Análise à Panasonic Lumix G DMC-GH4… a câmara que apaixona!
2ª Parte – A Experiência
Fotografia
Se gosta de fotografia, aconselho vivamente a experimentar esta Lumix GH4. Tal como disse acima, leva o seu tempo até que estejamos familiarizados com todos os botões e funcionalidades deste modelo mas... assim que se ambientar com o hardware e software... garanto que ficará rendido e completamente apaixonado pela GH4.
Vou deixar que as fotografias falem por si, deixando ao leitor a oportunidade de deixar também a sua análise dos resultados.
Nota: Devido à qualidade da imagem, optou-se por colocar miniaturas e, ao clicar, será redireccionado para o download das originais.
Fotografar com esta Lumix dá-nos uma sensação de que estamos perante um equipamento digno de profissionais e que podemos fazer incríveis trabalhos. Para quem está habituado a câmaras mais baratas, a passagem para uma câmara deste calibre é uma mudança como da água para o vinho, utilizando as nossas expressões.
Resumindo... dá mesmo gosto fotografar, não apetece parar, apetece fotografar sempre cada detalhe, cada cenário, cada momento... abre o apetite e o bichinho da fotografia e, quando damos por nós, estamos a ler mais sobre fotografia, a aprender mais, a instalar programas de edição, etc... é, e, suma, um equipamento viciante.
Tal como dito acima, há que primeiro haver uma exploração de todas as capacidades para se conseguirem resultados perfeitos. Não pense que é apenas pagar na máquina, clicar no obturador e já está... Não, nada disso. Deve 'perder' algum tempo a ambientar-se e ver aquilo que a máquina é capaz.
A GH4 mostrou ter uma focagem rápida, com uma velocidade de, aproximadamente, 0,07 segundos o que se torna essencial quando queremos captar algo 'na hora'. No entanto, tive alguma dificuldade numa primeira fase que tentei focar objectos mais pequenos, o que se resolveu assim que descobri a forma correcta de focagem para cada tipo de cenário/objeto a fotografar.
O resultado na captação de fotografia é bastante satisfatório. Como pode ver pelos exemplos, conseguimos uma imagem nítida, detalhada onde sombras e cores, misturadas, conseguem estar bem delineadas. Foi uma experiência positiva e, apesar de já ter as Lumix em boa conta, não deixei de ficar fascinada com tudo o que este modelo pode oferecer.
Relativamente ao disparo em rajada, a Lumix permite que se consigam, aproximadamente, 40 imagens (quando existirem ficheiros RAW com a velocidade particular), 100 imagens (quando não existirem ficheiros RAW) e 120 imagens (ao utilizar o obturador eletrónico).
Zoom
Apesar de não ser a funcionalidade central e uma vez que também depende da objectiva que se coloca, decidi partilhar alguns exemplos de imagens onde se recorreu ao zoom uma vez que, pessoalmemte, é das fucnionalidades que mais me cativa numa câmara fotográfica.
Mais uma vez foi com facilidade que conseguimos ter bons resultados e, mesmo a uma distância razoável, a fotografia mostra os detalhes bem definidos, perceptíveis e cores bem reconhecíveis.
Aqui ficam mais alguns exemplos:
Com a GH4 consegue uma imagem estabilizada, o que se nota quando não tem um tripé para evitar as imagens tremidas. Assim pode fotografar com maior confiança de que conseguirá um bom resultado.
O grande alicerce para este resultado é a objectiva POWER O.I.S. que permite uma maior estabilização e menor vibração nas fotografias, sobretudo na pequena tremida que fazemos ao clicar no obturador para captar a imagem (mas que pode ter um impacto negativo no resultado final!).
A possibilidade de alcance de zoom extenso e amplo proporciona uma motivação intrínseca na altura de disparar, fazendo-nos procurar sempre mais e mais motivos e cenários para captar.
Apesar de eu (ainda!) não ser profissional, fiquei bastante satisfeita com os resultados obtidos.
Efeitos
A Lumix GH4, à semelhança de outros modelos Panasonic, oferece ao utilizador uma panóplia de efeitos que pode usar ao seu gosto para dar um toque ainda mais personalizado às suas fotografias!
Veja aqui em vídeo o resultado dos diferentes efeitos:
Para imagem em movimento os efeitos são:
- Expressivo
- Retro
- Antigamente
- Alta Tonalidade
- Baixa Tonalidade
- Sépia
- Monocromático
- Monocromático Dinâmico
- Arte Impressionante
- Dinâmica Alta
- Processamento Cruzado
- Efeito Brinquedo
- Brinquedo Pop
- Desvio de Luz
- Efeito Miniatura
- Fantasia
- Cor de um ponto
Na imagem estática, para além dos supracitados há ainda:
- Monocromático Bruto
- Monocromático Sedoso
- Luz do Sol
Gravação de Vídeo a 4K
Chegámos ao tema onde, sem dúvida, a Lumiz GH4 tem o seu verdadeiro ponto forte. A gravação de vídeos nomeadamente com a qualidade a 4k!
O resultado da gravação a 4k é... algo 'do outro mundo' e rapidamente se consegue um vídeo com uma imagem super nítida com todas as cores brilhantes, pormenores bem definidos, luminosidade nivelada e uma consonância adequada entre vídeo e áudio.
Aqui ficam alguns vídeos gravados a 4K (Cine 4K ) pela Lumix GH4:
Devido ao tamanho/qualidade dos vídeos, optámos por colocar os mesmos no nosso canal do Youtube (nas definições, devem seleccionar a qualidade 4K), deixando um link para que façam download de cada vídeo como forma de visualizarem ao máximo a qualidade obtida.
Na gravação a 4k pode escolher entre captação Cine 4K a 4096x2160 / 24 fps e QFHD 4K 3840x2160 / 30 fps, sendo guardado em formato mov ou MP4.
A Lumix GH4 permite gravar vídeos Full-HD com um bitrate de 200 Mb por segundo (All-Intra) ou a 100 Mb por segundo sem limite de tempo gravação.
É impressionante, de facto, a qualidade com que, facilmente, conseguimos uma gravação de vídeo. O facto de não ter comigo um tripé pôde ter contribuído para alguns tremores durante a gravação, no entanto salienta-se a fantástica resolução obtida com esta Lumix GH4.
Zoom
Para que consiga ver até onde a qualidade de gravação pode ir, optámos por gravar alguns vídeos recorrendo ao zoom. Aqui ficam alguns resultados:
Mais uma vez deparei-me com uma ligeira dificuldade em conseguir ajustar a focagem, no entanto o resto do processo é realizado com facilidade.
Detalhe
Deixamos também aqui dois vídeos onde pode observar e analisar a definição e resolução num panorama centrado num determinado objecto.
Ultrapassada a dificuldade de focagem, como vemos no 1º vídeo, obtemos uma imagem extremamente nítida com todos os pormenores bem definidos.
Quando à captação de som, também considero um resultado bastante satisfatório. Vejam os vídeos e deixem-nos a vossa opinião.
Os seguintes vídeos demonstram momentos de movimento sendo que, no 1º vídeo é um movimento mais acentuado e, no 2º vídeo, é um movimento mais mais natural e pausado.
Como forma de concluir esta segunda parte, deixo aqui uma sugestão para uma edição mais criativa das suas fotografias. Uma vez que conseguimos fantásticos resultados com a Lumix GH4, porque não aproveitar toda essa qualidade e dar um toque extra de brilho?
Aqui ficam alguns edições com este software:
Este artigo tem mais de um ano
Meezu mx5 com câmera de 24mpx por 120euros, bem melhor que isto é com android 5.0 ja
lol, São coisas que não se comparam 🙂
lol
Mas quem compara uma maqina fotografica com um telemóvel…. Por favor.. Tenham dò..
É para provocar
O telemóvel com a objectiva de plástico!!!! Até podia ter 100 milhões de megapíxeis, continua a anos luz de uma SLR, seja ela qual for!!!!!
Mas se tens dúvidas, tenta fotografar com pouca luz e depois diz alguma coisa!!!!
Realmente este é um comentário de alguém que é MUITO conhecedor de máquinas fotográficas ahah
Qual é a autonomia da máquina? E destas máquinas em geral?
Olá djx,
Depende da utilização mas a bateria está preparada para captar até +/- 500 fotografias 🙂
Já agora o normal é tirar quantas?
lol acho que isso depende do utilizador, não?
Uma pergunta pertinente 🙂
à uns anos atrás, para mim o normal era tirar mais de 1.000 fotos por dia (quando fotografo/ aos fins de semana ou nas férias). Actualmente sou muito mais comedido, por vários motivos:
– As SLR ou equivalentes, têem obturadores que “duram” até 100.000 ou 200.000 disparos!!!!
– Se tirares muitas fotos, normalmente a esmagadora maioria sái desenquadrada, desfocada, etc;
– Por fim, depois queres fazer 1 álbum digital de uma viagem ou férias e vai lá ganhar coragem de escolheres 100 fotos no meio de 10.000 🙂
Excelente artigo! Muito boa a análise e realmente a qualidade das fotos é qualquer coisa de fenomenal…
Um pouco offtopic: Para utilizar em férias, festas e afins, sem aprofundar muito ao nível da fotografia, e gastando uns 300, 350€ aconselham uma máquina Bridge ou uma entrada de gama DSLR?
Muito obrigado,
Ricardo
O iPhone 6 plus..tem melhor câmera que dslr é também é um smartphone
Há coisas que não se compram… têm que mexer mais em câmaras fotográfias então eheh 🙂
Marisa repare que se estamos na praia o que vamos usar? Dslr ou tlm? O mesmo quando saímos a noite etc, a dslr tem mais qualidade mas o peso e um deal breakerbreaker para 90% das situações e muito caro
Olá Carlos mas lá está… esta máquina não é para ‘estar na praia’ e tirar uma fotografia de ocasião… para isso leva-se uma compacta barata e boa.
não presta porque tens que comprar uma case pa fazer chamadas, navegar ou enviar selfies debaixo de água e já não é a mesma coisa
nem compares um telemóvel a uma DSLR
1 tamanho do sensor por muitos mega PX que isso tenha está sempre dependente do tamanho do dito
2 o preço que se desembolsa por um telemóvel desse calibre compra-se um bom corpo DSLR e uma boa objectiva sem ser de kit e qui-sa um flash externo
so vejo ai um vantagem no telmovel será apenas a portabilidade
Falta aí o teste nocturno, a baixa luz quer em fotografia quer em video, mas deve ser excelente. De qualquer forma não é máquina para o meu bico, nem tenho equipamento para apreciar tanta qualidade. Mas invejo.:-)
Por acaso também reparei nisso, a falta de teste nocturno….
As vezes há surpresas….
Sim, teria sido interessante umas fotos de longa exposição às estrelas ou 10~20 minutos pós pôr-do-sol mas seriam certamente excelentes, esta máquina está muito bem referenciada e obtém resultados quase ao nível das melhores e bem mais caras full frame. Essa objectiva Leica também deve ser um excelente extra…
Caros, quanto aos testes nocturnos não tive hipótese infelizmente de os testar, mas conto ter novamente o equipamento para colmatar essa falha.
Agradeço a compreensão 🙂
Muito boa análise desta magnífica câmara.
Obrigada! 🙂
http://petapixel.com/2014/11/01/hands-samsungs-nx1-one-samsung-camera-rule/
samsung NX1
🙂
Já testámos algumas Samsung: https://pplware.sapo.pt/analises-2/analise-samsung-smart-camara-nx300/
“pouca oferta no que respeita a objectivas”?
O sistema M43 é o que maior número de objectivas suporta (nativas e de outros formatos de sensor)
“Sem armazenamento interno”
Nunca comprem câmaras destas. É o pior investimento que se pode fazer.
“Nunca comprem câmaras destas. É o pior investimento que se pode fazer.”
gostaria que fundamentasse esta afirmação