PplWare Mobile

Urnas já abriram! Tudo o que precisa de saber para ir votar

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Mestre Interespacial says:

    Já fui fazer aquilo que é a minha obrigação e a de toda a gente.

    • Zé Fonseca A. says:

      Votaste na obrigação de continuar pobre ?

      • GM says:

        Além de um direito, é sobretudo um dever. O dever de decidir quem pode governar, e de impedir a continuar a comer do mesmo. Interpretem como quiserem.

      • Professor says:

        Ele tem razão quando diz “Obrigação”, Pois “cumprir o dever” que era o que vocês queriam que ele tivesse escrito, o problema é que hoje em dia para muitos cumprir deveres está quieto, logo, só obrigados é que fazem as coisas, se fosse obrigatório e houvesse multa por não ir votar como acontece noutros países, se calhar não havia tanta abstenção e os resultados finais tinham outro desfecho.

        • Mestre Interespacial says:

          Muito obrigado pelo seu comentário, “Professor”. Haja alguém com noção do que diz.

        • berlaitada says:

          O problema sr professor foi a falta de educação que a sua classe de professores não soube dar às gerações que não sofreram com a ditadura e por isso nem sabem o que era estarem privados de direitos de voto e liberdade de expressão e por aí fora. Não culpe as gerações novas de se estarem a borrifar para algo que sempre tiveram. Não concordo nem discordo do voto obrigatório, acho que todos devíamos ter responsabilidade social e até acho que isso deveria de ser uma cadeira da escola, não a treta da educação cívica onde só abordam temas sexuais e de género e esquecem-se das bases. Saber o que é uma democracia e onde é que acaba a nossa liberdade seria a melhor educação que qualquer geração nova poderia e deveria de ter, mas quando a própria geração que agora ensina nem sabe o que é responsabilidade sociedade e muito menos onde é que a sua própria liberdade termina, não vale a pena. Nem falo da amostra de jornalismo que temos para não me chatear. Era uma boa berlaitada naquela gente toda dos noticiários…

          • Professor says:

            O problema não está nos professores, está na sua linha de pensamento, culpar os outros pelo aquilo que você não soube fazer, coisas que começam logo em casa e não na escola como você pensa…

          • Seal says:

            Então a culpa é dos professores?!
            Diz antes de quem os educa em casa.
            Esta pseudo geração de pais que entrega a educação dos filhos a um tablet porque não têm cabeça pra mais…

          • berlaitada says:

            Na altura da ditadura a educação era na escola. Que pais é que educavam os filhos? Aos 8 anos já passavam o dia na rua a trabalhar. O problema do momento é que os professores são reativos à mudança em vez de serem proativos e depois não acompanham as novidades e querem proibir os tiktoks e outras redes sociais que em si não são nada nocivas, mas como não se debruçam sobre estas novas tecnologias depois são apanhados de rajada e a solução é sempre proibir que é a única que ainda sabem utilizar. Proibir não evolui, é mais fácil. Será?

          • TecnicoIT says:

            Com esses pensamento vais muito longe, e não meu amigo mesmo noutros tempos não era a escola a ter de ensinar o que se tem de impor em casa, hoje é igual o problema é os pais modernos, não ensinam os filhos em casa e depois nas escolas é o que se vê, e os professores é que são os culpados…

            És bom a contar anedotas…

    • GM says:

      Mais um ,juntamente com os adultos cá de casa.

    • David Guerreiro says:

      Não é uma obrigação, é um dever, são coisas diferentes.

      • Aves says:

        Um dever a cumprir … é uma obrigação.
        As pessoas não estão legalmente obrigadas a votar, mas devem isso aos restantes portugueses. Somando os votos de todos logo se vê.
        Por acaso conheci pessoas que nunca tinham votado antes de 25 de abril e davam um valor extremo ao voto. E assisti às discussões entre os vizinhos “desta vez voto Soares/voto Cavaco”.
        E cheguei a levar um de carro a votar que andava de muletas e só conseguia chegar à porta da assembleia de voto. E era a mulher que votava por ele – os da assembleia eleitoral diziam-lhe que não podia fazer isso e ela respondia “Sei muito bem em quem ele quer votar!” e os da assembleia riam-se. Se o pessoal de muletas ia/vai votar, os que podem andar têm obrigação de votar.

  2. berlaitada says:

    Acabei de votar. Continuo é sem entender o povo deste país. Estava eu na minha fila e vem uma sumidade qualquer que viu uma fila livre, mas sabia que votava na minha fila, só que viu uma livre e foi lá armada em chica esperta do género, estes devem ser tótós, estão ali na fila e está aqui uma livre à minha espera. Enfim
    E se fosse só isto, mas não percebo quem é que vai para as urnas indeciso, é que eu votei e sai primeiro que o gajo que foi á minha frente. Dá perfeitamente para verem onde está o partido no caminho que têm de fazer até ao sítio de voto. Porque é que demoram? Não entendo, cada vez fico mais descontente e desmotivado de pertencer a um país de gente estranha, ou se calhar sou eu que devia estar à procura de uma embaixada para me pirar daqui para fora.

    • Professor says:

      Estás num país em que a esmagadora maioria da população se interessa mais pelo que se passa no futebol do que se inteirar do que se passa na politica por isso é que as coisas estão como estão.

  3. berlaitada says:

    Alguém aqui votou no ADN por engano? HAHAH Já começou a choradeira da direita populista LOL

  4. Black Russian says:

    ………chegar na mesa de voto com o iPhone com o CC no id.gov.pt : “………..mas tem o CC consigo ??!!!…..”

    Achei piada….

  5. Mestre Interespacial says:

    Ganharam aqueles que vocês queriam. Agora aturem-nos durante o tempo que lá estiverem. Eu viro simplesmente a cara, não votei neles por isso…

  6. pimpao says:

    Excelente noite eleitoral. Nao gosto do Chega nem nunca pensei votar nele, mas a sobranceria de PS e AD e’ tanta que nao vislumbram o obvio e fi-lo como protesto. Ha 3 meses estava indeciso, aberto a ouvir as propostas de cada partido. O Chega fez algumas boas propostas (podem ser so’ promessas, mas pago para ver) e os outros nao acompanharam, pois bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.