Urnas já abriram! Tudo o que precisa de saber para ir votar
Hoje é dia de ir votar! As urnas estão abertas entre a 8:00 e as 19:00 em Portugal Continental e na Madeira. Nos Açores abrem e fecham uma hora mais tarde em relação à hora de Portugal Continental. Saiba onde deve votar.
Onde votar nas Legislativas de 2024
A informação sobre si, enquanto eleitor, pode ser obtida através da Internet no Portal do Eleitor ou enviando simplesmente uma SMS grátis para 3838 (escrevendo RE espaço nº de BI ou CC espaço Data de Nascimento no molde AAAAMMDD).
Tal como referido, também pode obter a informação via Portal do Eleitor. Nota: No preenchimento dos caracteres apresentados, deve apenas indicar os destacados
Depois de introduzir os dados, basta carregar em pesquisar para obter a informação sobre o posto de recenseamento e a freguesia/distrito consular.
Como posso saber o meu número de eleitor?
- O número de eleitor foi abolido. Para votar, basta que indique o seu nome ao presidente da mesa e entregue o documento de identificação civil, se o tiver.
Como posso saber o nome dos cidadãos que fazem parte das mesas de voto?
- No dia da eleição, à porta do edifício onde funcionar a assembleia de voto.
Documentos necessários para votar
- É conveniente que leve o documento de identificação civil ou qualquer outro documento oficial que contenha a sua fotografia atualizada (Passaporte ou Carta de Condução, etc.).
Não tenho documento de identificação. Posso votar?
- Sim. Pode usar qualquer outro documento oficial que contenha fotografia atualizada ou recorrer a dois eleitores que atestem, sob compromisso de honra, a sua identidade ou ainda ser reconhecido unanimemente pela mesa. Nestes casos, é conveniente que procure o seu número de identificação nos serviços da Junta de Freguesia.
Posso votar com a minha caneta?
- Nada o impede. No entanto, para proteção do segredo de voto é adequado que seja utilizada a esferográfica à disposição dos eleitores nas câmaras de voto.
Se me enganar a pôr a cruz no boletim o que devo fazer?
- Assinale, se quiser, todos os quadrados para «esconder» a sua opção, peça outro boletim de voto ao presidente da mesa e devolva-lhe o primeiro. Ele deve escrever “Inutilizado”, rubricá-lo e conservá-lo em separado.
A polícia pode estar presente nas assembleias de voto?
- Não. Porém, o presidente da mesa pode requisitar a presença de forças de segurança pelo tempo necessário, interrompendo a votação, em caso de tumulto ou de desobediência às suas ordens.
Posso revelar o meu sentido de voto?
- Ninguém pode ser, sob qualquer pretexto, obrigado a revelar o sentido do seu voto nem ser perguntado sobre ele por qualquer autoridade.
Quem tem prioridade nas filas para votar?
- As pessoas com deficiência ou incapacidade, pessoas idosas, grávidas, e pessoas acompanhadas de crianças de colo devem ser atendidas com prioridade sobre os demais eleitores, exceto aqueles que, no dia da votação, exerçam funções de membro de mesa, delegado ou o seu suplente.
Já fui fazer aquilo que é a minha obrigação e a de toda a gente.
Votaste na obrigação de continuar pobre ?
Estás à espera do governo para ficares rico?
Se eu tivesse a espera do governo para resolver a minha vida, bem estava lixado.
Obrigação?
Além de um direito, é sobretudo um dever. O dever de decidir quem pode governar, e de impedir a continuar a comer do mesmo. Interpretem como quiserem.
Direito ? Mas toda a gente reclama direitos e nem sabem o que isso é. Não, não é um direito. É um dever. Votar é um dever cívico.
Leste a seguir, ou ficaste na 1ª vírgula e desataste a comentar?
Votar não é um direito em Portugal?
Ele tem razão quando diz “Obrigação”, Pois “cumprir o dever” que era o que vocês queriam que ele tivesse escrito, o problema é que hoje em dia para muitos cumprir deveres está quieto, logo, só obrigados é que fazem as coisas, se fosse obrigatório e houvesse multa por não ir votar como acontece noutros países, se calhar não havia tanta abstenção e os resultados finais tinham outro desfecho.
Muito obrigado pelo seu comentário, “Professor”. Haja alguém com noção do que diz.
O choradinho….
O problema sr professor foi a falta de educação que a sua classe de professores não soube dar às gerações que não sofreram com a ditadura e por isso nem sabem o que era estarem privados de direitos de voto e liberdade de expressão e por aí fora. Não culpe as gerações novas de se estarem a borrifar para algo que sempre tiveram. Não concordo nem discordo do voto obrigatório, acho que todos devíamos ter responsabilidade social e até acho que isso deveria de ser uma cadeira da escola, não a treta da educação cívica onde só abordam temas sexuais e de género e esquecem-se das bases. Saber o que é uma democracia e onde é que acaba a nossa liberdade seria a melhor educação que qualquer geração nova poderia e deveria de ter, mas quando a própria geração que agora ensina nem sabe o que é responsabilidade sociedade e muito menos onde é que a sua própria liberdade termina, não vale a pena. Nem falo da amostra de jornalismo que temos para não me chatear. Era uma boa berlaitada naquela gente toda dos noticiários…
O problema não está nos professores, está na sua linha de pensamento, culpar os outros pelo aquilo que você não soube fazer, coisas que começam logo em casa e não na escola como você pensa…
Então a culpa é dos professores?!
Diz antes de quem os educa em casa.
Esta pseudo geração de pais que entrega a educação dos filhos a um tablet porque não têm cabeça pra mais…
Na altura da ditadura a educação era na escola. Que pais é que educavam os filhos? Aos 8 anos já passavam o dia na rua a trabalhar. O problema do momento é que os professores são reativos à mudança em vez de serem proativos e depois não acompanham as novidades e querem proibir os tiktoks e outras redes sociais que em si não são nada nocivas, mas como não se debruçam sobre estas novas tecnologias depois são apanhados de rajada e a solução é sempre proibir que é a única que ainda sabem utilizar. Proibir não evolui, é mais fácil. Será?
Com esses pensamento vais muito longe, e não meu amigo mesmo noutros tempos não era a escola a ter de ensinar o que se tem de impor em casa, hoje é igual o problema é os pais modernos, não ensinam os filhos em casa e depois nas escolas é o que se vê, e os professores é que são os culpados…
És bom a contar anedotas…
Mais um ,juntamente com os adultos cá de casa.
Não é uma obrigação, é um dever, são coisas diferentes.
Um dever a cumprir … é uma obrigação.
As pessoas não estão legalmente obrigadas a votar, mas devem isso aos restantes portugueses. Somando os votos de todos logo se vê.
Por acaso conheci pessoas que nunca tinham votado antes de 25 de abril e davam um valor extremo ao voto. E assisti às discussões entre os vizinhos “desta vez voto Soares/voto Cavaco”.
E cheguei a levar um de carro a votar que andava de muletas e só conseguia chegar à porta da assembleia de voto. E era a mulher que votava por ele – os da assembleia eleitoral diziam-lhe que não podia fazer isso e ela respondia “Sei muito bem em quem ele quer votar!” e os da assembleia riam-se. Se o pessoal de muletas ia/vai votar, os que podem andar têm obrigação de votar.
Sem dúvida, muito bem dito.
Mais choradinho doo dois….. as mascotes aqui do sitio
Acabei de votar. Continuo é sem entender o povo deste país. Estava eu na minha fila e vem uma sumidade qualquer que viu uma fila livre, mas sabia que votava na minha fila, só que viu uma livre e foi lá armada em chica esperta do género, estes devem ser tótós, estão ali na fila e está aqui uma livre à minha espera. Enfim
E se fosse só isto, mas não percebo quem é que vai para as urnas indeciso, é que eu votei e sai primeiro que o gajo que foi á minha frente. Dá perfeitamente para verem onde está o partido no caminho que têm de fazer até ao sítio de voto. Porque é que demoram? Não entendo, cada vez fico mais descontente e desmotivado de pertencer a um país de gente estranha, ou se calhar sou eu que devia estar à procura de uma embaixada para me pirar daqui para fora.
Estás num país em que a esmagadora maioria da população se interessa mais pelo que se passa no futebol do que se inteirar do que se passa na politica por isso é que as coisas estão como estão.
Alguém aqui votou no ADN por engano? HAHAH Já começou a choradeira da direita populista LOL
Só acontece porque não leem nada. Ninguém lê nada. Têm tudo à frente do nariz e … nada. É só analfabetos funcionais.
………chegar na mesa de voto com o iPhone com o CC no id.gov.pt : “………..mas tem o CC consigo ??!!!…..”
Achei piada….
E onde é que estacionaste o maserati em 2ª fila?
Vocês e as vossas modernices… Custa assim muito levar o cartão de cidadão ?? Meu Deus…
Estas no site errado………
Ganharam aqueles que vocês queriam. Agora aturem-nos durante o tempo que lá estiverem. Eu viro simplesmente a cara, não votei neles por isso…
Já sabes os resultados a esta hora?
Excelente noite eleitoral. Nao gosto do Chega nem nunca pensei votar nele, mas a sobranceria de PS e AD e’ tanta que nao vislumbram o obvio e fi-lo como protesto. Ha 3 meses estava indeciso, aberto a ouvir as propostas de cada partido. O Chega fez algumas boas propostas (podem ser so’ promessas, mas pago para ver) e os outros nao acompanharam, pois bem.