PplWare Mobile

Cientistas chineses utilizam o bambu para criar um vidro transparente e resistente ao fogo

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. XIcoFanico says:

    Parece-me interessante, mas é preciso perceber como industrializar o processo, fazendo-o saltar do laboratório pra produção de larga escala, senão é mais uma boa ideia na melhor das hipoteses para nichos de mercado.
    Corrijam-me se estiver engando, mas não é mensionado no estudo quantos Kg ou quantos metros quadrados de terreno para cultivo de bambu são preciso para fazer 1 metro quadrado de vidro.
    O link da publicação do estudo está aqui, para quem quiser dar um vista de olhos e recoder as aulas de fisicoquimica do liceu!
    https://spj.science.org/doi/10.34133/research.0317

    • Eu says:

      E qual o impacto da produção e uso de todos esses produtos químicos utilizados neste processo?

      • XicoFanico says:

        Também é um facto, mas não há produção a nivél industrial “verde”, isso é um mito.
        99% do que nos rodeia orinundo de processos de fabrico industrial têm impacto ambiental, é algo que ou aceitamos como consequência viver numa civilização moderna, ou mais vale abandonar tudo e ir viver para o mato tipo caçador recolector.
        A minha curiosiadde é mais sobre a relação entre quantos kg the bambu são necessarios produzir para 1kg ou 1m2 de vidro.
        As estatistica no artigo falam num consumo de 150 milhões de toneladas de vidro anuais, substituir nem que fosse 10% por este tipo de vidro, implicaria quantos hectares de terreno, e quanto m3 de agua por exemplo?
        É que já não basta a indutria do papel andar a substituir ema vários paises especies locais por eucaliptos, Agora os governos financiam mega projectos de paineis solares que estão a substuir plantações e terras de cultivo em nome da “Energia Verde”.
        Eu estou curioso para ver daqui a uns anos quando quiser 1kg de batatas ou couves onde é que as vou buscar?

  2. saul says:

    Malditos Chinese sempre a inovar sem a autorização ou consentimento da UE e dos EUA…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.