Engenheiros criam fato que transforma urina e suor em água potável
O canal do YouTube Hacksmith Industries conseguiu criar um fato funcional inspirado no universo de ficção científica "Dune". Através da combinação de peças de computador e equipamento de proteção individual (EPI) de saúde e segurança, o seu fato produziu água potável a partir do suor, da respiração e da urina do utilizador.
No epic de 1965 de Frank Herbert, os "stillsuits" são um equipamento de sobrevivência essencial para os habitantes do planeta deserto fictício de Arrakis. De acordo com a história, estes fatos podem reciclar a maior parte da humidade do corpo do utilizador para que este possa sobreviver ao ambiente hostil.
Consiste num fato elegante que envolve o corpo, com uma máscara ou tubo que cobre a boca e o nariz do utilizador. Nas adaptações mais recentes, este incluiu um tubo icónico que se insere nas narinas.
No entanto, embora fictício, a equipa da Hacksmith Industries pensou em tentar fazer um protótipo funcional. Surpreendentemente, conseguiram fazer com que o conceito funcionasse.
Este fato é feito de peças comuns
Embora o protótipo não seja tão "fixe" como os apresentados nas adaptações cinematográficas do romance, conseguiu funcionar como pretendido. No entanto, com um pouco menos de eficiência.
A equipa conseguiu esta proeza combinando um fato de Tyvek com um fato de Dune pronto a usar, para uma estética muito necessária. O stillsuit consiste num refrigerador termoelétrico que condensa o vapor de água do ar no interior do fato. Isto é feito através de uma abordagem completamente diferente dos compressores que conhecemos nos nossos frigoríficos ou aparelhos de ar condicionado.
Estes dispositivos foram concebidos para arrefecer computadores e outros aparelhos eletrónicos, fazendo passar uma carga eléctrica por dois tipos diferentes de metal. Quando em funcionamento, um lado do dispositivo aquece e o outro arrefece.
Quando testado na bancada de trabalho, foi capaz de condensar gotículas de água do ar com relativa rapidez. A equipa integrou este dispositivo no fato, expondo o lado "frio" no interior do fato e o lado "quente" no exterior.
E funciona mesmo!
Para a respiração do utilizador, um respirador estava equipado com um tubo de plástico que passava o ar expirado pelo mesmo refrigerador termoelétrico com o mesmo objetivo. Neste sentido, funcionava como um desumidificador invertido. A equipa criou então uma forma de recolher o líquido para uma bexiga dentro do fato. Isto foi combinado com um filtro de água comprado numa loja de artigos desportivos local.
Esta combinação permitiu que a água fosse recolhida, filtrada e depois bebida pelo utilizador. Foi um feito impressionante, especialmente porque o fato demorou menos de um dia a ser montado. Quando lhe perguntaram qual o sabor da água, Sherk, a cobaia, respondeu que era "quente". "A água reciclada sabe, bem, exatamente como a água!"
Podemos dar à equipa das Hacksmith Industries um aplauso.
Leia também:
Já podem ir para Marte à vontade!
era mesmo isto que eu precisava …. para não ter que acartar os garrafões de água do supermercado !!!
Os traficantes de água em plástico jamais consentirão em semelhante coisa. “Tens de gastar, tens de consumir, tens de desperdiçar, tens de poluir, que é para manter a economia a andar e os capitalistqs a facturar”. E os desejos deles são ordens paa os governos.
E os comunistas que são parasitas dos capitalistas.
Você e os capitalistas, sabe para que existem leis e controlos? Basta que tenhos uma sociedade esclarecida e srm corrupção o que é necessário em tudo o que é a nossa vida: seja ela numa economia capiltalista ou socialista! Se as pessoas não souberem exigir e manter os políticos sobre vigilância, tanto faz se é capitalista, comunista ou tribalista, o Ser Humano é um ser egoísta e invejoso, acredite. Não acredito na filosofia do “bom Selvagem” de Rousseau, sou mais virado para Voltaire.
Para Voltaire ou para Thomas Hobbes, não?
eu sou mais virado para Kubrick “The great nations have always acted like gangsters, and the small nations like prostitutes.” e outra +/- assim “A vida é uma labirinto, cada um dá a sua opinião mas ninguem sabe realmente o que está a fazer.” Basicamente os ricos compram os politicos que fazem as leis e o lindo resultado está a vista, colapso ambiental, extinção em massa e ninguem é realmente feliz.
Deves estar virado e mais para o tinto
O Grunho como todo o anti capitalista tem problemas com a liberdade e criação humana.
É também na empresa que uma pessoa cria que está sua identidade, criatividade e expressão.
Na verdade isto é um plano dos imperialistas. Quando roubarem a água do mundo vão começar a vender estes fatos.
🙂
Equipamento para as próximas épocas das multinacionais.
*cough* PSA *cough*
Dune! So digo isto, quem for inteligente chega la
Inteligente? LOOOL
ver o filme Dune original dos 80s é preciso ter alguma inteligencia para não ficar perdido com a historia logo na intro.
Só achei cómico o “quem for inteligente chega la”, quando no artigo refere literalmente o filme em questão.
Basta saber ler para lá chegar.
O pessoal quer é aparecer nas caixas de comentários para alimentar o ego, outros é para propaganda, ler o artigo é secundário!
Cada vez mais a realidade imita a ficção.
O Bear Grills faz isso há anos.