Jovens desempregados: Europa oferece experiência profissional no estrangeiro
Conhece jovens desempregados, à procura de uma experiência desafiante? A iniciativa europeia ALMA oferece uma experiência profissional e pessoal no estrangeiro a jovens desfavorecidos com menos de 30 anos.
Conforme mencionado pelo Euronews, cerca de 11% dos jovens europeus entre os 15 e os 29 anos não trabalham, não estudam nem estão em formação. Este grupo é designado pela sigla inglesa NEET - Not in Employment, Education or Training.
Assim sendo, e para motivar os jovens, a União Europeia (UE) apoia programas sociais de integração profissional, nomeadamente o ALMA, focado em jovens desfavorecidos com menos de 30 anos.
Estamos a tentar capacitá-los, motivá-los a alcançar o que nem sequer sabem que podem alcançar. Pela primeira vez, eles têm a possibilidade de se desenrascarem sozinhos.
Organizam o seu próprio horário, o seu próprio dinheiro, os seus orçamentos, tornando-se assim mais independentes e acreditando em si próprios.
Disse Andreea Moraru, gestora de Projetos da organização não-governamental RE-INIT.
Programa europeu de incentivo aos jovens
O programa ALMA (Aim, Learn, Master, Achieve) é uma iniciativa concebida para jovens NEET com idades compreendidas entre os 18 e os 29 anos.
Segundo o site oficial, o objetivo passa por incluir ativamente mais jovens no mercado de trabalho e na sociedade em geral, utilizando a mobilidade internacional como uma ferramenta fundamental para o seu desenvolvimento profissional e pessoal.
A iniciativa oferece-lhes uma oportunidade de adquirirem experiência de trabalho e aprenderem novas competências em diferentes países da UE, proporcionando a cada participante um plano personalizado e uma orientação contínua, centrada em experiências práticas de aprendizagem relacionadas com o trabalho no estrangeiro.
A iniciativa ALMA pode ajudar a alcançar vários objetivos específicos do Fundo Social Europeu Mais (FSE+):
- Emprego jovem;
- Igualdade de acesso à formação e mobilidade para fins de aprendizagem;
- Inclusão ativa;
- Integração socioeconómica de nacionais de países terceiros e de comunidades marginalizadas;
- Inclusão social de pessoas em risco de pobreza.
O programa ALMA é elegível para um cofinanciamento de até 95% no âmbito da prioridade obrigatória de inovação social. Mais informações aqui.
Em Portugal so podem trabalhar legalmente os indivíduos com pelo menos 16 anos. Logicamente que daí para baixo “estão desempregados”, incluíndo os de 15 anos…..
Segundo a ciencia o ser humano é adolescente até aos 30 anos, sou contra qualquer trabalho adolescente. Para os adolescentes, invistam na vossa felicidade o mundo material nunca deu nem nunca dará felicidade é tudo uma ilusão.
Tu gostas é de boa vida mas ou tens país ricos ou então vais ter que trabalhar moço…
O povo tá farto de dar cabo do planeta, menos trabalho e mais tempo para a familia, amigos e cultura é o futuro.
E, para disfrutares da cultura em períodos alargados, como pretendes, vais recorrer a quem? Escravos? Ou uma mão-de-obra também ela alargada, já que o período de trabalho, também para esses, será reduzido, para poderem usufruir, tal como tu, da família, amigos e cultura? E quem paga esse acréscimo de mão-de-obra?
Todos trabalham mas menos, é simples, poupam o planeta poupam a saude e investem o tempo a cultivar-se a ler etc, começam a abrir os olhos e percebem que o capitalismo lhes vendeu uma ilusão, ganham mais conscicência e haverá menos crueldade,ganancia, egoismo e estupidez no mundo.
Sábio, depois desse sonho molhado, acordas, e vês a realidade.
Desculpa, não é “boa vida”, é “vida boa”. A la Marxiana Mortágua.
São sábios destes que fazem Sócrates (o grego) dar voltas na tumba…
“Segundo a ciencia o ser humano é adolescente até aos 30 anos,…” Você deve viver num mundo à parte. Adolescente até aos 30 anos ?? Só faltava essa.
https://www.independent.co.uk/news/science/adult-brain-30s-teenagers-crime-mental-health-research-a8828681.html
E pronto. Este comentário nem o vi. É outro. Aqui o site anda “bem”, se “anda”. Isto da maneira que está, não sei não…
Juízo.
Tem havido muita infantilização do ser humano, desresponsabilizando tudo e mais alguma coisa:
“Tempos difíceis formam pessoas fortes, Pessoas fortes criam tempos fáceis, Tempos fáceis formam pessoas fracas, Pessoas fracas criam tempos …”
Perante factos da ciencia essas frases feitas simplistas valem zero.
E para quem for adolescente até 2 ou mais vezes? 2×30 . Também dava jeito!
A taxa de desemprego é a arma principal da luta de classes dos capitalistas contra os trabalhadores. É o exército industrial de reserva – um excedente de gado humano disponível em relação ao gado utilizado – que lhes garante serem só eles a fixar os salários e a mantê-los o mais baixo possível. E quem achar pouco ouve aquela frase intimidatória que eles adoram: “vês ali aqueles todos à espera do teu lugar”?