Portugal tem agora a maior central solar da EDP na Europa
A central fotovoltaica da Cerca da EDP, em Alenquer, foi formalmente inaugurada esta segunda-feira, tornando-se assim na maior instalação solar da empresa em toda a Europa. A infraestrutura já injetava eletricidade na rede elétrica nacional desde o final do ano passado, aquando do início da fase de testes.
A maior central solar da EDP na Europa está, agora, em Portugal. O título pertencia, até aqui, a uma outra, na Polónia, que com uma capacidade instalada de 200 megawatts-hora pico (MWp) produz energia suficiente para fornecer mais de 100 mil casas.
Na segunda-feira, foi inaugurado um parque solar que se estende por 200 hectares, pelos concelhos de Alenquer e Azambuja. Os mais de 310 mil painéis bifaciais, com uma capacidade instalada de 202 MWp, são capazes de abastecer diretamente 100 mil famílias.
Munida de equipamentos de última geração, a central fotovoltaica da Cerca é o maior projeto solar da EDP Renováveis na Europa.
Foi com orgulho que colocámos em operação a Central da Cerca, um projeto que a EDP se comprometeu a entregar apesar do contexto complexo dos últimos anos, com os impactos da pandemia, da situação geopolítica e da subida dos custos das matérias-primas no setor energético.
Este é o nosso maior projeto solar da Europa, uma fonte de energia que Portugal deve aproveitar de forma significativa para acelerar a sua transição energética. Na EDP, estamos a olhar para dezenas de novos projetos solares que permitirão dar um contributo importante para este caminho
Disse Duarte Bello, administrador da EDP Renováveis para a Europa e América Latina.
EDP ultrapassa os 500 MWp de capacidade solar total instalada em Portugal
Com esta estrutura a funcionar, a EDP conta com 540 MWp de capacidade solar em Portugal, "uma tecnologia que será fundamental para a transição energética do país".
A EDP Renováveis não revelou o custo da infraestrutura, tendo partilhado apenas que está incluída numa estimativa de investimentos anuais de 3 mil milhões de euros na produção de energia verde.
Esta central fotovoltaica da Cerca é a primeira a ser inaugurada de um lote de centrais solares de maior potência que foram adjudicadas no leilão público de 2019.
Este artigo tem mais de um ano






















Acho isto excelentes noticias.
Pena é apostarmos ainda pouco na produção de energia para compensar os momentos menos produtivos de Eólicas e solares. O nuclear, a meu ver, seria uma solução muito boa – usando os reactores mais pequenos – dado ser uma energia relativamente limpa e eficiente. Ou também começar a aproveitar energia das ondas e, a meu ver, usar mais biomassa (Acho que já usamos mas não é muito).
Temos também de começar a olhar mais a sério para o problema da água em Portugal e acho que até hoje ainda ninguém olhou para isso como deve ser. Não se aposta nem em dessalinização (que custa energia e €) e nem em transvaseres .. o ultimo que podia ter ajudado foi ao “charco” por causa de uns bonecos numas pedras, em Foz Coa..
MAs isto são boas noticias a meu ver.
1º “Transvasares” estás disposto a pagar em impostos o preço desses transvasares?
2º E quando deixar de chover no norte, como fazemos? pedimos a Espanha para fazer transvasares do lado deles para nos ajudar?
3º “uns bonecos numas pedras” chamares aquilo de bonecos mostra bem o teu nível (ou falta) de cultura. Mas fazemos assim, desenha uns cavalos e outros animais e depois compara com aqueles “bonecos”… vais ficar surpreendido com o resultado.
4º Vai visitar o Foz Côa e o museu, pode ser que aprendas alguma coisa……
Vamos lá Senhor que diz que estudou:
1 – estou mais disposto a pagar impostos por causa disso do que a paga-los por causa das TAPs desta vida ou aeroportos megalómanos.
2 – quando deixar de chover no norte o que é que o senhor Burroque estudou vai fazer? Por enquanto há falta de água já em pleno inverno no algarve e o que fizemos para prevenir isso? nada.
3- Como não percebe ironia, talvez por não ter estudado isso, não respondo ao que assume. No entanto digo que pedras (ou parte delas) podem ser movidas.
4 – obrigado pela recomendação.
Esses “transvasares” pagam-se para o futuro. É um bom investimento.
e a Água vai falar a Espanha antes de a Portugal.
biomassa é tudo menos verde
A biomassa existe, quer tu queiras, quer não. Se não tratada, fica disponível até dar de alimento ao próximo incêndio.
Antigamente havia um tratamento muito maior, pois havia muitos fornos e lareiras que precisavam dessa limpeza das matas. Por outro lado, havia muito mais gado a pastar, que processavam a outra parte da biomassa em composto.
Hoje em dia preferem prender os animais em sofrimento de estábulos e deixar o campo abandonado e depois tem de lá irem as roçadoras, cujo resultado foca no terreno à espera da faísca. A não ser que esse material siga para uma central de biomassa.
Há afirmações e mesmo decisões governativas que revelam claramente não saberem do que falam…
Acho que nâo compreendes o conceito de queimar biomassa e aproveitar essa energia para aplicar na rede.
Percebo, só não lhe chamem energia verde..
Qual sério problema de água? As barragens estão cheias, o problema é no sul do país e mesmo assim só na zona oeste.
Cheias no inverno, deixa parar de chover e a edp continuar a produzir energia e ficas logo com seca em todo o país como é todos os anos
quantos animais de caça grossa foram mortos?
que quantidade do terreno foi desmatada?
quantos pássaros morrem por dia?
quanto atingir o fim de vida (30 anos) em que aterro depositam os paineis e com que impacto?
Acredito que o impacto seja menor que o do petróleo / carvão tem no dia a dia das pessoas.
Mas as tuas questões são pertinentes e sou a favor por cada local que tirem árvores para colocar painéis sejam obrigados a plantar arvores na mesma quantidade em locais que não tenham.
E claro a questão da reciclagem dos painéis também andar em cima, no entanto o petróleo e carvão são coisas do passado e temos que ir na direção das energias limpas e Portugal nisso tem se destacado desde o tempo do Sócrates (ao menos fez isto bem).
problema da reciclagem é que é meramente ideologica, fica mais caro reciclar paineis que comprar novos, igual com turbinas eolicas embora com menor impacto devido à escala, já existem cemitérios para essas coisas.
depois é tudo uma questão de perspectiva, tudo o que seja fossil não é limpo mas se fossemos substituir tudo pelas ditas energias limpas achas que a poluição iria diminuir? talvez o CO2 e solos e lençois freaticos que é o que afecta o que nós comemos…
a alternativa ao fossil é claramente só uma, nuclear, 100% limpa e sem impacto ambiental
As energias alternativas/limpas/verdes/ecológicas para além de ineficazes, extremamente poluentes, e prejudiciais à Natureza, Meio-Ambiente, e Ser-Humano, dependem todas dos combustíveis fósseis.
Nem sei o que dizer a este comentário… Porque não vais viver para a floresta e deixa a internet?
Podes consultar o parecer da APA
https://siaia.apambiente.pt/AIADOC/AIA3374/parecer%20final%20ca%20aia337420214613302.pdf
A mesma APA que aprovou a exploração de lítio no Gerês.
Vale a pena ler o PDF? Não creio.
Mas tu leste o relatório? O que leva a pensar que a APA não apontou os aspectos negativos?
Por outro lado, pensas que era melhor não haver uma APA e deixar tudo ao Deus dará? Mesmo que tenha falhas prefiro que estas agências existam…
não vou ler nada da APA.. mas se confias tanto na APA: https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/energia/detalhe/agencia-do-ambiente-aprova-central-fotovoltaica-na-herdade-da-torre-bela
se achas que a APA faz serviço publico estás enganado.. preferia ter uma APA competente e sem interesses politicos ou financeiros.. se não for possivel prefiro não contar com nenhuma agencia ignobil
@Zé Fonseca A.
Eu não disse que confiava a 100% mas quem é que não sofre pressões desse género? Não podemos ser ingénuos e acreditar que se vai conseguir formar uma instituição à prova de interesses externos.
Para isso é que existem organismos como a Zero, Quercus, etc para contestar as decisões nos tribunais. A APA não está livre do escrutínio.
É fácil, é preciso fazer como se faz lá fora, nas agências e autoridades não podem ser baseadas em cargos políticos, têm de ser instituições privadas que regulem pelo melhor do seu conhecimento e capacidade, isso acontece muito lá fora e até estava nas propostas da IL.
@Zé Fonseca A.
Essa ideia de que o privado é isento de corrupção não faz sentido e tu sabes muito bem disso.
Não é isento, mas tem mais escrutínio, principalmente se os poderes forem balizados e auditados
Mais um caso de corrupção. Todas autorizações são compráveis. É uma questão de valor aos envolvidos na autorização:
https://omirante.pt/sociedade/2023-11-23-Azambuja-arrecada-milhoes-com-parque-da-Torre-Bela-a435c86a
Será que Portugal tem o maior escritório da EDP do mundo ? Não perca nos próximos capitulos…
O preço da energia baixa….basta saber renegociar.
Que atentado… além de visual… a fauna e flora…
Com tanto telhado sem nada, porquê a EDP e afins não dá uns trocos a troco de espaço em telhados livres.
Em certos paises fazem isso, alugam o espaco do telhado para colocar paineis solares. Só dá problemas.
Só dá problemas porquê? Pergunto com curiosidade!
Ficamos presos a um contrato e o telhado da casa passa a ser propriedade deles.
Se tivermos a certeza que nos proximos 20 anos (ou duração do contrato) não queremos vender ou alugar a casa a coisa pode correr bem, caso contrario é complicado.
Se os novos proprietarios não aceitarem o contrato de exploração não se pode proceder com a venda, a opcao é pagar uma indeminazação choruda e cancelar o contracto.
Sem falar se o telhado necessitar de manutenção de quem é a responsabilidade.
Ok. Faz todo o sentido…. obrigado pela explicação. No entanto, como tudo na vida, sempre que se assina um contrato deve-se ler tudo com muita atenção, e de preferência consultar um advogado. Mas são bem pertinentes as questões levantadas!
Com tanto edifício para por paineis solares, tanto particulares como do estado, eu não compreendo como é que se permite a criação destes parques, isto sem referir as auto-estradas neste País… Em vez de se proteger a floresta, permitimos isto e depois quando não houver água, sombra, ar puro, etc vamos beber e respirar energia
… estamos num país com lobby’s.
Infelizmente são para as grandes empresas que têm acesso aos incentivos, a nível particular os poucos incentivos, quando aparecem são muito burocráticos que as pessoas desistem logo no início.
A EDP não faz nada de borla, a energia que injecta na rede cobra aos clientes a preços de ouro.
A culpa também é do consumidor que não larga a EDP por nada, e paga se necessário mais 20, 30 ou 40 euros na fatura da eletricidade todos os meses quando existem alternativas.
estamos num país sem lobbys, esse é o grande problema perpetuado pelo PS, se tivéssemos lobbying legalizado muita coisa mudaria até porque passaria a ser tudo feito com escrutínio publico
Sectores Estratégicos não podem ser privatizados.
porquê? e quem define o que é estratégico?
Fácil de compreender se todos edificios tivessem paineis solares a dependencia da EDP e outras empresas energeticas seria reduzido.
Que grande notícia, ontem quando vi na TV fiquei todo contente
Vamos pagar menos nas nossas faturas
Que bom
Lá vão outra vez a carteira para pagar este investimento
Eu paguei o kwh este mes a 0.09€ já com a TAR incluida… mas continuem a dar os 0.20€ por kwh á edp…
Pois é, mas o valor dia do resto pode não compensar para baixos consumos mensais.
Qual o operador?
1º A energia tem baixado tens é de saber negociar
2º A energia não tem de baixar se queres que baixe mete tu os paineis solares
1º A energia tem baixado tens é de saber negociar
2º A energia não tem de baixar se queres que baixe mete tu os paineis solares
Pena é uma boa parte dos lucros ir para os bolsos dos chineses!
Agradeça ao XIXº Governo liderado pelo ex-Primeiro-Ministro, Pedro Coelho, a culpa não é da República Popular da China (RPC) mas desse Executivo que praticou o acto criminoso e de lesa-Pátria ao privatizar a EDP – Energias de Portugal.
Agradece ao PS que deixou o país na bancarrota sem dinheiro para se governar e obrigou o PSD a vender património ao desbarato
Um pequeno “remainder” sobre este grande feito. Lembram-se daquela mortandade de de 540 veados que houve em 2020? Falou-se na altura que se tratou de uma limpeza dos animais para que pudesse lá ser instalada uma central fotovoltaica. Agora é só fazer as contas. Disseram que o projeto iria ficar parado até terem terminado as averiguações.
Lembro sim….
Isso era na herdade da torre bela, esse também seguiu em frente, este aqui falado é outro.
Todos com o parecer positivo da APA, essa grande agência
Tem-se notado bastante… Até porque a conta da eletricidade não pára de aumentar.
A Iberdrola está a no processo de construção da Fernando Pessoa solar farm de 1,200-MW, para os lados de Sines. Se esta da EDP é grande, nem quero imaginar o que será necessário para ter 1.2-GW.
Muito amigo do ambiente, realmente. A bicharada teve de mudar de casa e as aves tiveram de mudar de rota.
RIP meio ambiente.