Análise: HP ENVY 15-ep0017np! Poder e muita elegância
Artigo patrocinado: |
Numa altura de grande procura por computadores portáteis, a HP apresenta uma proposta muito interessante com uma excelente relação qualidade/preço. O HP ENVY Laptop 15-ep0017np é um portátil super elegante, muito fino e com uma qualidade de construção exímia.
Contudo, não nos deixemos encadear pelo exterior, pois o poder está no seu interior. Venha saber tudo sobre este computador.
Apresentação
Dando continuidade ao seu percurso, a HP tem agora uma nova oferta no segmento dos portáteis. Falamos do novo HP ENVY Laptop 15-ep0017np, um portátil convencional artilhado com componentes de alta gama.
Numa primeira análise, percebemos que se trata de um equipamento que foi pensado ao pormenor e que tem na sua construção materiais resistentes e que, ao mesmo tempo, o tornam bastante elegante e leve (tendo em conta a sua dimensão).
O que traz na caixa
A caixa traz-nos o computador (protegido por uma bolsa antiestática), o carregador de 150W e ainda alguns manuais de utilização em papel.
O carregador destaca-se por ser bastante diferente dos convencionais. É mais pequeno, arredondado e pode mesmo ser considerada uma peça mais bonita.
A máquina vem equipada com o Windows 10 que permite tirar todo o potencial do hardware.
Especificações do HP ENVY Laptop 15-ep0017np
- Processador: Intel Core i7-10750H hexa-core de 10º geração a trabalhar numa frequência base de 2,6 GHz, podendo chegar aos 5GHz em momentos de maior necessidade. Tem ainda 12MB de cache L3
- Sistema operativo: Windows 10 Home
- Memória RAM: Dois módulos DDR4 cada um de 8GB a trabalhar numa frequência de 2933 MHz, o que totaliza 16GB
- Tipo de memória RAM: DDR4
- Ecrã: 15,6 polegadas
- Resolução: 1920 x 1080
- Tipo de ecrã: IPS FHD Anti-Reflexo 400 nits
- Vídeo até 6K, ray tracing e assistência através de IA
- Câmara frontal: HD
- A câmara frontal HP Wide Vision possui um amplo ângulo de visão de 88º o que permite realizar videochamadas com toda a família ou grupo de amigos com uma nitidez impressionante
- Armazenamento Interno: SSD NVem 1 TB
- Placa gráfica: Nvidia GeForce GTX 1650 Ti com 4GB dedicados
- Capacidade bateria: 83 Wh
- Tipo de bateria: Polímeros de lítio
- Número de células da bateria: 6
- Autonomia até 18 horas e 15 minutos de autonomia
- Colunas: 2 Bang & Olufsen
- Cor: prateado
- Peso: 2,14 Kg
- Dimensões (LxAxP): 35,79 x 23,68 x 1,84 cm
- Ligações: 2x Type C; 2x USB 3.1; 1x HDMI; 1x Áudio 3,5 mm
- Bluetooth: v5.0
- Wi-Fi 6
Design, conforto e ergonomia
Conforme referimos, a HP fez um excelente trabalho com as suas máquinas apresentadas nos últimos meses. Como tal, este portátil ENVY Laptop 15-ep0017np apresenta um corpo de alumínio que pesa 2,14 kg e tem as seguintes dimensões 35,79 x 23,68 x 1,84 cm.
Ok, provavelmente vai dizer que não é propriamente um peso pluma, mas isso tem uma razão de ser. Basta olharmos para o hardware no seu interior.
No geral, percebe-se facilmente que o ENVY Laptop 15-ep0017np foi todo pensado ao pormenor e a escolha dos materiais de construção acertada. Esta é também uma máquina confortável para trabalho e lazer.
Um aspeto que devemos ter atenção é na qualidade das dobradiças. Depois de alguns testes de stress, as dobradiças não ganharam qualquer folga, continuaram a funcionar suavemente. A tampa, uma vez aberta, apresenta uma fina moldura, com a câmara e os leds no topo da moldura (o lugar correto para este componente). A moldura é mais larga na parte inferior, onde é também apresentado o símbolo da HP.
Outro ponto interessante é a forma como o painel inferior foi desenhado. Este revela umas aberturas relativamente grandes, com dois altifalantes, para uma reprodução de som, com relativa qualidade para o segmento.
A ventilação dos componentes no interior é feita através de dois cortes na parte de trás e outro no lado direito do dispositivo.
Também devemos mencionar que o fecho da tampa não deve obstruir o arrefecimento, uma vez que o ar é ligeiramente dirigido para um ângulo em direção à secretária.
Teclado e funcionalidades
O teclado é retroiluminado com uma configuração básica, sem teclado numérico destacado. Ladeado, este teclado tem duas saídas de ar que ajudam a propagar o som dos altifalantes.
Destaque para o leitor de impressões digitais que se encontra ao lado das teclas de setas, e a pouco convencional localização do botão de ligar/desligar que se encontra na parte superior do teclado.
Mantenha a privacidade e a confidencialidade com um obturador da câmara e um botão de desativação do microfone que é disponibilizado no próprio teclado.
Provavelmente, em cima, quando falamos no conforto, achou estranho a abordagem desta característica. A verdade é que atualmente passamos horas (por vezes a mais) “agarrados” aos computadores e quanto mais confortáveis, menos nos sentimos desgastados.
Portanto, em termos de "conforto", o teclado é ótimo, uma vez que oferece uma boa sensação de pressão, assim como um bom feedback ao clique.
De referir também que quase não há flexibilidade do teclado. Igualmente impressionante é o touchpad. Tem uma superfície de vidro, que proporciona um deslizamento incrivelmente suave e um seguimento muito preciso.
Qualidade de ecrã
O HP ENVY Laptop 15-ep0017np possui um ecrã luminoso de alta definição, com 39,6 cm (15,6 pol.) integrado numa moldura fina, que lhe permite apresentar e partilhar as suas criações com cores realistas e detalhes precisos.
O ecrã tem uma resolução FHD (1920 x 108 0) e um brilho de 400 nits. A densidade de pixels é 142 ppi.
Interfaces/Portas
No lado esquerdo, há a porta de carregamento, seguida por uma porta HDMI e duas interfaces USB tipo C. Do lado direto existe uma interface USB Type-A 3.2 e também uma porta de áudio 3,5 mm.
Desempenho
Esta é sempre uma característica fundamental em qualquer máquina. Como referimos, com conjunto de componentes que equipam este HP ENVY Laptop 15-ep0017np facilmente percebemos que se trata de uma máquina super poderosa e com tecnologia de ponta.
No coração desta máquina está um CPU Intel i7-10750H, com uma frequência de relógio base de 2,6 GHz que pode chegar aos 5Ghz. Tem ainda tecnologia Turbo Boost, 12 MB de memória cache L3 e 6 núcleos.
A GPU é uma Nvidia GeForce GTX 1650 Ti com 4GB dedicados. Vem com 16 GB de memória RAM DDR4-2933 SDRAM e tem uma drive SSD de 1 TB.
A combinação poderosa do processador Intel Core e memória e armazenamento amplos dão vida à sua visão criativa mais rápido do que nunca. Através do sensor térmico de infravermelhos e o HP Command Center, pode personalizar o desempenho, a velocidade da ventoinha e a temperatura externa para dar resposta às suas necessidades criativas.
Benchmarks
Durante os diversos testes realizados no software 3DMark obtivemos uma pontuação geral no Time Spy de 3914, quando a pontuação de CPU fora de 6405, algo expectável tendo em conta o processador com que este computador vem equipado, já na questão de GPU aqui obtivemos uma pontuação de 3663 algo normal, pois estamos perante um placa gráfica intermediária.
Veja o vídeo da nossa análise...
Veredito
Em suma, estamos claramente perante uma máquina voltada para a produtividade e lazer. Todo o seu chassi é elegante e feito de alumínio algo bastante positivo, pois ajuda na dissipação do calor de forma passiva, o seu teclado retroiluminado permite facilmente manter um bom ritmo de escrita mesmo em ambientes com pouca luminosidade, este conta com apenas 2,14kg proporcionando assim uma experiência agradável no momento de o transportar.
Os altifalantes criam uma boa envolvência de som, sendo este de boa qualidade.
No que diz respeito ao ecrã e sendo este IPS podemos esperar cores sempre vivas e fidedignas, as bordas que o rodeiam são mínimas o que ajuda bastante a manter um aspeto clean.
Relativamente ao desempenho podemos considerar que está à altura das mais diversas tarefas, é capaz de rodar alguns títulos tranquilamente como CS:GO, Fortnite, entre outros, contudo o seu foco está claro não ser gaming e sim a realização de tarefas que visam a produtividade.
Este equipamento é possível ser encontrado nas lojas nacionais por cerca de 1500€.
Este artigo tem mais de um ano
1500€ com uma gtx 1650ti, não sei se será um pouco caro…….
tem imensos portateis por menos de mil e melhores… mas já sabemos como funciona artigos pagos
Concordo, é um preço absurdo.
Um portátil de topo só com windows 10 home é ridículo.
É um HP, não é preciso dizer mais nada. Nem com uma vara de 3 metros me aproximo dos portáteis dessa marca.
Olha que até são bons, a bateria costuma ser boa, tinha em casa um pequeno de 14 polegadas dos mais baratos e a construção até é resistente.
Já o novo lenovo que veio substituir nem perto lá chega.
Deve ser uma questão de sorte/azar. Tive dois hp e avariaram passado pouco mais de 2 anos. O meu irmão teve um e avariou novo.
Neste momento a minha mulher tem um Lenovo já há um ano e ainda funciona perfeitamente… “bate na madeira”
Comprei este por 1200 na pc diga, e estou satisfeito, excelente ecrã para o preço, performance espetacular para o volume e construção do portátil. Tenho usado o hp nos últimos 3 meses sem problemas e o meu antigo, um 8740w, depois de 10 anos ainda trabalha. É uma questão de sorte infelizmente conheço pessoas com experiencias semelhantes à sua, mas essas costumam ter problemas com as gamas mais baratas e não as melhores/mais caras. Se calhar deviam mas é prestar o mesmo suporte e controlo de qualidade a todas as gamas, seja um elitebook ou um pavillion…
Tenho tipo uma boa experiência com a marca, contudo, actualmente trabalho com um HP Omen e, não tendo nada a dizer do computador em si a não ser bem, o mesmo já não acontece com o carregador (que é igualzinho ao da foto, pelo menos exteriormente). De vez em quando tem a mania de deixar de fornecer corrente, e a bateria entra em acção. Dado o uso que o portátil tem, é defeito de fabrico, o que não esperava da HP, dado que o omen não foi barato.
tenho um hp que custou 650 com uma 1650 e um i5 9300h… para o valor maquinão, nunca deu problemas.. o problema não é a marca em sim mas os componentes que são usados!
HP é HP!
Do melhor que há! Tenho um de 2014. Pus-lhe um disco SSD e renasceu. Nunca teve avarias.
Só o disco é que era um problema…. 🙂
Se tivesse AMD Ryzen 7 5800H com NVIDIA GeForce RTX 3060 ou 3070, era indivíduo para comprar.
Pena não existirirem muitos portáteis com AMD Ryzen 7 5800H ainda. :\
HP Pavilion Gaming Laptop 15-ec2003np só não tem a RTX mas tem o 5800H
O HP Omen está oferecendo justamente isso
concordo 100% consigo
Mas nesse caso o preço já não seria só 1500€
18 horas de autonomia??!! Nem em idle faz perto disso. Nem 5 horas faz com utilização moderada. Mas isso pouco importa num portátil destes que é um maquinão só é pena o barulho que as ventoinhas fazem quando se puxa um pouco pelo processador ou pela gráfica.
Eu comprei um tenho usado este portátil nos últimos 3 meses, e consigo 8 horas de bateria em produtividade, mas quando a gtx entra em ação espero cerca de 3\4 horas
Não sei se hp ainda da continua com o problema de aquecerem muito. Tenho um hp de 2019 i5 8265u e uma mx110 2gb e estar a usar Autocad já tá em 50°c o cpu até tenho medo de terem posto pasta térmica fraca qualidade. Num hp antigo mudaram me a pasta térmica e 65°c se estiver a puxar bem
É certamente uma questão de sorte:
– Um HP 7 anos, ao fim de 2, problemas graves de ecrã;
– Um HP 12 anos, ao fim de 3 anos, problemas de ecrã;
– Um HP 1 mês, ao fim desse tempo, problemas de ecrã;
– Um Acer 20 anos, nem um único problema, ainda funciona com Linux;
– Um Asus 4 anos sem problemas;
– Um Lenovo Legion, ao fim de 10 meses, as teclas perdem a “tinta”. Espantem-se, contra a lei portuguesa, cuja garantia protege o aparelho na íntegra, a Lenovo afirma que o teclado não está protegido pela mesma.
Nota: Apesar dos problemas, a HP sempre mostrou disponibilidade para resolver. A dada altura uma avaria com uma impressora ao fim de um ano, resultou na troca imediata do aparelho.
Assim sendo, apesar das avarias, em alguns casos graves, pela minha experiência, a HP foi a única digna de confiança. Não posso falar das marcas com as quais, até à data não tive problemas.
Tive um HP e nem a dois anos chegou…
A minha mulher teve um HP, avariou na garantia, deram outro hp, que avariou na garantia e chateou-se com PCs e comprou um Mac.
Agora, eu tenho um Packard Bell com 11 anos que o primeiro problema que teve foi o disco ter ido à vida no ano passado e foi substituído por um SSD. Está a trabalhar muito bem. Além disso, veio a rebolar das escadas do segundo andar ao primeiro e só partiu uma dobra no ecrã.
Sem o teclado numérico, fica banal. Não serve para quem trabalha com contabilidades. E é caro.
intel… lol…
Eu so tive ibm e mac, mas uma boa marca é o asus,
Por acaso ASUS é uma marca que aprecio. Tenho o zenphone 5 e é top ainda este tempo todo. O meu proximo pc pode vir a ser da Asus, mas da linha ROG, outra marca que aprecio, mas nunca teste é a Razer.
Também tenho um PB e já perdi a conta dos anos, está ligado 24 horas e ainda funciona.
Um HP pavilion i5 10 anos, trabalhando 10h por dia. Sem problemas. o anterior, 10 anos, sem problemas, ainda trabalha se quiser. Não percebo a luta de marcas, todas são “mais ou menos”. mas uns tem mais sorte com uma marca que outros.
Exatamente, nem mais.
Que exagero de preço! Não tem hardware que o justifique.