PS5 Pro será três vezes mais potente e suportará jogos em 8K
Os rumores sobre a próxima consola da Sony não param e recentemente foram divulgadas especificações que a colocam muito à frente da versão atual. Se as especificações estiverem corretas, a PS5 Pro terá três vezes mais potência gráfica do que a PS5 e suportará jogos em modo de desempenho com resolução de 8K.
De acordo com Tom Henderson, um leaker de assuntos sobre a PlayStation, a PS5 Pro poderia ser lançada no final de 2024. Henderson confirmou uma fuga de informação partilhada pelo canal Morre's Law is Dead no YouTube e revelou algumas das especificações da consola. A informação provém de um portal de programadores da PlayStation.
De acordo com os dados, a PS5 Pro virá com uma GPU com recursos de aprendizagem automática e até 33,5 teraflops (FLoating-point Operations Per Second) de desempenho gráfico. Este valor garante um desempenho de renderização 45 % mais rápido do que o que vemos na PS5. A placa gráfica da PS5 Pro também ofereceria um desempenho de ray tracing três a quatro vezes mais rápido do que a consola atual.
A lista de especificações divulgada no YouTube e partilhada por Henderson fala de um novo escalonamento baseado na aprendizagem automática. A PS5 Pro utilizaria a PlayStation Spectral Super Resolution (PSSR), que garante a melhor qualidade de imagem possível. O portal do programador menciona que a PSSR supera a FSR 2 com gráficos que respeitam a cor e a renderização visual.
O Smart scaling é um tema de interesse entre os utilizadores e os criadores de jogos. A sua presença na consola garantiria uma melhoria do desempenho, uma vez que seria possível atingir 60 fotogramas por segundo estáveis quando se joga em 4K.
As fugas de informação sobre a PS5 Pro têm vindo a aumentar
Os documentos técnicos revelados confirmam as intenções da Sony de desenvolver uma GPU mais potente que proporcione taxas de fotogramas estáveis. Para além da GPU, a PS5 Pro contará com um processador AMD de oito núcleos com arquitetura Zen 2. A principal diferença é que este chip foi desenvolvido com o processo de 4 nanómetros, o que o torna mais eficiente do que o encontrado nas consolas atuais. A memória mantém-se nos 16GB de RAM GDDR6.
Uma consola com estas especificações dificilmente sustentaria o preço da atual. Ao contrário da geração anterior, a Sony não conseguiu reduzir o custo de fabrico da sua primeira atualização. Alguns analistas estimam que a PS5 Pro será vendida por 599 dólares, no entanto, outros acreditam que o preço variará entre 799 e 999 dólares.
Leia também:
8K é ridículo.
1- Será preciso ter uma tv absurdamente grande, que praticamente ninguém terá, pois não temos salas suficientemente grandes para tal, ou;
2 – Estar mais perto da tv que o aconselhado, de forma a visualizar todo o detalhe extra.
Não acho que a resolução tem a ver com o tamanho das tvs.
Veja uns anos atrás, havia tvs/monitores de 50″ a 720p, hoje os mesmos tamanhos e até menores tem 4k.
Exato 8k não significa TV ter TV grande
As tv’s 8K começam nas 55 polegadas, o que nos dias de hoje é um tamanho banal em qualquer sala de estar, e a malta não precisa de estar em cima da TV, ainda há monitores 8k começam nas 32 polegadas tamanhos vulgares hoje em dia.
Acho que alguém se está a precipitar e fazer uma tempestade num copo de água, sem qualquer fundamento para isso.
A questão é que 8K nas tvs 55 polegadas é completamente overkill. Tem que se ter uma tv muito maior para se perceber alguma diferença.
Não compreendo, qual é o teu problema, overkill só se for não tua cabeça, estás como a malta quando surgiu o 4K, hoje o 4K já é padronizado…
tens esse overkill nos telemoveis…. e no entanto….
Podes ter uma televisão de 55” em 8k
Poderás é não notar a diferença entre 4k e 8k
Exatamente, com esse tamanho não se vai notar a diferença. Tem que se ter uma tv muito maior para se começar a distinguir 4K de 8K.
Não, amigo não tem de aumentar o tamanho para distinguir o 4k dos 8k, isso é uma falácia, o detalhe é bastante perceptível, se não só faziam telas 8k acima das 75 polegadas, quando começa logo nas 32 polegadas…
Tal como o outro disse está a criar um problema que não existe…
Relevante: https://www.youtube.com/watch?v=1y5jEK-72JQ
Tenho uma dúvida técnica sobre a PS5 e o Xbox SX, já ambos dão similares em hardware.
Já tive uma PS5, agora tenho uma Xbox SX.
Meu monitor é 4k, tanto no PS5 quanto no Xbox nas opções gráficas eles “me perguntam” se quero qualidade de imagem ou FPS.
Minhas dívidas são as seguintes.
Se eu escolher qualidade de imagem a Xbox vai abaixar a resolução para 2k ou até mesmo 1080p, ou só abaixar os FPS pra garantir a qualidade da imagem? Não sei me fiz entender.
Mas resumindo seria, como o Xbox / PS5 gere isso, qualidade / resolução / FPS dos games?
Claro que para obteres mais FPS vais ter de sacrificar alguma coisa, logico, que o ponto mais penalizado será a resolução, literalmente canalizar o processamento extra da imagem para o desempenho em jogo, manter ambos no auge tens de ter uma maquina com um incrível poder de processamento.
Boa questão… Tenho a PS5 e tenho a mesma dúvida…
Vai baixar os FPS.
A pergunta “qualidade de imagem ou FPS” significa que:
1) Se escolheres melhor qualidade de imagem, a resolução aumenta mas as FPS vão baixar, ficas com uma imagem mais nítida mas um jogo mais lento, menos fluido e até mesmo com algum lag;
2) Se escolheres FPS a resolução baixa para aumentarem as FPS, logo diminui a qualidade de imagem, mas ficas com mais FPS, logo um jogo com uma taxa de refresh do ecrã mais rápida, jogo mais fluido.
A escolha deve depender do tipo de jogo.
Acabei de fazer um teste no XBX, nas configurações da consola coloquei para resolução de 1080p/120hz, rodei o jogo Red Dead Redemption 2 e parece lento do mesmo jeito que em 4k/120hz nas configurações da consola.
Esse jogo não tenho opção de escolher qualidade ou desempenho.
Os jogos para consola usam sempre as mesmas configurações para o modo qualidade e fps, elas não mudam conforme a resolução do monitor, no caso do Red Dead Redemption 2 o jogo foi feito para correr a 2160p 30fps e como tal é renderizado sempre na mesma resolução e depois a imagem é ajustada à resolução do monitor 4K ou 1080p não faz diferença.
Então isso seria uma falha técnica.
Porque a consola iria gastar recursos pra renderizar 4k se o player usar um monitor 1080p?
Não seria mais “leve” renderizar 1080p em 60fps do quê 4k/30?
Eu preferia mil vezes 1080p/60fps, 30fps me incomoda ver de “arranquinhos”
Depende do jogo, primeiro lugar o modo qualidade de imagem não quer dizer que os jogos corram em 4K – 2160p, é comum as consolas mesmo em modo de qualidade de usarem resoluções mais baixas como 1800p ou inferiro e usarem upscale para os 2160p.
Quando usas o modo “FPS” regra geral os jogos correm a uma resolução mais baixa mas não só, normalmente efeitos como retracing e texturas também são reduzidos para tentar obter os 60fps, no entanto pode haver jogos que correm com a mesma resolução nos dois modos, com apenas alterações de qualidade.
Sony Interactive Entertainment has filed a patent to “accelerate” ray tracing performance in video games. The patent was filed by PlayStation architect Mark Cerny in August 2021 and published last week. The patent details a system for “accelerated ray tracing with asynchronous operation and ray transformation. (novo chip independente do chip AMD).
A versão PRO é para mim um teste para a PS6 e dá tempo as empresas de video jogos de se prepararem ás novas tecnologias, tanto para os novos jogos, como aplicarem essas tecnologias nos jogos mais antigos. (remake)
penso que nao vao lancar nada este ano e para o ano que vem.
e muito cedo para mudancas assim repentinas.
acho que poderam optimizar ao nivel da Sx, pois a Sx esta com 12tf bloqueados, no modo variavel por informacoes do programador pode ir ate aos 18tf. ai sim podem tirar partido da geracao atual que esta a ser bloqueada pelo desempenho da ps5. que ainda por algum tempo é a que tem mais vendas, mas que nao tem vindo a aumentar a base de jogadores Ps mas sim perdendo.
Pior geracao que esta a sony nao vai conseguir.
Nao tem jogos de jeito, so remasters consola mais flopada so mesmo a sega saturn.
Que lencem essa merd# para ver se muda.
Eu tive a Sega Saturn e adorei jogar com ela; no entanto concordo, foi um flop autêntico.
E também concordo com o que disseste acerca da PS5: quantos jogos nativos (que não tenham saído também para a PS4) saíram? Muitos poucos, mesmo.
Esta geração foi comprometida pela pandemia, guerras, etc, fraca produção de consolas por falta de materia prima.
Consegue-se ver que não houve grande avanço, em gaming…
O que tem a pandemia em 2019/20 haver com 2024 e não terem jogos de jeito? Nada. O hardware existia e existe e o que falta é o software. Mais uma razão para na pandemia isso não fazer diferença porque podem trabalhar de casa e cá até serem mais criativos. Porque não fizeram? Porque falta a criatividade.
Amigo, tem tudo, durante a pandemia o mundo parou e não foi entre 19\20 foi entre 19\22 foram dois anos em que as coisas pararam e tudo foi afectado, desenvolvimentos tanto a nivel de hardware como software, ele tem toda a razão naquilo que está a dizer, vocês é que não param um pouco para pensar sequer no que se passa há vossa volta.
Trabalhar em casa, sim de borla está-se mesmo a ver que não tem rigorosamente ideia de como as coisas funcionam no mundo empresarial, os jogos demoram tempo para se desenvolverem, a criatividade não surge do ar, neste momento já existe tanta coisa que já não se contentam com qualquer coisa, dai acharem que em termos de jogos as coisas andem fracas, antes fosse só isso…
Tem tudo haver, pois foi uma época em que a nível mundial tudo foi afectado, se tem memória curta devia ir a um medico, época essa em que tudo o que era desenvolvimentos foram cancelados, metidos em stanby, por falta de viabilidade financeira, portanto, pensa que por haver teletrabalho as coisas continuam como se nada se passasse, pois não foi bem assim, foi o caos, durante dois anos, as coisas andaram a conta gotas, só mesmo em fins de 2022 é que com o levantar das restrições da pandemia, é que as coisas começam lentamente a voltar há normalidade, portanto, é normal que uma consola que saiu na pior altura possivel, não tenha tido o desenvolvimento desejado a nivel de gaming como os antecessores, tempo que nunca mais vai ser recuperado…
Existe sim falta de criatividade, mas vai levar o seu tempo até entrar nos eixos, até porque hoje, o nosso problema é lançamentos em cima de lançamentos, tudo demasiado rápido e pouco se inova.
Eu sempre tive Playstation e conto vir a ter.
Neste momento tenho a PS5 (também um bom PC) mas eu só necessito de uma coisa, jogos para a PS5, de preferência exclusivos de topo.
Eu penso que nós jogadores não precisamos de mais poder gráfico nós jogadores precisamos urgentemente de criatividade.
Como a criatividade não se compra em fábricas (como o hardware) e o ser humano está cada vez mais preguiçoso, estamos nitidamente a sofrer com isso.
Que me adianta ter algo superior tecnicamente (consola) se não existe algo que me surpreenda e me faça ter experiências incríveis e novas?
Eu irei seguir esta linha de raciocínio. Enquanto os desenvolvedores andarem a dormir de sono e continuarem a usar o que já foi inventado e apenas fazer remasters, por outras palavras a mandarem areia cá para fora, eu paro de comprar consolas.
Falo em novos jogos tipo Uncharted, The Last Of Us, God Of War, Red Dead Redemption etc mas atenção eu quero novos jogos, com outros nomes, outras histórias, com a mesma qualidade em termos técnicos e para complementar, em termos gráficos.
Criatividade é algo que se precisa urgentemente e não hardwares mais poderosos.
É a minha opinião.
Concordo que existe falta de criatividade, parece que a malta deixou de ter ideias, no entanto, a evolução do hardware vai ter de continuar isso é o que mantém as expectativas altas, a competir com a concorrência, mesmo que te não faça muito sentido. .
Prefiro gastar os 599, ou outro valor numa PS6. Tenho a PS5 standard com apenas o GT7 e para mim está bem.
Se já tens PS5, não compensa ir trocar para a pro, sendo que a maioria continua a jogar a 1080p, a PS6 sim veremos como será…
Nota: sabemos bem que vai haver muitos a ir correr trocar só porque sim, depois nem tiram partido das novas funcionalidades…
Se jogas apenas GT7 definitivamente não precisa de uma PS5, porque não tem como melhorar os gráficos desse jogo, tá loco, aquilo é lindo demais, pena eu não ter habilidade nenhuma pra jogar.
mais um flop a ser lançado a Sony ainda não viu que o futuro esta na nuvem para jogarem em vários dispositivos como faz a Microsoft entre outros na mesma linha
Do que nos vale uma PS5 Pro toda high-tech se continuam a fazer remakes e remasters de jogos da ps3/4 e versões pra ps4?
Não falo em questões financeiras…
Perfeita para quando vier o GTA 6, ainda não comprei porque estou a espera do jogo.