Análise iRobot Roomba 880… cuida do lar e até do ar!
As tarefas de limpeza são aborrecidas, pelo menos para a maioria das pessoas. É tempo que poderia ser aproveitado para algo muito mais interessante. Assim, colocar na tarefa de aspirar um aspirador autónomo parece-nos uma excelente ideia.
Querem uma sugestão? Pois muito bem, hoje deixamos a análise ao iRobot Roomba 880, um dos melhores do mercado a limpar sem queixumes e com um profissionalismo de alto gabarito. Vamos conhecer este robô prendado.
Existem muitos no mercado mas sabemos de antemão que a iRobot lidera o desenvolvimento deste tipo de equipamentos. Em cada nova série aplica evoluções nos dispositivos por forma a oferecer uma maior eficácia no que toca à limpeza.
Assim, este modelo da série 800, o Roomba 880, traz várias novidades que certamente vão convencer os mais cépticos.
Na caixa
A caixa do Roomba 880 é simples, traz o aspirador, a base de carregamento e o cabo de ligação à rede eléctrica. Ponto, não traz mais nada e não precisa, pois do resto o equipamento dá conta.
Contudo, esta é a versão "light". Há uma versão que adiciona uma "parede virtual" e um comando remoto.
Pontos fortes
|
Pontos menos fortes
|
Características
Aqui é onde podemos desde já perceber que este modelo é especial. Há um salto considerável para os modelos anterior.
- Tipo de Aspirador: 1 iRobot Roomba 880
- Bateria: Ni-MH iRobot XLife de 3000mAh com autonomia para mais de 2 horas de trabalho
- Base de carga: indução
- Filtros de ar: sistema HEPA
- Nível de ruído: 85db
- Dimensões: 35.5 X 35.3 X 9.2 cm
- Peso: 3.8 kg
Aqui há algumas considerações a fazer. Primeiro o nível de ruído, este deveria ser ligeiramente menor em acção em pisos mais duros. Incomoda, embora não seja um ruído insuportável, mas não pode de certeza estar, em simultâneo, cómodo a ver TV. Já em cima de carpetes, alcatifas ou tapetes, o nível é menor, podendo ser tolerado mais facilmente.
Bateria iRobot XLife
É importante destacar a bateria pela evolução sofrida. A série 800 recebeu um novo modelo de bateria, o iRobot XLife, esta novidade vem aumentar consideravelmente o desempenho do aspirador.
Em vários artigos anteriores sobre este assunto, fomos abordados com várias questões sobre a bateria, a mais frequente questionava a durabilidade da mesma e se havia substituição da bateria. Para percebermos um pouco mais sobre este componente podemos dizer que esta nova série traz um bateria de Ni-MH ou, mais correctamente, uma bateria de hidreto metálico de níquel. Ora, é possível facilmente encontrar no mercado (até mesmo na loja online da marca) uma bateria de substituição, quando os 400 ciclos da original estiverem gastos.
Curiosamente, esta bateria é composta por 12 pilhas agrupadas que formam a unidade de energia do aspirador.
Dica: se nalguma altura tiver de deixar muito o tempo o Roomba sem trabalhar (férias por ex.), carregue a bateria totalmente, retire a mesma do Roomba, guarde-a num local fresco e seco, isso irá fazer com que a bateria e o próprio equipamento durem mais tempo.
Reservatório e Filtros
Outra das novidades é o aumento da capacidade do reservatório de lixo. Está maior e também mais fácil de limpar.
E para quem tem animais em casa, vai ver que é muito importante esta nova porta de acesso. Testámos compulsivamente o aspirador num ambiente de pelos de cão onde o trabalho era praticamente insistir na limpeza dos pelos que se acumulavam numa determinada área. Esta acção mostrou a força de sucção e o poder de compactação do lixo no depósito, armazenando mais.
Quando está cheio, o Roomba avisa, de forma sonora e luminosa, que tem o deposito cheio.
Os filtros estão a cargo do sistema HEPA.
Os filtros HEPA são compostos por uma malha de fibras dispostas aleatoriamente. As fibras são compostas de fibra de vidro, com diâmetros entre 0,5 e 2 µm. Os factores mais importantes a considerar num filtro HEPA são o diâmetro das fibras, a espessura do filtro e a velocidade das partículas.
O espaço entre as fibras é muito maior do que 0,3 µm, mas é incorrecto o senso comum de que o filtro HEPA funciona como uma peneira, em que partículas menores do que a maior abertura podem passar por ele. Ao contrário dos filtros de membrana, em que partículas com a mesma largura da distância entre as fibras, os filtros HEPA são projectados para reter contaminantes e partículas muito menores.
Design
Não podemos, hoje em dia, dissociar o aspecto da performance. Gostamos de gastar dinheiro também em equipamentos bonitos, bem conseguidos em termos de design.
Nesse aspecto, este Roomba está muito sóbrio, linhas rejuvenescidas mas dentro do estilo da iRobot já bastante conhecida no mercado. O negro dos plásticos contrastam com os LEDs de várias cores que podem ser vistos no normal funcionamento. As transparências nos menus dão um toque inovador ao equipamento. Não parecendo, os olhos também "comem"... e decidem!
Programação
O Roomba 880 permite que o utilizador o programe para num determinado dia a uma determinada hora o início da sua actividade autonomamente. Para isso é importante que, ao retirar da caixa e colocar a carregar pela primeira vez, seja programada a hora certa e o dia da semana.
Gostámos da facilidade proporcionada pelos botões do Roomba 880. Com eles podemos definir manualmente a limpeza com intervalos regulares, horários específicos e salas específicas.
Manutenção
Não se engane. Embora o robô seja autónomo, aspire sem necessidade da sua presença, carrega as baterias sem o seu auxílio... há coisas que vai ter de fazer, uma manutenção de vez em quando tem de ser.
Basicamente a culpa é sua. Embora esta série use rolos de silicone e não escovas, como as séries anteriores, tal como pode ver na imagem em cima, os cabelos e outro tipo de fragmentos, acumulam-se nas partes mecânicas e devem ter a sua atenção. O acumular destes resíduos junto aos rolamentos e outras áreas de fricção, leva a um desgaste acelerado e até mesmo à destruição de componentes.
Esta série 800 traz duas patilhas amarelas que libertam o acesso ao rolos que podem ser removidos, limpos e lavados. Verá que ganha anos de vida. Outro elemento que deverá remover é a escova de cantos, os cabelos enrolam-se no motor e prejudicam o seu desempenho. Remova o parafuso e limpe. Há também esta peça para ser substituída, caso parta ou apresente já grande desgaste (o que vai demorar bastante a acontecer).
Conclusão
Dos vários robôs aspiradores que já testámos, este foi o melhor no que toca ao seu conjunto, isto é, no que toca à qualidade da limpeza, ao tempo de autonomia, aos materiais usados e à qualidade dos sensores. É de facto uma aposta segura para nossas casas, ainda mais porque se arruma facilmente e não damos conta do espaço que ocupa. Já pensou que o pode guardar debaixo de um móvel?
É muito seguro, tem um comportamento que agrada enquanto utensílio de limpeza com capacidade de decisão autónoma. Praticamente foi usado cá em casa todos os dias, isto porque é uma limpeza chegar a casa ao final de um dia e não ver os pelos de uma Labrador espalhados pelo chão. Não ter areias dos sapatos ou o cotão normal de uma casa. Como tem uma agenda programada, basta ligar à hora que não está ninguém em casa e o serviço é feito sem reclamações.
O preço?
O preço não é caro, mas obviamente que o nosso bolso vai reclamar, pois temos de despender cerca de 700 euros e... são sempre valores que devem ser bem pensados. Vale cada euros, isso também é uma verdade, quer pelo serviço prestado, quer pela longevidade de materiais propostos.
Resta-nos agradecer à Cleverhouse pelo envio do equipamento que tem sido um aliado fiel contra o lixo.
Este artigo tem mais de um ano
Um dia ainda vou comprar uma porcaria destas…
Não entendo porque teimam em colocar baterias de Ni-MH (da idade da pedra… portanto), em detrimento das Li-ion, em aspiradores do género.
Quanto às funcionalidades parece excelente… mas infelizmente, a bateria… 🙁
Talvez pelo medo que ainda existe em alguns fabricantes no uso de Li-ion para algumas utilizações.
Eu já vi uma a arder e não é engraçado.
Mas percebo o teu comentario, são mais leves, mais pequenas e menos problemáticas com as rotinas de carregamento
a probabilidade de ela arder é muito reduzido, principalmente se for uma bateria de boa qualidade… vamos a ver o que dá…
Esse “i” no inicio me faz lembrar uma marca que conheço…
Boa tarde a todos.
Estou de olho nesse aspirador aliens a 6 anos, venho observando sua evolução, e eu quero 3 desses aqui dentro de minha casa, o que sei é que esses aspiradores irão virar mania mundial, essa é uma tecnologia muito bem vinda, espero você Roomba em breve, as portas de minha casa estará aberta.
Perfeita a matéria parabéns PPLWARE.
So lhe falta ter um deposito ‘grande’ incorporado na estação de carga, ha semelhança de um outro que ja testaram…ou este não tem por ser versão light?
Gostei do teste ao pelo de cão 😉
Alguém sabe se este robô já possui algum tipo de inteligência que não seja do tipo reactiva?
Ao preço que andam os sensores já podiam ter feito algo que tivesse um pequeno sonar e soubesse o sitio por onde já passou…
E sabe, o algoritmo de navegação da irobot, diria que é dos melhores que existe neste momento. Pode parecer que são movimentos aleatorios, mas no final da jornada, não fica nada de fora.
Boa noite
Tenho um 770 e só posso recomendar a todos. Aspira muito bem e geralmente não me deixa ficar mal pois consegue achar a base para se recarregar.
O único problema é que, para ser eficiente, exige uma certa adaptação em termos de arrumação geral , principalmente cabos espalhados.
Valeu cada cêntimo, principalmente porque consegui comprar numa boa promoção online.
Olá Nuno.
Não se enrola com os tapetes? Tem facilidade em aspirar se ter de o ajudar?
Boas Francisco
Tenho exactamente a mesma série e confirmo que não se enrola nos tapetes…. aliás sobe os mesmos sem dificuldade.
Como já foi referido tem é que se ter uma casa em que ele consiga manobrar e ir a todo lado. (moveis suspensos é o ideal e cablagens todas bem fixas)
Aconselho a toda a gente a ter um… principalmente que tem animais de estimação (gato, cães, furões….)
Sou um gajo que deixa bue coisas no chão… roupa e afins… isso é um problema certo?
Bem ele faz um calculo de area mas não é muito eficaz. Tenho o 780 na minha empresa e o 880 em casa e é um grande salto no desempenho. Agora se queres uma coisa a sério, espera talvez até ao Natal e podes desembolsar cerca de 900€ na série 900. Já está à venda na América e é um must. Quem quiser espreitar o link é este: http://mstore.irobot.com//irobot-roomba-980/product.jsp?productId=68167956
Tenho um 760 e vale bem a pena, até a assistência técnica é 5 estrelas!
Boas
Com quem é que entras em contacto para a assistência técnica!?
Precisava de comprar umas escovas novas e só conheço ebay 🙂
Ando há uns meses a ver o que existe neste mercado.
Reparei que vocês fizeram análise a dois modelos de marcas diferente, qual na vossa opinião é o melhor?
Que dizem dos da Vileda?
Óptimo artigo, obrigado.
O da Vileda não conheço de testar, conheço de uma amiga ter um e diz que cumpre, mas pessoalmente acho que está longe deste campeonato… só testando.
Este, dos vários que testamos, para mim é o melhor até ao momento.
Cabe-me dizer que o 880, contém sim na caixa, 2 virtual lighthouses\walls.
Tenho este modelo lá por casa há cerca de um ano, e digo-vos que é um descanso, principalmente para quem tem animais. Não tenho nada a reclamar quanto à aspiração que faz. Não é o robot mais inteligente, funciona melhor divisão a divisão, isto é, não faz as divisões todas da casa, perdendo-se um pouco se o pusermos a andar pela casa toda. No entanto acho esta análise um pouco desatualizada, ainda que bastante válida para a maioria das pessoas, uma vez que o novo modelo, o 980, acabou de sair e este sim promete imenso! O Roomba 980 é mais “inteligente” a nível de mapeamento de divisões uma vez que já traz uma câmara. Tem também ligação à internet e uma app que o controla remotamente via web. De qualquer forma parabéns pela a análise e atenção aos preço que adquirem o equipamento, pois paguei menos 90 euros do valor indicado, há um ano atrás.
Eu tenho um idoitmyself de 1983. Limpa, lava, arruma, leva o lixo e passeia o cão. Muito fixe…
Está na altura de te actualizares não?! 🙂
Experimenta… vais gostar…
Estava mais a pensar num Dyson 360 Eye.
Já conheço este equipamento desde o seu início, pois acompanhava a iRobot Corporation no NASDAQ ainda quando apenas desenvolvia equipamentos militares.
É um bom começo esta entrada nos objetos de consumo doméstico. No entanto ainda está muito longe do que ambiciono.
Só funciona divisão a divisão e tem de estar tudo preparado e livre para o seu trabalho, nada de portas abertas, cadeiras encostadas a paredes ou outros objetos que lhe impeçam o deslocamento.
A “Maria” faz sempre um trabalho melhor e mais rápido.
A ideia de sairmos de casa e quando chegarmos está tudo limpo e arrumado ainda não é para o iRobot ou outro equivalente.
Nota-se que o novo modelo já evoluiu seguindo a tendência global (a internet das coisas) e isso é positivo, mas ainda não vai abrir e fechar portas (limpando o lixo a traz da porta) passando de divisão em divisão, deslocando cadeiras encostadas a paredes ou a móveis, apanhando uma peça de roupa deixada no chão…
Do meu ponto de vista é ainda muito lenta a passagem da tecnologia disponível para o consumidor, não sei de forma propositada, doseando intencionalmente afim de permitir o lançamento de novos modelos forçando dessa forma o consumidor a comprar um novo modelo, ou se para ir construindo a habituação do consumidor à tecnologia.
A verdade é que muitos dos equipamentos que possuo em casa já podiam estar ligados em rede e com controlo domótico no meu PC. E falo inclusivamente nos robots de cozinha que utilizo para cozinhar, que sendo programáveis, podiam muito bem ser monitorizados e controlados no meu PC/Tablet/smartphone.
Veremos o que o futuro nos espera, mas ainda temos muito que desbravar, apesar de vermos uma crescente evolução ao nível da domótica!!!
Achei o anterior que aqui apresentaram, que até tem uma estação para descarga do lixo bem mais interessante e é mais barato 200 euros, não lembro agora a marca, é qualquer coisa que acaba em 79.
Há, fui ver acima e vi a marca, é o DEEBOT 7
Minha única dúvida sobre este robô da série 800 em relação a serie anterior 700, é sobre este mecanismo novo (rolos em vez de escovas) diferente na série 700. Primeiramente ele é realmente durável, mantém a eficiência com o passar do tempo, não se deforma? Depois faz o mesmo trabalho de uma escova, digo de varrer o chão como uma escova e não como um artefato de “borracha” (seria como eu tentar varrer um piso fazendo uso de um rodo, por mais plano que seja o piso sempre existem irregularidades que a escova consegue atacar melhor, por ser composta por cerdas). Tenho vontade de comprar um desses robôs, mas eu fico sempre em dúvida entre a série 700 e a 800 devido a este fato. Eu entendo que a manutenção na serie 800 é melhor do que na serie 700 e a capacidade de aspiração também, por isso. É um sistema bastante inovador este de rolos, eu não vejo outras empresas com experiência na área a utiliza-lo (neato, dyson…), motivo da duvida. Caso alguém que tenha um dos robôs ou se tiver os dois, eu seria grato por uma análise neste sentido.
Boa tarde
Uma questão: e como é com as carpetes? Sobe-as?
Esta é uma duvida que ainda tenho. De resto, estou convencida
boa tarde,
Eu tenho o modelo 620 e posso dizer que estou muito satisfeito, superou as minhas espectativas realmente neste momento já não estou a ver a minha casa sem ele, já faz parte da família 🙂 e foi preparando a casa sempre a pensar no roomba (sofás com uns pé mais altos, menos cabos no chão, etc…)
Fiz um pequeno upgrade no roomba e deve ter sido o melhor investimento que fiz. Comprei uma placa que o liga a internet e tem uma app que consigo controlar o roomba em qualquer parte. Essa aplicação também nos dá a informação se já temos o deposito do lixo cheio, podemos ter a opção de “Max Cleaning” que é uma limpeza até quase esgotar a baterias (no meu faz quase 2 horas de limpeza), podemos programar os dias de limpeza como as horas para começar, também tem opção de geolocalização para quando nos afastamos da nossa casa ele começa a limpar e quando estamos a chegar a casa ele volta de novo para a base… e tem muitas mais opções… e esta placa da para vários modelos da IROBOT
http://www.thinkingcleaner.com/ gostei e acho que vale apena o investimento…