PplWare Mobile

Portugal tem agora a maior central solar da EDP na Europa

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Joao+M says:

    Acho isto excelentes noticias.
    Pena é apostarmos ainda pouco na produção de energia para compensar os momentos menos produtivos de Eólicas e solares. O nuclear, a meu ver, seria uma solução muito boa – usando os reactores mais pequenos – dado ser uma energia relativamente limpa e eficiente. Ou também começar a aproveitar energia das ondas e, a meu ver, usar mais biomassa (Acho que já usamos mas não é muito).
    Temos também de começar a olhar mais a sério para o problema da água em Portugal e acho que até hoje ainda ninguém olhou para isso como deve ser. Não se aposta nem em dessalinização (que custa energia e €) e nem em transvaseres .. o ultimo que podia ter ajudado foi ao “charco” por causa de uns bonecos numas pedras, em Foz Coa..

    MAs isto são boas noticias a meu ver.

    • BurroFuiEuQueEstudei! says:

      1º “Transvasares” estás disposto a pagar em impostos o preço desses transvasares?
      2º E quando deixar de chover no norte, como fazemos? pedimos a Espanha para fazer transvasares do lado deles para nos ajudar?
      3º “uns bonecos numas pedras” chamares aquilo de bonecos mostra bem o teu nível (ou falta) de cultura. Mas fazemos assim, desenha uns cavalos e outros animais e depois compara com aqueles “bonecos”… vais ficar surpreendido com o resultado.
      4º Vai visitar o Foz Côa e o museu, pode ser que aprendas alguma coisa……

      • Joao+M says:

        Vamos lá Senhor que diz que estudou:
        1 – estou mais disposto a pagar impostos por causa disso do que a paga-los por causa das TAPs desta vida ou aeroportos megalómanos.
        2 – quando deixar de chover no norte o que é que o senhor Burroque estudou vai fazer? Por enquanto há falta de água já em pleno inverno no algarve e o que fizemos para prevenir isso? nada.
        3- Como não percebe ironia, talvez por não ter estudado isso, não respondo ao que assume. No entanto digo que pedras (ou parte delas) podem ser movidas.
        4 – obrigado pela recomendação.

      • JP says:

        Esses “transvasares” pagam-se para o futuro. É um bom investimento.
        e a Água vai falar a Espanha antes de a Portugal.

    • Zé Fonseca A. says:

      biomassa é tudo menos verde

      • Miguel says:

        A biomassa existe, quer tu queiras, quer não. Se não tratada, fica disponível até dar de alimento ao próximo incêndio.

        Antigamente havia um tratamento muito maior, pois havia muitos fornos e lareiras que precisavam dessa limpeza das matas. Por outro lado, havia muito mais gado a pastar, que processavam a outra parte da biomassa em composto.

        Hoje em dia preferem prender os animais em sofrimento de estábulos e deixar o campo abandonado e depois tem de lá irem as roçadoras, cujo resultado foca no terreno à espera da faísca. A não ser que esse material siga para uma central de biomassa.

        Há afirmações e mesmo decisões governativas que revelam claramente não saberem do que falam…

      • Joao+M says:

        Acho que nâo compreendes o conceito de queimar biomassa e aproveitar essa energia para aplicar na rede.

    • Naodou says:

      Qual sério problema de água? As barragens estão cheias, o problema é no sul do país e mesmo assim só na zona oeste.

      • Zé Fonseca A. says:

        Cheias no inverno, deixa parar de chover e a edp continuar a produzir energia e ficas logo com seca em todo o país como é todos os anos

  2. Zé Fonseca A. says:

    quantos animais de caça grossa foram mortos?
    que quantidade do terreno foi desmatada?
    quantos pássaros morrem por dia?
    quanto atingir o fim de vida (30 anos) em que aterro depositam os paineis e com que impacto?

    • Rodrigo says:

      Acredito que o impacto seja menor que o do petróleo / carvão tem no dia a dia das pessoas.

      Mas as tuas questões são pertinentes e sou a favor por cada local que tirem árvores para colocar painéis sejam obrigados a plantar arvores na mesma quantidade em locais que não tenham.

      E claro a questão da reciclagem dos painéis também andar em cima, no entanto o petróleo e carvão são coisas do passado e temos que ir na direção das energias limpas e Portugal nisso tem se destacado desde o tempo do Sócrates (ao menos fez isto bem).

      • Zé Fonseca A. says:

        problema da reciclagem é que é meramente ideologica, fica mais caro reciclar paineis que comprar novos, igual com turbinas eolicas embora com menor impacto devido à escala, já existem cemitérios para essas coisas.
        depois é tudo uma questão de perspectiva, tudo o que seja fossil não é limpo mas se fossemos substituir tudo pelas ditas energias limpas achas que a poluição iria diminuir? talvez o CO2 e solos e lençois freaticos que é o que afecta o que nós comemos…
        a alternativa ao fossil é claramente só uma, nuclear, 100% limpa e sem impacto ambiental

      • Figueiredo says:

        As energias alternativas/limpas/verdes/ecológicas para além de ineficazes, extremamente poluentes, e prejudiciais à Natureza, Meio-Ambiente, e Ser-Humano, dependem todas dos combustíveis fósseis.

    • nuno says:

      Nem sei o que dizer a este comentário… Porque não vais viver para a floresta e deixa a internet?

  3. superfan says:

    Será que Portugal tem o maior escritório da EDP do mundo ? Não perca nos próximos capitulos…

  4. João says:

    O preço da energia baixa….basta saber renegociar.

  5. Brito says:

    Que atentado… além de visual… a fauna e flora…
    Com tanto telhado sem nada, porquê a EDP e afins não dá uns trocos a troco de espaço em telhados livres.

    • Toni da Adega says:

      Em certos paises fazem isso, alugam o espaco do telhado para colocar paineis solares. Só dá problemas.

      • Mario says:

        Só dá problemas porquê? Pergunto com curiosidade!

        • Toni da Adega says:

          Ficamos presos a um contrato e o telhado da casa passa a ser propriedade deles.
          Se tivermos a certeza que nos proximos 20 anos (ou duração do contrato) não queremos vender ou alugar a casa a coisa pode correr bem, caso contrario é complicado.
          Se os novos proprietarios não aceitarem o contrato de exploração não se pode proceder com a venda, a opcao é pagar uma indeminazação choruda e cancelar o contracto.
          Sem falar se o telhado necessitar de manutenção de quem é a responsabilidade.

          • Mario says:

            Ok. Faz todo o sentido…. obrigado pela explicação. No entanto, como tudo na vida, sempre que se assina um contrato deve-se ler tudo com muita atenção, e de preferência consultar um advogado. Mas são bem pertinentes as questões levantadas!

  6. Luís says:

    Com tanto edifício para por paineis solares, tanto particulares como do estado, eu não compreendo como é que se permite a criação destes parques, isto sem referir as auto-estradas neste País… Em vez de se proteger a floresta, permitimos isto e depois quando não houver água, sombra, ar puro, etc vamos beber e respirar energia

    • Medina says:

      … estamos num país com lobby’s.
      Infelizmente são para as grandes empresas que têm acesso aos incentivos, a nível particular os poucos incentivos, quando aparecem são muito burocráticos que as pessoas desistem logo no início.
      A EDP não faz nada de borla, a energia que injecta na rede cobra aos clientes a preços de ouro.
      A culpa também é do consumidor que não larga a EDP por nada, e paga se necessário mais 20, 30 ou 40 euros na fatura da eletricidade todos os meses quando existem alternativas.

    • Toni da Adega says:

      Fácil de compreender se todos edificios tivessem paineis solares a dependencia da EDP e outras empresas energeticas seria reduzido.

  7. Js says:

    Que grande notícia, ontem quando vi na TV fiquei todo contente
    Vamos pagar menos nas nossas faturas
    Que bom
    Lá vão outra vez a carteira para pagar este investimento

  8. gipsy89 says:

    Pena é uma boa parte dos lucros ir para os bolsos dos chineses!

    • Figueiredo says:

      Agradeça ao XIXº Governo liderado pelo ex-Primeiro-Ministro, Pedro Coelho, a culpa não é da República Popular da China (RPC) mas desse Executivo que praticou o acto criminoso e de lesa-Pátria ao privatizar a EDP – Energias de Portugal.

  9. PML says:

    Um pequeno “remainder” sobre este grande feito. Lembram-se daquela mortandade de de 540 veados que houve em 2020? Falou-se na altura que se tratou de uma limpeza dos animais para que pudesse lá ser instalada uma central fotovoltaica. Agora é só fazer as contas. Disseram que o projeto iria ficar parado até terem terminado as averiguações.

  10. Vasco says:

    Tem-se notado bastante… Até porque a conta da eletricidade não pára de aumentar.

  11. Carlos says:

    A Iberdrola está a no processo de construção da Fernando Pessoa solar farm de 1,200-MW, para os lados de Sines. Se esta da EDP é grande, nem quero imaginar o que será necessário para ter 1.2-GW.

  12. VTPC213 says:

    Muito amigo do ambiente, realmente. A bicharada teve de mudar de casa e as aves tiveram de mudar de rota.

    RIP meio ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.