
O Note7 segue a tendência dos smartphones de ecrã curvo, mantendo todas as funcionalidades já conhecidas do Galaxy S7 Edge.
Quanto à qualidade do ecrã, da reprodução de cores e dos contrastes, não há nada a apontar. A Samsung continua a criar os seus ecrãs de forma exímia, com ângulos de visão surpreendentes e as curvas nas laterais tornam o conteúdo ainda mais definido, qualquer que seja o ângulo com a que se esteja a olhar.
Certificado IP68
Com o Samsung Galaxy Note7 pode continuar a fazer as suas anotações mesmo dentro de água sem que nada lhes aconteça, desde que seja apenas durante meia hora e até 1,5 m de profundidade, graças à certificação IP68.
De notar que a água salgada ou refrigerantes, por exemplo, não são abrangidos pelo certificado IP68, pelo que a utilização do smartphone pode ser afectada caso entre em contacto com algum deles.
Interface
O Note7 vem com versão 6.0 do Android Marshmallow, optimizada pela interface de utilizador TouchWiz. Esta interface está bastante optimizada e fluida, garantindo assim um bom desempenho. Este smartphone deverá receber em breve a nova versão Android 7.0 Nougat.
4 - Câmara
No que diz respeito à câmara, a Samsung dotou o Note7 com as mesmas câmaras com que equipou o Galaxy S7 Edge, pelo que a qualidade está garantida. A câmara principal conta com 12 MP e a secundária com 5 MP.
A interface da câmara mantém-se muito semelhante à dos seus antecessores, ainda assim, com algumas melhorias, nomeadamente no que toca à troca entre câmaras, que agora pode ser feita com um deslizar do ecrã de cima para baixo ou baixo para cima, dependendo da câmara que se esteja a utilizar.
Deslizando o ecrã da direita para a esquerda surgem os vários filtros para as fotos e os modos fotográficos surgem com o deslizar do ecrã da esquerda para a direita.
Inclui ainda os modos de captura por gestos que, ao levantar a palma da mão para a câmara, ela é detectada e captura uma foto em 2 segundos. Além do mais, faz reconhecimento de um ou vários rostos. A facilidade de captura é ainda aumentada com a associação do sensor de batimentos cardíacos ao obturador: um simples toque no sensor captura imediatamente uma selfie sem fazer tremer a imagem.
O desempenho em vídeo é muito positivo e o estabilizador de vídeo ajuda muito nos bons resultados. Permite a gravação em UltraHD (2160p@30fps), FullHD (1080p@60fps), HD (720p@120fps) e VGA. Tem estabilizador de imagem e vários modos de gravação, como a gravação em câmara lenta, movimento rápido e movimento suave.
5 - Veredicto
Os problemas que têm afectado a Samsung e o seu Note7 não foram esquecidos e é certo que toda esta história vai acabar por prejudicar a reputação da Samsung. Ainda assim, depois de o testar, posso garantir que qualquer uma das pessoas que está a ponderar comprar um equipamento destes fará um excelente investimento, principalmente para quem procura algo bastante produtivo.
O momento de o pôr à carga foi talvez aquele que mais preocupação me deu, mas o carregamento, com o carregador original, é feito de uma forma bastante rápida, cerca de uma hora e meia dos 5% aos 100%, e o curioso é que durante o processo de carregamento não chegou a aquecer tanto quanto o Galaxy S7 Edge.
A interacção com a S Pen e todas as suas funcionalidades não deixaram qualquer insatisfação, no entanto, a escrita manual ainda fica um pouco aquém do desejado.
O Samsung Galaxy Note7 encontra-se disponível em Portugal pelo preço médio de 872,77 €, segundo o KuantoKusta.
O Pplware agradece à Samsung pela cedência do Galaxy Note7 para análise.
Este artigo tem mais de um ano
Note 7 vs OnePlus 3
note 7 vs op3 , op3 melhor
https://youtu.be/VeKaT6-KQBo
Pois, eu vi o video! Mas tudo o que o Note 7 trás não adianta nada? Ecrã, Iris, pen, algumas funções do Note… rapidez já deu para perceber que a Samsung quando usa o TouchWiz fica sempre um pouco mais lento…
Contudo o OP3 está esgotado…sendo que entregas so dentro de 5 semanas…segundo a OnePlus…
É um baita aparelho. Pena que a Samsung acabou com o mesmo com este problema na bateria.
Agora não tem mais volta para o Note 7.
Pode ser que baixem para os 300/400 euros
Pode ser que fique de graça.
Sempre a chorarem o preço das coisas. Não têm dinheiro não compram. Simples.
Acabou com problema da bateria? Ontem explodiu um dos ditos “seguros” na China. Nem de graça queria um aparelho desses.
ACORDA!!! O iPhone e mais caro que o note? Uns sim outros não. pelo valor quem compra tanto da mais uns trocados quer por um quer por outro. Não venha dizer que o iPhone arrebenta com a carteira com o preço que tem o note.
Agora até as lavar a roupa suja numa máquina de lavar da Samsung pode representar perigo.
http://gizmodo.uol.com.br/explosao-samsung-maquinas-lavar/
As pessoas andam a usar o termo ‘explosão’ para tudo e mais alguma coisa… pelas fotos que aparecem aí a máquina já é um modelo um tanto antigo, além da ferrugem e sujidade que apresenta. Não querendo desculpar nenhuma marca, parece-me que anda tudo a correr atrás da indemnização e de niticiazinhas para passar o tempo….. e que tal irem trabalhar?
Este problema nas maquinas de lavar já tem algum tempo, até houve um recall na austrália:
http://www.samsung.com/au/washingmachinerecall/
Vai haver sempre quem irá criticar e pegar com o problema do Note 7, e a Samsung deveria ter logo substituído os equipamentos, mas lançar qq coisa, como um Note 7S com qq coisa que mostrasse que a Samsung tivesse feito algo pelos seus clientes, ao invés de solicitar a recolha e deixar os clientes sem nada…
Contudo irá haver sempre quem vá tentar denegrir mais a Samsung, não que a esteja a defender dada a situação!
Agora qual a marca que tem apostado mais em inovar, ou fazer qq coisa de diferente (Inclusive “bombas” :P) que a Samsung, LG? Vejo apenas a HTC que por erro lançou um video de um suposto protótipo… A pressa é inimiga da perfeição, e a Samsung apressou-se a lançar o Note 7 antes da Apple com os seus iPhones…
Um dos contra, é o design semelhante ao s7?
Por é que isso é um contra? Se o design está muito bem conseguido, foste logo tocar num dos pontos em que a samsung teve muito bem. As linhas são perfeitas, a curva do ecrã não é tão acentuada como no s7 edge, aproveitando muito mais o ecrã, permitindo um melhor uso da s pen.
PS: então o iPhone tem sempre esse contra, sempre igual.
+1
Realmente… lol
A única coisa que em praticamente 10 anos não mudou na Apple é a versatilidade do sistema operativo, coisa que no Android existe e no iOS nem de perto nem de longe, contudo compreensível para salvaguarda da AppStore…
Contudo acho que não mudou nada de especial no iOS, apesar de alguns tweaks que foram surgindo ao longo dos tempos…Mas segundo alguns utilizadores de iOS que não querem mudar mas que ao mesmo tempo tb não se encontram muito contentes com as modificações…
É necessário alguma modificação, algo que já é tempo…tornar o sistema ao menos mais versa
útil…e deixem de embirrar com a frase, é “simples mas funciona”… Mas ainda cola para alguns…
Deixa lá estar que o TouchWiz está muito diferente daquilo que era há 5 anos atrás. LOL
+1 .. estou admirado como esse comentário passou no crivo..
Concordo que o Note7 tem uma construção e um design fantásticos, aliás, refiro-o na análise, mas no fundo mantém-se muito próximo daquilo que é o S7 edge.
E por acaso, na minha opinião, o iPhone sofre do mesmo problema.
@Maria Inês Coelho qual as grandes diferenças entre os iPhones? a cada 2 anos mínimo, há grandes diferenças? e no iOS há muitas diferenças? ou apenas o acrescento de algumas tweaks…o seu funcionamento base é exactamente o mesmo, ou estarei errado?
Sim o Note 7 é parecido com o S7 Edge, e dai? lançados no mesmo ano, não é uma excelente jogada da Samsung? eles poupam imenso em aguentar o desenho dos equipamentos mais tempo…nós é que trocamos a cada 6 meses ou a cada ano…e eles agradecem…
Veremos se o Note 7 será assim tão bom como falam…falo do sistema, e do manuseamento do equipamento, etc…e por favor, todos já tiveram problemas e este mesmo sendo mais grave, a marca responsabilizou-se, assumiu, pediu o retorno, etc etc…
Se tivesse windows e a bateria nao explodisse já cá cantava 1, em suaves prestações mensais, pq tecnologia fica desatualizada rapidamente e quanto mais tarde o money sair da conta, melhor. Assim, so me resta continuar om o 640xl
Se os novos explodem ou não e coisa que não me afecta.
comprei devolvida e já recebi o novo equipamento.
No tempo passado com ambos Antigo Note 2 e actual Note 7 nota-se uma brutalidade em ternos de melhorias
Design prefiro o Note aos S7 e a falta de maior curvatura no ecrã ajuda a essa opinião.
O leitor de íris é uma grande melhoria para ele pois agora torna-se extremamente simples aceder ao equipamento quando se está por exemplo de moto pois basta levantar a viseira de sol caso esteja a ser usada e mesmo de luvas o equipamento pode ser desbloqueavel e se possa utilizar
E sim consigo usar o equipamento com luvas não consigo é desbloquear por impressão digital.
As novas funcionalidades da SPen formam bem conseguidas
Em suma foi um bom investimento.
O meu Iphone 6 ainda ficará mais uns tempos cá por casa tbm até valer a pena o trocar por novo.
Podes fazer uma pequena review acerca do uso do teu Note 7?
Eu tenho uma pre reserva mas ainda não fui contactado para a entrega, contudo dada a demora estou a ponderar o OnePlus 3! Mas fica-me o bichinho do Note 7…
Não venho criticar pois o meu smartphone é um Samsung Galaxy s6 mas de que vale ser tão produtivo se nao se até agora os que os compraram tiveram de devolvelos. Tanta inovação que só serviu para os clientes terem chatices e dinheiro empatado.
Irremediavelmente a imagem do NOTE 7 ficou manchada.. este telemóvel não terá mais o foco sobre ele, nem será um sucesso de vendas. O consumidor está desconfiado, e não transmitindo segurança e/ou imagem não compra. O mercado de usados será outro problema.. Quando lançarem o NOTE 8 todos vão comparar com o 7.. por causa da questão da bateria.. aconteceu o mesmo com a S Pen que encravava! Portanto Samsung, aprendam com os erros, recuperem e lancem um NOTE 8 bombástico.. “salvo seja”..
Em todos os vídeos mesmo já sobre os Note 7 novos depois do recall dizem que a autonomia é horrível e vocês dão nota 8.5? Desde o Note 4 a autonomia tem baixado sempre….
Vejo que meu esforço para uma opinião crítica construtiva foi novamente em vão.
Gostava de colocar uma questão. Estou a pensar adquirir um S7 Edge e verifiquei no kuantokusta que existem lojas a vender uma versão S7 Edge dual sim, ao que eu dou preferência. Alguém me pode esclarecer se essa versão tem igualmente garantia da Samsung, se essas lojas são de confiança, pois na pesquisa feita na própria Samsung PT, worten, fnac etc não consta essa versão dual, o que me tem intrigado, e para mim é importante essa possibilidade. Obg.
José Pereira
Desde que tenha fatura com o imei tem garantia