Análise ao tablet Archos 80 Cesium com Windows 8.1
... e a experiência de utilização num ecrã de 8 polegadas.
A mobilidade na tecnologia é cada vez mais determinante na vida de cada um de nós. Cada vez mais esta mobilidade está associada à produtividade e à eficiência de tarefas relacionadas tanto com o mundo académico quanto com o mundo laboral.
Neste contexto, hoje temos em análise um tablet da Archos, o 80 Cesium, cedido pela Onbit, do qual se pode retirar todo o partido do sistema operativo Windows 8.1, tal como se de um PC se tratasse, mas limitado a um ecrã de 8 polegadas e à capacidade de processamento mais modesta.
Aspectos positivos
- Dimensões
- Desempenho na utilização das aplicações Windows
- Autonomia
- Relação qualidade/preço
Aspectos negativos
- Falha na detecção de pontos de contacto no ecrã aquando da utilização em carregamento de bateria
- Armazenamento interno e memória RAM limitados
- Desempenho e fluidez de uma forma geral
Lançado no final do mês de Novembro do ano passado, o Archos 80 Cesium chegou ao mercado como uma aposta low cost no mundo dos tablets com o sistema operativo da Microsoft integrado.
Falamos do Windows 8.1, que suporta qualquer tipo de software, tendo em conta as óbvias limitações de espaço e processamento, como qualquer PC comum.
Hardware e design
O Archos 80 Cesium em análise vem com um processador Intel Atom Z3735G Quad-Core a 1.8 GHz e um GPU Intel HD Graphic (Gen7) Dual-Core.
A memória RAM é de 1 GB e tem 16 GB de armazenamento interno, expansível até 128 GB através de cartão micro SD.
O tablet, de apenas 8 polegadas de ecrã, pesa 360 grama e tem uma espessura de 8,6 milímetros (volume de 123 x 215 x 8,6 mm). Estas dimensões tornam o tablet elegante e sem dimensões exageradas para o pequeno ecrã que suporta, sendo bastante agradável de utilizar e simples de transportar.
Este Archos tem, na lateral direita, todos os botões físicos presentes: em cima o Power, seguido do Volume e, por fim, o Windows.
Em cima estão incluídas todas as portas de conectividade, nomeadamente, a porta de áudio de 3,5 mm, a porta micro USB, a micro HDMI e ainda o slot para o cartão micro SD. Ainda na lateral superior pode encontrar-se o microfone.
Na frente, apenas está incluída a câmara de 0.3 megapíxeis e o LED de notificações. A traseira, em plástico macio e de cor preta mesclada, tem em cima a câmara de 2 megapíxeis e em baixo o altifalante.
Na caixa
O Archos 80 Cesium foi-nos cedido pela loja Onbit, pelo que tudo o que vem dentro da caixa do modelo em análise, será tudo o que poderá encontrar ao adquirir novo este modelo. Portanto, dentro da caixa vem incluído:
- 1 tablet Archos 80 Cesium
- 1 carregador eléctrico com ficha micro USB
- 1 cabo USB/micro USB
- 1 adaptador de ficha eléctrica europeia
- 1 adaptador de ficha eléctrica americana
- 1 adaptador de ficha eléctrica britânica
- Manuais de instruções rápidas
Especificações completas
-
Ecrã
- IPS 8", resolução 800 x 1280 píxeis
-
Processador
- Intel Atom Z3735G / Quad-Core @ 1.8 GHz
- Intel HD Graphic(Gen7) / Dual-Core
-
Sistema Operativo
- Windows 8.1
-
Memória
- Memória RAM: 1 GB
- Memória interna: 16 GB
- Memória externa: cartão microSD até 128 GB
-
Câmara
- Principal (traseira): 2 MP
- Secundária (frontal): 0.3 MP
-
Funcionalidades adicionais
- Acesso à Windows Store
- Xbox Music, Xbox Games, Xbox Video, OneDrive
- Microsoft Office 365 - um ano de subscrição incluído
-
Sensores
- Acelerómetro
-
Dimensões e peso
- 123 x 215 x 8,6 mm, 360 g
-
Conectividade
- Wi-Fi
- Bluetooth® 4.0 (LE)
- USB: microUSB v2.0
-
Bateria
- 4000 mAh Li-Ion
-
Cores
- Preto
-
Preço
- 119,90 € (preço na Onbit)
Ecrã
O ecrã deste Archos é um IPS de 8" com uma resolução de 800 x 1280 píxeis. Esta resolução, apesar de não ser a ideal, é suficiente para o tamanho do ecrã e para uma boa visualização dos conteúdos.
A sua sensibilidade táctil não deixa que os movimentos do dedo fluam com a delicadeza esperada de um ecrã do género e essa é a grande desvantagem apontada.
Uma caneta para ecrãs tácteis melhora bastante a utilização, bem como a eficiência e produtividade das actividades desempenhadas no tablet, principalmente por se tratar de um Windows que permite a utilização de diverso software que não está desenhado para um ecrã com dimensões tão pequenas, contudo, é um acessório que não vem incluído na caixa.
A certa altura, depois de 2/3 dias de utilização, o tablet começou a detectar vários pontos de toque sempre que estava assente em algo que não as mãos, enquanto estava ligado ao carregador eléctrico, o que nesses casos se tornou impossível de o utilizar.
O Windows 8.1 num ecrã de 8 polegadas
O Archos 80 Cesium vem equipado com o sistema operativo da Microsoft, o Windows 8.1 a 32 bits, o que lhe permite instalar grande parte das aplicações disponíveis na loja da Microsoft bem como a generalidade do software comum de um computador.
Permite até um certo limite, e esse limite é bastante reduzido. Os 16 GB de armazenamento interno estão ocupados pelo sistema, 4 GB estão destinados à partição de recuperação e, na realidade, apenas 10 GB estão disponíveis para o sistema, restando cerca de 1 GB para o utilizador. Contudo, o armazenamento poderá ser expandido através de cartão microSD.
O facto de vir apenas com 1 GB de RAM faz com que pequenas tarefas, como a simples navegação na Internet, ou a troca entre aplicações, seja feita de uma forma um pouco lenta.
De forma a explorar ao máximo as potencialidades e capacidades deste tablet, instalei-lhe algumas das aplicações e softwares que mais utilizo diariamente e em termos de instalação não identifiquei qualquer limitação.
Neste caso, tentei optar pela instalação de aplicações disponíveis na loja da Microsoft já que se adaptam melhor ao mundo táctil.
Por exemplo, o Google Chrome que utilizo diariamente no meu PC com o mesmo sistema operativo em modo "no computador", no tablet o ideal é utilizar em modo "Windows 8".
Para quem até tem o Windows 8 instalado no seu PC mas que pouca importância dá às aplicações disponíveis na loja da Microsoft, num tablet deste género elas são indispensáveis e o mito de que a loja não está bem apetrechada de boas aplicações cairá por terra.
Não que noutros sistemas operativos não estejam mais bem desenvolvidas, porque estão, mas aqui desempenham o seu papel na perfeição.
Este Archos vem ainda com a licença de um ano do Microsoft Office 360 Profissional, onde poderá ser utilizado na sua plenitude.
O facto de ter uma entrada micro USB e micro HDMI permite a fácil ligação do tablet a um ecrã, rato e teclado, elevando assim a sua utilização. Este é um cenário que poderá ser favorável tanto em contexto académico, por exemplo na apresentação de um trabalho, como a nível empresarial, por questões de mobilidade, cada vez mais importante no seio de uma empresa.
Fotografia, vídeo-chamada e som
As duas câmaras presentes neste tablet não se evidenciam em termos de qualidade e claramente que a principal função delas não é a captura de fotografia, mas sim a utilização em vídeo-chamadas.
Em vídeo-chamada, a qualidade da imagem transmitida depende um pouco da luminosidade do local, contudo, mesmo com luz fraca, a imagem é razoável com ambas as câmaras.
O som transmitido pelo altifalante, localizada na traseira do equipamento, não confere também nenhum ponto negativo. O som é limpo e sem ruído, quer seja em chamadas, quer seja mesmo na reprodução de música ou vídeo.
Considerações finais
O tablet Archos em análise tem um grave problema de desempenho e a memória RAM e o armazenamento interno fazem com que a utilização do Windows 8.1 não tenha, de longe, a fluidez necessária.
Quem tiver como objectivo a aquisição de um tablet deste género não poderá ter grandes exigências a nível de processamento de informação.
Ainda assim, por pouco mais de 100 euros (119,90 €, na Onbit) o utilizador fica com um Windows 8.1 com Microsoft Office integrado, todas as aplicações Microsoft e ainda com a possibilidade de utilizar qualquer software compatível com o Windows 8.1 de 32 bits.
Em termos de autonomia, são conseguidas 5/6 horas de utilização contínua, entre navegação na Web (através do Google Chrome), utilização de aplicações de redes sociais, do Microsoft Word, download de apps e alguns minutos de vídeo-chamada.
O Pplware agradece à Onbit a cedência do tablet Archos 80 Cesium para análise.
Este artigo tem mais de um ano
Windows com 1GB de ram… «Facepalm» & «GENIUS»
comprei um da cce com praticamente estas configurações. TF74W http://goo.gl/bnFHyG. comprei para poder ver netflix e afins num dispositivo portátil com uma tela maior que um smartphone. cce e uma marca bem queimada no comercio brasileiro (concerta concerta estraga). o que posso dizer depois de 2 semanas trabalhando com ele e que esta alem de todas as minhas expectativas. o aparelho eh ótimo (pelo preço que esta sendo oferecido). o windows dele eh otimizado para o dispositivo. ele ta rodando melhor que o meu acer i3 com 4gb.
Desejo transfomar meu Nokia 920 num box tv… Tem como?
Acho que os fabricantes fazem um péssimo trabalho ao lançarem produtos com 1GB de RAM.
Aqui a Microsoft deveria ser mais exigente e nas especificações mínimas devia obrigar os fabricantes a usarem no mínimo 2GB – eu sei que no passado foi exigente e todos diziam mal, mas mesmo assim acho que devia obrigar alguns requisitos mínimos.
Este tablet é barato, sem dúvida nenhuma que mesmo com 1GB faz muito mais que os Androids do mesmo preço, mas não deixa de ser uma má opção de compra para quem quer tirar partido do Windows 8.1 – depois fica limitado e as pessoas culpam o sistema operativo quando neste caso a culpa é dos fabricantes.
Processor Z3735G so aceita 1gb de memoria. http://ark.intel.com/pt-br/products/80275/Intel-Atom-Processor-Z3735G-2M-Cache-up-to-1_83-GHz
Usem outro processador.
Acho um erro venderem equipamentos assim… quase que diria que é um engano às pessoas.
Ja tive um parecido (Acer W4) e está muitíssimo bem, o cpu aguenta bem a carga, mas neste modelo apresentado só ter 1 GB RAM estraga tudo …
Ou seja, para um estudante que deseja completar um trabalho, net, email etc está ok. Para XBMC / KODI também, até 1080p (3D MVC suportado).
Agora só com 2 GB RAM dá para utilizar a sério. Eu tenho um Lenovo Miix 2 de 10″ e faço tudo à vontade.
Onde dá para comprar um Miix 2? Já andei a procura e nada…
TCastro, eu comprei na http://www.amazon.de
http://www.amazon.de/Lenovo-FHD-IPS-Convertible-Tablet-PC-Graphics/dp/B00JB4XQK2/ref=sr_1_2?ie=UTF8&qid=1422294823&sr=8-2&keywords=lenovo+miix+2+10
Há a versäo de 64 e 128 GB (eu comprei em promocäo a de 128GB a 349€). Como vivo na Alemanha, compensa-me.
NOTA: o Miix 2 de 10″ da Amazon.de já usa o novo Intel Atom Z3745 (a maioria usa ainda o “velho” Z3740)
PROS (Miix 2 de 10″): Teclado, ecrä muito interessante e FHD, Intel Atom Z3745 com performance acima do esperado, conectividade, velocidade da eMMC no Z3745, tens um tablet e portátil que pode fazer “tudo” e muito competente. Wireless Screen funciona 5 estrelas com uma Samsung F6500. WIFI/BT sem problemas, performance dentro do esperado
CONS: USB no teclado “apertados”, näo é fácil tirar o dispositivo conectado LOL, GPU ao nível. GPU ao nível duma Intel HD 2000 – 2500 (mas em video Full HD dá tudo a brincar).
Por esse preço (ou pouco mais), compra-se o Toshiba Encore II 8″, e se calhar ficava mais bem servido a nível de hardware, apesar de também ter apenas 1GB.
Quem tem esse modelo, diz que até flui bem para um equipamento de 1GB.
Qualquer das formas, concordo que hoje em dia a diferença de preço para os fabricantes de 1GB RAM ou de 2GB RAM, não seja significativa para não lançarem os seus equipamentos logo com 2GB RAM, e nem deverá afectar muito o preço para o consumidor.
e pena ser windows
A archos tem muitos em versãi Android! Esse comentário não faz sentido nenhum…
Pena o comentario. Num x86 preparado para Windows, podes correr Windows, Linux e Android.
Mas não era isso que querias dizer, pois não?
Curioso que o Win8 com 1GB é logo apontado como horrível, mesmo tratando-se de um tablet lowcost. Eu tenho um Toshiba Encore 2, precisamente com 1GB, e não tenho razão de queixa. Faz todas as funções normais de um tablet sem grande dificuldade.
Além disso, mais importante do que as específicações, é a forma como se usa o sistema operativo. Se o tablet for para encher de tralha, antivirus mais 20 apps no arranque, etc, claro que é lento, mas isso até um i5 com 4GB é.
De notar também que a maioria dos portáteis de entrada de gama até podem ter 4GB, mas tem um disco HDD. Os tablets têm eMMC, que ajuda muito no arranque e na fluidez em geral.
Em relação a este Archos, para mim o ponto negativo não é a RAM, mas sim a memória interna, 16GB são praticamente ocupados pelo SO, basta instalar updates mais umas apps e já se tem de recorrer ao microSD.
E qual o problema? Comprei um microSD de 64 GB com 40-60 MB/s leitura e 25 de escrita por uns 28 euros (+-) reais e testados. A RAM não podes ampliar …
pois o problema é que 1GB de RAM é pouco e não podes ampliar … aliás nem entendo porque os fabricantes ainda insistem em 1GB quando se o produto fosse lançado com 2GB custaria se calhar mais 5 euros …
A diferença de desempenho é muito superior com 2GB de RAM …
Boas Maria.
Era possível fazer um comparativo deste com o tablet da Worten; o Kubo?
Ou então uma análise deste. É mais caro mas com mais espaço de disco, 2gb de ram vale a pena o preço extra?
Eu tenho um Kubo e não está nada mal.
Ouvi dizer que como é do mesmo tamanho que o ipad e o layout é parecido, o kubo pode usar as mesmas capas. É verdade?
.. Ou pelo menos algumas
O tamanho é o mesmo pelo menos de ecrã. Os botões é que estão em sítio diferente. Mas as películas de ipad funcionam no kubo
Dificilmente por causa dos botões, entrada usb micro-hdmi e das colunas do som, isso é tudo em sítios diferentes e nas que vi pelo menos ficava tudo tapado.
Sera,
Neste momento estou também a analisar o bq Tesla 2 W8 que é semelhante ao Worten Kubo em termos de hardware, pelo que em termos de desempenho não hão-de existir diferenças significativas entre ambos.
A análise deverá sair ainda durante esta semana. Entretanto, estamos também a tentar ter o Worten Kubo connosco para que possamos fazer uma comparação entre estes dois equipamentos.
Se porventura tiver alguma questão específica que queira ver testada no bq Tesla 2 W8, deixe aqui que tentarei responder na análise.
Bem… Só se for a diferença que a RAM extra vai trazer.
De resto eram perguntas mais específicas ao Kubo mas também que podem ser aplicadas a este bq:
– resposta do táctil
– qualidade de construção
Sera, a análise ao BQ Tesla 2 W8 já foi lançada: https://pplware.sapo.pt/gadgets/analises-2/analise-bq-tesla-2-w8-a-produtividade-do-windows-num-tablet/
O kubo a nível de custo-qualidad, penso ser o melhor
Comprei um Encore2 da Toshiba por cerca de 140 euros. Apesar de ligeiramente mais caro, vale bem a pena. Apenas o acho um pouco pesado. Mas por outro lado, nota-se a resistência dos materiais. É muito prático, fluído, todas as ferramentas de um normal pc, ideal para trabalho. Um pequeno computador de bolso. E se a qualidade for semelhante às dos laptops, que julgo ser, conto ter tablet para uns anos.
Será possivel alguém que me consiga arranjar os drivers deste tablet, devido a uma formatação inesperada, não consigo encontrar qualquer tipo de driver para este tablet, alguém sabe de alguma coisa que me possa ajudar?
Melhor qualidade/preço com Windows 8.1 que existe neste momento é o Asus Transformer T100, existem pelo menos 3 ou 4 versões de acordo com a memoria desejada. eu tenho a versão, 64gb + 64gb de microSD + 500gb de HDD. recomendo, é fantástico …. melhor só mesmo o sulface 3 pro …
…. e facilmente aguenta 11 horas em bateria com utilização normal, videos, musica, net, etc …
e custa quanto? Em relação a um kubo por exemplo é uma diferença de quase o dobro do preço do kubo. Sem duvida que é um excelente tablet e tem o disco de 500 gb e sem duvida que a bateria aguenta bem, mas custa quase tanto como um computador com um i3 e nem todos querem gastar tanto.
Falando a nivel de qualidade/preço de hibridos, sem duvida que é dos melhores. A nivel de tablet windows tenho neste momento de dar o lugar ao kubo
Tenho um tablet Acer W4. Tem 2gb de RAM e 32gb de memória. Para já (e já o tenho à uns tempos) não tenho nada a dizer. Funciona lindamente, é rápido, o ecrã responde bem e os materiais de construção são bons. Andei a pesquisar pela net e encontrei uma capa (8 polegadas) com teclado, o que é perfeito para mim visto que sou estudante universitário. E custou-me “apenas” 179,90€. Acho que ainda assim vale a diferença em comparação com este!:)