PplWare Mobile

OnePlus 5 e o efeito gelatina – Qual a origem do problema?


Daniel Jesus

Curioso desde cedo por tecnologia, procuro aprender e partilhar um pouco mais a cada dia que passa.

Destaques PPLWARE

83 Respostas

  1. Ricardo Mira says:

    Tenho um OnePlus 5 e não têm esse problema do efeito gelatina , por o que se sabe é só um pequeno grupo de utilizadores com esse problema, não sendo a grande maioria!
    Esperamos que a OnePlus resolva o problema com a actualização, ou então troque os equipamentos com esse problema.

  2. Nuno says:

    Sinceramente ate parece um efeito fixe 🙂

    • Witness says:

      Verdade. Não parece um bug.

    • mário says:

      O problema é se isso também se verificar em aplicações críticas ou jogos, como deve ser o caso!

    • k says:

      O problema é que esse efeito causa dores de cabeça e náuseas a algumas pessoas (já há reports disso). Se se ficasse pelo efeito estético era algo que as pessoas podiam optar por ignorar, mas quando impossibilita o uso do telefone de alguma forma, é outra história…

      • Helder Vaz says:

        Também existiram muitos acidentes por causa do Pokémon GO, e muitas casas que incendiaram por causa do Note 7, existe até aquele tipo de pessoas que ficaram com câncer por causa das antenas da Vodafone que estavam ao lado de casa!!!
        Por amor da santa!!! Querem argumentar? Pelo menos tragam algo útil que se possa discutir!!!

  3. Paulo G. says:

    Entre este e o HTC U11, já com IOS e outras carteristicas como o EDGE programavel, etc, não será uma melhor opção? Estou a ponderar ambos…

  4. Filipe F. says:

    ”Este é então um verdadeiro topo de gama, exibindo um desempenho soberbo e sem apresentar qualquer problema.” Problemas tem sempre… Verdadeiro topo de gama já depende dos critérios para tal. Diria um grande equipamento para o preço em questão, mas para acompanhar os topo de gama, falta-lhe muita funcionalidade. Duvido que na casa dos 500 euros algum lhe faça frente apesar da camera ser pior que se prometia, mas falta-lhe muita coisa que só os topo de gama realmente têm e não falo apenas de IP68 ou carregamento sem fios. ha mais coisas. Este é apenas um telemovel normal, com um desempenho muito fluido e uma camera interessante mas abaixo dos topo de gama que pelo preço de 500 euros nem se pode exigir tal coisa.

    • Daniel Jesus says:

      Faço uma apenas uma pergunta? Já pegou num OnePlus 5? Tenho visto muitas críticas a este modelo mas quando peguei nele não me revi nessas críticas que faziam. Tenho usado outros topos de gama e sou sincero, não ache que este fique muito atrás.

      • Belmiro says:

        Isso não tira o facto da qualidade perceptível ser inferior a um S8, iPhone 7 ou G6, a câmara principal inferior e só com estabilizador por software ou o facto de ser full hd. Num uso exigente de topo de Gama o ecrã inferior (como o do iPhone) nota – se.

      • Filipe F. says:

        Olá Pedro. A questão que te faço e não leves a mal é: Já usaste algum topo de gama concorrente pelo mesmo tempo que estás a usar um OnePlus ou qualquer outro modelo dessa gama de preço, a fim de comparar? Dando um exemplo recente. Quanto tempo usaste o S8, o G6, HTC U11, etc, face ao tempo que estás já com o OP5 para conseguires comparar?

        Isto porque a meu ver, a qualidade de um telemóvel não se ve correndo um programa de benchmark, tirando 5 fotos e testando a bateria 2 dias. A verdadeira qualidade sente-se com o passar do tempo, o conforto em segurar, a resistência, a usuabilidade do dia a dia, as features que são uteis em situações pontuais etc.
        E nisso, posso-te dizer porque já vim de um OnePlus3T para agora um S8 e digo-te, sim mesmo o OnePlus 3T após meses parecia mais fluido que o meu S8 de agora, mas tirando a fluidez nos menus, e os 0.1seg de diferença a abrir certas apps, em tudo o resto não tem nada a ver.
        Nota-se que a qualidade de construção é outra. Diria mesmo, um OnePlus é como ter um motor Porsche dentro de uma carcaça da Dácia se é que me percebes. E para quem quer poupar realmente são bons equipamentos muito bons mesmo mas diferentes e inferiores a topos de gama ”caros”.

  5. AFontes says:

    A questão é que tendo todos os ecrãs a mesma orientação e todos os equipamentos com o mesmo kernel, a incógnita será porque nem todos os utilizadores têm este problema? Existem duas respostas possíveis, a primeira é que este problema tenha outra variável associada a segunda é que todos têm este problema mas algumas pessoas simplesmente não o sentem seja pelas configurações que usam, pelas aplicações, etc. Esta segunda opção é a mais óbvia, eu mesmo não conseguia notar este efeito após fazer merge do código no OP3, o que notei é que se alterar as definições principalmente resolução (para quem quiser wm size 2160×3840 && wm density 960) consegui reproduzir o problema de forma mais evidente, outra dica é para testarem com conteúdo (por exemplo uma imagem) com cores bem diferentes do fundo, por exemplo no youtube se a imagem de preview do video por muito clara não vão notar muito no fundo branco, por isso testem numa imagem de preview com cores mais escuras, confirmando este segundo motivo, dificilmente isto será resolvido através de um update, quando muito será possível minimizar.

    • Poet says:

      Como explicas que eu consiga ver nos videos que postam e não consiga reproduzir no meu?

      • AFontes says:

        Isso foi a primeira questão que coloquei, desde o início, a ser a segunda opção isso acontece por causa das definições que ele usa ou por causa da app, experimenta trocar a resolução porque isso vai provocar uma diminuição do refresh rate logo o efeito será mais evidente em qualquer aplicação.

        • Helder Vaz says:

          @AFontes, Então podemos concluir que, alguém “hater” aproveitou o facto de o ecrã estar supostamente montado ao contrário e ter feito alterações ao ponto de esse efeito ser mais susceptível para fazer os famosos vídeos “do bota a baixo”
          Não posso dizer que não exista esse efeito, mas no meu não consigo essa proeza, já tentei com várias aplicações e nada…
          Mas se é normal esse efeito

          • AFontes says:

            Não Hélder, alguém com outra configuração notou simplesmente, não significa que tenha provocado, o kernel foi testado num OP2 e num OP3T (não por mim, por outro dev) e ele conseguiu notar o efeito sem fazer qualquer alteração.

  6. Carlos says:

    O meu OnePlus 5 só chega amanhã, já peguei no meu Galaxy S5 e virei-o ao contrário para testar e consigo notar o efeito gelatina, principalmente a fazer scroll no Twitter, mas não sei até que ponto me incomodaria, acaba por parecer uma simples animação de software. Naturalmente preferia que o meu não tivesse esse problema, mas se tiver, penso que não será um grande problema para mim, muito menos ao ponto de querer devolver o smartphone como muita gente que tem o problema. Mas estou só a especular, amanhã quando o tiver na mão, certamente será uma das primeiras coisas que quero experimentar.

  7. Arkan says:

    mas essa empresinha nao disse que nao era defeito ?

  8. Miguel p says:

    Não é defeito, é feitio. Já parecem os fanboys da Apple!

  9. Bruno says:

    Eu acho é que a oneplus devia dizer que é uma feature!

  10. Rp says:

    Vejam este vídeo e tirem conclusões que acharem melhor https://youtu.be/-QP6pm1DM1Q

  11. Helder Vaz says:

    Já estou a usar o meu desde o dia 23, para já nada a apontar, nada mesmo!!!
    Software 5* algumas novidades úteis e funcionais
    Fluidez 5* muito fluído mesmo
    Velocidade 6* notei uma grande diferença no RR3
    Câmeras 5* até a minha mãe notou a diferença no Skype
    Comunicação 5* o bluetooth 5.0 brilha na transferência de ficheiros e comunicação com o autoradio do carro
    Aparência 5* só é parecido com o iPhone na câmara traseira
    Manuseamento 5* tem um toque muito premium e é macio, ajusta muito bem na mão

    Não é o mais evoluído, falta lhe algumas funcionalidades para ser um high end, mas não sinto a falta delas, tem o necessário para quem usa um smartphone no sentido da palavra…

    Para já muito satisfeito pelo Upgrade do OP3!!!
    Para quem tem o 3T 128G, não acho que seja uma grande ideia trocar!!!

    • Jona says:

      “Comunicação 5* o bluetooth 5.0 brilha na transferência de ficheiros e comunicação com o autoradio do carro”
      top, deves ser o único do mundo a tirar proveito do bluetooth 5.0 pelo android 7. continua o bom trabalho

  12. Marco says:

    OnePlus5 ou Mi6?

  13. Witness says:

    Não sou grande fã da OnePlus, mas de facto concordo que o design não é assim tão parecido ao do iPhone 7.
    Nas imagens vazadas antes da apresentação oficial, sim, parecia imenso o iPhone 7 Plus, no entanto, no final, provou-se o contrário. A linhas do smartphone em si são diferentes, a forma dele, etc. Mesmo a zona da dupla câmera, ainda que seja também com aquele rebordo “oval” é ligeiramente diferente.

    Eu acho esse efeito gelatina uma não questão. Parece mais um efeito de transição do que um “bug”.

    REPITO, não sou fã da OnePlus, nem é uma marca que me chame muito à atenção, sinceramente.

    • Helder Vaz says:

      @witness, quando uma marca lança algo que promete ser bom independente do preço, surgem logos os haters a encontrar defeitos para desvalorizar.. isso é normal, acontece normalmente com a Apple, com Samsung e com a LG, principalmente com estas gigantes… Como a One Plus já deu provas de qualidade e já está a querer passar para o nível seguinte, é normal que não falta quem queira puxar o tapete!!!

  14. zeca no bacio says:

    5 versões depois ainda não conseguem acertar…

  15. Paulo Roque says:

    Bom dia Pessoal,
    Tenho um Galaxy S4 e está na altura para o trocar. Estou a ponderar o OnePlus 5, acham que este telemóvel é bom? Eu quero um telefone que me dure na boa pelo menos 3 anos sem problemas.

    Obrigado

  16. Salada de Polvo says:

    Chinesices

  17. ZadehN says:

    Boas. Tenho o OnePlus 5 desde o seu lançamento e não tenho este problema. Já se viu que é um problema num número reduzido de utilizadores. O que estou mais interessado em saber é se a empresa vai mesmo resolver o problema com o update mencionado. Quanto ao tlm em si, tem tido um desempenho impecável.

  18. iDespairing says:

    Esqueceram a melhor feature. 1+ esta sem o Bloatware como a Samsung eoutros porss fica mais rapido e fluido. ha ha

  19. Ricardo F says:

    Tb tenho um OnePlus 5 e aqui está tudo bem 🙂 Top Top!!

  20. Tiago Pucarinho says:

    Tenho o OP5 desde o dia 22-06-2017, e não tenho até agora nada a apontar.
    Não tenho efeito gelatina (pelo menos que eu veja). A camera para quem vem de um 3 é um bom upgrade, embora, reconheça que ainda pode e vai melhorar.
    Sairam já 4 pequenos updates para a ROM, e todos eles melhoraram a APP da camera, e é nisso que eles agora têm de apostar ainda mais para que a app fique o mais perfeita possível e possamos retirar bom proveito da camera.

    Não devemos nunca tirar partido de comentários deste género sem antes testar em equipamento.
    Já tive vários smartphones na mão, desde Iphone 7, Galaxy S8, LG’s, etc, e devo dizer que em termos de toque e utilização diária nao fica nada atrás em materiais de construção utilizados.

    No que toca ao software, devo ser sincero, OOS não é das vertentes favoritas em Android, prefiro AOSP e assim que saires as ROMS o teste delas vai ser o mais certo, no entanto é mais do que certo também que este é dos mais fluidos que já utilizei nos ultimos tempos devido à sua pouca alterção visual em relação ao Stock Android.

    Muito satisfeito até agora!!!
    Recomendo o equipamento a quem me perguntar

    • Paulo Roque says:

      Olá Tiago, estou muito inclinado para o OP5, achas então que é uma boa compra? E em questão de jogos? Há Drop Frames? A câmara é boa?

      • Helder Vaz says:

        @Paulo Roque, um investimento no One Plus 5 é sempre bom para quem gosta de usar o smartphone no sentido da palavra, é feito para quem gosta de jogar e para quem gosta de um bom equipamento de produtividade…
        Posso dizer que para jogos está ao mais alto nível, jogo o RR3 e Modern Combat sem qualquer tipo de problemas, o 8Gb de RAM em conjunto Snapdragon 835 mostram bem a supremacia deste equipamento…
        Quanto às câmeras, são do melhor que já experimentei em smartphones, para quem não liga às paneleirisses que andam a apontar, posso dizer que tira fotos com excelente qualidade e para vídeo também não fica atrás!!! Tenho usado em várias situações e para já estou surpreendido com a qualidade….

        Para mim os pontos mais relevantes são:
        CPU, super rápido
        Gráfica, muito boa para jogos
        Gestão da Bateria, 8 horas de uso intensivo, alternando entre jogos, musica, web, e vídeo YouTube…
        OS, do melhor que já experimentei até hoje, tem tudo o que é necessário para nos sentirmos produtivos, muito configurável ao gosto de cada um e bastante fluidez no uso…
        Câmeras excelentes, muita qualidade nos resultados..
        Um leitor de impressão digital que devia de ter o nome “eficiência”
        Aparência moderna, refinada e muito agronómica…

        A melhor parte, são menos 300€ do que o concorrente direto HTC U11, que não considero muito fiável, não o equipamento em si mas a marca…

        • Tiago Pucarinho says:

          Gosto 🙂 e concordo plenamente com tudo. Eu acho que até agora não vi ninguém que tenha o equipamento já em mãos há alguns dias a queixar do que quer que seja… mas isso sou eu 🙂

          • Paulo Roque says:

            Muito obrigado pelo feedback Tiago. Muito provavelmente deram-me o empurrão que precisava para me decidir.:)

        • Paulo Roque says:

          Muito obrigado pelo feedback Helder. Muito provavelmente deram-me o empurrão que precisava para me decidir.:)

        • Jona says:

          Mais uma vez o Helder a dizer asneiras atras de asneiras.
          Não sei onde foste buscar a diferença dos 300 euros..mas o meu HTC u11 custou-me mais 174 euros do que o OP5. e hoje se o comprar…é exactamente essa a diferenca que ia pagar. se custa-se mais 300 dava na mesma…mas foi essa a diferença que paguei.
          8Gb RAM parolo, nem o android 7 tira proveito deles…logo não vai ser o OP5 que vai tirar..deve ir ao mesmo sitio do bluetooth 5 que usas tanto pelos vistos. o meu tem 4Gb e nunca teve mais que 2Gb ocupados..se tens mais é má optimizacao do SO.
          Claro que é a melhor camera que ja viste..so compras aparelhos mediocres é normal que o OP5 pareca boa…olha, diz-me la os phones que vieram os teus OP5? e capa compraste alguma? soma la esses valores todos e diz-me quanto ficou…e o som do teu maravilhoso op5, queres comparar? o ecra do OP5 é tao mediocre a qualidade que “alguns” tem o problema de arrastamento. esse é um problema que todos os AMOLED tem. so que alguns (como a samsung) optam por componentes de qualidade que minimizam ate se tornar imperceptível…outros ja se viu o resultado. nao vou falar das vantagens do htc u11 que é ridiculo estar aqui a explica-las…ao op5 resta-lhes os benchmarks da treta e testes inuteis…que é rapido é (como qualquer outro flagship)..tudo o resto é pura fantasia…

          • Helder Vaz says:

            Jona, qual foi a parte do ir apanhar batatas que não percebeste!!!???
            Aproveita e leva o teu HTC para ouvir música enquanto apanhas as batatas!!!
            Já não tenho paciência para a tua ignorância!!!
            @ Pplware, ainda não bloquearam este user porquê? Acho que já chega de energúmenos a insultar neste forum!!!

          • Vítor M. says:

            Mas a pessoa em causa, tem algum comentário insultuoso? Se tiver apontem, dele ou de alguém que pode ter passado na moderação. Caso contrário, ideias diferentes, não são contra as regras, troquem argumentos ou então deixem passar a banda.

          • Jona says:

            Sr. Helder tudo de bom para ti. Tira proveito do teu “excelente” OP5, tenta é não inventar muito sobre o que tu não sabes.

        • Nitroglycerine says:

          Muito agronómica? Então não quero porque a minha área nada tem a ver com agronomia…
          Preferia que a aparência rimasse com ergonomia…

  21. PAULO G. says:

    Para os já utilizadores desta máquina e que gostam de foto e vídeo, que tal se comporta na prática com diferentes tipos de luz?
    Tenho visto várias comparações com os topos de gama conhecidos, em que fica um pouco atrás em certas situações, mas também à frente em outras… Sabendo que não há cameras perfeitas em todas as situações, como se comporta globalmente?
    Não considerando o Honor 9 e o Mi 6, por ter ecrã pequeno para mim, que me dizem os que já usam o op5 no capítulo das imagens obtidas?

  22. Jose Almeida says:

    Continuo a dizer. Publicidade ao que só vem da alfândega? Será que são masoquistas? Em muitos países ninguém quer um dispositivo só poque é mais barato, com todos as recentes novidades. Querem “SUPORTE”!!! CONCORDO,”chinesises”, etc,etc.etc…..

    • Tiago Pucarinho says:

      Alfândega???
      Como assim? não há aqui alfândegas. E o Suporte é considerado dos melhores ao momento, e há vários testemunhos. Ainda agora um colega só porque o led do lado direito ficava a brilhar um pouco, devido a um defeito da pelicula preta que está na parte de baixo vai ter a troca gratuita de um 3 para um 3t porque nos 5 dias que demorou a ir e a vir, onde trocou a capa trazeira, etc sem custos, essa parte não ficou totalmente resolvida… Melhor suporte, e mais rápido? não me parece 😉

      • Jona says:

        nao percebi…resolveram uma vez…e nao ficou resolvida…..logo é o melhor suporte do mundo?

        • AFontes says:

          O problema que o Tiago está a falar foi o problema que relatei noutro post, é impercetível na ROM oficial, basicamente acontece em custom ROMs quando é aumentada a intensidade do LED do botão, provavelmente fizeram uma substituição de algum dos componentes, flasharam OOS (ou reset se já tinha) e testaram, sendo que as instruções que qualquer marca tem é fazer a confirmação em cima da ROM oficial, quando chegou ele voltou a ver que o problema persistia e eles prontamente lhe pediram o equipamento para fazer a troca. Se não fosse dos melhores suportes, tinha-o mandado passear assim que dissesse que tinha flashado uma custom. Começa lá uma conversa com uma marca a dizer que verificas um problema numa custom ROM…

  23. jorge says:

    Não é defeito. É efeito.

  24. Filipe says:

    Pelo que tenho visto e lido na net, (e mais não posso comentar porque não experimentei o telemovel), este telemovel tem um desempenho fantástico, mas como tudo tem os seu problemas, espero que sejam resolvidos facilmente por update.

  25. Zundap3 says:

    Um pouco off-topic, estou a pensar em comprar um Op5 na página oficial deles. Sabem se o envio é da Europa ou vou ter problemas na alfândega? Obrigado a quem poder responder.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Blogs do Ano - Nomeado Inovação e Tecnologia