A Google tem problema de fidelidade com os utilizadores dos smartphones Pixel?
A Google não é uma marca recém-chegada ao mercado dos smartphones. O Android é a prova disso e os Nexus e os Pixel são já clássicos. A marca tem apostado agora neste campo, com propostas únicas. A verdade é que os seus utilizadores parecem não ser leais à Google, segundo mostra um estudo recente.
Google tem problema de fidelidade com utilizadores
Apesar dos seus esforços máximos para tirar parte da participação de mercado das mãos da Apple e da Samsung, a Google continua a ser um player de nicho no mercado. Embora a gigante da tecnologia pretenda conquistar mais novos utilizadores parece que a preocupação ainda maior da Google é como manter os utilizadores antigos.
De acordo com dados apresentados numa análise recente, os smartphones do Google enfrentam enormes problemas de fidelidade. Dos números apresentados, 57% dos utilizadores antigos ponderam mudar para outra marca.
De acordo com uma pesquisa realizada nos EUA, mais da metade dos atuais utilizadores dos Pixel ponderam mudar para outra marca no futuro próximo. Quando questionados sobre a probabilidade de mudarem para uma marca de smartphone diferente, mais de metade disseram que isso era muito provável. Este problema de lealdade pode levar a uma perda de quota de mercado.
Utilizadores de smartphones Pixel vão trocar de marca?
O problema de fidelidade do Google torna-se ainda mais aparente quando comparado aos seus concorrentes, Apple e Samsung. As estatísticas revelam que o Google tem 23% mais utilizadores de smartphones insatisfeitos do que as duas marcas, com 34% dos utilizadores antigos da Apple e da Samsung prontos para mudar para outra marca.
A pesquisa também revelou números desanimadores sobre a quantidade de utilizadores do Pixel dispostos a manter a marca Google. As estatísticas mostraram que a gigante da tecnologia tinha apenas 25% de utilizadores fiéis de smartphones, muito menos que a Apple ou a Samsung.
Como rei da fidelidade à marca de tecnologia nos Estados Unidos, a Apple teve resultados opostos, com 50% dos utilizadores do iPhone muito pouco propensos a mudar. A Samsung não conseguia orgulhar-se desse número, mas ainda tinha uns sólidos 44% de utilizadores fiéis de smartphones dispostos a permanecer na empresa no futuro.
Fonte: Stocklytics
Neste artigo: fidelidade, Google, marca, smartphones
Não tenho nada contra os pixels da Google, o Android puro é excelente, no entanto, em termos de hardware as características poderiam estar mais ao nível dos concorrentes o que os iria dar mais destaque, agora claro o utilizador final olha para esses pontos todos e fazer a comparação o pixel fica sempre aquem posto em linha com um Samsung ou iPhone…
Não faz sentido e comprar android que não seja pixel. Esperar para ter updates? No ios toda a gente em todos os modelos recebe updates no dia 1
O problema é que para a esmagadora maioria, as coisas não se resumem só a updates, mas ao bolo todo um telefone com boas características ao nível da concorrência, é ai o problema dos pixel, podes ter a certeza se este problema não existisse o pixel já estaria ao nível da Apple…
Samsung Galaxy S20 com 4 anos recebe updates quase todos os meses.
Bem se isso só o teu unico argumento, acaba por cair por terra, pois a samsung e outros já dão updates até 7 anos, o que todos sabemos que é muito para esperança media de vida de um smartphone há velocidade que as coisas evoluem, a maioria se conseguir aguentar 5 anos já é muito bom, a maior parte ao fim 2, 3 anos já trocou de smartphone por um mais recente…
Para ter os 7 anos tens de gastar 1000 euros num samsung novo pois os antigos nem 3 anos tem
Antes dos 7, teve 4 de majorUpdates e +1 de seguranças. Portanto 5 anos.
1º não precisas gastar 1000€ para 7 anos de update, 2ª as outras gamas também já tem mais de 4 anos e mais 1 de updates de segurança.
Por fim os antigos tem 3 anos e chega e sobra e já foi descrito o porquê, apenas uma pequena minoria tenta aguentar 7 anos um smartphone, eventualmente acaba sempre por ceder alguma coisa com o tempo o que os leva a nova aquisição…
O mercado android é vasto, pelo valor que custa um pixel tens opções melhores e mais baratas é logo ai que começa o problema, os updates são relativos para muitos pois tem o telefone pouco tempo e isso nem é um problema a equacionar.
“recebe updates no dia 1”
E cheio “da” bugs!! Prefiro receber no dia 2 já com os bugs corrigidos!
Possuo um Pixel 8 Pro, anteriormente possuia um Galaxy S20. De uma forma geral prefiro samsung. Quando trocar provavelmente vou voltar para samsung.
eu sou fiel a telemovies compactos
Neste momento tenho o Pixel 5. Tamanho perfeito (6″).
Estou a pensar trocar no final deste ano, mas se o Pixel não oferecer um compacto (espero que os rumores que dizem que o mínimo será 6.3″ sejam falsos) não terei problemas em mudar de marca, incluindo para o Iphone se mantiver o 6.1″, ou ficar com o actual por mais um ano já que continua com uma perfomance muito boa.
Metam um SD com um modem de jeito e esses problemas desaparecem e ganharão ainda mais utilizadores
Nunca tive um telemóvel tão bom. Venho do Samsung s21 para pixel 8 e estou super satisfeito.
recomendo a todos um pixel
Infelizmente não posso dizer o mesmo, saltei de um Samsung s20 para o pixel 8 pro e em 2 meses despachei o dito e voltei há Samsung s23 ultra.
Deixei-me levar pela simplicidade, mas depressa cheguei há conclusão que faltava-me funcionalidades e outras características, simplesmente tive de mentalizar que o pixel não é bem aquilo que pensava.
A google tem o conceito bem pensado, mas não consegue competir com os concorrentes, simplesmente tem de deixar este tipo de ideologia e elevar a fasquia se quer tornar-se competitiva, se não o pixel será sempre apenas mais um no meio de tantos outros androids no mercado
podes dar exemplos do que sentiste falta?
Para questionares nunca tiveste nenhum Samsung, se não nem perguntavas, o que dá logo para perceber o porquê de um pixel te encher as medidas.
estás bem? quero entender se as coisas que ele sente falta são coisas que nunca usei num samsung.
já que comentaste podias tu ter dado exemplos
O pixel tem como finalidade permitir acesso a recursos inteligentes como chamadas, IU simples, uma câmera decente a um preço acessível, no entanto, para pessoas como é o meu caso, quando já se vem habituado a outras andanças e que se tem acesso a outras funcionalidades mais refinadas, é difícil não as ter quando se precisa, por exemplo a tela, a rapidez de processamento a personalização da UI, ao gestão da autonomia, as funcionalidades e capacidades das câmeras, basicamente para mim o pixel acabou por ser um downgrade…
Isto que estou a relatar está pela web toda, não sou caso único, simplesmente o pixel acaba por ser um pouco como o Iphone simples de usar sem grandes romances, updates, agora claro quem faça uso de funcionalidades chave na altura de escolher o pixel salta fora da equação, não se trata de ter anos de updates ou valores de custo, mas sim cumprir as necessidades que cada um de nós precisa no dia a dia…
Eu por exemplo como o meu uso é intensivo, os telefones nunca passam dos 3 anos de uso, quando chegam a esta idade, já tenho a bateria da precisar de ser trocada, o desempenho já não era o que era quando novo, eventualmente começa a ter algumas falhas no seu comportamento obrigando-me a resetar o dito o que para mim não tenho paciência para repor telefone e é tempo perdido que não tenho.
A Google entretanto tem vindo a copiar umas cenas dos Samsungs. Devem ser facadas para os autoproclamados defensores do Android puro eheheh
Nada de novo, simplesmente isto já acontece há muito, simplesmente passam a vida a reinventar o que os outros já implementaram há muito.
Neste momento, a meu ver só há duas marcas de smartphones para dois mundos diferentes. Samsung e Apple. Se bem que a Samsung está sempre a imitar a Apple. Para além de carregar os telefones com bloatware, apps redundantes duplicadas com outros. O que Samsung tem de inquestionável é a qualidade de construção. Com isto, e para quem tenciona manter o equipamento para longo prazo (updates, fluidez e manter o valor de mercado), a Apple está muito mais à frente
“Se bem que a Samsung está sempre a imitar a Apple”
Humm? Não estarás a confundir com a Xiaomi?!
Esse estudo é nos EUA, essas conclusões não validam a fidelidade ao iPhone da mesma forma fora desse espaço.
Uma das principais razões é o IMessage, perfeitamente enraizado na sociedade americana e consequentemente com muita influência na fidelização.
Noutras geografias taxa de adesão ao IMessage é desprezível logo os resultados finais serão bem diferentes!
nenhum consumidor com amor proprio e leal a nenhuma marca. o consumidor tem de ser leal a quem vende o que ele quer comprar ao preço que esta disposto a pagar.