Conheça o Codédex, o jogo que lhe ensina a programar
Seja para entender como os jogos e aplicações que usamos funcionam ou por pura curiosidade, todos nós, gamers, tivemos pelo menos uma vez na vida interesse em Software e programação. Se tem interesse em aprender a programar e está à procura de onde o fazer... então temos uma excelente dica, o “Codédex”.
O que é o Codédex?
Codédex é uma plataforma inovadora que utiliza os princípios da gamification para criar um espaço de aprendizagem mais agradável e menos entediante. Os utilizadores embarcam em jornadas por diferentes mundos de fantasia, enquanto aprendem os fundamentos de linguagens de programação como Python, HTML, CSS e JavaScript
No Codédex, cada linguagem de programação é representada por um reino único. No Reino Python, os utilizadores assumem o papel de magos, conjurando feitiços com código, no Reino HTML e CSS, tornam-se arquitetos, construindo websites. Já no Reino JavaScript, transformam-se em hackers habilidosos, desvendando os segredos da interatividade web.
A plataforma utiliza uma metodologia de aprendizagem baseada em jogos, o tal termo gamification, recompensando o progresso dos utilizadores com pontos de experiência (XP) e badges (distintivos).
Desafios interativos e exercícios práticos guiam os jogadores nesta jornada, permitindo que aprendam de forma divertida e eficaz.
Recursos para Todos os Níveis
O Codédex oferece conteúdo para iniciantes e programadores experientes. O Modo História apresenta tutoriais passo-a-passo, enquanto o Modo Desafio testa as habilidades dos utilizadores com problemas mais complexos. Além disso, a plataforma oferece um Fórum da Comunidade onde os utilizadores podem trocar ideias, tirar dúvidas e colaborar em projetos.
Se ficou interessado e quiser experimentar pode fazê-lo através deste link.
Artigo desenvolvido por Henrique Pinto para o Pplware.
Pena que é pago, mas a ideia de tornar isto uma espécie de jogo, é apelativa para os mais jovens.
Em termos visuais, estilo retro, está bastante bonito.
É gratuito.
Só os primeiros níveis, em termos de “ensino”, os projectos serão free sim.
Eu achei muito giro o site, até estou mesmo a pensar apresentar a um jovem de 12 anos, para o iniciar nestas coisas, mas passando estes primeiros níveis, ou pago uma subscrição, ou depois ele terá de usar algo mais tradicional.
Os projectos em si, já carecem de instalação de outras coias, e não deixando de ser bastante giro, já requer um acompanhamento maior de alguém que oriente o jovem na preparação dos projectos.
É isso, as que deixamos são free. Depois, coisas mais avançadas, são pagas. São dicas interessantes.
O “codédex” é gratuito.
https://www.codedex.io/pricing
Para ter toda a experiência, existe uma parte paga, o que obviamente é o modelo de negócio de quem desenvolveu a coisa, e nada a apontar claro.
Mas visualmente está top, como dizem os miúdos hoje em dia.
Conceito interessante, mas mal aplicado na minha opinião, pelos seguintes motivos:
– Um adulto ou adolescente que deseje verdadeiramente aprender a programar preferirá utilizar meios mais convencionais, pois acredito que sejam mais práticos e rápidos.
– Para uma criança, já é demasiado complexo.
Penso que seria interessante aplicar o Block Coding, utilizando os blocos para construir, por exemplo, pontes, rampas, etc., para ultrapassar obstáculos com esses blocos. Seria cativante para uma criança.
O target é para crianças acima dos 10 anos. Com essa idade penso que já conseguem colocar as mãos na massa.