PplWare Mobile

O que o seu smartphone sabe sobre si?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Rafael Paredes says:

    “revela que nos últimos 10 anos foi criada mais informação que em toda a história da humanidade”!!!
    Dados != informação

  2. SSilva says:

    Isto vai de encontra ao que Richard Stallman disse, conforme referenciado nos posts anteriores. Mas a verdade é que isto é útil para os dois lados para os clientes e para as empresas. Obviamente como clientes e utilizadores estamos a comprometer a nossa privacidade. Talvez devêssemos partilhar o que achamos menos relevante que outros saibam. Como tudo é preciso equilíbrio.

  3. Joao says:

    Esta recolha de informação difere de SO para SO ou é igual em todos?

    • Sim Sim! says:

      Os SO por si so já guardam alguma informacao do utilizador, mas sinceramente, acho que a Google deve ser das que mais informacoes pessoais consegue geral. Isto devido ao vasto leque de apps e servicos que tem:
      Motor de busca
      Gmail
      youtube
      Maps
      Google Wallet
      Google Plus

      so com isso ja conseguem ter informacao pessoal de uma pessoa bastante detalhada, possivel numero do cartao de credito/debito, telefone, contactos das pessoas, localizacao, mensagens, gostos pessoais, local de residencia, local de trabalho… e por aí fora..

      as empresas (nomeadamente a NSA – que ha uns tempos se falou muito por causa do Edward Snowden – n sei se s escreve assim) conseguem depois , para alem da informacao que teem de cada pessoa, fazer uma especie de mapa entre as varias pessoas. Quem fala com quem, quando estao juntos…. é o tal BIG Data!
      e para o bem ou para o mal é o futuro!

      agora eu nao punha as maos no fogo por nenhum SO!

  4. Proud Troll says:

    Se o smartphone me começar a sugerir sapatilhas Nike, bem que as próximas são Adidas ou Rebook, senão marca branca.

    Querem manipular a minha liberdade de escolha? Boa sorte.

    Mas o troll sou eu!!!

  5. Sargas says:

    Depende também das autorizações dadas pelo utilizador para tal.

    • Makvrski says:

      adianta-te um grosso

      • Sergio J says:

        Vou citar o iOS que é o que conheço melhor. Claro que não podemos por a mão no fogo pelas informações que a Apple recolhe nos nossos dispositivos. Mas podemos meter as mão no fogo sobre o tipo de informação que as Apps recolhem do nosso smartphone.

        Claro que a informação introduzida numa app está sempre dependente da boa fé da empresa/programador que desenvolveu. Mas se eu não quiser que, por exemplo, o Messenger do Facebook aceda à minha localização, o iOS garante-me que isso será assim.

  6. Sergio J says:

    Não existem almoços grátis

  7. Eduard S. says:

    O problema é que a minha pesquisa num motor de busca para a mesma palavra vai dar resultados diferentes comparado com o meu vizinho, por exemplo. O facto de uma empresa condicionar, logo à partida, a minha pesquisa para aquilo que acha que é do meu interesse é de um abuso atroz. Está a condicionar-nos àquilo que pensa que não vai ferir susceptibilidades ou que é do nosso agrado. Esse filtro deveria ser eu a fazer. Sentia-me mais seguro. Hoje somos carneiros englobados em nichos conforme o cliente. Somos apenas isso? Mascotes da tecnologia? É por aí que vamos?

  8. jose says:

    o problema é que para instalar os programas temos que aceitar a força uma série de concessões sem qualquer opção.

  9. :( says:

    12 comentários lol… se fosse uma notícia de privacidade relativamente a um qualquer SO Android, ios, windows, osx, linux…. isto estaria inundado de comentários de fanáticos.

    só me leva a crer que este assunto da privacidade não inquieta a maioria das pessoas e que não se importam minimamente de um dia poderem ser alvo de opressões se tiverem ideias diferentes dos governos.

    o que hámuitos anos chamávamos de liberdade, um chamamos privacidade.

    • Miguel Costa says:

      O comentário é pertinente, hoje em dia as questões da privacidade vão muito além da tecnologia. Mas o john doe anda iludido a pensar que vivemos em tempos onde os USA são “the land of freedom”..

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.