Apple e Nvidia juntam-se para uma parceria improvável, mas muito interessante
Numa altura em que a Nvidia está altamente dedicada à Inteligência Artificial, surge uma nova parceria com a Apple. As duas gigantes tecnológicas vão unir-se para potencializarem os Vision Pro da empresa de Cupertino.
A Nvidia anunciou uma união de forças com a Apple durante o Nvidia GTC 2024 desta semana. A gigante do hardware vai integrar a sua plataforma Omniverse Cloud nos Apple Vision Pro, permitindo que os utilizadores interajam verdadeiramente com objetos e desenhem, por exemplo, diretamente através dos óculos.
A base do suporte é um conjunto de APIs da Omniverse Cloud, que podem transmitir ativos desta para os Vision Pro da Apple. No entanto, em vez de a Omniverse Cloud ser executada nos óculos, os utilizadores podem transmitir cenas criadas com o Universal Scene Description (OpenUSD) da plataforma para os Vision Pro e interagir com os objetos 3D de forma nativa.
Conforme demonstrado num vídeo, esta integração permite uma série de aplicabilidades, desde trocar as cores da pintura, ajustar acabamentos e até entrar num automóvel, utilizando a perceção espacial assegurada pelos Vision Pro.
Apesar de poder vir a ser interessante para os consumidores comuns, esta parceria terá grande impacto no mundo empresarial, pela utilidade que representa para os profissionais de um vasto leque de áreas.
Afinal, graças à sua Graphics Delivery Network (GDN), que já está a ser utilizada para transmitir aplicações 3D a partir da nuvem, a Nvidia conseguirá transmitir aplicações 3D interativas para os Vision Pro.
As potencialidades são várias e baseiam-se nas APIs da Omniverse Cloud. Aquando do anúncio da parceria com a Apple, a Nvidia revelou cinco novas APIs centradas no OpenUSD que podem ser utilizadas individualmente ou em conjunto:
- USD Render: suporte para renderizações ray-traced de dados OpenUSD;
- USD Write: suporte para a modificação de dados OpenUSD;
- USD Query: suporte para cenas interativas;
- USD Notify: suporte para acompanhar as alterações do USD;
- Omniverse Channel: permite aos utilizadores ligar ferramentas e projetos entre cenas.
Para já, a Omniverse Cloud nos Vision Pro foca-se em aplicações empresariais. Porém, muita coisa ainda deverá resultar desta parceria entre a Nvidia e a Apple.
Diz quem sabe que a atual versão do Vision Pro, com hiperhardware, é para developers, que querem integrar o processo desde início.
Futuras versões, sem tantos recursos de hardware, serão mais baratas. Se a Apple mais que compensar a redução no hardware por melhorias no software e serviços cloud consegue massificar as vendas.
Sim o futuro sera maquinas portateis baratas tipo o Raspberry Pi conectadas na cloud. Os bolsos agradecem.
Wait a second, tão mas não era a Apple que tinha posto a NVidia de parte? Agora já tá tudo bem?
Olhem, aproveitem e vão ao X(antigo Twitter), saber das novas sobre o futuro próximo da Microsoft. Sobre a dança das cadeiras e como a Microsoft vai mudar tudo daqui para a frente com a inteligência artificial. O Pedro Simões já deve ter uma ideia do que estou a falar. Está num twitt do Zac Bowden dentro de um post do Windows Insider. O seu artigo é incrível !! A Microsoft vai mudar tudo !!
Tendo em conta que a Apple deu cabe de todos os drivers da NVidia impossibilitando o uso de eGPU nvidia e somente AMD, esta noticia é para rir