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Primeiro navio movido a hidrogénio dos EUA está oficialmente pronto

                                    
                                

Autor: Rui Neto


    • Aves says:

      Nice? O barco é minúsculo. Ao menos o barco chinês movido a baterias (para navegar no rio e que tem que ir trocando de baterias ao longo do percurso) que num post foi apresentado como o futuro da navegação, sempre era um barco grande, porta contentores.
      Para ti, pode ser a hidrogénio, a baterias elétricas é que não 🙂

      • TugAzeiteiro says:

        Target’s diferentes… este catamaram é para transporte de pessoas de uma margem para a outra… faz todo o sentido ser a hidrogénio e que produza o seu próprio hidrogénio para alimentar os motores. Será um sonho ter um catamaram com esta tecnologia aplicado ao uso privado por ex. Sou a favor dos BEV e completamente contra o hidrogénio nos carros, agora há que analisar para que utilização é…

        • Aves says:

          “Estordinário”! Capacidade para 75 passageiros!
          Os catamarans elétricos da Transtejo transportam 540 passageiros sentados.

          • 2 dedos de testa says:

            Baby steps, iterações, é assim que se evolui

          • JL says:

            Calma, ele só é contra veículos eficientes que usem energia renovável e também proveniente do gás natural, no entanto é a favor se uma solução ineficiente que usa maioritariamente, 98% de energia do gás natural.

            Loool, realmente não se entende…..

          • Pedro António says:

            Por algum lado se tem de começar! Onde está o problema do catamaran? Não há cidade pequenas’?

        • JL says:

          Produz o próprio hidrogênio como ? Com motores diesel ?

      • Yamahia says:

        Calma @Aves, tudo tem um princípio.

        • JL says:

          Desde os anos 60 que dizem isso.

        • Aves says:

          O teu critério é – desde que não se tenha de parar para carregar a bateria (ou trocá-la por uma carregada, como o porta-contentores chinês de rio) está tudo bem 🙂
          Quem sabe se não se poderá ir com o carro a um posto de combustível meter hidrogénio. Carregar a bateria, no mesmo tempo, é que nunca 😉
          Mas já está demonstrado que produzir hidrogénio para o parque automóvel não é rentável. E o e-fuel também não.

    • JL says:

      Mas este tem também baterias , veja lá se não lhe dá um vomito enquanto passa de um margem para a outra. Loool

  1. Gonçalo says:

    Parece-me ambicioso chamar de navio a um barco para 75 pessoas

  2. PJA says:

    Veículos onde o hidrogénio pode ser útil como combustíveis limpo.

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