Análise Football Manager 2019 (PC)
Eis um dos momentos mais esperados da nova época desportiva, o lançamento da nova edição de Football Manager.
Todos os anos é a mesma coisa... época desportiva nova e novo Football Manager. E todos os anos a SI Games consegue surpreender-nos com um FM robusto, sóbrio e com novidades.
Será que este ano também consegue?
Realmente, todos os anos temos a sensação de que Football Manager não tem por onde evoluir mas, também todos os anos, a Sports Interactive vai conseguindo reinventar o jogo, fazendo com que ano após ano, este continue a ser o melhor jogo de simulação de gestão desportiva do mercado.
Este ano, Football Manager 2019 apresenta-se com algumas novidades de peso. Será suficiente? Essa é outra questão.
Para quem não é novo na série, a primeira e inevitável mudança (apesar de ser pouco importante) é a alteração do estilo e design do jogo, logo desde o ecrã inicial. Conforme referi não é muito importante é sintomática do novo rumo que a série parece estar a adotar.
E esse rumo tem de continuar a passar obrigatoriamente pela tentativa de recriar da melhor forma o que se passa num clube de futebol profissional.
Ao longo dos últimos anos têm subsistido algumas áreas do jogo que se têm mantido algo descuradas ou sem especial atenção pela equipa de desenvolvimento e que, finalmente, receberam a atenção devida.
Football Manager 2019 permite perceber que a Sports Interactive deu sérios ouvidos aos fãs e às suas reivindicações. Isto, pois a Sports Interactive fez um forte investimento em duas das áreas mais importantes duma equipa de futebol: os treinos e táticas de jogo.
Relativamente aos treinos, as coisas passam-se agora de uma forma bem mais profunda que anteriormente. Aquilo que antes consistia em gerir apenas treinos de: Ataque, Defesa, Físico, Ofensivo e Defensivo foi alterado agora para um sistema de treinos completo e mais multi facetados.
Uma das alterações mais importantes consiste no facto de passarem a haver 3 sessões diárias de treinos. No entanto, essa é a ponta do icebergue, pois a SI Games introduziu também novos conceitos de treino aplicados a cada sessão de treino.
Explicando melhor. Em cada categoria principal (defesa, ataque, técnica, tática, físico, dia de preparação de jogo, …) passam a haver módulos de treino específicos que consistem em sessões de treinos muito especificas. Por exemplo, no treino de Físico passamos a ter módulos como Cardio ou Resistência, ou no treino Técnico temos treinos de Criação de Oportunidades… e assim por diante. Até existem sessões de união de grupo, para gerar maior coesão entre os jogadores do plantel.
Como na realidade, cada tipo de sessão de treino terá os seus efeitos e riscos como, por exemplo, o aumento de risco de lesão, aumento de fadiga, aumento de satisfação… Por outras palavras, cada um desses tipos de treino tem um diferente impacto no plantel. Faz todo o sentido. Por exemplo, um treino de Defesa ou Físico pode levar a um aumento de risco de lesão dos jogadores, como por exemplo, uma sessão de treino concretização de oportunidades criadas poderá aumentar a satisfação dos jogadores.
O sistema de treinos foi portanto bastante melhorado, sendo a melhor palavra para caraterizar este novo sistema: Evolução. E esta evolução é de louvar pois aproxima e bastante, o jogo daquilo que se passa na realidade.
Outro grande foco de atenção foi o sistema de táticas para o jogo. Apesar de algumas das alterações estarem apenas relacionadas com a forma como as instruções são dadas, existe um conjunto de novas orientações que criam claramente uma maior profundidade naquilo que é o estilo de jogo que o jogador quer implementar na sua equipa.
Dessa forma, existe ao nosso dispor, um conjunto de modelos de jogo pré-definidos a partir dos quais podemos criar o nosso próprio estilo. Por exemplo, podemos pegar no tika-taka de posse do Barcelona de Guardiola. Mas mais... podemos personalizá-lo a nosso belprazer, criando assim o nosso próprio tiki-taka.
Por outro lado, os diferentes momentos de jogo encontram-se agora mais visíveis, assim como as instruções para cada um deles. Com FM 2019 foram introduzidas instruções para cada momento específico, como Sem Bola, Em Transição ou Com Bola. Isto é crucial para uma equipa e a sua inclusão permite personalizar a forma como a equipa reage a determinados eventos no decorrer do próprio jogo.
Importante também é a continuidade da possibilidade de criação de cenários de jogo para serem automaticamente executados, como por exemplo, se tivermos a perder aos 70', alterar as instruções para fazer passes mais diretos. Mas há mais... podemos dar instruções a cada jogador, ficando essas mesmas instruções associadas com esse mesmo jogador.
O sistema de Scouting foi também melhorado, mas mais numa perspetiva da forma que a informação nos chega. Contudo, também a forma de filtrar essa informação foi otimizada, mostrando apenas o que consideramos mais importante para a nossa equipa. É frequente os Scouts mostrarem na nossa Inbox resumos densos sobre os jogadores que observam ou mesmo sobre recomendações pontuais, de uma forma sóbria e simples e não tão massiva como antes.
Por outro lado, é com extremo agrado que podemos finalmente afirmar que os Cientistas Desportivos (Sports Scientists) parecem já ser membros ativos do clube. Isto pois em Football Manager 2019 adotam uma postura mais pró-ativa revelando com bastante frequência informações e estatísticas úteis sobre a evolução dos treinos, dos jogadores, o risco de lesão, satisfação...
E por falar em satisfação, foi criado um novo sistema de revelar alguns indícios sobre a satisfação dos jogadores. Trata-se de uma forma mais legível de aferir do bem estar no plantel e mais importante ainda pelo fato de se poder medir os graus de satisfação dos jogadores dentro de vários critérios (tratamento, treino, tempo de jogo,...). E fica claramente a sensação de que FM 2019 apresenta os jogadores mais humanizados na relação com o treinador, havendo uma tentativa de criar um sistema melhor de compreensão entre todos os intervenientes.
Uma outra inclusão útil foi a de um novo tabulador, especifica para a secção de mentores, que permite gerir de forma mais simples e direta as situações de jogadores mais experientes que se encontram a ensinar jogadores mais novos.
Quanto à visualização do jogo em 3D mantém-se praticamente inalterado com a exceção da inclusão de algumas novas animações dos jogadores e de uma IA mais apurada em relação às instruções do jogador. No entanto, enquanto assistimos ao jogo, houve uma alteração no UI (User Interface) que veio tornar bem mais acessível o dar instruções e alterações táticas à equipa e jogadores. Apesar de ser uma melhoria, como poderão ver, é uma ajuda bastante prática no decorrer do jogo.
Infelizmente, também verificamos que o sistema de interação com a imprensa mantém-se quase inalterado, além duma operação de cosmética. Apesar de ter recebido algumas novas formas de interagir com os repórteres acaba por ser mais do mesmo.
Não poderia deixar de referir um pormenor de FM 2019 que satisfará quem aprecie o campeonato alemão. Finalmente temos a Bundesliga em Football Manager. Não era sem tempo... É caso para dizer que "custou mas foi".
Existiriam ainda muitas mais novidades para revelar minuciosamente, como os novos Roles (papéis) dos jogadores, novas cláusulas, orçamentos diferenciados para Scout, melhorias gráficas de visualização do jogo, o VAR, ... mas achamos que devem ser os jogadores a descobrir por eles próprios. E não se vão sentir defraudados por o fazer.
Como tem sido apanágio de FM, a quantidade de informação que o jogo disponibiliza ao jogador é massiva. apesar de poder assustar jogadores novatos (para isso têm a versão Touch) esta quantidade de dados e estatísticas é o que dá conteúdo ao jogo e é fácil perdermos-nos em análises e análises de jogadores e as suas formas. Para todos os jogadores que acham que se trata de profundidade em demasia, existe sempre a versão Touch.
Veredicto
Football Manager 2019 regressa novamente ao Lugar do Rei (incontestado). A edição deste ano, focando-se em dois aspetos fundamentais na vida de um clube e treinador até à data algo descuradas, adquire uma maior substância e profundidade.
Mais que um jogo novo, Football Manager 2019 é a evolução lógica da série.
Este artigo tem mais de um ano
O FM deveria voltar a comercializar no Brasil
adorava uma versão em modo cm01/02 para ipad.
Mas com algumas alteraçoes.
era fantástico
O FM Touch é isso mesmo. Uma versão mais “simples” e directa de se jogar. Eu gosto bastante do Touch.
Provavelmente o melhor FM desde que adoptou este nome.
Finalmente sistema de treinos alterado e alterações nos menus de tácticas!
Para Ipad tens o FM Touch, pena o preço!
O melhor foi o 2012. A prova é que ainda hoje em dia, dos FM antigos, é onde tens mais gente a jogar (isto, no “original”, pois esse dá para contabilizar).
Claro que este está melhor que os 3 anteriores, mas não exageremos.
Quem compra o FM, o Touch vem no mesmo pacote.
Eu o ano passado comprei mas não consegui instalar no ipad
Mas o TOuch no ano passado diziam que tinha muitos problemas.
O melhor FM foi e será sempre o 2008
Este é o melhor FM desde o 15/16.
Mas o problema principal continua lá e igual aos anteriores. As entrevistas após meia época tornam-se secantes, pois é sempre as mesmas questões e as mesmas respostas.
Em relação ao novo sistema táctico ele continua igual aos anteriores, apenas é mostrado de outra forma e com outros nomes.
Jogo com a mesma táctica e mesmas instruções desde o FM 15 e continuo a ganhar.
Então nao jogas FM 2019 certamente, o motor de jogo mudou e muito…
Então nao jogas FM 2019 certamente, o motor de jogo mudou e muito…
Pois eu tenho saudades dos tempos do Tó Gouveia para marcar 50 golos por época e das pérolas que se encontravam para criar uma “dream team”. Gostava dessa versão mais simplificada e até louca, sobretudo porque não há tempo nem paciência para pensar em tanto pormenor. Claro… era menos realista! Mas eu até preferia assim!
César, Tó Madeira que jogava no… Gouveia! 😀
E passadas poucas semanas sobre o lançamento já existe um crack capaz. Isto sim eu chamo evolução.
Adoro o jogo, bastante, só o jogo a 3 dias mas é algo que para quem é fanatico por futebol e por ser treinador de bancada não pode faltar.
Algo que acho que falta e que pode ser um termo em consideração para melhorar o jogo, será conseguir mais licenças de clubes. Principalmente o FM mobile é um traste no que toca a nomes de jogadores, só atravez de um save game é possivel jogar com os nomes corretos, e so podes jogar com a equipa do save game é que não tens possibilidade de escolha.
Mesmo assim é um jogo que adoro bastante e corro tudo o que for possivel para ter a melhor experiencia
Apaixonado por este jogo desde criança. A espera do 2020. A lenda FM continua.