Análise: router Xiaomi Mi R1D, com 1TB de armazenamento
Hoje em dia são criados novos conteúdos a uma velocidade estonteante. Temos os smartphones, câmaras de ação e drones que gravam a 4K e fotografam com grande qualidade, temos a nossa série de alta definição, os nossos álbuns de música a 320kbps e muitos outros contéudos pessoais e profissionais. E claro, para processar grandes quantidades de dados, é determinante ter grande largura de banda na ligação de rede, com ou sem fios.
Agora apresentamos a análise a um router Xiaomi com Wi-Fi AC, ethernet Gigabit e 1 TB de armazenamento interno por um preço que... só visto!
A complexidade das redes domésticas aumentou muito nos últimos tempos. Boa parte dos dispositivos Wi-Fi que utilizamos já tem Wi-Fi ac, já é vulgar ter uma ligação à Internet superior a 100 Mbps e, quando é utilizado o cabo de rede, já faz pouco sentido utilizar uma ligação inferior a 1 Gbps.
Além disso, no que diz respeito à segurança, qualquer pessoa que nos visite em casa pode acabar por aceder à rede Wi-Fi se assim o solicitar, e nunca é demais ter a segurança reforçada na rede Wi-Fi. Por essa razão, é possível ativar a rede para visitantes, separada da rede principal.
Depois há a questão de, ao estar ligado à rede, quem pode ou não aceder à Internet, com que velocidade ou prioridade, e quem pode aceder ao armazenamento do router. Tudo isto é configurável rapidamente com poucos cliques e sem complicações, numa interface de utilizador muito intuitiva.
1. Características gerais
Este router da Xiaomi não é propriamente uma novidade, mas até há bem pouco tempo apenas estava disponível na versão chinesa, o que causava alguns transtornos e limitações aos utilizadores, na configuração e gestão. Agora, disponível com versão internacional, este router torna-se numa opção viável de baixo custo.
O router Xiaomi Mi R1D tem uma ligação Wi-Fi 802.11b/g/n/ac até 1167 Mbps (867 Mbps em 5 GHz e 300 Mbps em 2,4 GHz, com suporte simultâneo das duas frequências) Dual band 2 x 2 AC, a melhor tecnologia doméstica de rede sem-fios, para tirar o máximo partido do Wi-Fi do computador, tablet ou smartphone nos conteúdos mais exigentes, como streaming HD, downloads ou qualquer outra tarefa que exija uma muita largura de banda.
O seu processador é o Broadcom BCM4709 dual-core a 1 GHz, tem 256 MB de memória RAM (DDR3) a 1600 MHz e, agora a melhor parte, tem um disco SATA Samsung de 1 TB para armazenamento interno (sistema de ficheiros EXT4). Mais abaixo descrevo de que forma este armazenamento pode ser utilizado.
Tem um design moderno e fica bem em qualquer sala ou escritório, dispensando as antenas mais antiquadas que estamos habituados a ver nos routers. Mas isso não significa que tenha má prestação no que diz respeito ao alcance da rede Wi-Fi, muito pelo contrário, consegue resultados muito superiores aos routers habitualmente fornecidos pelos operadores de Internet nacionais. Mais concretamente, tem um ganho de 4 dBi na frequência de 2,4 GHz e 6 dBi na frequência de 5 GHz.
Como interfaces físicas tem 3 portas ethernet Gigabit (uma WAN e duas LAN) e uma porta USB 2.0. Conta ainda com uma etiqueta NFC programável, pronta a desencadear a ação que preferirmos.
Especificações completas
Especificações Básicas:
- Processador: Broadcom BCM4709 dual-core a 1 GHz
- RAM: 256 MB de memória RAM (DDR3) a 1600 MHz
- Armazenamento interno: 1 TB (Samsung)
Interfaces:
- 1 porta USB 2.0
- 1 porta ethernet WAN 100/1000 Mbps
- 2 portas ethernet LAN 100/1000 Mbps
- DC: 12V @ 2,5A
Interface Wireless:
- Wi-Fi 802.11 b/g/n/ac 2,4/5 GHz (Dual band 2 x 2 AC) 1167 Mbps
- NFC
Segurança:
- WPA-PSK
- WPA2-PSK
Tipo de funcionamento:
- Router
- Repetidor (Network extender)
Dimensões e peso:
- Altura: 16,8 cm
- Profundidade: 12,0 cm
- Largura: 6,4 cm
- Peso: 552 g
Preço:
- aproximadamente 130€ (depende de promoções e stock)
2. Funcionalidades
O Xiaomi Mi R1D oferece um conjunto de funcionalidades apropriado para a utilização doméstica, simples de configurar e de gerir. A primeira configuração é fácil e rápida e pode ser feita a partir de um computador ou a partir da app Mi Wi-Fi disponível para Android ou iOS, havendo a vantagem de associar logo à conta Mi quando configurado com um smartphone.
Um router que pode controlar remotamente através do smartphone
O router, ao ser configurado a partir da app no smartphone, fica disponível para acesso e controlo a partir de qualquer local, bastando apenas ter acesso à conta Mi utilizada na configuração.
Na app é possível consultar e gerir quase tudo o que é possível fazer a partir da interface Web. Apenas configurações mais avançadas têm de ser feitas a partir dessa interface.
Mas continuando a falar da app, permite ver a largura de banda utilizada a cada instante e saber qual o dispositivo que a está a utilizar, permitindo fazer a gestão do acesso desse dispositivo (bloquear acesso, restringir largura de banda ou prioridade, etc), e permite navegar por todos os ficheiros existentes quer no armazenamento interno do router quer numa drive ligada à porta USB, com a possibilidade de fazer download/upload entre o smartphone e o router.
Depois tem a configuração de diversas funcionalidades, desde gestão da Firewall (phishing, malware, proteção da privacidade), da QoS, temporizador da rede Wi-Fi, agendamento para desligar ou reiniciar e, a mais interessante, permite a cópia de segurança automática das fotos e vídeos do smartphone, tal como é possível fazer com o Google Photos ou o Dropbox.
Interface Web
Não é comum um router ter uma interface tão organizada, agradável e simples de utilizar, mas os routers Xiaomi (não apenas este R1D) superam a grande maioria.
O ecrã inicial mostra todo o panorama, desde o número de dispositivos ligados, nomes das redes Wi-Fi, estado da largura de banda por dispositivo e carga do router.
Restrições por utilizador (QoS)
Para cada cliente ligado ao router é possível gerir o acesso à Internet e a todo o armazenamento existente no router. É ainda possível definir as velocidades máximas de download/upload e a prioridade que tem face a outros dispositivos na rede, conseguindo assim oferecer grande disponibilidade mesmo quando existe muita carga.
Rede Wi-Fi de convidado
A rede Wi-Fi é algo que serve para todos, por vezes para os que nem conhecemos muito bem e damos acesso por cortesia. Nem todos podem ter boas intenções e a proteção da rede doméstica nunca é demais. Por essa razão, a rede Wi-Fi de convidado restringe o acesso às configurações do router e aos outros dispositivos ligados na rede doméstica principal.
Para facilitar o acesso a uma rede Wi-Fi, pode ser utilizada a tecnologia NFC e fazer a leitura da tag NFC existente na parte superior do router, uma simples tag que pode ser escrita com o que preferirmos, mas onde a sua utilização para acesso Wi-Fi se torna bastante útil.
Utilização do router como repetidor (network extender)
Utilizando o R1D em modo Router, o seu modo de funcionamento normal, é criada uma rede totalmente independente da que lhe dá acesso à Internet (via porta WAN) e tudo é gerido pelo router R1D, sendo ele a estação base principal.
Se por outro lado for utilizado em modo repetidor, é feita uma extensão da rede já existente, sendo o R1D apenas mais um cliente desse rede, utilizando a mesma gama de IPs. O nome das redes Wi-Fi continua a ser configurável e continua a ser possível aceder a todo o armazenamento existente no router.
Esta é uma funcionalidade útil para quando apenas é necessário alargar a cobertura Wi-Fi e utilizar o armazenamento na rede que este router disponibiliza. Note-se que continua a ser necessário ligar o router por cabo ethernet à rede principal.
Acesso ao armazenamento interno ou USB
O acesso ao armazenamento do router é bastante simples. Basta ativar o acesso Samba no dispositivo onde se pretende ter.
No caso de um computador Windows, para aceder aos conteúdos do router basta abrir a rede para que o router seja imediatamente localizado. No caso de um smartphone é igual, num qualquer gestor de ficheiros. Se o router estiver a trabalhar em modo repetidor, basta aceder ao respetivo IP e colocar as credenciais de acesso, onde o username é 'admin' e a palavra-passa é a principal do router.
Outras funcionalidades
Existem depois todas as outras funcionalidades comuns, desde configuração do DDNS, reencaminhamento de portas, DMZ de um dispositivo e configuração de VPN.
3. Desempenho
O router Xiaomi Mi R1D revelou um desempenho enquadrado com o que se esperava. Os testes foram feitos utilizando as suas redes Wi-Fi 2,4 GHz, 5 GHz e também com o router distribuído pelo operador NOS, num contrato de 130 Mbps.
Sem mais rodeios, os resultados recolhidos encontram-se na tabela abaixo.
Há várias conclusões que podem ser retiradas daqui, começando pela larga vantagem deste router face ao router do operador. Olhando apenas para a ligação de 2,4 GHz, a prestação do R1D é indiscutivelmente superior, acrescentando o facto ter um alcance superior.
Depois, olhando para a ligação de 5 GHz, mesmo sabendo que é uma ligação de menor alcance, há sempre vantagem em utilizá-la, conseguindo melhores débitos até ao seu último nível de alcance.
Há ainda outros resultados que dizem respeito à utilização do cabo ethernet:
- Cópia PC-PC com SSD (cabo 1 Gbit, ficheiro de 1 GB) - 16,2 segundos (63,21 MB/s)
- Escrita disco do router (cabo 1 Gbit, ficheiro de 1 GB) - 23,7 segundos (43,21 MB/s)
- Leitura disco do router (cabo 1 Gbit, ficheiro de 1 GB) - 15,6 segundos (65,64 MB/s)
- Speedtest cabo 100 Mbit - 92,1 Mbit download / 10,4 Mbit upload
Estes últimos números demonstram o desempenho conseguido com grandes volumes de dados, entre clientes e entre o cliente e o armazenamento do router, e todos os resultados são satisfatórios, onde apenas esperava um resultado ligeiramente superior para a cópia entre PCs.
4. Veredicto
Se pretende tirar partido da melhor tecnologia Wi-Fi dos seus dispositivos e ter 1 TB (ou mais) de armazenamento acessível a qualquer momento, por qualquer dispositivo, então o router Xiaomi Mi R1D é a escolha acertada.
Para ligações à Internet de menor velocidade, a gestão da velocidade e prioridade por dispositivo pode ser determinante, para uma utilização equilibrada da rede. A facilidade com que tudo é configurado, inclusive a partir da app móvel, e a forma rápida com que se acede ao armazenamento interno + drive USB é pouco habitual nos routers, onde este R1D simplesmente funciona, sempre, sem problemas. E se quiser ligar mais drives USB, basta utilizar um simples HUB e passa a ser possível aceder a todas, da mesma forma.
A rede Wi-Fi a 5 GHz até 867 Mbps é um dos pontos mais fortes, havendo grande vantagem na sua utilização, em detrimento da rede 2,4 GHz, e as 3 portas ethernet Gbit também estão enquadradas com a necessidade atual, onde 100 Mbps já se torna curto.
Quanto ao consumo energético, este router não é muito poupado. Em funcionamento normal gasta 10 W, com o disco parado (stand-by) gasta 9,5 W e no modo desligado/stand-by gasta 7 W, o que é um exagero para algo que supostamente não está a funcionar.
Em relação ao conforto da sua utilização, faz algum ruído, pouco, mas perceptível. Para quem, como eu, gosta de ver um filme sem qualquer ruído externo, apeteceu-me desligar o router por diversas vezes, nos momentos mais silenciosos do filme. Em relação ao LED azul frontal, a intensidade é forte para o ter ao lado de uma TV, numa sala escura, podendo incomodar em determinadas situações.
O Xiaomi Mi R1D 1 TB está disponível por cerca de 130€, com envio sem alfândega utilizando o método "Standard Shipping - Local Direct Express". Alternativamente, se preferir um router sem armazenamento interno, com bom alcance Wi-Fi mas por um preço muito mais reduzido, o Xiaomi Mi Router 3 é uma boa alternativa, por cerca de 28€.
O Pplware agradece à Gearbest a cedência do router Xiaomi Mi R1D para análise.
Este artigo tem mais de um ano
Boa análise. Comparativamente a um NAS pode ser alternativa, certo?
Conhecem algum produto semelhante de outras marcas?
Muito bom artigo, só falta uma analise à segurança da aplicação, às portas abertas que não se conseguem fechar e como atualizar para uma versão de firmware superior. Fica a dica…
O SO …é Debian na pior das hipotses..DEVUAN na melhor para mim 🙂
Para actualizar para uma versão de FW superior, neste momento só existe com Linguagem em Chinês 🙁
Pois, se houver um ataque mitm enquanto estivermos a aceder de fora tudo é possível se não houver cuidado. Para isso e muito bem está lá a possibilidade de usar um serviço ddns ou vpn com encriptação o que deve no mínimo e muito dificultar as coisas. Confio que se bem configurado, não é qualquer hacker que entra neste router.
Mas também pode ser apenas uma cloud e/ou servidor multimédia local e sem acesso à rede externa…
Tenho 1equipamento destes e recomendo! Embora quando o comprei pensava que daria para Repetidor Wi-Fi – Wi-Fi
Andei a aprofundar em fóruns e acho que 1Software do Tomato que dá para disponibilizar essa funcionalidade neste Router!
Há alguém que já tenha a funcionar desta forma?
Conseguiste encontrar uma solução amigo? Estava a ponderar também utilizar este router como repetidor tendo como fonte uma rede Wi-Fi sem ser necessário ligar o cabo ethernet.
Pronto lá vão os WD My Cloud po galheiro 😀
I love china!
Já agora alguém sabe um local onde possa comprar um disco de 4-6 TB de 2.5” relativamente barato para o meu NAS(vou abandonar so discos 3.5” que apesar de mais fiaveis…consomem cerca de 10w em standby 🙁 ) ?
Boas
Não há discos de 2.5″ para NAS com essas capacidades…
Os Seagate Barracuda ficam-se pelos 5TB mas não são próprios para NAS.
Não sei onde foi buscar a ideia de que um disco de 3.5″ em standby consome 10W, estou a ver os WD RED e o de 6TB consome 0,4W (5,3W em funcionamento).
Cumprimentos
Boas Antonio,
Tenho um Red WD30EFRX mas 3.5″ e obviamente que não consomem 0.4W…
Deixo-lhe uns exemplos para considerar:
”
WD Caviar Blue 500 GB SATA Hard Drives (WD5000AAKX)
Interface: SATA 6 Gb/s
Read/Write: 6.8 Watts
Idle: 6.10 Watts
WD Caviar Blue 500 GB SATA Hard Drives (WD5000AAKS)
Interface: SATA 3 Gb/s
Read/Write: 8.77 Watts
Idle: 8.40 Watts
WD Caviar Blue 500 GB PATA Hard Drives (WD5000AAKB)
Interface: PATA 100 MB/s
Read/Write: 8.77 Watts
Idle: 8.40 Watts
”
Mesmo se tomar os ~8Watts como base, quando for calcular o consumo real, que é atribuido ao dispositivo que alimenta o disco, e mesmo contando com ~80% de eficiencia do mesmo…facilmente atinge os ~10Watts
Caro lmx
Idle e standby não é bem a mesma coisa. Os NAS por ex. não põe os discos em idle mas sim em standby (pelo menos nos que conheço e são vários).
Por isso os fabricante dão os consumos para read/write, idle e standby.
Todos os WD RED até 6TB em standby consomem 0,4W.
Além disse esse dados são demasiado antigos, já nada na WD se chama Caviar nem há discos PATA tão pouco. Não podemos argumentar com dados de há 10 anos atrás.
Cumprimentos
standby…qua quase nunca aontece…os discos teem que escrever a não ser que tenha o SO noutro lado, mas ai…já esta a gastardois discos…mais oconsumo.
Standby e a cenoura á frente…já Iddle é difcil de conseguir, quanto mais standby…
E colocar isto a susbstituir o router MEO e NOS . Que tal ? vai-se lá. Por enquanto continuo com o Dray Tek 2820Vac. Tem limitações? sim tem mas faz tudo sózinho e sem falhas.
Este seria uma muito melhor opção . Agora para ligar a uma porta como de um operador através de um swich, também seria solução .
Tenho no Dray Tek um swich e nele um Asus 1200M, e assimconsigo ter uma rede numa Zona AC, que me dá 70 M , na maior parte da casa . Coisa que o router me não daria .
Sou seguidor frequente do vosso site, no entanto, este é o meu primeiro comentário.
Antes de mais deixem-me felicitar-vos pelo vosso bom trabalho.
Relativamente ao artigo, estava à espera já há algum tempo desta análise ao Xiaomi Mi R1D 1 TB. Já estive para o comprar, porque parece-me efetivamente um bom investimento e uma boa aposta para a rede doméstica.
Continuação do bom trabalho.
Eu tenho internet adsl neste caso o router da meo tem uma entrada rj11 e mesmo a ficha vem do telefone, se eu quisesse mudar para um router destes como faço para converter a ficha rj11 para rj45 ?
Não fazes, necessitas sempre do modem ADSL. O “router ADSL” é nada mais que um Modem + Router, o mesmo se aplica em outros aparelhos de acesso à internet fornecidos pelos outros ISP’s, todos eles englobam Modem e um roteador com ou sem WIFI.
O router da MI serviria para extensão de rede ou para roteador, se for devidamente configurado no router do ISP.
O LED intenso não é problema. Dá para desligar na App.
O único defeito é que emite o tal ruído, ainda que muito discreto (só o ouço com o som da TV desligado).
Será uma boa opção para substituir dois equipamentos (Router, NAS)?
– Seria interessante um artigo aqui sobre alternativas e configurações para substituir o router fornecido pelas operadoras.
Vocês estão sempre a fazer publicidade a gearbest pois eu provavelmente nunca mais compro lá nada mandei vir uma amazfit é uma mi band 2 ha 2 semanas e nada está no status packed, já os questionei várias vezes antes a desculpa era que a morada está errada e não conseguiam enviar, quando já comprei um aspirador por eles e correu bem foi pelo armazém europeu, agora depois de dar uma nova morada dizem que não tem em stock engraçado pois havia em stock quando comprei e enviavam no passado dia 27 de abril, muito mais já parece um site chinês que tive uns problemas há uns anos quando mandei vir um htc desire e vi me a rasca para me devolverem o dinheiro enfim quero partilhar a minha experiência com a gearbest, se alguém souber como me ajudar agradeço.
Eu e vários amigos já usámos a gearbest várias vezes e nunca tivemos problemas. Comprei a mi band 2 no fim de março, e chegou passado duas ou três semanas. Sem problemas até agora. Mas acho que para devolver o dinheiro eles facilitam.
mandei vir a mi band 2 em fevereiro e recebi passado 15 dias. no dia 25 de maio encomendei este router e já está em Espanha. até ver não tenho razões de queixa..
Em relação à VPN? Conseguimos criar e conectar as mesmas sem grandes problemas?
Já percebem porque é que eu estou constantemente a cuspir veneno para a NOS? Olhem-me só para aquelas velocidades vergonhosas!
Compras um router com suporte a VLANs e um switch gigabit. Ligas o ONT ao switch e depois o Hub e o teu router ao switch. Voila! Se quiseres promenores, falamos em privado
Boas este router tem VPN?Pergunta de noob.
Convém antes de fazer perguntas, ler o artigo…
“Outras funcionalidades
Existem depois todas as outras funcionalidades comuns, desde configuração do DDNS, reencaminhamento de portas, DMZ de um dispositivo e configuração de VPN.”
Bom dia,
Boa analise! estou tentado a comprar 1 Router com estas specs. Qual a diferença entre este e o Original Xiaomi Mi R3P ?
Boas, não sei se a pergunta é estúpida, este router substitui o router da nos ou da meo?
Obrigado, pelas respostas
E que tem a pplware haver com a gearbest? Ja comprei la 2 smartphones e nc tive problemas! Comentario infeliz!
Um comentário infeliz a comentar outro.
“A ver” e não “haver”!
Parabéns Hugo Cura pela análise e pelo artigo!
Cada vez mais fã dos teus artigos e análises! Continua assim! 😉
Comprei á um tempo e estou bastante satisfeito com a prestação do router, só irrita um pouco o ruído e também já tinha conhecimento do consumo energético maior que normal, mas acho que melhor pelo preço não se arranja!
Já tive isto em vista… No entanto, desagradou-me o facto de não de poder fazer upgrade ao disco… Se quiserem trocar mais tarde, por um de maior capacidade, não podem.
confirma-se mesmo isso?
uma duvida com que fiquei depois disto, este router também faz de servidor ftp, pelo que percebi, eu com o meu router normal também posso fazer isso?? acho que é da vodafone
É possível ligar este router ao HUB da NOS para de certa forma o “substituir”, considerando que o mesmo tem que estar sempre ligado.
Tenho este router há cerca de três anos.
Comprei-o na época em que o Dólar estava muito baixo e ficou pelo preço que hoje está a ser vendido. Na altura esteve “preso” na Alfândega três meses, pois ainda não existiam estes métodos de envio.
Recomendo vivamente, especialmente se o disco de 1TB vos dá jeito e não necessitam de mais espaço.
Sim, ele é ruidoso e consumo bastante, mas tem boa prestação e a funcionalidade de backup é boa, embora o programa para Windows está totalmente em Chinês.
Adiciono ainda, como limitação, ter apenas duas portas LAN, que para mim é insuficiente, e tive que comprar um switch.
O disco é de 2,5″, o que é muito limitador para fazer upgrade. Os novos routers: R2D, R3P e R3D já têm disco HDD de 3,5″, facilitando o upgrade.
O ruído é muito perturbador caso este fique ao pé da cama ou perto da TV onde vemos filmes. No Verão, caso estejam a ver filmes do HDD deste, de grande resolução (1080p ou 4k), este aquece e a ventoinha fica no máximo. Filmes ou séries em 4k demonstram a limitação da escrita do disco do router.
Mas de uma forma geral, estou muito contente!
Especialmente porque deixei de ter problemas com o Wifi.
Aconselharias como repetir ou substituir diretamente o router meo? Considerando as limitações de portas ethernet se calhar não fará muito sentido substir o router meo.
Depende das necessidades.
Para mim, o router da Operadora serve o telefone, a box e o router Xiaomi.
O router Xiaomi tem o DHCP ligado e serve todos os equipamentos, quer por Wifi 2,4 e 5GHz, quer por Ethernet.
Depois, vou comprar um switch (em princípio o TP-Link TL-SG108E Gigabit Smart, de 8 Portas, por ~38€), de forma a ter mais portas noutro local da casa, passando só um cabo Ethernet.
Desta forma, a internet fica muito rápida – pois o router Xiaomi gere tudo rapidamente – mas perco funcionalidades, como controlar a box com o telemóvel e fazer streaming de vídeo para a box.
Uma dica adicional é configurar os servidores DNS no router Xiaomi, ao invés deste “perguntar” ao router Vodafone.
Outra solução, é desligar o DHCP do router Xiaomi e ligá-lo ao router da Operadora.
Desta forma tem o Wifi bom do Xiaomi e as portas do router da Operadora, assumindo que são Gigabit.
Eu não utilizo esta forma, pois não retiraria o maior partido do router, nomeadamente a rapidez do SoC (Processador) e as funcionalidades de backup, QoS, etc…
Alguma dúvida, disponha.
No fórum da MIUI Portugal há alguns tópicos sobre este routers.
Já tenho o meu. Estou a usar como repetidor do sinal 2.4Ghz, mas as velocidades estão muito baixinhas.
Tenho ethernet ligado á porta WAN do Router MEO Fibra.
Fiquei desiludido por não conseguir gerir tão facilmente como esperava as funcionalidades NAS á distancia, ligado ao mesmo Wi Fi funciona muito bem. Depois terei de perceber como tirar proveito das funções de disco na rede para o KODI, acho que pode vir a ser um excelente equipamento mas requer algumas horas de configuração.
Boas,
Excelente artigo e por causa do mesmo acabei por comprar o router.
No entanto tenho uma dúvida, depois de activar o acesso Samba para o meu computador (iMac) e ligar a drive a mesma desaparece sempre que que reinicio o computador ou quando este entra em standby. Outro problema que também encontro é que apenas consigo ligar-me via Samba como Guest, uma vez que sempre que tento como “registered user” pede-me login and password e não sei quais são. Já tentei os default do router, os configurados por mim, o login da minha maquina e sempre sem sucesso.
Alguem sabe como resolver esta situação? No fórum da MIUI Portugal só me foram apresentadas soluções para Windows.
Com os melhores cumprimentos
Rui
Quanto ao primeiro problema, no Windows defini o local da rede como uma unidade remota. Ou seja, o router Xiaomi era a minha unidade de disco “X:\”. No MacOS deverá haver algo semelhante a um “mount” no linux.
Quanto à outra questão, tanto quanto sei (e me lembro) só é permitido acesso guest. A unidade de rede só é mostrada para os dispositivos “ativados” para tal na interface do router, portanto será por Nome + Mac Address.
Há algum tutorial para utilizar este router como principal na MEO? Ou utilizar o router da MEO apenas para a box + telefone.
Trata-se de uma ligação ADSL? Este router Xiaomi não tem model ADSL.
Eu procuro para fibra?
fibra!
Ok, sendo fibra, sim, é possível.
Uma vez que sai um cabo ethernet do ONT, basta ter autenticação PPPoE no router… e o Xiaomi R1D tem.
Já não temos o R1D connosco para fazer um guia, mas a configuração não será difícil. Basta ligar o cabo ethernet na porta WAN e configurar o PPPoE corretamente.
Já agora, só para acrescentar, depois se a box de TV estiver ligada ao router R1D poderá não ter garantias de QoS (embora na fibra isso não se conseidere muito) e não consigo dizer que, depois o router MEO ligado ao router R1D, conseguirá ter o telefone funcional. É uma questão de testar.
O router R1D tem PPPoE e QoS.
Mas, que seja do meu conhecimento, não supor VLAN (Virtual LAN).
E a MEO e a Vodafone utilizam VLANs para dar prioridade diferente aos vários serviços: Telefone, TV e Internet, por esta ordem.
Ou seja, o router não será capaz de colocar a TV e a Internet a funcionar ao mesmo tempo.
Para tal, será necessário ou um router com suporte de VLANs (Protocolo IEEE 802.1Q) ou mesmo um switch.
Eu utilizo o router Xiaomi R1D ligado a uma porta do router da operadora.
Desta forma perco o mínimo de funcionalidades, mantendo boa velocidade de internet e boa ligação Wifi.
Perco, por exemplo, controlo da box com o telemóvel ou a visualização de imagens do telemóvel na televisão.
Alguém sabe como integro este router como armazenamento extra no kodi?
Boas,
Dá para aceder ao armazenamento deste router através do telemóvel ou de um computador de forma remota? Isto é, se não estiver conectado à mesma rede Wifi?
Grato pela atenção,
Sim, é possível.