Análise OnePlus 5 – RAM, Câmara, Ação!
No mundo dos smartphones, o OnePlus 5 era um dos modelos mais aguardados do ano. Embora, após o lançamento, várias críticas se tenham feito ouvir, este continua a ser um dos melhores smartphones do mercado.
Nas últimas semanas pudemos testar este excelente smartphone e contamo-vos agora a nossa experiência.
A OnePlus é uma marca chinesa que se destaca por lançar bons smartphones a preços considerados justos. O OnePlus 5, embora a um preço mais alto que o costume, continua a manter uma política de preços abaixo dos grandes topos de gama do mercado, oferecendo características de topo.
Desde cedo que este novo modelo tem estado debaixo de críticas quer pelo design, preço, falta de OIS, falta de certificação IP68, entre outros. Mas como nem só de pontos negativos se conta a história, o OnePlus 5 dispõe de uns fantásticos 8 GB de RAM aliados a um processador de topo, entre outros elementos que o tornam num verdadeiro flagship.
Características gerais
O One Plus 5 utiliza um ecrã Optical AMOLED de 5,5″ com resolução FullHD (1920×1080) com tecnologia DCI-P3. O processador que incorpora é o Qualcomm Snapdragon 835 com quatro núcleos Kryo a 2.35 GHz e outros 4 a 1.9 GHz, acompanhado pela GPU Adreno 540. Possuí 6 ou 8 GB de RAM LPDDR4X e 64 ou 128 de armazenamento interno do tipo UFS 2.1 Dual Lane.
Sendo a fotografia um dos grandes focos do novo OnePlus 5 contamos com uma câmara dupla com sensores Sony, desenvolvidos à medida, de 16 MP, com abertura focal de f/1.7 e 20 MP com abertura focal de f/2.6. A câmara frontal é de 16 MP.
Podemos ainda contar com uma bateria de 3300 mAh com Dash Charge, sensor de impressão digital frontal com desbloqueio em 0,2s, Bluetooth 5.0, NFC, CAT12/3CA, Jack 3,5mm e Android 7.1.1 com interface Oxygen OS.
Hardware e design
Uma das grandes críticas ao OnePlus 5 é, sem dúvida, ao seu design que, para muitos, é considerado uma "cópia" do iPhone 7 Plus. Na verdade, ao pegar nele, percebemos que afinal as parecenças não são assim tantas, com a câmara a ser o elemento mais comparativo. De resto, na parte frontal nota-se uma evolução do OnePlus 3/3T, enquanto na traseira se destaca um misto iPhone 7 Plus, Huawei P10 e outros traços próprios.
No geral, é um smartphone elegante, com uma excelente qualidade de construção, bastante sólido, mas, no entanto, bastante escorregadio, pelo que recomendo o uso de uma capa protetora.
Na parte frontal encontramos o ecrã AMOLED de 5,5", a câmara frontal de 16 MP, os sensores de luminosidade e proximidade, o auscultador, sensor de impressões digitais e dois botões capacitivos.
Na lateral, do lado esquerdo, está localizado o botão de controlo de volume e o Alert Slider, enquanto que no lado direito se encontra o botão de ligar/desligar e o slot de cartões (Nano-SIM).
Em cima não existe qualquer elemento e, por baixo, está inserido o altifalante, o microfone principal, o jack 3,5mm e o conector USB Tipo-C.
Por fim, na traseira, encontramos a câmara dupla, um microfone secundário, o flash LED duplo e o logo identificativo da marca.
O ecrã, que tem sido outro componente muito discutido, é idêntico ao que equipa o OnePlus 3/3T e apresenta boas cores e uma boa qualidade de imagem. Como ponto negativo, aponto a má prestação na rua com luz solar incidente, sendo a legibilidade um pouco afetada. No modelo de testes, apenas se nota um efeito muito suave de gelatina, não sendo praticamente perceptível.
A nível de som, o altifalante é bastante bom, reproduzindo os sons altos sem distorções.
O que diferencia o OnePlus 5?
Embora envolto em alguma polémica, o OnePlus 5 traz algumas características diferenciadoras e que o tornam num excelente smartphone.
RAM, RAM e mais RAM
O OnePlus 5 foi lançado em duas versões, variando a configuração de RAM e armazenamento interno. A versão base traz 6 GB de RAM + 64 GB de armazenamento interno e a outra versão oferece 8 GB de RAM e 128 GB de armazenamento interno.
A versão de 8 GB de RAM oferece uma quantidade assustadora de memória e promete um multitasking generoso que iremos falar mais à frente.
Alert Slider
Numa área onde as boas inovações são facilmente copiadas entre marcas, nunca percebi o porquê das marcas Android nunca terem importado tradicional botão físico para tirar o som ao smartphone. Embora nunca tivesse utilizado, visto que o meu percurso foi feito integralmente nos smartphones Android, sempre fiquei curioso pela sua utilidade.
Quando a OnePlus anunciou, no seu OP2, o Alert Slider, fiquei satisfeito por finalmente uma marca Android ter optado por esta solução, além de ter ficado claramente curioso por testar no meu dia-a-dia.
Depois de utilizar vários dias o OnePlus 5 e tiradas as teimas sobre este botão, posso afirmar que é bastante útil a utilização deste botão, permitindo silenciar o smartphone de forma rápida e simples.
O Alert Slider tem 3 posições e permite selecionar o modo normal, o modo não incomodar e o modo silencioso com um único deslizar de botão.
Nas definições é possível personalizar cada um dos modos, podendo ser indicado que tipos de sons devem ser reproduzidos e que notificações devem ser exibidas.
Snapdragon 835 e 128 GB de armazenamento interno
Além da enorme quantidade de RAM, o OnePlus vem ainda acompanhado por um dos melhores processadores de mercado, oferecendo um excelente desempenho sem desiludir.
A nível de armazenamento interno, o OnePlus 5 acompanha também a tendência do mercado, oferecendo 64 GB ou 128 GB de armazenamento interno, suficiente para armazenar todos os dados que precisa.
Câmara dupla
Acompanhando também as tendências do mercado neste ponto, o OnePlus 5 traz uma câmara dupla com sensores Sony de 16 MP, com abertura focal f/1.7 e 20 MP com abertura focal f/2.6.
A câmara do OnePlus 5 promete tirar boas fotografias, no entanto, para muitos utilizadores, a câmara foi também um ponto com algumas desilusões, com a OnePlus a equipar o seu topo de gama com EIS, em vez de OIS, além de ter deixado de fora a focagem a laser.
Dash Charge
Numa altura em que as baterias pouco evoluem é importante encontrar estratégias que permitam estender o tempo de utilização dos smartphones. Assim, surgiram as tecnologias de carregamento rápido que permitem, num pequeno espaço de tempo, carregar grande parte da bateria.
O Dash Charge é a tecnologia de carregamento rápido desenvolvida pela OnePlus e que promete carregar o smartphone de forma rápida.
Interface e desempenho
O OnePlus 5 vem acompanhado de Android 7.1.1, com interface OxygenOS. Esta ROM é muito idêntica ao popularmente conhecido "Android puro", conseguindo misturar uma forte componente de personalização ao estilo do que poderíamos encontrar na CyanogenMod.
Personalização do sistema
Dentro destas opções de personalização podemos encontrar, por exemplo o tema claro ou escuro, a escolha da cor dos botões e textos de destaque, escolher o que cada botão capacitivo faz num toque, toque prolongado ou duplo toque, definir controlo por gestos, personalizar o Alert Slider, personalizar a barra de estado, entre muitas outras opções.
Opções de ecrã
Nas opções de ecrã, além dos tradicionais modos de noite e leitura, podemos calibrar o ecrã com os modos Padrão, sRGB, DCI-P3 e por personalização da cor. Existe também o modo "Elevar ecrã" que, sempre que levanta o smartphone mostra as horas e as notificações, embora este modo seja considerado um "papão de bateria".
Modo jogo
Nas opções avançadas da OxygenOS, foi introduzido um curioso modo intitulado de "A jogar, não incomodar" ideal para aqueles que pretendem jogar sem ser perturbados por uma notificação. Neste modo, que pode ser ativado a partir da barra de notificações, o sistema bloqueia as notificações (com excepção de chamadas e alarmes) e bloqueia os botões capacitivos. Para este modo pode ser definida uma lista de aplicações em que o utilizador quer que o sistema corra automaticamente este modo ao iniciar.
Gestão de app recente
Embora a RAM não seja um problema deste smartphone, a OnePlus introduziu o modo "Gestão de app recente" que fornece duas opções: Limpeza normal ou limpeza profunda. Estas opções influenciam diretamente a agressividade com que o sistema lida com os processos em segundo plano.
Editar etiqueta e ações por clique prolongado
Uma das opções que achei curiosa foi a opção de renomear a etiqueta de uma aplicação, que nada mais é do que alterar o nome com que é apresentada a aplicação. Além disso, estão também disponíveis os atalhos rápidos do Android 7.1 para algumas aplicações como as definições e o Chrome.
Duplo toque para ativar o ecrã
Uma das coisas que as marcas têm abandonado com os sensores de impressões digitais é o duplo toque para desbloquear o ecrã. Embora baste um simples toque no sensor de impressões digitais para desbloquear o smartphone, por vezes apenas queremos ver as notificações, dando para isso jeito o duplo toque para acordar o ecrã.
Maturidade da OxygenOS
Apesar da ROM estar totalmente funcional e sem nenhum erro grave, nos últimos tempos têm surgido relatos de vários problemas com este smartphone. Embora alguns, como o "efeito gelatina", sejam problemas de hardware, muitos outros carecem apenas de uma atualização de software para ser resolvido.
Tendo em conta o número de pequenos erros que têm surgido, arrisco-me a dizer que o OnePlus 5 foi lançado com um software que poderia ser considerado beta, com os primeiros utilizadores a servirem de beta tester para uma ROM que dentro de pouco tempo deve estar bastante mais madura e otimizada.
Desempenho
A nível de desempenho, tudo no OnePlus 5 é rápido e fluído. Desde o primeiro dia que o comecei a utilizar até hoje, todas as aplicações abrem instantaneamente e sem se recusarem a qualquer tarefa. Claro que, estando a utilizar o Snapdragon 835, que já tão bem conhecemos de outros modelos, tal desempenho não deve ser surpresa.
Mas, na verdade, o que foi realmente surpresa para mim foi o multitasking para o qual contribuem os 8 GB de RAM que o OnePlus 5 em testes dispunha. É verdadeiramente incrível a quantidade de memória disponível e que não se esgota. Facilmente estou a jogar um jogo num dia à noite, carrego no botão home deixando o jogo a correr em segundo plano e, no dia seguinte, ao iniciar o jogo ele vai continuar exatamente no mesmo ponto, mesmo que já tenham passado algumas horas e bastantes processos pelo meio. Este é mesmo o ponto que mais me fascinou e que permitiu uma utilização despreocupada sem que o sistema tivesse que encerrar qualquer processo.
A nível de benchmark, obtivemos os seguintes testes:
- AnTuTu v.6.2.7
- 178641 pontos
- Geekbench 4
- Single-Core: 1949 pontos
- Multi-Core: 6461 pontos
Embora muita polémica tenha havido em torno dos resultados de benchmark do OnePlus 5, na verdade existe realmente uma espécie de "modo desempenho" automático que ativa todo o potencial do processador para fazer o teste. Na verdade, o OnePlus 5 apenas utiliza todos os recursos que dispõe no teste, não usando em qualquer momento qualquer overclocking. Este resultado é, portanto, obtido através do funcionamento do processador no topo das suas capacidades, processamento este que é obtido, por exemplo, em jogos mais pesados.
Câmaras
Sendo um dos principais focos na apresentação do OnePlus 5, este foi também um dos pontos mais criticados. Após as promessas de uma câmara fantástica, aliado ao anúncio de uma parceria com a DxO Labs, as expectativas não foram cumpridas.
É então a câmara do OnePlus 5 má? Claro que não, é até bem acima da média, no entanto, foi uma clara falha na gestão de expectativas, onde os fãs esperavam algo fantástico e verdadeiramente surpreendente e receberam uma câmara excelente, mas ao nível das restantes já presentes no mercado.
A aplicação de câmara do OP5 é bastante simples, ao contrário por exemplo do Honor 9 analisado na semana passada, estando divida nas seguintes opções:
- Foto (Onde incluí o modo retrato)
- Vídeo
- Retrato
- Modo Pro
- Lapso de tempo
- Câmara lenta
- Panorama
Destaco o modo pro que, além dos habituais controlos manuais, apresenta logo um nivelador e um gráfico com informações como o ISO, a abertura e o balanço dos brancos.
Durante o dia, as fotografias captam boas cores, mostram um bom nível de detalhe e além de apresentar uma boa focagem. Nestas condições, as fotografias estão ao nível de outros topos de gama, embora por vezes se notem umas ligeiras falhas de detalhe aleatórias nos elementos em segundo plano.
Outro destaque dado pela OnePlus foi o modo retrato. Este foi bastante trabalhado para utilizar as duas câmaras em pleno e conseguir um bom resultado final.
Se existe um grande calcanhar de Aquiles nas câmaras dos smartphones são as fotografias noturnas. Com o lançamento do OnePlus 5, a marca chinesa prometia uma grande melhoria neste ponto, o que não se veio a confirmar.
Analisando no geral, na verdade as fotografias são boas, captam bem a luz e o desempenho é muito satisfatório. No entanto, ainda está longe daquilo que foi prometido, além de, por vezes, criar bastante ruído nas fotografias. Como já vem sendo hábito, a prestação da câmara deve melhorar nos próximos tempos com as atualizações de otimização.
Por fim chegamos a outro ponto sensível, o vídeo. Para desagrado de muitos fãs, o OP5 não trouxe estabilização por OIS, optando por uma estabilização EIS. Se isto já era uma desilusão para fãs, piorou ainda quando se descobriu que o EIS estava bloqueado na gravação a 4K. A OnePlus já disse que, numa futura atualização o EIS vai também chegar à resolução 4K, embora não tenha dado datas para essa atualização.
No vídeo seguinte podemos ver duas gravações realizadas no mesmo sítio, uma com em 4K (sem EIS) e outra em 1080p (com EIS). Embora se notem algumas diferenças, beneficiando a presença do EIS, a estabilização continua a deixar um pouco a desejar.
Autonomia
Anteriormente referimos que este é um excelente smartphone para multitasking devido à sua enorme quantidade de RAM. Mas manter as aplicações em segundo plano sempre a correr não colocará em risco a autonomia?
É certo que as aplicações de fundo gastam sempre um extra considerável de bateria. No entanto, e tendo em conta a minha utilização intensiva, o OnePlus 5 aguentou sempre um dia de bateria com os dados sempre ligados, jogos frequentes, navegar no Chrome, responder a mensagens constantes, chamadas, entre outros.
Para utilizadores com uma utilização mais moderada, este smartphone deverá chegar facilmente ao dia e meio ou dois dias de bateria.
A nível de carga, o OnePlus 5 traz a já conhecida tecnologia Dash Charge que carrega a bateria mais rápido, demorando cerca de 1 hora.
Veredicto
Depois de testar o OnePlus 5, e depois de ouvir muitas das críticas que pela Internet circulam, acho que foi criado um curioso Hype gigante contra a OnePlus, por aqueles que acusam a própria OnePlus de ser um Hype.
Tendo em conta que é um topo de gama, o OP5 carece de algumas características como a certificação IP68, a focagem a laser ou mesmo o OIS. No entanto, embora ainda precise de umas boas otimizações, com o tempo, como aconteceu com o OnePlus 3/3T, as atualizações irão tratar de o afinar quer em desempenho, como na autonomia e na câmara.
A nível de desempenho, nada há a apontar, com o OnePlus 5 a correr todas as tarefas a que foi proposto sem qualquer tipo de problemas. Os 8 GB de RAM que o OP5 em testes dispunha permitem um multitasking brilhante, sendo possível fazer uma utilização totalmente despreocupada com o encerramento de processos.
A nível de interface, a OxygenOS nunca foi das melhores ROM para Android, no entanto tem melhorado ao longo dos tempos. Seguindo as linhas do Android base, acrescenta o seu toque de customização, muito ao estilo do que a CyanogenMod nos oferecia.
Em relação à câmara, esta ainda tem um longo percurso pela frente de afinações e otimizações para que se torne realmente numa das melhores do mercado. Atualmente, já tira boas fotos, no entanto, ainda existe demasiado ruído ou alguma falta de detalhe pontual nos elementos em segundo plano.
A nível de autonomia, a bateria aguenta sem grandes cuidados da minha parte um dia inteiro de uma utilização intensiva. Se por alguma razão a bateria não chegar, o Dash Charge repõe também rapidamente uma grande parte da bateria.
O ecrã transmite bem as cores e tem uma boa qualidade de imagem, no entanto, tem uma má legibilidade ao sol, o que pode dificultar a utilização na rua durante o dia.
Resumidamente, embora não seja perfeito e lhe faltem alguns pormenores, o OnePlus 5 oferece alguns dos melhores componentes do mercado aliado a uma boa experiência de uso. Muitas das críticas que se tem levantado, na minha opinião, não têm grande fundamento, estando este smartphone bem conseguido. Embora ainda tenha um longo caminho a percorrer, as atualizações dos próximos meses irão afinar todos os pormenores, tornando o OnePlus 5 ainda melhor.
O OnePlus 5 está disponível a partir de 499€ na loja oficial ou a partir de 420€ na Gearbest, utilizando o código ROnePlus.
O Pplware agradece à OnePlus a cedência do OnePlus 5 para análise.
Este artigo tem mais de um ano
ATENÇÃO!!
Os comentários em resposta à questão “Na análise ao OnePlus 5, qual a característica ou consideração do autor que mais o surpreendeu?” feita no “Passatempo Temos 2 OnePlus Travel Backpack para oferecer“, terão que ser deixados no artigo do passatempo, sob pena de não serem considerados como válidos.
Devido ao elevado número de comentários deixados aqui na análise, todos eles serão contabilizados apenas até ao momento deste nota adicional (26 de julho de 2017 às 15:30).
Cara Vania, aceitamos comentários até ao dia 2 de agosto no artigo do passatempo e não no artigo da análise. Pelo que o seu comentário, neste artigo, não é válido para efeitos de participação. Para ser válido terá que ser deixado lá.
Aconselho-a a ler com atenção as Regras de Participação, que são bastante simples e não foram alteradas, apenas foi aberta uma excepção devido ao elevado número de comentários deixados na análise, excepção esta que só é válida até à data da nota adicional.
reparei agora que podemos pôr o comentário no artigo,,, nevermind e por favor eliminem os comentários, pois já os cloquei no sítio certo
Certo, boa sorte!
Os carregamentos rápidos são muito bonitos mas a bateria vai à vida muito mais rapidamente.
Errado
Obrigado por este comentário tão longo e elucidativo em que dá perfeitamente para perceber a tua opinião e o motivo pelo qual não concordas.
Concordo… Comprei um cabo para o meu Xiaomi, que embora seja de qualidade não é compativel com o quick charge e assim o telemovel carrega mais devagar com uma voltagem mais baixa e a temperaturas mais baixas… Com o quick charge o telemovel aquece muito em determinadas alturas, então só utilizo quando tenho pressa, mas que dá jeito isso dá, é sem duvida uma mais valia…
No dash charge o controlo de corrente é feito no carregador e não no telemóvel. Isto faz com que a bateria aqueça muito muito pouco. Isto não só garante um telemóvel mais confortável nas mãos durante o carregamento como é mais simpático para a longevidade da bateria.
Confirmo, o telefone aquece mais se usar um carregador normal de 2A
Nunca tive um oneplus… mas no meu com quick charge 3.0 o telemovel aquece um bocado… tambem não nada de grave mas não deve contribuir para a longevidade da bateria…
Na OnePlus o que aquece é o carregador, não o tlm. Patenteado.
Neste caso, nem por isso. Aliás, podes ver que o efeito nos OP3 e 3T está perfeitamente dentro da perda de capacidade normal das baterias.
O sistema da Oneplus, ao passar grande parte do circuito para o carregador, faz com que o telemóvel não aqueça, o que leva a que a bateria dure, de facto, mais tempo (o calor é das piores coisas para as baterias de telemóvel).
Também tem outra vantagem, como carrega o telemóvel todo em menos de uma hora, deixei de o deixar ligado toda a noite (obrigado a bateria a passar mais tempo a 100%) e só o carrego de manhã (40%-100%). Isto também ajuda a que a bateria dure mais, porque o estado ideal para uma bateria moderna é à volta dos 50/60 %.
Concluindo, qualquer perda de capacidade que advenha do fast charge, é compensada por estes dois factores.
A objectivação “da bateria ir á vida” merecia um artigo da Pplware. Se são as marcas a fornecer os cabos e carregadores é estranho q corram o risco de acabar precocemente com a autonomia da bateria.Fica a sugestão.
Bom, não sei no OP como funciona, de acordo com os outros comentadores a gestão é feita no próprio carregador, isso é bom, mas na maioria isso não acontece.
O problema do fast charging não é o problema de carregar rápido mas a alta temperatura que atinge na maioria dos modelos que disponibilizam esta funcionalidade. Alguns modelos chega a não se poder tocar no ecrã se estiver a ser carregado e utilizado ao mesmo tempo.
Não tem nada de estranho. Estás a misturar as coisas. Uma coisa é a marca fornecer os cabos e carregadores. Pretende com isto evitar que o cliente utilize os de má qualidade e consequentemente venha a danificar o aparelho nalgum momento devido a um pico qualquer vindo de um carregador cuja construção não está dentro dos mesmo parâmetros do seu. Outra coisa são os carregamentos rápidos. Essa tecnologia foi inventada para comodidade (teres uma carga mais rápida), porque as baterias também são maiores e assim não é tão morosa a sua carga. É mais uma caracteristica que também vende. Com carga lenta os aparelhos também carregam. Dá um maior desgaste à bateria que uma carga lenta/normal? Possivelmente. Com o tempo veremos se realmente as cargas rápidas são assim tão más e se o maior desgaste, se realmente houver, é assim tão significativo.
Quem faz este comentário não sabe o que diz, nem nunca usou um OnePlus 3 / 3T ou 5 de certeza 😉
Quem faz este comentário sabe o que diz quando a todos os “Fast Charges” pelos vistos com excepção do da OnePlus que eu não sabia que era distribuído de forma diferente. Mas fora este, todos os outros estragam a bateria devido ao calor, é um facto e digas o que disseres esse facto não vai desaparecer.
Daí eu fazer referência a “nem nunca usou um OnePlus 3 / 3T ou 5 de certeza”
Só quem usa consegue constatar efetivamente que não há qualquer aquecimento causado pelo dash charge. Mesmo com apps de análise em tempo real não há oscilação na temperatura do equipamento.
Foi só uma observação, reconheço que foi comentário “a matar” desculpa, mas era apenas em força de expressão por aparentar claramente que não tens experiência com nenhum destes modelos
O meu ja vai com quase 2 anos, tem carregamento rapido, carrego-o sem qualquer cuidado e a bateria esta exactamente como quando nova, alias, com os updates do SO so tem vindo a melhorar em autonomia.
Como nova não deve estar de certeza mas tudo bem.
Por essa razão é que a partir dos 60% o smartphone carrega a uma velocidade consideravelmente inferior.
Para além disso, o facto dele suportar carregamento rápido não obriga ninguém a usar necessariamente a tecnologia. É possível carregar o telemóvel sem dash charge, tal como é o caso quando é carregado com um powerbank. Claro que não usar o cabo e transformador oficiais também pode danificar a bateria.
Pessoalmente eu prefiro um carregamento rápido e ter de ao fim duns 2 anos pagar uns 40€ para trocar a bateria do que ter um telemóvel que precisa sempre do dobro do tempo para carregar.
Como é que este telemóvel tem 8.8 e o Honor deram 9.1?
Aqui se vê pelos contras como a avaliação do honor foi muito muito parcial…
Contras:
Falta de OIS
Falta do certificação IP68
Visibilidade do ecrã ao sol
O Honor tem exatameste estes problemas também.
PPLWare tentem ser mais isentos na avaliação dos telemóveis. Nem sou fan do OP5 nem do Honor, mas vendo a avaliação dos 2 se verifica como neste quiseram pegar por defeitos que no outro ”fecharam os olhos” para dar mais pontuação.
Só no design a nota muda imenso. Ou seja a nota final é o somar dos 5 fatores, o que resulta na diferença.
As pontuações de ambos são muito idênticas tirando no design.
O que o Honor 9 ganha em termos de design perde em termos de desempenho. Não digo que não seja muito potente, de todo, mas com o dobro da memória RAM, o OnePlus permite um desempenho bem melhor em termos de mais apps abertas sem necessidade de as recarregar.
Para além disso, o design é uma preferência pessoal, enquanto que o desempenho são factos. Eu pessoalmente até prefiro o visual do OnePlus do que o visual todo espelhado do Honor 9.
Daniel não achas que era justo dar 10/10 para a autonomia? Penso que comparado com smartphones da mesma gama o OP5 tem uma gestão muito boa da , tenho analisado o trabalho do CPU do meu e posso dizer que são usados mais os quatro núcleos de 1.9GHz do que os de 2.45GHz!! Para além disso, tenho uma boa gestão no que diz respeito ao deep sleep, com 28% e os 300MHz com 41%…
E como referido na review, o clock máximo do CPU é de 2457MHz e não de 2350MHz conforme descrito!!!
Eu tenho um uso de 0,2% nos 2450MHz e deve ser essa a batota feita pela One Plus, dar o máximo quando é necessário!! Jogo o Modern Combat no OP5 e não tem nenhuma falha de frames conforme tinha no OP3, no entanto é ai que a batota da One Plus entra em acção, fazendo o CPU trabalhar com tudo o que têm!!!
Mesmo assim, a bateria tem sumo para o dia todo!!!
A nível de desempenho o OP5 é excelente. Eu não consideraria batota. Tal como no meu Xiaomi Redmi Note 3 ele dispõe de um modo desempenho, que oferece uma variação de 7/8k pontos de AnTuTu isto acaba por ser idêntico mas de forma automática.
Quanto à bateria, eu explico porque não dei melhor nota. Sou um utilizador muito agressivo e para mim, para um smartphone passar realmente no teste, tem de assumir um dia completo de bateria. Neste caso o OnePlus falhou-me alguma vezes com a bateria a chegar ao fim junto do final do dia. No entanto a bateria é fantástica e o Dash Charge é muito rápido a carregar.
Para quem utiliza um smartphone de forma moderada compensa comprar o OP5 ou optar o OP3?
O OP3 já não se vende, mas se o conseguires comprar chega perfeitamente.
Então compra um OP3T, que te vai servir á maneira. Tenta através da Gearbest, que tem preços acessíveis e entregas rapidas. O da minha mulher ficou por pouco mais de 355,00 euros mais seguro ( aconselhável). Se o preço não é problema , então fica-te pelo OP5 . A Gearbest também vende a preços mais em conta.
Obrigado pelos conselhos, acabei por encomendar o OP 3T através da Gearbest também a 350€.
Primeiro, discordo do design. Não é um galaxy S8, mas o telemóvel, sendo muito parecido com um iphone, está perfeitamente dentro do que eu considero normal.
Também acho que darem má nota ao Oxygen OS é ridículo. Nestas últimas versões começou a ser considerado por quase toda a gente como o “gold standard” do que um telemóvel android deve ser. Simples, rápido, seguindo as linhas do android “vanilla” mas adicionando imensos tweeks opcionais que o tornam a melhor skin do mercado.
8.8 é um pouco baixo, diria eu. Depois de o ter usado durante quase um mês já, acho que é, de longe, o melhor telemóvel android que já usei. Pena a câmera ter alguns problemas com pouca luz, mas fora isso, estou estupidamente satisfeito. E não tenho problemas a ver ao sol, não sei onde foram buscar essa ideia, se calhar o telemóvel está defeituoso…
Ainda agora estou com ele na rua e parece que que o brilho está mesmo no mínimo
O teu deve ser diferente do meu. Ando com o brilho em automático e acho que se vê bem que chegue e que sobre
Tens a película original?
mas ainda usam pelicula?
juro que parto-me a rir sempre que vejo um smartphone com gorilla glass com pelicula por cima.
desde o gorilla glass 3 deixei de usar pelicula…ate agora 0 riscos…mais de 1 ano de uso. mesmo que venha a ter, so o conforto de nao ter o 2 vidro/plastico por cima..no dia dia a dia..compensa-me e largo, mas isso sou eu….
Também há não uso película há mais de 1 ano e não tenho qualquer risco.
Em primeiro lugar, embora seja uma unidade de testes é emprestado pela marca e gosto de entregar tudo em condições. E em segundo, embora o ecrã seja gorilla glass se cair no chão parte na mesma. Gosto sempre de ter uma boa película de vidro temperado. Até porque pela minha experiência, mesmo com a gorilla glass risca na mesma mais dia menos dia.
Não tenho película nenhuma. A única proteção que tenho é a Flip Cover Original.
Tal como disse o Daniel, Gorila Glass protege de riscos mas não de quedas. O ideal é ter um vidro temperado para caso caia ao chão, estalar o vidro temperado e não o ecrã.
Eu uso duas películas sobrepostas, uma azul e outra vermelha,
Assim posso ver filmes 3D…
Daniel, estas longe da verdade em relação as quedas.
Desde o gorilla glass 4, que tem protecção contra as quedas. no 5 que tem o meu, tem protecção até 1.6 metros 80% das vezes. no 4 tinha até 1 metro. Faz lá o que quiseres com a tua película de vidro temperado por cima….continuo a partir-me a rir quando vejo uma nos smartphones com gorilla glass 5, mas como disse isso sou eu e olha que todos smartphones meus, mesmo passado 3 anos de uso continuam como novos.
Fia-te na proteção às quedas do gorilla glass. É verdade que é uma excelente maneira de proteger o ecrã, mas existem muitos smartphones com gorilla glass a trocar ecrãs nas lojas da especialidade
Sem querer ser chato, mas deves ter uma unidade defeituosa…
Um dos primeiros updates que o telemóvel recebeu baixava o nível máximo de luz porque estava alto demais. Tenho o telemóvel em automático e estou a escrever isto ao sol. Tenta manualmente por o brilho no máximo a ver se não é um problema de sensores.
Eu não digo que não dê para ler, a dificuldade é acrescida. Lado a lado com um honor 9, a visibilidade no honor é muito melhor. O honor até tem uma opção nas definições para melhorar a visibilidade ao sol
Eu de momento acredito que essa dificuldade possa estar pelo tipo de cores utilizadas, e também pelos temas.
Andar com o tema escuro ao sol, é muito mal pensado por exemplo.
O android está feito com um tema base de constantemente branco por algum motivo.
Não tenho qualquer problema em usar ao sol. A oscilação de cores, e a optimização automática de luminosidade do ecrã está bastante satisfatória…
Faço este comentário apenas para ter a certeza de que palete de cores e que tema foi usado nestes testes 😉
Eu usei ambos os temas. A nível de cores, usei o padrão e o DCI-P3.
No entanto faço aqui uma salvaguarda. Testei ao mesmo tempo o OnePlus 5 e o Honor 9, em que o Honor 9 oferece uma legibilidade ao sol muito maior, tendo até um modo para melhorar a visibilidade nestas condições. Uma vez que direta ou indiretamente acabo por ser influenciado pelo Honor 9 na análise do OnePlus 5, a minha visão pode ser um pouco enviesada por este pormenor. No entanto tendo um Honor 9 e um OnePlus 5, lado a lado ao sol, as diferenças são notórias e com uma clara vantagem para o Honor 9.
Daniel, algo se passa com eese Oneplus, o meu ajusta a luminosidade automaticamente, e mesmo á luz do dia ele aumenta e vê-se perfeitamente.
a nível de câmara qual escolherias? OP5 ou H9?
@Daniel – a nível de câmara qual escolherias? OP5 ou H9?
Neste momento honor 9. Mas aguardo ansiosamente as optimizações da próxima atuação. Acho que a câmara do op5 tem mais margem de progressão
Grande Salva de Palmas…. Bravo…Bravo… Bravo…. Analise perfeita, muito obrigado.. o meu chega essa semana, valeu a compra….
Pois… Vou continuar a espera do Xiaomi mi6 plus!
comparativamente ao xiami mi6, qual preferem?
este a parte da frente é parecida com o htc u11!
Essa pergunta neste sitio é óbvia a resposta…
Tens que ser tu analisar os prós e contras!
Como assim “é óbvia”? Qual achas que os visitantes escolheriam?
São duas máquinas fantásticas… não sei… eu tenho dificuldades na escolha. E vocês?
Eu optei pelo OnePlus 5, mas o Xiaomi MI6 tem uma relação qualidade-preço bem melhor.
Tem? O OP5 são 300 e poucos €…
Daniel, só uma dica para futuras reviews,
quase ninguém dá importancia ao som, que me faz uma confusão terrivel visto que continua a ser um smartPHONE. Telefonar, receber chamadas, alta-voz, eu sei lá..coisas normais que um telefone é suposto fazer? Penso que existem grandes diferenças entre fabricantes para ser um ponto a considerar na pontuação final. Já que estamos numa de som, testar a qualidade em altavoz do som e de música, dos earphones oferecidos, (no caso do OP5 é 0 que nao vem com eles). em earphones de casa para testar o DAC interno, etc…é que existem telefones que parecem autenticas latas de sardinha e outros que parecem pequenas colunas portateis. é certo que 90% do povo só olha pra pontuacao do AnTuTu, mas o resto dos 10% preocupa-se também com outros factores. Já agora, os parabens pela review, tentaste ser o mais isento possível, conheço muitos aqui que mesmo sabendo dos defeitos do aparelho tinham dado 12/10 ao bixo.
Eu na análise referi de forma breve o som. Comparado com outros modelos que já analisei, o som do altifalante é bastante bom, sendo alto e nítido. Obrigava-me por vezes a baixar para não incomodar quem estava ao lado 😀
Quanto aos earphones não estão nenhum incluídos, embora falem bem dos bullets deles.
Agradeço a opinião. Tirado todo o hype negativo que se gerou, nem sei bem porque, é um smartphone fantástico.
Eu tenho um. Som mono de qualidade aceitável para chamadas, mas passar música por ali é um crime.
O DAC não testei, mas dizem reviews noutros sítios que é de bastante qualidade, ou que pelo menos tem “potência” que chegue para alimentar headphones potentes, o que é pouco comum em telemóveis neste patamar de preço. Mas não é de 32 bits, mas ainda não consegui ouvir a diferença entre 32 e 24 bits, logo prefiro não comentar.
Acho que tens uma unidade defeituosa, porque comparado com muitos a coluna até é bastante razoável. Quem quer ouvir música a sério nunca usa a coluna do telemóvel.
as colunas do telemóvel servem para que, em alta voz ou não ouvir alguém de forma limpa, nítida e cristalina. Ajuda a saber logo quem é a pessoa do outro lado e a não fazer figuras parvas as vezes. Eu devo ser dos poucos que “sofre” quando ouve som enlatado.
Embora nao oiça musica por um smartphone, muitas pessoas o usam para mostrar uma musica ao amigo que curtem, por exemplo. A malta jovem quase toda ela ouve em altavoz. terem dinheiro para um smartphone já é uma aventura quanto mais terem uma coluna portatil. Fora que mesmo que a tenham, nao andam o dia todo com ela, e com o smartphone andam.
Podia dizer o mesmo em relacao a camera de qualquer smartphone..quem tira fotos a serio nao usa a camera do smartphone, mas nao andamos o dia todo com cameras fotograficas atras e para o dia a dia o smartphone cada vez mais…tem chegado e sobrado.
E para isso a coluna do OnePlus é má? Não é ótima, mas desenrasca muito bem.
uma dos meus requisitos a comprar um smartphone é sempre olhar para o DAC interno. é das primeiras coisas que vou analisar. Embora, possas não dar valor ao som, existe muito povo por aí que o de. Tenho um DAC externo que me custou +-200 euros que usava para ouvir música, desde que comprei o htc 10 e o htc u11 deixei de o usar visto que ambos tem um DAC excelente para o dia a dia. O DAC externo ainda serve para substituir o DAC interno do computador de secretária/portatil, que em mais de 20 anos nunca usei som vindo de uma placa mae.
daniel, mas alguem disse que a do OP5 era ma? so falei para incluirem nas reviews, testes ao som. se nao querem saber isso é la com voces. sei bem onde ir buscar testes de som. fika bem
Vai lá pregar para outra freguesia, passas o tempo todo a reclamar do que a PPLWARE diz nas análises. Já ninguém te suporta!
Jona, ainda não percebeste que ninguém quer saber das tuas opiniões, tu e o teu HTC são os que menos atenção têm, compraste o teu HTC num impulso de consumidor e agora queres forçar a PPLWARE a fazer te acreditar que não desembolsaste o dinheiro em vão, prova disso são as quantidades de comentários nos posts do HTC U11 vs OP5 onde fica bem visível o interesse do público em geral… Os teus comentários são recheados de contradições mas mesmo assim continuas na luta da auto valorização do teu HTC… Como disse o Witness, vai pregar para outra freguesia se não gostas da forma como a PPLWARE pública os conteúdos…
Desculpem mas não resisti, o Jona deve ser daqueles que não tem televisão nem sistema de som em casa!!! Para que raio é necessário umas colunas BOSE na porcaria do Smartphone, se soubesse o quanto é irritante ouvir a grafenola de alguém a passar música, desejariam que estes viessem sem elas!!! Hoje em dia temos colunas bluetooth de grande qualidade, para além do mais hoje em dia, qualquer aparelho radiofenola tem bluetooth, para que raio serve a coluna de alta voz do smartphone!!??? Aposto que muito pouca gente a usa!!!! Só mesmo alguém que ainda vive nas cavernas e trocou a grafenola com antena por um smartphone!!!
“A nível de interface, a OxygenOS nunca foi das melhores ROM para Android”.
Descordo. Antes pelo contrário, é idêntica ao Android puro da Google, o que a meu ver é melhor do que personalizações sem sentido, nem atualizações passados 1-2 anos.
A OxygenOS tem melhorado bastante. Mas ainda tem muito a evoluir.
Discordo completamente :P. Acho que é a quantidade certa de features e simplicidade.
As outras é que deviam evoluir para isto
Isso é um tema que deixo completamente em aberto pois é uma questão de gosto e todas as opiniões, desde que sejam dadas de forma correta, são todas válidas 😀
Como assim evoluir? claro tudo evolui. Sem gostar de nenhuma marca em especial já tive a minha conta e francamente dizer que o Oxygen tem a melhorar é como dizer a uma criança “vai crescer”. É dos melhores neste momento
Dos melhores??
EMUI.
Sempre tive iphone e estou tão habituado ao ios que quando mexo num Android faz-me grande confusão. No entanto, se o iPhone 8 não tiver dual sim, estou a pensar mudar para Android. A dúvida é, qual o mais semelhante ao ios? Oxygen? Emui?
EMUI será talvez mais próximo
E correndo o risco de fazer uma pergunta estúpida, posso ter um OP5 com o EMUI? Ou um Honor com oxygen? Obrigado
Também discordo. Um dos trunfos da OnePlus é o software, tudo bem que nesta fase ainda é necessário limar algumas arestas (no caso do OnePlus 5) porque está com alguns bugs mas é praticamente Android puro com adição de muitas personalizações. É leve, rápido e prático. Vim da TouchWiz e prefiro OxygenOS sem dúvida.
Falta a review ao Mi6 para decidir qual vou comprar… também considero que o 5,5″ de ecrã não são positivos para o dia a dia principalmente para rapazes que guardo o telefone no bolso das calças… e o som e a câmara são cada vez mais importantes!
Esta? 😀
https://pplware.sapo.pt/gadgets/analise-xiaomi-mi-6-o-topo-de-gama-low-cost/
lol essa mesmo! E qual a opinião agora que têm as duas reviews feitas?
Sou sincero, não fui eu que diz a análise do Mi6, apenas o tive um dia nas mãos. Da curta experiência que tive com o Mi6, comparando com o OnePlus 5, gostei mais do OP5. No entanto são dois excelentes smartphones
Ecrã de 5,5! Dispenso…
Nobody cares.
Se tivesse que escolher um smartphone, escolheria actualmente um Galaxy S7, depois escolheria o Honor 9, a seguir o Xiaomi Mi6 e só depois escolheria o OP5. Mas claro que esta é só a minha opinião.
E é válida como todas as outras 😀
Porquê S7 e não S8?
Estava mesmo a pensar nisso.
Talvez pela gama de preços.
Se estivesse comprador de um Android, nem pensaria duas vezes: Xiaomi Mi Mix.
O smartphone mais incrível no mercado, de momento.
Entre este e o honor 9… O h9 tem uma câmera melhor mas desempenho pior que o OP5… E quando o OP5 tiver as actualizações a câmera não ficará melhor que o h9? O OP5 só deixa de pé atrás na câmera…
Entre este e o honor 9… O h9 tem uma câmera melhor mas desempenho pior que o OP5… E quando o OP5 tiver as actualizações a câmera não ficará melhor que o h9? O OP5 só deixa de pé atrás na câmera…
Efectivamente.
Os sensores do OP5 são muito bons. mesmo não tendo OIS, temos captações fantásticas com este equipamento.
A app da camera, está claramente em desenvolvimento.
Acredito em grandes melhoras em breve 😉
+1
essa ram toda deve ser pra andarem a fazer cálculos prá nasa! e essa bateria? nem um dia dura!
1 – Mais RAM 0 melhor optimização de recursos e apps em background. como mencionado na review, ao contrário do que acontece em metade dos smartphones android de 4 Gb (principalmente em ambiente web como páginas ou apps sociais) tens constantes refreshs cada vez que oscilas entre apps, o que não acontece aqui, nem com os jogos mais pesados.
2 – Bateria – Dá e sobra para mais de 24h, com cerca de 10h de ecrã ligado, com utilização moderada / pesada. Jogos, redes sociais, sms, chamadas, etc etc etc … caso não chegue, tens o dash charge, que em apenas 20 minutos de carga dás mais umas 5h de vida ao telemóvel 😉
Corrijo um misstype …
“1 – Mais RAM = melhor optimização de recursos e apps em background”
Era isto que devia constar 😉
A dor de cotovelo é uma coisa que tem que ser trabalhada…
A única coisa a fazer-me hesitar em encomendar um é o tamanho. É demasiado grande para mim (e sou alto e tenho mãos grandes..) 4.7 já acho grande, então daí pra cima…
OnePlus 5 ou LG G6 (sendo que este agora está a custar 440€)?
Eu optei por OnePlus 5
Os LG tendem a morrer, o G6 ainda não se sabe, mas não tens garantias.
Parece ser um smartphone porreirinho!
Fico é pasmado com a quantidade de memória RAM que o Android consegue estourar, como é que um SO para funcionar em pleno consegue ter apenas 28% de memória RAM libre de 8GB, consegue consumir 3X quase 4x mais RAM que o meu PC com igualmente com 8GB ambos em idle, é impressionante!
O one Plus 5 tem uma excelente performance e o que se vê, sim é grande performance quanto ao mundo Android, quase me atrevo a dizer coitado de todos os outros android com 4GB e 6GB à beira deste bichito, mas usar mais de 6 GB em idle para correr extremamente bem da que pensar e é excessivo para um sistema operativo ao meu ver!
Porque não é um PC.
O Android procura estar com a ram sempre cheia com as aplicações que poderás vir a usar. Daí estar sempre com a memória a parecer cheia, mas não está, está é a tornar a experiência mais flúida.
A gestão de memória do Android é estupidamente inteligente.
“Na lateral, do lado esquerdo, está localizado o botão de controlo de volume e o Alert Slider, enquanto que no lado direito se encontra o botão de ligar/desligar e o slot de cartões (microSD e nano-SIM).”
Esclareçam-me esta dúvida…o OP5 sempre é expansível com microSD ou não?!?!?
Não. Erro do autor.
Era sim um erro. São dois slots Nano-SIM. Obrigado pelo reparo, já está corrigido.
Essa é uma correção importante. Eu estava convencido que aceitava cartões de memória…
Gostava de saber em que lingua vem o tlm. Vem em pt pt ou teria que se fazer alguma alteração?
Vem na que escolheres quando o ligas, ele pergunta-te.
estou a perguntar porque ps tlm da xaiomi costuma vir pt br ou ingles
Sim tem PT-PT, porque mesmo com uma ROM pouco madura já vem com essa tradução xD Na desportiva haha
Tem certificação IP67 mas não fizeram publicidade, o telemovel aguenta 30 min a um metro de profundidade
Após o lançando, um jornal francês lançou uma notícia exclusiva alegando ter um documento da certificação IP67 do OP5. Após muito se falar disso, a OnePlus reagiu dizendo que o op5 tinha alguma resistência à água, nunca admitindo a certificação.
Embora hajam vários vídeos onde colocam o op5 em água e ele aguenta, não é declarado oficialmente. Logo, qualquer problema não é coberto pela garantia.
Posto isto, nunca iria publicitar algo que pode gerar problemas aos nossos leitores.
A única coisa que me está a deixar de pé atrás com o One Plus 5 é o “Efeito Gelatina” que várias pessoas dizem ter. É assim tão notório ou incomodativo?
No meu não tenho a precessão de nenhum efeito!!! Talvez seja um felizardo!!! Acho que isso foi uma campanha de conspiração contra a OP por ter instalado o ecrã ao contrário do que é normal, o efeito está presente em todos os equipamentos com o mesmo tipo de ecrã OLED.
Pela minha experiência, não tenho nada a apontar, das anomalias apresentadas até hoje só consigo confirmar a troca de canais de áudio na gravação de vídeo.
Eu tenho um coisa tão pequenina que tens de estar com imensa atenção para reparar. Não afeta em nada a utilização diária e nem é perceptível
Este efeito que todos falam só se nota (e mesmo assim muito ligeiramente) em scroll extremamente rápido.
Como quando faço scroll geralmente estou a ler, juro que não noto qualquer efeito gelatina.
A versão de 8 GB de RAM oferece uma quantidade assustadora de memória e promete um multitasking generoso que iremos falar mais à frente.
As participações para o passatempo da mala têm de ser no post do passatempo.
O AlertSlider deixou-me curiosa! De facto, sendo tão discreto, parece-me uma óptima opção. O mais recente EMUI (da Huawei) retirou por completo a opção de alterar o modo sonoro/silencioso) ao premir continuamente o botão ON/OFF…
O que mais me surpreendeu foi sem dúvida a dupla câmera e a personalização do software!
As participações para o passatempo da mala têm de ser no post do passatempo.
As participações para o passatempo da mala têm de ser no post do passatempo.
A característica que mais gostei deste oneplus 5 foi o fast charge e a camera, mas o que estava mais espera deste oneplus era a duas cameras foi que mais atenção me chamou
As participações para o passatempo da mala têm de ser no post do passatempo.
Ram,Ram e mais Ram… Muito Bom!!!
Melhor caracteristica é o preço 🙂
As participações para o passatempo da mala têm de ser no post do passatempo.
A característica que mais me surpreendeu foi os 8GB de RAM … Como assim 8GB ? O meu computador tem isso.
O comentário deve ser feito no artigo do passatempo
Me parece um dos melhores smartphones disponíveis atualmente!
Fasciname a ideia de o One Plus 5 ter tanta memória ram como o Daniel salientou: “A versão de 8 GB de RAM oferece uma quantidade assustadora de memória e promete um multitasking generoso(…)”
Com 6 de ram ja tem mais que o meu primeiro compputador que tinha 512mb.
5*
Gostava de ver em primeira mão essa câmara…
Para mim sem dúvida que o Dash Charging é uma das melhores características dos telemóveis One Plus
O que mais gostei foi do novo desing, mas também será interessante ver o desempenho com o Snapdragon 835 e 128 GB de armazenamento interno.
Muito bom na minha opinião.
Design*
Para o passatempo a resposta tem de ser no post do passatempo
Tenho um one Plus já há mais de um mês. Procuro uma capa de boa qualidade que o proteja (apenas traseira). As da oneplus não me enchem as medidas, alguém tem sugestões? Obrigada
Tenta aqui…
https://www.amazon.com/dp/B073DZPY1D/
RAM e dash charge
A RAM e o dash charge é inigualável
A característica que mais me surpreendeu foi a bateria mais pequena que o oneplus 3t
Os 6 ou 8 GB de RAM são fantásticos!
a caracteristica que me surpreendeu foi a camara dupla traseira Sony 16mp.
A caracteristica que me surpreendeu foi a camara dupla traseira Sony 16mp.
A característica que mais me supreendeu foram os 8GB de RAM que talvez seja overkill se pensarmos no custo beneficio em ter mais um app em background e ou ter mais autonomia.
Característica que surpreendeu foi o design
Câmara Fotogrática
Sem dúvida memória RAM e a novidade do botão são características fortes, boa escolha para rapidez e fluidez. Boa análise
Câmara e design fantástico
Sem dúvida que estamos perante um smartphone top.
Todas as suas características são top também mas o que mais destaco é sem duvida os 8gb de Ram e o processador é o Qualcomm Snapdragon 835 com quatro núcleos Kryo a 2.35 GHz e outros 4 a 1.9 GHz.
A caracteristica que mais me surpreendeu foi a camara dupla traseira Sony 16mp.
Pessoal,
Qual destes? OP5, Honor 9 ou S7 Edge?
Este smartphone é demais não percebo certas críticas que fazem
Adorei a ideia de ter sido exibida às costas de um cão, e a sua fotografia com os novelos de lã!
Fiquei curiosa com o facto de não ter certificação IP68!
Só para saber se o meu não é um caso isolado, será que os vossos atraem pó duma forma anormal?Sempre que retiro o meu do bolso preciso de um pano do pó. Há algum problema certamente e já mudei o protetor de ecrã sem grandes resultados.
Apesar para muitos utilizadores , a camara dupla ser um autentico fiasco, eu usufruía na mesma. Devido ao facto que gosto muito de tirar fotos, e também experimentaria gravar videos em 4K.
Sem dúvida que a câmara será uma das boas características do telemóvel. Apesar de não ser o que me puxa num telemóvel, mas ajuda.
Para substituir o meu OnePlus One era um mimo hehe
As respostas no concurso pplware e onde plus estão bloqueadas…
Usava e abusava (no bom termo da palavra) está peça tecnológica e recomendaria com convicção a todos a oneplus.
O Daniel Jesus esqueceu-se de referir que este telemóvel, One Plus 5, é uma excelente fonte de radiação electromagnética.
Limite europeu: 2.0W/kg
Valores do OnePlus 5: 1.39 W/kg (cabeça) e 1.48 W/kg (corpo)
Limite americano: 1.6W/kg
Valores do OnePlus 5: 1.37 W/kg
Conclusão: lixo doméstico.
Acrescento que em termos electroestáticos deve estar na mesma pois o meu- que já vendi- atrai pó de uma forma incrível.