Um dado alarmante! O aquecimento da Europa é quase o dobro da média global
A Europa está a aquecer a um ritmo muito elevado. Os dados apontam que isso acontece a um ritmo duas vezes superior à média global, provocando ondas de calor mortais e inundações graves, conforme mostrou o relatório do Estado Europeu do Clima (ESOTC) para o ano de 2023, divulgado na passada segunda-feira.
Aquecimento no dobro da média global
Segundo este relatório, as temperaturas na Europa estão a subir 2,3 graus Celsius acima dos níveis pré-industriais, de acordo com uma média de cinco anos, em comparação com 1,3 graus Celsius mundialmente. O relatório, publicado em conjunto com o Serviço Copernicus para as Alterações Climáticas (C3S) e pela Organização Meteorológica Mundial das Nações Unidas, abrange o ano de 2023, que foi o segundo ano mais quente já registado na Europa.
Partes do sul da Europa sofreram entre 60 e 80 dias de "forte stress térmico", sendo o sul de Espanha o mais atingido, com mais de 80 dias de "stresse térmico muito forte". Entretanto, o norte da Europa viveu muitos dias com "stresse de frio extremo", com o centro da Islândia a registar até 100 dias em que as temperaturas se situaram entre os 8,33 graus Celsius negativos e os 4,44 graus Celsius negativos.
https://twitter.com/CopernicusECMWF/status/1782296497658249433
Situações extremas cada vez mais comuns
As mortes relacionadas com o calor, como por insolação e exaustão pelo calor, aumentaram quase 30% nos últimos 20 anos, concluiu também o relatório. O verão passado trouxe ondas de calor para grande parte do sul da Europa, colocando em risco os idosos e os trabalhadores ao ar livre. O continente também sofreu graves inundações e incêndios florestais, tendo o maior incêndio florestal registado na história da Europa atingido a Grécia.
Este relatório do ESOTC para 2023 é o mais recente dado de uma tendência que tem sido documentada há algum tempo. Nas últimas três décadas, as temperaturas na Europa aumentaram duas vezes mais que no resto do planeta. Os especialistas afirmam que isto se deve na maioria ao posicionamento geográfico da Europa: o continente está diretamente abaixo do Ártico, a região com aquecimento mais rápido do mundo.
Nem tudo são más notícias para a Europa
Também está cercado por oceanos em rápido aquecimento. As taxas de aquecimento da superfície dos oceanos no leste do Mar Mediterrâneo, nos mares Báltico e Negro e no sul do Ártico são três vezes maiores do que a média global, concluíram cientistas da Organização Meteorológica Mundial e do C3S no ano passado.
Um desenvolvimento positivo é que a Europa está a fazer uma rápida transição para fontes renováveis de energia. 2023 foi o segundo ano em que a Europa gerou mais eletricidade a partir da energia solar, eólica e outras energias renováveis do que de combustíveis fósseis.
O aquecimento num determinado lugar depende de ventos / correntes etc, daí que se existe uma alteração climática provocada por exemplo nos EUA ou China ou Rússia/Ucrânia, como as alterações climáticas influenciam todo o mundo, rapidamente provocam alterações noutras zonas. É o mesmo que cair uma bomba nuclear na Ucrânia e achar que os ventos e poeiras radiativas ficam restritas ao local onde caiu…
Daí que a Europa sofre pela pouca dureza que Elena contra outros países, mesmo aliados aos quais devia sancionar se também não cumprem objetivos.
O drama, medo, terror…
O pessoal adora dramatizar, o ano passado a imprensa Portuguesa dizia que iríamos viver seca extrema, este ano choveu a pacotes que temos água para 3 anos em maior parte das bacias/barragens até começaram a descarregar que não tem capacidade para mais.
Novamente vamos ter mais 7 dias de chuva segundo o IPMA já apartir de Quinta-feira…
O único local onde falta de água é o Algarve, mas da maneira que criaram piscinas em cada casa e campos de golf a perder de vista era normal que as bacias hidrográficas da zona não dessem vazão…
Adoro ver os negacionistas, nunca nada está mal, enfiam a cabeça num buraco e a ver se a realidade muda por ela. Vou tentar simplificar: no geral as mudanças climáticas provocam grandes extremos, ou está muito seco ou está um temporal. Nesse caso os solos não têm tempo de absorver água nem as plantas. Se tens um temporal e a água termina no mar, não termina nos solos onde devia estar. O mesmo que se tens ora 10 graus, ora 40, vais dizer que está bem porque a média dá 25?!
Menos mal não me acusou de ser terraplanista, mas pronto lá fico com o termo negacionista!
Se precisares de água diz, tenho 2 poços com ela na boca.
Recomendo leres menos notícias isso faz mal ao coração 🙂
Enfim… Eu tenho água no poço, logo o mundo está bem, nem que estejam todos os outros a morrer de sede.
E a verdade é que estivemos em seca extrema. Este inverno choveu bastante em algumas zonas, mas ainda assim não estamos a abarrotar de água. E ninguém nos livra de voltarmos a estar mal no futuro. O problema é que as entidades são como tu. Não têm capacidade de ver o todo nem de planear e poupar para o futuro.
Queres um copinho de água também?
Azar não foi como a imprensa queria o drama, medo….
que mania de colocar logo rotulos….tomb raider informa te melhor,não leias só as gordas
Hahaha ora bem Rodrigo, segundo tu se eu leio as notícias, elas são falsas; o que lês nas redes sociais ou…não lês é que é a realidade! Lol segundo a tua opinião o que se passa no teu quintal e poço é como vai o resto do mundo…e quem não lê é que sabe como vai o mundo, o que vem nas notícias não. Resultado: segundo tu nós somos incultos, quem não lê é culto. Boa
Olha o meu quintal que bonito:
https://barragens.pt/
Estás a ver como ele é lindo, amigo já te disse deixa de ler notícias sensacionalistas e opta por fontes de informação credíveis.
Acho que tu és o negacionista! O que o homem disse está correcto. Este ano já atingiu a cota de precipitação mais alta!
Chover muito nao impede os terrenos de absorver! Enquanto os nabos de lisboa e porto andaram a chorar que estava tudo inundado eu no meu terreno na aldeia onde até tenho o nivel freático alto, não tinha praticamente agua nenhuma no terreno. A agua so vai para o oceano porque fazem cidades de alcatrão e cimento onde metem uma arvore ali e acham que o cimento tem de absorver a água! Acho que devias estudar um pouco de hidraulica e perceber para onde vai a agua dos telhados e ruas.
Na minha aldeia a malta com 50 anos dizia que nevava no inverno! Ve lá há quantos anos foram. Um caso extremo que nunca mais aconteceu.
Este ano já choveu bastante e o ano passado também choveu regularmente até junho. Se os Algarves não têm água é porque não fazem retenção da mesma nas barragens. Encher milhares de piscinas no inicio do verão e depois vir para a televisão que o território está em seca severa é só estúpido. Engole quem quer.
Voces sabem que tambem se pode manipular o tempo certo ? Portanto estas alteradoes climatica ja nao me espanta nada se estao a ser provocadas pelo Homem, para justificar as alteracoes que eles querem impor em nos.
Andas a ver muitos filmes. Isso é uma miragem e acho que ainda estamos muito longe de algo parecido. Há uma diferença entre clima e meteorologia (tempo).
Já o clima, de uma certa forma consegue-se manipular, especialmente com vegetação. Temos resultados extremamente negativos em zonas de forte desflorestação, por exemplo. Não é nenhum segredo.
Mas pelo lado positivo temos projetos no deserto Gobi, no Sahara e em muitos outros locais de forma a combater o avança (ou até promover o recuo) das áreas desertas. Muitos dos “projetos”, nem projetos são. São apenas pessoas ou grupos de pessoas que vão plantando árvores, criando mini represas de “lama” e mais não sei quantos mini iniciativas. E isso é absolutamente fantástico. E os resultados são deveras interessantes.
A facilidade com que tu inventas uma teoria da conspiração é incrível. E o pior é que muitos acreditam…
Nao sejam inocentes. A maldade existe e esta ai. Porque haveria de ser diferente com o clima para estes FDP ? Sabes la tu o que eles fazem em segredo. Se ja lancaram um virus e foi o caos que foi. La que alguns de voces nao estejam atentos isso e um problema vosso apenas.
Esse teu suposto segredo em que operam certas forças que manipulam o ambiente etc não existe simplesmente, temos jornalistas de investigação que descobririam tal coisa, já para não falar de cientistas e denunciantes. Queres ver se as teorias de conspiração que te convém colam nos ignorantes de modo a votar naqueles que sabemos ou então és passado da cabeça.
A pior teoria da conspiração é a ignorância das pessoas. E quantas mais houverem, mais confusão há e menos verdade aparece. Basta ler livros, artigos científicos, estudos e, em muitos casos, abrir os olhos e pensar um pouco. Ainda me lembro do esquema eletrónico do “chip” que havia dentro das vacinas. Era bom que fosse verdade, pois o esquema era de um pedal de guitarra Boss Metal Zone. São tão caros e eu a esta altura já tinha 4 de borla.
Beeeemm. A prova de que a ignorância crónica não mata mas causa mossas…..e grandes. Tanta bacorada junta rapaz. Só asneiras …e o pior: Achas que são os outros que têm de abrir os olhos. Estás ao nivel do gajo que foi aos ídolos dizer que estamos dentro de uma “matriz” sem sequer saber explicar tal teoria. Parabéns…não é qualquer um.
E? Vão oferecer ar condicionado ás pessoas?
Vão baixar para metade o preço dos VEs?
Deixem-me adivinhar….vão antes inventar impostos 🙂
O clima está sempre a mudar. Próximo.
Isso é irrelevante… O que importa é que os contribuintes europeus continuem a financiar as guerras dos EUA e o continuo suporte financeiro e bélico a regimes nazis e genocídios… E receber sem controlo todo o tipo de lixo vindo de Africa e Medio Oriente
O nazismo e fascismo acabam há muito.
Só falta erradicar o comunismo , que deveria ter sido feito logo após a segunda guerra.
Ninguém percebe o que estás para ai a grunhir…
e o socialismo que também mata .
Têm de dizer isso a quem mais polui o planeta, EUA, China e India ou seja as grandes potencias mundiais.
A Europa já é coisa do passado.
Calma pessoal os governos estão aqui para nos ajudar, basta pagar umas taxas e vai ficar tudo bem.
A mais de 20 anos que oiço que o deserto está a subir para o norte e vai tomar conta da Europa, mas os governos vão nos salvar dessa tragédia.
Existem ciclos de aquecimento e arrefecimento do globo, é algo que sempre aconteceu mesmo sem os humanos intervirem.
Todo este dramatismo serve apenas para criar uma narrativa para justificar o controlo abusivo dos governos.
Têm de criar um inimigo comum para as ovelhas abdicarem da sua liberdade com medo desse inimigo.
Precisamente. Aliás todas as novas gerações precisam de criar novas narrativas para os recursos lhes serem desviados e afastarem as velhas gerações.
As comunidades humanas principalmente as ocidentais permanentemente insatisfeitas estão sempre a criar novos baralhos de cartas para jogarem. O Aquecimento Global foi um deles. O que não deveria passar de uma teoria entre muitas sobre o clima pois é impossível prova alguma da sua existência. Com a tecnologia que temos e falta de informação histórica – quantos ciclones ocorreram no século XIX? – é impossível discriminar o que é processo cósmico, planetário e suas relações com a atmosfera da terra do que é provocado por seres vivos incluindo plantas na terra.
Distribuir recursos de modo que não seja necessário tanta gente a trabalhar e com isso não consome recursos em deslocações para o trabalho que outrora gastava, premiar quem não tem filhos, etc. Ideias não faltam é só necessário combater o conservadorismo que oferece resistencia à mudança que liberta as pessoas. Continuar as coisas como estão ou como foram é suicidio.
A culpa é do desmatamento para plantar florestas de vidro e ventoinhas e dos carros elektros.
Já cá faltava este com a narrativa que a culpa é do Elon Musk 🙂 hehehe que me farto a rir com este tipo.
Agora é painéis fotovoltaicos em tudo o que existe. Agora já não fazem poluição, não destroem florestas e não disturbam os animais.
Os gov€rnant€s é que sabem.
Os painéis fotovoltaicos fazem além de produzir energia fazem arrefecer. Refletem parte da luz solar de volta para o espaço. Se calhar deveríamos era instalar mais 😀
Em 150 anos o Homem deu cabo do planeta. A boa notícia é que a natureza recupera, nós não.
150? Devias meter mais um zero à frente e multiplicar por 3 ou 4. Já no antigo Egito haviam obras de grande magnitude, especialmente no rio Nilo. Por acaso a relação dos Egípcios com o Nilo é fascinante e as histórias e técnicas usadas também. Claro que há escala de hoje parecem “piners” com dizia o outro, até porque havia muito menos população. Mas, por exemplo, segundo algumas teorias, uma das principais causas para o declínio da civilização Maia foi a exploração massiva (até à exaustão) dos recursos naturais, incluído a desflorestação massiva que terá causado enormes alterações climáticas.
“Em 150 anos o Homem deu cabo do planeta.”
É preciso não saber utilizar o que aprendeu na escola sobre método cientifico para dizer uma asneira destas.
Aguardo que me explique quais as razões para a seca de 1540, já nem falo do clima de há 2000, 3000, 4000, 5000 anos
Para ti o que está escrito na história vale tudo…o que é estudado atualmente vale zero. Não significa que estejas totalmente errado mas quem não consegue fazer um juízo isento está sempre condenado a falhar.
Porque há pessoas que morrem de morte natural não há assassinatos?
Que péssimo raciocínio!
https://www.youtube.com/watch?v=s3Tfxiuo-oM&list=WL
Queres ser mais cigano que os cigano, deves ser chegano tu.
Estão vídeos disponíveis no YouTube e há vários artigos na net.
Acontece que os modelos mais usados não levam (ou levaram) em conta as emissões de aerossóis, neste caso da Europa, a baixa de emissões de aerossóis nas últimas décadas. E a baixa de aerossóis potência o aumento de temperatura.
FYI