Análise: Monitor Philips Brilliance 258B com ligação USB Tipo-C
A Philips lançou o seu primeiro monitor a integrar uma ligação USB Tipo-C, que pretende oferecer ligações mais rápidas e versáteis ao utilizador.
Este monitor com resolução QHD de 25 polegadas chegou ao Pplware e, nas últimas semanas, não saiu da nossa mesa de trabalho. Hoje apresentamos-lhe toda a análise.
O Brilliance 258B (258B6QUEB QHD) é uma das mais recentes apostas da marca Philips no segmento dos monitores de topo e destaca-se pela inclusão da interface de comunicação USB Tipo-C, oferecendo assim ligações mais rápidas e versáteis.
Este monitor em análise tem 25", uma dimensão que acaba por ser ideal para trabalhar diariamente, de forma bastante produtiva. A resolução é QHD (2560 X 1440 píxeis), com proporção comum de 16:9, num painel AH-IPS. Este painel vem com acabamento anti-reflexo, brilho de 350 cd/m² e um tempo de resposta de 5 ms (GTG).
Na caixa, este monitor faz-se acompanhar de um cabo HDMI, de um cabo DisplayPort, um de áudio, o adaptador de corrente, um cabo USB Tipo-C e um USB A-C, um cabo VGA, um cabo DVI e o manual de instruções.
Especificações Gerais
- Tamanho do ecrã: 25"
- Brilho: 350 cd/㎡
- Contraste: 1000:1
- Resolução: 2560 x 1440 @ 60Hz
- Tipo de Painel: LCD AH-IPS
- Tempo de resposta: 5ms (GTG - "cinzento-para-cinzento")
- Área de Visualização Efectiva: 552,96 (H) x 311,04 (V)
- Cores suportadas: 16,7 milhões de cores (8 bits)
- Cabo de Sinal: HDMI, cabo de áudio, DisplayPort
- Entradas de Sinal: USB Tipo-C DVI-Dual Link (digital, HDCP), DisplayPort, HDMI (digital, HDCP)
- Ligações de output: Headphone Jack / Line in
- UBS: USB Type-C x1, USB 3.0 x 3 (1 com B.C.1.2)
- Som: 2W x2
- Potência stand-by (DPMS): 0,5 W
- Peso: 7 kg
Design
O Brilliance 258B é construído em plástico, com uma moldura muito fina. A base e suporte do ecrã são robustos e permitem o ajuste do monitor em altura, em rotação (na base e no ecrã) e inclinação.
Este monitor não tem qualquer botão físico, todos os seus botões são tácteis e estão colocados no canto inferior direito do monitor, para controlo total da sua operação.
As interfaces de comunicação estão todas colocadas na traseira. Conta com 1 porta ethernet, 3 portas USB 3.0, 1 porta USB Tipo-C, uma DisplayPort, 1 VGA, 1 HDMI 1 DisplayPort, 1 DVI e 2 portas de áudio (in e out).
Definições do monitor
As funcionalidades e opções do monitor são vastas e permitem uma personalização bastaste completa. Os modos pré-definidos adaptam-se bastante bem às diferentes situações, desde o trabalho à visualização de conteúdos multimédia. Na galeria de fotos abaixo encontra todas as funcionalidades deste Philips Brilliance 258B.
A produtividade num ecrã de 25" QHD
O monitor da Philips em análise tem um ecrã IPS, o que lhe proporciona uma qualidade de imagem de excelência, muito nítida e brilhante. A área de trabalho neste monitor é bastante grande e permite executar tarefas com o ecrã dividido na vertical de forma eficiente, obviamente, dependendo do tipo de tarefas que executa.
Além da produtividade no trabalho, este monitor revelou-se bastante interessante em modo de jogo e a ver filmes. No entanto, apresenta o problema comum a este tipo de monitores, os pretos que não são exibidos com uniformidade, havendo algum efeito de bleeding principalmente nos cantos do ecrã, tal como pode confirmar nas imagens abaixo.
USB Tipo-C
A interface de comunicação USB Tipo-C está a ser integrada no mundo da tecnologia de uma forma bastante consistente. Existem mesmo marcas que poderão abdicar muito em breve do USB Tipo-A, como a Apple. Só por esta tendência, a inclusão de uma ficha USB Tipo-C neste monitor é algo relevante.
Além da reversibilidade do conector, a velocidade de transmissão de imagem também é mais rápida que o USB Tipo-A, ainda que não seja perceptível em utilização comum. Este tipo de ficha acaba por ser ideal para ligação de computadores portáteis.
Veredicto
A qualidade de imagem e definição de conteúdos são as grandes vantagens deste monitor, mas a elas associa-se ainda o baixo consumo energético. No modo de utilização "Office", aquele com que trabalhei de forma mais confortável durante o tempo de análise, os valores de consumo eram na ordem dos 24W. O consumo mínimo registado foi de 18,8W, no modo Economy, o máximo foi de 37,3W no modo Game. Em modo manual, com o brilho no máximo foi atingido um consumo de 37W e com o brilho no mínimo de 18,3W. De notar ainda que o volume de áudio não influencia os consumos.
É no áudio que se encontra o aspecto negativo deste monitor. A qualidade de som pelos altifalantes não surpreende nada, apenas serve para "desenrascar" e se o áudio estiver ligado (sem estar a reproduzir), o transformador faz um ruído eléctrico que se torna incomodativo.
O monitor Brilliance 258B6QUEB QHD está disponível por cerca de 400€, um preço bastante justo face à sua qualidade.
O Pplware agradece à Philips a cedência do monitor 258B6QUEB para análise.
Este artigo tem mais de um ano
Uma questão, que não vi qualquer referência a ela. Para que serve uma porta ethernet num monitor?
Boa pergunta! Também gostava de saber!
E… já agora, a USB Tipo-C também serve para entrada de sinal de imagem? A partir de que dispositivos?
O monitor serve de HUB para 3 portas USB e uma ethernet. É apenas necessário ligar o USB Tipo-C ao computador, e todas as outras interfaces ficam disponíveis a partir do monitor. E sim, o USB Tipo-C serve de entrada de sinal de imagem, por exemplo, a partir de um computador portátil compatível, no nosso caso testámos com o Dell Precision 5510, aqui analisado, e funciona de forma perfeita.
Funciona também muito bem com o Mi Notebook Air 12.
Com uma única ligação, todos os periféricos da secretária ficam ligados (disco externo USB, rato+teclado e placa de som 5.1), ligação ethernet e ainda recebe carga a partir do monitor. É de facto uma ligação tudo-em-1, fantástica.
Imagina que sai um novo firmware para a TV, deve haver mais explicações
Presumo que ligando por USB-C, o monitor funcione como um hub USB + Ethernet.
Se tiveres um portátil que apenas tem portas USB-C, ligas ao monitor e ficas com uma porta ethernet.
E até pode ser possível recarregar o portátil através dessa mesma ligação.
O meu monitor é de 13.3″ e tem mais, 2560×1600 px.
o meu é 13.3″ e tem mais, 3200×1800 :p
E num 13.3″ até full hd chega PREFEITAMENTE…
Parabéns
tens um monitor?
Em termos de display settings no Windows trabalhou com 100% de scaling ou um scaling mais elevado (tipo 200% como surface pro 4)?
Trabalhei a 100%, o tamanho das letras é adequado para ler sem problemas, à distância normal.
Impossível. Num monitor de 27″ com a mesma resolução é aconselhado o aumento das fontes para 125%.
Podes até não o fazer mas a tua vista vai sofrer.
cópia do ASUS MX299Q ?
Uma questão, este monitor funcionando como HUB é possível ligar uma smartphone com Windows 10 mobile com suporte continuum directamente com cabo USB-C sem a display dock??
Pelo preço não se pedem milagres mas aquele bleeding é assustador, nas imagens escuras o sol deve brilhar nos cantos…
ASUS VG248QE