PplWare Mobile

Tesla: proprietária deixa aviso aos condutores depois de ficar presa dentro do carro

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. rui says:

    Para quem não sabe, nas portas da frente é só fazer isto:
    https://www.youtube.com/shorts/ETBQdho90xU

    Um processo super complicado como podem ver…
    Mas que não conhece os carros que conduz é qualquer coisa…

    • Aves says:

      Só inteligentes 😉
      Dentro do carro estava uma criança de 20 meses numa cadeirinha de segurança.
      A proprietária do veiculo estava do lado de fora.
      Sem energia, a questão não é abrir o carro do lado de dentro – é abri-lo do lado de fora.

    • King Banido says:

      Não é por nada, mas essa peça está escondida, é normal que as pessoas não relacionem essa parte com uma abertura.
      Bem que podia ter uma indicação, não custava nada e não estragava o visual, seria uma mais valia ter essa peça sinalizada, já que não é comum a abertura de emergencia ser nessa zona.

      • MF says:

        Algumas pessoas são como crianças e presunçosas, existe um manual de instruções e lio todo inclusive acionei tudo que pode, pois estamos a falar de tecnologia nova.

      • António Queiroz says:

        boa tarde. Não é verdade. Está bem visível a parte que abre a porta sem bateria. Só existe a frente. Quer do lado do condutor, quer do lado do passageiro. Mas está extremamente visível. Portanto notícias dessas primeiro devem ser bem vistas e ser bem documentadas.

        • Yamahia says:

          @António Queiroz, tb existe atrás.
          É tão intuitivo q nem os próprios donos que dizem ser uns grades sabichões sabem onde fica. LOOOLOOL

    • Aves says:

      Enganei-me, não é o mesmo caso. Aqui o condutor quis e ler o manual que estava dentro do porta-luvas – que não abria. O vizinho e que estava do lado de fora – e ai não há instruções de como abrir a porta sem energia.

      • rui says:

        ya, no outro caso percebo o pânico, mas fez pouco sentido na mesma.
        Neste caso é só uma condutora sem qualquer conhecimento do carro que conduz…

        • João B says:

          Queria ver-vos completamente enervados e em pânico, a terem discernimento para saber isto.
          È facil falar quando se está de fora. Ah afinal está ali um pinchavelho para abrir a porta, mas está escondido para ser estético… Comandos de emergencia foram feitos para ser vistos, não para ser estéticos.

        • Antonio+Vasco says:

          Tinha o carro há 3 anos e nunca tinha utilizado aquela maçaneta?
          Mas é das primeiras coisas que uma pessoa usa, é mais intuitiva que o pequeno botão da abertura eléctrica, em cada 3 pessoas que entram para o lugar do passageiro pela primeira vez, 2 usam a manete manual para sair

      • Larilole says:

        1- o manual da tesla é no ecrã e supõe que em linhas gerais se leia quando r compra um veículo

        2- têm acesso e emergência e é mais fácil de dar com ele que com o botão eletrónico

        3- o botão de abrir naturalmente tem bloqueio infantil, o e emergência não abre em movimento e é só à frente

    • Sérgio says:

      De facto, é complicado! 🙂

    • andre says:

      eu quando fui á tesla quando fui abrir a porta a primeira que encontrei foi a abertura manual.

    • Yamahia says:

      Muito intuitivo @Rui, sem dúvida. Se fosse nem a malta se dava ao trabalho de fazer vídeos sobre o assunto.

      Já agora isso tem tranca? É que nada impede que uma criança possa acionar o botão de emergência para abrir as portas de um Tesla, mesmo quando o carro está em movimento, o que representa um risco de segurança.
      Descalça lá essa bota, @Rui !!

  2. JL says:

    Porque não puxam a abertura manual ? Lool

    • King Banido says:

      Pelos já varios relatos, é algo que está escondido… isso e ao não ler o manual, fazem que aconteça estas noticias.
      Espero que a Tesla modifique a sua aplicação e coloque algo muito visivel ao utilizador, coisas que sejam mais comuns de acontecer, que sejam logo abordadas na pagina inicial ou algo do genero. Pode estar no manual, mas seria mais facil estar no digital, já que o proprio conceito do automovel é ser todo “digital”. Até pode já estar, corrigam se assim for.

    • Aves says:

      Pelo que vi, não e igual em todos os modelos. Havia um que era preciso premir um botão vermelho na porta. Noutro ficava escondido.

      • JL says:

        Todos têm a alavanca na porta.

        • Aves says:

          Para quem sabe onde está a alavanca! Quem não sabe vai ver o manual – que está no porta luvas, mas não pode porque o porta luvas não se abre! Isto é inconcebível.
          Aqui há uns tempos acendeu-se-me uma luz de aviso esquisita, que nunca tinha visto. Achei-a para o “sinistro”, encostei e fui ver o que era no manual.
          Isto é que é o normal – não se sabe vai-se ver o manual. Agora no Tesla não se consegue porque o porta-luvas não abre!
          Neste post e no anterior há quem diga que a culpa é do utilizador que pega no carro sem decorar o manual do veículo. Um manual tem páginas que nunca mais acaba. Garanto que continuo sem saber o que significa grande parte dos avisos que podem aparecer no painel. Para isso está o manual – no porta luvas. Os génios da Tesla é que não percebera que não o podem bloquear.

          • Eduardo Cancela says:

            Realmente, Deus nos livre de comprar uma coisa nova e nem sequer ler o manual…

          • rui says:

            O Porta luvas num Tesla é eletronico por uma razão simples, o carro será no futuro usado como taxi autonomo, então foi criada uma forma de manter o porta luvas seguro.
            Obviamente que não é esperado saber o manual de cor, mas aposto que há uma check list de segurança, tal como coisas basicas como saber onde ver a presão recomendade de pneus, onde leva agua para o para brisas e por ai fora, diria que saber como abrir uma porta em caso de emergencia faz parte desses basicos.

          • Aves says:

            Essa do Tesla-taxi autónomo, poupa-me. O Musk conta uma treta de que os proprietários dos Tesla podem ganhar dinheiro cedendo os carros à rede de táxis de Tesla e o pessoal acredita é de mais 😉
            E por causa disso é que o porta-luvas bloqueai LOL

          • JL says:

            Os teslas até permitem meter um PIN para abrir o porta-luvas, muito util para os miudos não mexerem, e não só miudos… lol

          • Aves says:

            Muito engraçado o PIN. Exceto quando não há energia.

          • JL says:

            Um veiculo sem energia é como um telefone sem energia…

          • Aves says:

            Ainda ninguém ficou preso dentro ou fora de um smartphone sem energia.

          • JL says:

            Nem num carro sem energia.

  3. Yordanov says:

    É engraçado ver estes seres humanos que têm um carro super híper mega tecnológico, mas que não se deram ao trabalho de ler o manual.

    Sim, o manual descreve uma manete interior e camuflada que abre a porta sem energia, e sim as 4 portas possuem essa manete.

    É preciso é ler, coisa que atualmente não sabem o que é, infelizmente.

  4. Eduardo Cancela says:

    Isto ainda é noticia?
    Qualquer proprietário de um Tesla se se der ao trabalho de passar os olhos pelo manual isso está lá explicado.
    E sim, deve-se ler o manual.
    Aliás ainda por cima sendo um Model Y, ainda se torna mais estúpido, porque a abertura manual da porta está logo ali.
    A minha filha de 14 anos, passou os primeiros tempos a abrir a porta manualmente sem sequer se aperceber disso, só depois reparou que havia um botão para abrir a porta.

  5. Isaias Leite Capelo Rego says:

    a ignorância tem destas coisas…

    • A.A. Gumane says:

      Ignorância de quem? De quem não leu o manual para se informar sobre como se abre manualmente as portas do veículo ou de quem fabrica veículos que para se abrir manualmente as portas é preciso ler o manual? Sinceramente a mim o que me parece realmente estúpido é que quem se gaba de trazer tecnologia disruptiva nos seus veículos, precise fazer constar do manual, instruções para abrir manualmente as portas do veículo.

    • João B says:

      a questão foi abrir o carro por fora sem energia! Irra! Vocês com 2 anos de idade já faziam tudo não era?
      Por algum motivo há carros que trazem a chave manual para abrir as portas por fora… mas claro, complica-se o que é facil.

    • TdSR says:

      Só se for do Musk. É enginheiro de materias mas percebe pouco da poda. Todos os Teslas estão cheios de defeitos e ilegais em muitos aspectos.

  6. Ricardo says:

    Ela “revelou que o carro da Tesla não deu qualquer aviso sobre a bateria já estar fraca”… Talvez seja verdade, mas estranho isso. Ainda a semana passada tive de trocar essa bateria pequena de 12V, e até lá, o carro passou vários dias com um aviso permanente de que era necessária essa intervenção, para o carro não perder as suas funcionalidades, e avisando precisamente que podia desligar-se totalmente, se nada fosse feito.
    Poucos dias depois, coloquei esse aviso na app Tesla do telemóvel, e pedi uma assistência. Em 2 dias já estava a Tesla pronta a vir substituir a bateria. E até enviou o mecânico ao local onde eu me encontrava, evitando que tivesse eu de ir ao Centro de Assistência.
    Portanto, será que não deu aviso, ou será que ela não lhe ligou nenhuma, já que o carro funcionava “quase” normalmente?…

    • Aves says:

      Ou, simplesmente, não pegou no carro durante os dias em que deu o aviso.

      • Ricardo says:

        Talvez. Ainda assim parece-me pouco provável. Porque se não usou o carro, pouca bateria gastava. Pela minha experiência, o carro foi desligando algumas funções, precisamente para poupar a bateria de 12V para o mais importante.

  7. Jorge says:

    Realmente, tudo serve para dizer mal de uma marca eléctrica. Os veículos tesla, como qualquer outro carro, na porta, ao lado dos botões eléctricos, tem um manípulo que permite, abrir a porta, sem a necessidade de energia eléctrica. Exatamente como um carro a combustão. Esta senhora foi noticia… Incrível!

    • Aves says:

      Enganaste-te. A notícia: é querer ir ver o que diz o manual – mas não pode porque o porta-luvas bloqueou.

      • Pedro says:

        Os Tesla vêm com manual em formato livro?
        Pensava que o manual vinha em formato digital e podia ser consultado no ecrã central.

        • Aves says:

          Post:
          “Desliguei o carro, entrei, fechei a porta e tudo se desligou. Não conseguia abrir as janelas. Não conseguia destrancar as portas. Fiquei presa.
          Partilhou, contando que enquanto se esforçava para compreender o que estava a acontecer, tentou consultar o manual do proprietário, mas percebeu que o porta-luvas não abria.”

        • Yamahia says:

          Não havendo bateria, no ecrã central é difícil ver, digo eu…

        • JL says:

          Tem manual no ecrã, na internet e até na aplicação no telefone.

          • Yamahia says:

            Se não tem bateria de 12V como é que mete o ecrã a dar?
            Fdx tire as palas pá!!!

          • JL says:

            Ainda sobram 2….

          • Yamahia says:

            Tbm não tem internet. E para q quer internet se o ecrã não mostra nada?

            Qt a 3ª, não faz parte da solução do carro e portanto não conta. E além disso velhos/velhas usam potencialmente dump phones. E mesmo que tenha um Smart, dificilmente tem habilidade para encontrar e descobrir o q pretende num telefone.
            Muitas x’s nem os novos Qt mais os velhotes

          • JL says:

            Tem no telefone.

            Estranho, deve ser por você não ter tempo para lhe ensinar, a minha mãe já com setentas largas usa um smartphone.

      • Abel says:

        O manual vem na aplicação ou no ecrã central do carro e é apenas digital não está no porta luvas.
        Para as pessoas terem a noção do básico que é abrir o carro em modo manual de dentro posso dizer que todas as pessoas que entraram no meu tesla tive dizer exactamente o oposto, por favor não usem o modo manual de abertura.
        Existe mesmo um aviso quando as pessoas abrem para evitar usar esse modo.

        • Aves says:

          Os somíticos nem sequer imprimem o manual? E o que impede o proprietário de o imprimir? O que a proprietária do Tesla disse foi: “tentou consultar o manual do proprietário, mas percebeu que o porta-luvas não abria”. Sem energia também não lia o manual no ecrã.

          • Abel says:

            Eu sei que posso ser lento mas alguma coisa não está bem explicada. – Se ela conseguiu pedir ajuda pela app da Tesla e não conseguiu ver o manual que está exatamente no mesmo sítio?
            Eu também uma vez não consegui fechar o meu Renault quando estive em Madrid na mesma altura do Papa. Os Hotéis emitiam um sinal que bloqueava os sinais para evitar as bombas serem ativadas remotamente. O carro com a chave apenas fechava uma porta. Depois de ler o manual percebi que havia uma forma de fechar todas as portas. Lá está o manual serve para alguma coisa.

          • Aves says:

            A mesma fonte (14News, link do post) que fala no pedido de assistência através da app da Tesla refere “Há inúmeros relatos de outros motoristas de Teslas que ficaram presos nos seus carros quando a bateria acaba e todos os eletrónicos foram desligados.”
            Como diria o outro, “Houston, Is There A Problem?”, pouco importa saber por que é que ela não viu o manual na app (por mim, porque estava tremendamente assustada).

          • Yamahia says:

            @ Abel, qual era o modelo do Renault?

          • Abel says:

            @Yamahia Era um Renault Megane II
            @Aves tens noção que existe N relatos de pessoas que ficaram presas dentro de carros certo?

            Por marca posso deixar alguns exemplos e a grande maioria deles senão todos o problema não era não existir chaves para abrir manualmente.

            Ford: Em alguns modelos da Ford, houve relatos de pessoas que ficaram presas devido a falhas no sistema de travamento das portas, especialmente em veículos mais antigos.

            BMW: Alguns proprietários de BMW relataram problemas com o sistema de fechamento automático das portas, que pode falhar e prender os ocupantes dentro do carro.

            Mercedes-Benz: Houve incidentes onde falhas no sistema elétrico impediram que as portas fossem destrancadas, deixando as pessoas presas dentro dos veículos.

            Toyota: Em alguns casos, problemas com o sistema de travamento das portas ou falhas elétricas também resultaram em pessoas presas dentro dos carros.

            Volkswagen: Falhas no sistema de travamento das portas em alguns modelos da Volkswagen também foram relatadas, levando a situações onde os ocupantes não conseguiram sair do veículo.

            Portanto pouco importa a marca se as pessoas não tiverem o mínimo de conhecimento do funcionamento das suas viaturas.
            Neste momento tenho 3 viaturas, combustível, hibrido e elétrico, e posso falar por experiencia própria que Tesla vai no bom caminho e sim tem coisas a melhorar como todas as marcas mas para mim essa não será uma delas.
            Por exemplo:
            – Piscas no volante (nas rotundas pouco prático)
            – Limpa para-brisas (funciona mal na detecção da chuva)

          • Aves says:

            Se já houve essas falhas antes, a Tesla devia ter aprendido com elas. Fica a questão que a condutora colocou depois de apanhar um valente susto por ficar presa dentro do Tesla:
            “Parece que o padrão para quando você perde energia deve ser janelas e portas abertas, não trancadas. Deve ser a lógica inversa. É isso que eu não entendo”, disse ela.

          • JL says:

            É possível ficar preso dentro do Tesla ? Como ? Vontade própria ?

          • Abel says:

            @Aves entras num Tesla e fazes tu o teste, depois voltas aqui a comentar o quanto é difícil usar a abertura de emergência do Tesla, e se a Sra tem razão para ficar presa dentro do carro.

          • Aves says:

            “Houston, Is There A Problem?”
            A questão não é se eu – depois de saber que há um botão /alavanca para abrir a porta quando ficar bloqueada por falta de energia a ser capaz de abrir.
            É haver “inúmeros relatos de outros motoristas de Teslas que ficaram presos nos seus carros quando a bateria acaba e todas as eletrónicas foram desligadas.”
            A resposta só pode ser: “Yes, there is a problem”.

          • yamahia says:

            1-burra da mãe tranca o Carro com o comando da chave, mete as chaves na mala e fecha a porta com a mala dentro do carro. Era loira?

            3-O ladrão trancou-se dentro do carro com o dono a controlar o espectáculo. E depois? Depois veio a policia e prendeu o ladrão loool abençoado carro ahah

            4-link não abre.

          • yamahia says:

            Digo.
            1-Deu um ataque ao velho q acabou por falecer levando consigo o seu fiel amigo q não resistiu ao golpe de calor. Desfecho tragico

          • Realista says:

            A origem do problema não é o carro ser elétrico, combustão, GPL, carroça, elevadores, comboios ou até mesmo dos aviões…

            Atribuir a culpa ao carro elétrico per si é só ridículo e demonstra logo o enviesamento da tua opinião:

            https://economictimes.indiatimes.com/news/international/us/passenger-trapped-in-airplane-toilet-how-was-he-rescued/articleshow/106958287.cms?from=mdr

            https://www.businessinsider.com/amtrak-passenger-fell-asleep-train-woke-up-trapped-2024-1

            Aliás é devido a pessoas ficarem presas nas bagageiras dos EUA que criaram leis para se abrir manualmente por dentro. Vais dizer que a culpa disso é do carro a combustão?

            Não faz sentido…

  8. Cebolas+Verdes says:

    Os vidros partem, não partem? Siga.

  9. Ze Carlos N says:

    Nunca precisei de ler o manual dum carro para o comecar a conduzir. Se fosse um carro normal ja estava tudo aos berros. Como se trata dum electrico (especialmente tratando-se do Elon Musk), esta tudo a por as culpas na condutora.

    • João B says:

      @Ze Carlos N, não diga isso que é sacrilégio! A questão é que nas marcas chamadas “clássicas” é reclamação a torto e a direito quando o desgraçado do vendedor não explica uma funcionalidade do carro, o tesla até o vão buscar a um parque de estacionamento e até o mandam procurar e está tudo bem!
      Pelo valor que eles custam, só tinham que me dedicar 15 minutos a explicar muito rapidamente as funcionalidades básicas do carro.

    • Yamahia says:

      Para guiar um tesla convém tirar um curso antes.

  10. TdSR says:

    As vendas da Tesla estão em declínio portanto o consumidor está no bom caminho.
    Produtos Alpha da Tesla não deviam circular na via pública.

  11. Zé Pevinho says:

    Não o que é mais insólito, as pessoas ficarem fechadas dentro dos carros, porque o sistema falhou e o fabricante achou bom esconder a abertura mecânica com péssimo acesso em caso de emergência, ou ver aqui bandos de sabichoes ( com destaque ao cromo do costume esse está em todas) armados em que faziam e acontecia e que é novidade, queria velos na mesma situação que havia de ser engraçado…

    • JL says:

      Numa situação daquelas qualquer pessoa pensava em resolver a situação, e não fazer sensacionalismo como os cromos daqui, inclusive os do costume gostam de fazer, onde tudo parece uma tempestade num copo de água.

      • Zé Pevinho says:

        A sério??? És o rei disto tudo, és infalível, agora mais a sério, queria ver-te na mesma situação até filmava para meter aqui para malta ter ver chorar baba e ranho a gritar “abram a porta que não consigo sair do meu tesla”…

        São todos os maiores até acontecer…

        • JL says:

          Eu não sou rei de nada, você é que tentou ser até pelos disparates e tentativas de persuasão que faz.

          Numa situação destas se tivesse meios para abrir, abria normalmente, caso contrário partia um vidro, como se isso fosse algo de grave, mas enfim, preferem fazer uma tempestade num copo de água, você deve ser daqueles que quando vê uma situação de perigo deve ir para os fóruns falar mal deste e daquele em vez de procurar soluções.

          • Zé Pevinho says:

            Não sei se o menino ainda não percebeu, que tem de crescer, e continua a com a sua arrogância de sabichão, como eu disse queria ve-lo na mesma situação e com o carro a arder como já aconteceu para ver se reagia como diz… pimenta no cu dos outros é refresco…

          • JL says:

            Então mas quem começou com arrogância fui eu ?

            Já lhe disse o que fazia nessa situação, provavelmente você levantava os braços ao ar à espera que ela aparecesse. Lol

            Por acaso já tive 2 incêndios em carros.

  12. PJA says:

    Não é lógico ler o manual para abrir a porta de um carro, mas se as pessoas acham bem siga a banda.

  13. PTO says:

    A Tesla sempre na vanguarda, criou um excelente sistema anti-furto.
    O gatuno pode conseguir entrar, mas depois é que já não sai, fica lá fechadinho até chegar a bófia. 🙂 🙂 🙂 🙂

  14. jpr Santander says:

    Tenho um e muitas vezes tenho que avisar que não é ali que devem abrir a porta, nem sei como não sabem.

  15. Sub Alphie says:

    Testa sem bateria? O auto correct e lixado.

  16. Sub Alphie says:

    Há qualquer coisa mal contada nesta história. Então tem o carro há 3 anos e não sabe a localização de uma coisa tão importante nem pensa logo que as baterias podem acabar e não funcionar alguma coisa? Antes de andar no carro novo convém ler o manual.

    • Aves says:

      A quem é que passa pela cabeça que pode ficar trancado dentro dum carro se acabar a bateria?
      Acaba a bateria o carro não arranca (enfim, com alguma insistência até pode arrancar). É a isto que as pessoas estão habituadas.

      • Realista says:

        A que é que passa pela cabeça onde é o tanque do Adblue? (O meu é dentro na mala, e fica escondido atrás de uma porta). E o carro não deixa andar sem isso…

        A quem passa pela cabeça que é preciso desligar o airbag se levar uma criança no banco da frente?

        A quem passa pela cabeça que é preciso regular os faróis da frente se levar muito peso na mala?

        A quem passa pela cabeça que é preciso fazer revisão aos 15.000km ou na quilometragem indicada pelo fabricante??

        A quem é que passa pela cabeça onde se encontra as indicações com a pressão dos pneus?

        A quem é que passa pela cabeça como fazer reset aos sensor de pressão dos pneus?

        Essas informações são todas no manual, e quer seja jovem ou velho ou carro a combustão ou elétrico, é preciso ler o manual.

  17. Avelino Paulo says:

    Estranho esta situação, porque há um segundo botão, que é manual, para destrancar a porta, tanto do lado da condutor como do pendura, mesmo quando não há bateria.

  18. Teslarita says:

    Hmm foi a primeira coisa que me disseram quando fui buscar o meu MY … oh merica

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.