Análise: Google Pixel 7 Pro – O verdadeiro concorrente ao iPhone?
O Google Pixel 7 e a sua versão Pro chegaram ao mercado como uma afirmação da Google no segmento de topo dos smartphones, equipados com o um SoC desenhado especialmente para tirar o máximo partido do Android. A versão do Google Pixel 7 Pro esteve em testes durante várias semanas e há uma questão que se impõe: terá a Google criado finalmente um verdadeiro concorrente ao iPhone?
Características gerais
O Pixel 7 Pro é apresentado com um ecrã de 6,7” pOLED com taxa de atualização variável (10-120Hz), resolução QHD+ de 3120x1440 píxeis, 1500nits e suporte HDR. A protegê-lo temos o vidro Corning Gorilla Glass Victus.
No campo do SoC existe o Google Tensor G2 que possui dois ARM Cortex-X1 a 2.85 GHz, dois ARM Cortex-A78 a 2.35 GHz e quatro núcleos ARM Cortex-A55 a 1.8 GHz. No campo gráfico temos o ARM Mali G710 MP07. A Google incluiu ainda no smartphone um processador focado na inteligência artificial que lhe permite fazer magia na edição de fotos entre outros.
Para alimentar esta maquina existe uma bateria de 5000mAh com carregamento rápido a 30W (50% em 30minutos, segundo a fabricante) e wireless charging.
Mas um dos elementos onde este novo Pixel faz a diferença é no agrupamento de câmaras que apresenta. Como principal há uma câmara de 50MP com abertura f/1.85 e estabilização ótica de imagem. A lente ultra grande angular chega com 12MP e f2/2 a 125º de campo de visão e abertura f/2.2. Para finalizar, a câmara telefoto, que também possui OIS permite fotos com 48MP e 5x zoom ótico. A câmara frontal tem com 10,8 MP abertura f/22 e um campo de visão de 92,8º.
Construção e design
Ainda que mantendo as linhas principais dos modelos dos smartphones Pixel anteriores, no Pixel 7 Pro é notória uma melhoria em termos de construção e design.
Os elementos em alumínio, o próprio ecrã de grandes dimensões e a traseira lisa e suave, são fatores-chave para tal. O smartphone tem 162,9 x 76,6 x 8,9 mm de dimensões e pesa 212 g.
Na traseira as câmaras estão posicionadas numa moldura metálica que atravessa todo o smartphone, e onde ainda se encontra um microfone e o flashLED. Na lateral direita, existem os botões de volume e power.
Em cima, a fabricante colocou a ranhura para cartões e microfone e, em baixo, os altifalantes e a porta USB Tipo-C. O sensor de impressões digitais está colocado no ecrã.
O ecrã
O ecrã deste Pixel 7Pro tem tecnologia AMOLED com resolução 3120x1440 píxeis (QHD+), com taxa de atualização adaptável que pode variar entre os 10 e os 120Hz. Apresenta um brilho máximo de 1500nits (mais 25% que o seu antecessor).
Tal como no ano anterior na edição Pro, os cantos continuam arredondados, no entanto, a pedido dos utilizadores, a Google reduziu o ângulo da curvatura. Isto resulta num equipamento mais fácil de segurar e manusear.
Performance
O Google Tensor G2 é o sucessor do Tensor do ano passado, um SoC feito especificamente para os smartphones Pixel e criados pela Google. Uma grande diferença entre este processador e um Qualcomm, MediaTek ou o Exynos é que o Tensor é feito para o Software e o software otimizado ao máximo para este processador.
O processador Tensor G2 não consegue apresentar os melhores resultados de benchmarks, mas a verdade é que os benchmarks não representam sempre a velocidade no mundo real, e é aí que este Tensor quer fazer a diferença. A Google não pretende ter a melhor pontuação num ou noutro teste de desempenho. Pretende, sim, criar a melhor experiência possível para os seus utilizadores e, sem dúvida, que o consegue fazer.
Câmaras
Com três câmaras traseiras de alta qualidade aliadas a engenharia de processamento de imagens desenvolvida pela Google, o Pixel 7 Pro é capaz de excelentes fotografias e vídeos em qualquer cenário. A câmara principal tem 50MP e estabilização ótica de imagem, o que permite captar fotos nítidas mesmo em condições de pouca luz. A completar o conjunto de câmaras traseiras, o píxel dispõe ainda de uma câmara ultra-wide de 12MP e uma telefoto de 48MP que dão uma grande flexibilidade na altura de captar qualquer momento.
A câmara frontal possui uma resolução de 10 MP e recursos como deteção de sorriso e modo retrato. Este conjunto de câmaras e de software atira diretamente o Pixel 7 Pro para o segundo lugar do ranking de melhores câmaras de telemóveis, realizado pela DXOMARK.
Aliado a isto, a Google junta um software com recursos como reconhecimento de cenas, modo noturno, modo retrato e muitos mais, para melhorar a qualidade das fotografias, com um alinhamento muito bem conseguido entre as câmaras, o software e o processador.
Em seguida, são apresentados vários exemplos de fotos captadas com o Google Pixel 7 Pro.
Modo retrato
À noite
Com Zoom
Interface: O Android 13
O Pixel 7 Pro já vem com a última versão do Android 13 instalada e permite para os mais corajosos de forma simples instalar as versões Beta lançadas pela Google.
Apesar de o Android 13 estar disponível em vários dispositivos, a Google decidiu desenvolver funcionalidades que estão apenas disponíveis nos pixeis e algumas até mesmo só no Pixel 7 Pro. At a Glance, por exemplo, permite que, de forma automática, seja visível no ecrã principal e ecrã de bloqueio informações relevantes contextuais como a meteorologia para o dia, a bateria dos dispositivos ligados, ou até o próximo evento no calendário.
O Pixel também apresenta como funcionalidade exclusiva a capacidade de transcrever mensagens de áudio enviadas pela app de Mensagens do Google. A juntar ainda às funcionalidades exclusivas, existe a app Google Recorder, que transcreve voz para texto de forma perfeita, que nos Pixel 7 e 7 Pro consegue distinguir entre diferentes vozes.
Nas funcionalidades relacionadas com as capacidades fotográficas, a Google tem modos exclusivos para os smartphones como o unblur de fotos, modo noturno e zoom.
Outra funcionalidade exclusiva é o modo Bedtime que permite configurar o funcionamento do seu smartphone enquanto dorme e regista a tosse e o ressonar, dando indicações importantes sobre a sua qualidade do sono que pode permitir identificar doenças como apneia do sono. Para detetar a tosse e o ressonar durante o sono, o Pixel usa um sensor e não o microfone, o que faz com que essa operação não tenha praticamente nenhum custo associado à bateria.
Há ainda a destacar o Clear Calling que permite fazer chamadas em qualquer ambiente sem grandes preocupações. Confesso que de todas as funcionalidades foi das que mais me deu jeito e se revelou bastante útil.
É claro o objetivo da Google em adoçar e aperfeiçoar o Android nos seus dispositivos, a qualidade e o refinamento nota-se em todas as interações com o telefone. Existem muitas mais pequenas funcionalidades apenas disponíveis nestes smartphones da Google que elevam o telefone para outro patamar, é seguro afirmar que, sem dúvida, a melhor experiência em relação ao Android é nos Pixel.
Veredicto
O Google Pixel 7 Pro representa o estado da arte no mundo dos telemóveis e mais precisamente no mundo Android. O telemóvel junta ao excelente hardware a um excelente software que faz com que seja um prazer usar este dispositivo. De realçar, no Pixel 7 Pro o preço competitivo, a câmara de excelente qualidade, um hardware competente, um conjunto de funcionalidades exclusivo, garantia de updates e um software refinado, são características que fazem com seja muito fácil recomendar este dispositivo.
Se juntarmos ao telemóvel os Pixel Buds Pro e o Pixel Watch temos um conjunto perfeito para todos aqueles que optam pelo ecossistema Google. Assim, perante todos estes argumentos, podemos afirmar que é um player à altura do iPhone e de todo o ecossistema Apple, cabendo ao consumidor a decisão de perceber qual se adapta melhor às suas exigências.
Como ponto menos positivo, existe o facto da Google não disponibilizar algumas funcionalidades no nosso país, como por exemplo a VPN, e o facto de o mesmo não estar disponível na loja oficial da Google em Portugal, ainda que muitas outras façam revenda.
O Google Pixel 7 Pro pode ser encontrado a partir de 850 € em Portugal. A versão Pixel 7 está disponível a partir de 650 €.
Análise escrita por António Ferreira, para Pplware.
Este artigo tem mais de um ano
Devia haver uma versão compacta também… Como faz a apple
ja o tinha comprado a muito..notei bastante o salto do pixel 4 para o pixel 6 em tamanho…alias voltei para o pixel 4 que o ecra do 6 esta rachado e so tenho saudades do 6 na camera. o 7 vem com tamanho ligueiramente inferior ao 6 mas nao vale a pena….
E existe, o Pixel 6A e em breve o 7A.
ele ker dizer topos de gama…
E o 5G não funciona em Portugal também.
Tens a certeza?
Desde o último update, já funciona.
Boa notícia!
Pena que o meu Pixel 6 não tenha tido essa sorte…
Penso que para já, segundo quem está a usar as versões Beta, só o 6a, 7 e 7 Pro.
Tenho um pixel 7 e funciona perfeitamente!
Excelente notícia. Isso era algo que me fazia recear comprar um
o meu 5G esta desligado consume muito mais bateria o 5G para ke precisas disso? para mostrar aos amigos?
consome…
não funcionava, passado.
Que é um excelente smartphone lá isso é.Agora depende da perspectiva de cada um.Mas que não deixa ninguém indiferente este Google Pixel 7 Pro lá isso não.
É um excelente telemóvel, agora chamá-lo de concorrente do iPhone.. Só se for de 11 pro lançado há 4 anos.
do*
Tenho um Pixel 6 Pro e um iPhone 13 Pro Max.
A câmara do Pixel é melhor que a do iPhone em fotos, também gosto bastante mais do software da Google com Material You (mas admito que isto seja mais uma opinião pessoal).
O Bionic derrota o Tensor em benchmarks, não há dúvida, mas em operações do dia-a-dia não se nota diferença, sendo o Pixel também extremamente fluído. e corre tudo sem problemas.
Depois o Tensor permite algumas “brincadeiras” de AI muito úteis, como o Magic Eraser ou facto de poderes sacar texto de qualquer app através do ecrã de overview e um Assistant super rápido.
Também não tens bloat (a não ser que detestes apps Google), nem aplicações duplicadas e tens 5 anos de updates de segurança.
No geral são smartphones bastante comparáveis, na minha opnião.
Diz lá no que o iPhone é melhor? Sem falar do sistema clar. Não tenho nem pixel nem iPhone.
‘diz lá porque é que um mercedes é melhor que um renault? sem falar no luxo, claro’
O pixel é um muito bom telemóvel, mas não é um concorrente do iPhone, como diz a noticia.
Até porque estão ambos em gamas muito diferentes. O iPhone é um melhor telefone em todos os aspetos, mas tem obrigação de o ser, pelo que pagas.
Se o dinheiro for meu, compro o pixel, mas dizer que está ao nível do iPhone é pura mentira.
Vê a minha opinião acima.
Carregamento é de 23w, o carregador é que é de 30w.
Está a venda em Portugal?
Onde?
Estou a precisar de mudar de telemóvel e esse parece ser uma boa opção
no passado nunca vi em PT. Na amazon espanhola ou francesa vendiam
Nem procuraste. Mete Pixel 7 no kuantokusta, tem pelo menos umas 15 lojas portuguesas a vender cá.
Eu comprei o meu numa loja fisica em PT. Até tinha exposto para testar. Só não fiquei com ele (vendi) pois o PWM, que existe nos amoleds, é muito agressivo para os meus olhos.
EDIT: existem outros telemóveis com ecrã amoled mas com valores mais altos de pwm que pouco ou nada afetam a visão. Não é o caso do pixel, infelizmente.
o pixel 6 ou 7 tem 360 hz (que nunca tive problemas na vista e sou sensivel quando mudei dos CRT para os LCD vi.me grego) o pro tem 240 hz igual o samsung s23
os unicos ke sao tops nisso sao os iphone 14.
Será o verdadeiro concorrente sim, pois o Samsung Galaxy S23 Ultra não tem rival. É outro mundo!
Concordo!! S23 ULTRA é incrível, nada bate isso mas… o preço é o dobro!
O PIXEL qualidade preço é, dos melhores
nao é dos melhores…é O melhor.
O Samsung Galaxy S23 Ultra é perfeitamente comparável ao iphone 14 pro. Um tem umas coisas melhores, e vice-versa.
Nenhum deles é o rei indiscutível dos smartphones neste momento.
Dizer que não tem rival é exagerado. É um telemóvel que custa cerca de 1500€ e o seu grande atrativo é as câmaras. Utilizamos por exemplo essas mesmas câmaras no instagram e, infelizmente, vemos logo que é um telemóvel que fica muito abaixo da concorrência (foto e vídeo) . Sim, a culpa não é da samsung mas custou 1500€..
Mas dá para fazer root e instalar ROMs?
Prefiro Snapdragon….
Cada um faz o que quer, mas não entendo a lógica em comprar um equipamento destes para instalar ROM’s.
tu pq abres a boca beats me….
Tenho um Huawei P20 Pro e estava a pensar trocar agora por um Samsung S23+. Acho que o Ultra tem um tamanho demasiado grande, talvez por não estar habituado a telemóveis grandes.
Gosto de um telemóvel que tire boas fotos.
Aconselham-me esta opção? Com a vantagem de ser mais barato.
Alguma loja de confiança para comprar?
Agradeço as opiniões/dicas!
Também sou proprietario de um Mate 20 Pro, mas vou trocar por este Pixel 7 Pro.
Tem tudo o que preciso, ao melhor preço/qualidade. E eu adoro sistemas clean, sem apps duplicadas, o mais simples possivel. Ter sempre as actualizações Android primeiro que os outros, também será porreiro. Eu adoro a camara do meu Mate 20 Pro, mesmo 4 anos depois de ser lançado.. Mas, já experimentei o Pixel 7 Pro durante uns dias, e é fenomenal.. Acho que não te irias arrepender. Embora o S23, seja qual for a versao, seja brutal.. o preço é exagerado. Boa sorte !
Para comprar: Amazon.es.. aguarda ou usa o Keepa para monitorizar os preços. Ainda ha uns dias, eram 820€ com os buds de oferta. Na amazon, ha sempre promoções. Mas, tb ha muitas lojas portuguesas a vender (importam dentro da Europa).. usa o kuantokusta para procurar e monitorizar preços!
Sou só eu que acho os ícones e o interface Android absolutamente horríveis?
És só mesmo tu!
É pena este telemóvel ter um processador tão sofrível…
Os 5G já funciona em Portugal??
Não sei se é de usar Android praticamente desde sempre, mas sinceramente prefiro Android (de gama alta) a Iphone. Comprei um Iphone 13 quando saiu e pouco tempo depois deixei-o para a minha mulher. A unica coisa que gostava mais no iphone era o “Carplay”. Mas desde a ultima actualização do Android Auto, até nisso prefiro Android. Neste momento, não há nada que me seduza num iphone que não tenha num android de gama alta. E o contrário há.