Lista de iPhones e Macs compatíveis com IA da Apple foi revelada e as notícias não são boas
Ainda que sem qualquer confirmação, tem sido claro que o iOS 18 se vai focar na IA e no que pode trazer para o iPhone. Este será apresentado nos próximos dias e revelará tudo o que está a ser preparado. Com esta ideia presente, surge agora a informação sobre os iPhones e Macs compatíveis com a IA da Apple. Esta foi revelada e as notícias não são as melhores.
iPhones e Macs compatíveis com IA da Apple revelada
Como é normal, a WWDC deverá revelar a próxima versão do iOS e de outros sistemas operativos da Apple. Estes vão chegar recheados de novidades e com muitas melhorias a surgirem em várias áreas. Uma das que mais interesse tem trazido é a IA, onde a Apple ainda tem de mostrar o que vale.
Pensa-se que estas novas capacidades vão mudar completamente a Siri e dar-lhe novas funcionalidades. Especula-se que esta poderá ganhar uma maior inteligência e entendimento, conseguindo realizar ações dentro das próprias app. Isto será fruto da união com a OpenAI, para usar o já conhecido ChatGPT, numa versão dedicada para a Apple.
O que agora foi relatado dá conta dos dispositivos que vão suportar todas as capacidades desta IA da Apple. Veio do conhecido Mark Gurman, que escreveu que muitas das próximas funcionalidades de IA baseadas nos iPhone e Macs exigirão o que há de mais moderno a Apple lançou, como o iPhone 15 Pro ou o Pro Max.
iOS 18 exigirá A17 Pro e muita RAM para o máximo
Na prática, isto significa que para usar todos os novos recursos do iOS 18, os utilizadores possuam os mais recentes iPhones, com o SoC A17 Pro. Provavelmente este garantirá o processamento local e uma maior velocidade de execução. Também apenas os dispositivos com quantidade suficiente de RAM executarão essas tarefas de IA no dispositivo. Os dispositivos restantes vão usar a cloud, com um tempo de resposta um pouco mais longo.
Os requisitos os Macs e iPads parecem um pouco mais inclusivos, com Mark Gurman a sugerir que o mínimo exigido o SoC M1. Este remonta aos Macs Apple Silicon de 2020 e ao iPad Pro de 2021, ou modelos posteriores. Estes os modelos têm pelo menos 8 GB de RAM disponíveis, o que pode acabar sendo o principal limitador.
Com esta versão a Apple parece estar a limitar o que oferece aos utilizadores dos modelos mais antigos, contrariando o que sempre fez no passado. A empresa sempre garantiu muitas das novas funcionalidades a serem disponibilizadas, algo que agora cai por terra, pelo menos parcialmente.
Isto tem uma solução típica da Apple… Comprem equipamentos novos que não dão para fazer upgrade e só duram 3 anos
Só duram 3 anos porquê?
Cá em casa há vários iPhones e um deles é de 2019 e continua a receber as atualizações do iOS.
Não me parece que conheças a longevidade, em termos de suporte, dos iPhones senão não dizias tamanha asneira.
Boa anedota… Conta outra.
A tua ignorância tem mais piada quando a tornas pública.
Ora vai lá ver se o iPhone 11, de 2019, não recebeu o iOS 17 (e continua a receber os subsequentes updates dessa versão).
É sempre giro ver os peasants que nunca usaram nada da Apple a mandar bitaites sem nexo.
Lá vem mais um que tecla por teclar. Se não sabes nada de iphones, fica caladinho
Infelizmente não sabes do que falas!!!
Estás a referir-te a dispositivos Android de certeza! A vida média desses dispositivos com o ultimo SO são cerca de 3 anos!!
Os dispositivos Apple só por volta do sétimo ano é que deixam de poder instalar o SO mais recente!!
Não vejo onde está o problema, para a malta que adora Apple também não, simples renovar já os equipamentos todos acabados de comprar para eles são trocos…
Isso é que dor de cotovelo…
Olha serviu a carapuça logo a um, e não amigo não tenho qualquer dor de cotovelo simplesmente dos sistemas Apple já me curei há alguns anos, passei definitivamente só para microsoft e Android foi de longe a melhor opção que fiz…
Renovar porquê?
Vai lá ler o artigo novamente. Os modelos anteriores também podem usar a IA, a diferença é que utilizam a Cloud.
Já agora, sabias que a implementação da IA em PC’s precisa também de um chip dedicado que 99% dos PC’s atuais não têm? E achas que vou deitar fora o meu portátil comprado há dois anos por causa disso? Cresce, rapaz!
Mais um, mas estás a querer enganar quem só se for a a ti, os modelos mais antigos por cloud, espera lá sentado, ainda para mais respondeste logo ao problema chips que ainda não existem, agora pensa isto é tudo negócio achas mesmo que a Apple se está para perder, não tires as palas não, eu já as tirei há muito tempo, produtos Apple ficaram riscados para sempre…
O único com palas aqui és mesmo tu. Se há empresa que dá suporte por muitos e longos anos aos seus equipamentos é a Apple. Mas lá está, a verdade é que se soubesses isso não tinhas vindo aqui mostrar a tua ignorância publicamente.
Portanto quando não consegue melhor argumento, usa as empresas como justificação, pois eu é que sou leigo no assunto, pois pelos vistos quem está realmente a demonstrar total desconhecimento é vossa excelência que as palas não deixam ver como sempre o fanatismo deixa a malta cega…
Não, tu não és leigo, és ignorante mesmo e com dificuldades de compreensão. Os modelos menos recentes de iPhone vão igualmente utilizar a IA só que através da Cloud, como está bem explícito no artigo:
“Os dispositivos restantes vão usar a cloud, com um tempo de resposta um pouco mais longo.”
Vocês, os peasants anti-Apple, nunca se cansam de demonstrar publicamente as vossas limitações e ignorância. Seria cómico se não fosse incrivelmente patético e infantil.
É isto, quando um fanático da Apple não tem argumentos para conversa, parte para os insultos, já que não consegue melhor, vergonhoso…
O Jl com os carros eletricos e tu com a Apple, dois doentes…
O Zé acha os insultos vergonhosos, o mesmo Zé que no final do comentário chama dois confrades de doente. Acho incrível como as pessoas censuram o que elas a seguir se dispõem a fazer. Tudo bem que não gosta da Apple, mas não sei que razão sisuda lhe leva a querer enfiar carapuças a quem usa a dita marca. Pessoalmente, também uso Android e Windows, e estou satisfeito com isso. O que os outros fazem, não me diz respeito. A escolha é livre para cada um de nós. E PTO tem razão num ponto: os iPhones têm uma boa durabilidade. Sei disso por experiência própria, pois já tive um no passado. Desfiz-me dele porque entretanto recebi um Android por parte da entidade patronal e acabei por achar o sistema melhor para mim.
A WWDC é em junho. O iOS 18 – a maior atualização do SO de sempre – e os novos iPhones 16 e 16 Pro são apresentados em dezembro – e só aí se conhecerá a lista dos iPhones compatíveis com o iOS 18 e o modo de funcionamento da IA em cada um deles.
Quando se fala de chips para IA tem-se em conta sobretudo os núcleos mistos do processador com Neural Engine. O que se sabe (MacRumors):
– A Apple usa um Neural Engine de 16 núcleos desde a série iPhone 12. No entanto, mantendo o número, melhorou o desempenho do Neural Engine ao longo dos anos. Por exemplo, a Apple diz que o chip A17 Pro tem um Neural Engine até 2x mais rápido em comparação com o do chip A16 Bionic do iPhone 14 Pro.
– Há rumores de que os modelos de iPhone 16 Pro apresentam um Neural Engine atualizado com “significativamente” mais núcleos, o que pode resultar em alguns dos recursos de IA generativa do iOS 18 sejam exclusivos para esses modelos.
Pois, diferenças há de haver. É uma questão de software, hardware e cloud.
… os novos iPhones 16 e 16 Pro são apresentados em – setembro, como habitualmente
“a MaiOr AtuaLizAçÃo dE SempRe”
headline de todos os novos iOS
Não, é uma expressão poucas vezes utilizada – e não pela Apple.
“Com esta versão a Apple parece estar a limitar o que oferece aos utilizadores dos modelos mais antigos, contrariando o que sempre fez no passado.”
Isso só se fôr num mundo paralelo. Com a Apple deste mundo, o normal é ser apenas os modelos mais recentes a ter acesso às grandes novidades muito dependentes de processamento.
No Android os fabricantes até costumavam nem sequer fazer updates do SO em smartphones perfeitamente capazes só para venderem o modelo novo. Na Apple isso não acontece, tenho aqui em casa um iPhone 11 de 2019 que continua a receber as atualizações do iOS.
Não compres lixo. Compra Pixel que tem 7 anos de atualizações.
Não gosto do Android como SO, prefiro o iOS. Mas sim, os Pixel são do melhor que existe no Android.
então para que falar no andoid, ainda por cima meias verdades? lol
Quais meias verdades? Já tive Android sem ser Pixel e sei bem que em poucos anos ficava sem atualizações. Não te esqueças que os Pixel representam uma minúscula parte do mercado de utilizadores Android, logo não são a referência em relação ao que antes escrevi.
também tive um iphone 5. o meu pixel que tenho agora é muito mais fixe e mais rápido que o meu iphone
Pois é, mas as coisas evoluem e mudam, hoje isso já não é assim logo esse pensamento cai por terra…
As coisas mudam? Hoje isso já não é assim?
Se acabei de dizer que tenho um iPhone de 2019 que continua a receber as últimas atualizações do iOS, o que é que mudou?
E que tal parar ler. e interpretar o porquê do que lhe estão a dizer, pelos vistos mais o vez o fanatismo está a deixa-lo cego ao ponto nem percebe o ponto da questão…
Ó Zézinho, queres namorar comigo, é? Desampara-me a loja, rapaz. Olha que estás enganado, eu gosto de mulheres, não sou como tu.
Não falei em actualização do sistema, falei de grandes novidades não correrem em hardware mais velho! Isto é o normal, e de certa forma expectável… o que torna ridícula a afirmação de que isto contraria o que fez no passado
O que se está a falar aqui consiste numa atualização do sistema. A IA já existe nos iPhones, agora vai apenas ser ampliada e melhorada. Naturalmente, tal como em toda a tecnologia, os modelos mais recentes serão os que conseguirão tirar mais partido dessa atualização, mas, conforme está bem explícito no artigo, modelos mais antigos também irão beneficiar dessa atualização através da sua atualização via Cloud.
Lá continua a cloud como a solução para tudo, não há mesmo solução aqui, já não tem cura, continua assim que os outros é que não sabem nada…
Nem te vou dar troco ao que escreveste por uma simples razão: Aos burros dá-se palha, não se dá conversa. Bom apetite!
Se bem me lembro a apple foi ainda há muito pouco tempo à China justificar porque é que os seus 8GB de RAM nos seus MacBooks são suficientes.
segundo o texto entende-se que todos esses MacBooks com 8GB suportarão esta funcionalidade… É reparar que o iPhone não tem mais do que 8GB de RAM
E eu no lugar deles nem justificava nada.
Quem achar que 8GB é pouco que compre a versão com 16GB ou com 24GB, qual é afinal o problema?
O problema é simples chama-se upgrades coisa que no mundo da Apple é deveras interessante, eu quero comprar algo que possa fazer melhorias face as necessidades no decorrer do tempo e não ter de gastar uma fortuna na versão de topo só porque a Apple assim o entende.
Nunca gostei da posição da Apple pois gasta-se uma fortuna nos equipamentos, mas no final parece que fiz foi um aluguer dos equipamentos, pois quando é necessário só os senhores é que podem por ou dispor, pois isso nunca me agradou nada.
E isso é um problema porquê? Quem compra já sabe que é assim. A Apple não obriga ninguém a comprar os produtos deles. É por isso que apesar de eu usar iPhone, iPad e iWatch, o meu portátil é Windows.
Vês como é um não problema?
Mais i* bugigangas houvesse e mais tu i* bugiganga
É um não problema só se for para ti, pois isto é e sempre foi um enorme problema para muitos, mas como gosta de torrar dinheiro, ainda para sim só está a demonstrar aquilo que toda gente sabe…
Como te disse mais acima, no que te diz respeito é simples: Aos burros dá-se palha, não se dá conversa. Que te saiba bem e bom apetite.
o iphone que era tão sufisticado e tão super afinal engasga-se todo?
cheira a desculpas. Mas não é novo. A apple já faz isso com o iOS: funcionalidades do iOS que só dão em iPhones mais recentes. e às vezes com coisas ridiculas tipo edificios 3d no maps lol!
Em contraste, as funcionalidades AI da Google têm chegado até equipamentos mais antigos
Quem compra iPhone tem o que merece.
Há uma diferença – a AI da Google assenta na cloud. A Apple pretende que grande parte das funcionalidades da IA sejam realizadas no próprio equipamento, o que depende da capacidade do chip – não há milagres.
não assenta nada na cloud. o transcribe, por exemplo, é local. e funciona para todas as apps
Diz a Google:
“A IA do Google no Android reinventa a experiência do seu dispositivo móvel, ajudando você a ser mais criativo, fazer mais e ficar seguro com a poderosa proteção do Google. Basta circular uma imagem, texto ou vídeo para pesquisar qualquer coisa no seu telefone com o Circle to Search*
E em letras pequenas: “*Disponível em dispositivos selecionados e conexão com a Internet necessária (…)”.
Que mania.
Isso é para o circle to search. Se estás a pesquisar faz sentido que pesquises NA INTERNET, não achas?
Eu estou a falar do live transcribe: Google has announced that the Live Transcribe feature is set to be fully functional offline without an active internet connection with an additional download.
já agora o summarize do recorder, magic compose também são offline e no device: https://store.google.com/intl/en/ideas/articles/gemini-nano-google-pixel/
não tens de quê, “que mania” 😉
Em letras pequenas: “O Pixel 8 Pro usa o Gemini Nano – o modelo de IA mais eficiente do Google, construído para smartphones – para ajudá-lo a acelerar as tarefas e continuar com o seu dia”.
Obviamente isso quererá dizer que “as funcionalidades AI da Google têm chegado até equipamentos mais antigos” 😉
Enfim, isso é ir além da mania de que se um dado Android tem, … o Android tem.
Realmente quem não conhece o ecossistema da Apple e nunca usou consistentemente um iPhone faz mesmo uma figurinha de ignorante nas coisas que diz.
Chega a dar vontade de rir tamanha ignorância, LOL!
tanta acusação e zero argumentos. podes acrescentar alguma coisa ao debate, quando quiseres.
Não preciso de acrescentar nada, o Alves já arrumou com a tua argumentação para um canto em apenas dois posts. E sim, tudo o que disse, mantenho pois é a pura verdade.
continuas sem meter um argumento que seja. arrumou aonde? o alves é um bot.
Olha diz o routo ao nu que roupa vestes tu, não sei quem é pior, tu com a mania ou ele com pouco conhecimento na matéria…