Dica: como verificar se um número de telefone é um scam
Hoje em dia, ninguém está a imune de receber uma chamada de um scammer a tentar roubar-lhe dinheiro. Com estes golpes a acontecerem tantas vezes, torna-se difícil perceber quando um número é legítimo ou não. Portanto, descubra hoje como verificar se um número de telefone é, ou não, um scam.
Como verificar se um número de telefone é um scam
A melhor maneira de verificar se um número é fraudulento é inseri-lo no seu motor de pesquisa favorito. Se o número de telefone pertencer a uma empresa legítima, há uma boa hipótese de estar presente algures no seu website. Não se esqueça de verificar se o site listado é legítimo e não um site falso criado para enganar as pessoas.
Na maioria das vezes, não verá uma empresa nos resultados da pesquisa. Em vez disso, verá algo parecido com a imagem abaixo. Esta imagem foi tirada de um PC em Portugal, pelo que os resultados são relevantes para números que ligam para números de telefone portugueses; os seus resultados podem variar consoante o seu país de origem.
Estes websites de chamadas fraudulentas salvam a vida na identificação de potenciais burlões. Se um número específico estiver a fazer uma ronda de scams, as pessoas podem apresentar uma denúncia ou publicar comentários respetivos a esse número. À medida que o burlão liga a um número cada vez maior de pessoas, o número de denúncias nos websites aumenta.
Com o passar do tempo, é criada uma base de dados de autores de chamadas fraudulentas confirmadas que pode consultar quando alguém lhe liga. Basta introduzir o número e verá um histórico de denúncias com base nesse número.
Use uma base de dados de números de telefone
Como alternativa, pode sempre utilizar um website conceituado para utilização futura. Por exemplo, o ligaram.me. Pode ver que o número tem uma série desagradável de relatórios negativos, um sinal claro de que a pessoa que me está a ligar não parece muito legítima.
Vale a pena consultar os comentários públicos para ver as experiências pessoais de outras pessoas com o número e formular melhor uma ideia sobre se o número é uma burla.
Por que não ligar de volta para o número?
Ligar de volta para um número às cegas é uma péssima ideia. Existem tipos específicos de burlas em que o ladrão quer que lhe ligue de volta. Os burlões dependem do facto de as pessoas ficarem curiosas sobre quem lhes telefonou e ligarem de volta para o número.
Infelizmente, quando a vítima telefona de volta, liga-se a uma linha premium que custa muito dinheiro por minuto. O burlão tenta manter a vítima em linha o máximo de tempo possível para maximizar os seus ganhos. A vítima nem sequer se apercebe de que está a pagar tarifas especiais até receber uma conta telefónica enorme.
Se estiver a receber muitas chamadas de spam, pode valer a pena verificar formas de as bloquear automaticamente. Embora as chamadas de spam já tenham sido uma praga imparável, aplicações como o Truecaller podem detetar e impedir que os autores de chamadas de spam liguem para o seu smartphone.
Leia também:
Não atendo números desconhecidos. Quem me tenta ligar e não me deu previamente o contacto, tá lixado, pois não falará comigo. Que mande um sms a identificar-se e o assunto. Depois, decido o que fazer.
Entendo, embora não concorde pois não gosto que me façam o mesmo.
E se o numero for de uma transportadora a tentar ligar-te para agendar a entrega da encomenda?
Eu faço o mesmo, não atendo nunca. Chegam a ligar 4 vezes ao dia… se for uma encomenda, que avise e coordene melhor as entregas. Não é dizer que passam a determinado dia e hora e depois antecipam ou assim. Também nao me importo de ir recolher a um posto de levantamento.
Ou seja o telemóvel é só para quando tu precisas dos outros? deveria ser engraçado o conceito de usar telemóvel se todos fizessem como tu!
A sério ? Só conseguiste essa brilhante e descabida conclusão ?
O nome dele diz tudo 🙂
Eu sou anti-social no que respeita ao contacto telefónico. Gosto da conversa olhos nos olhos.
Nunca me aconteceu uma transportadora ligar em anonimo
Já, por acaso ainda há dias um transportador ligou em anónimo e quase quase… ficou à porta! Bom exemplo esse.
Mas tambem nao disse que era anónimo…disse que era desconhecido.
Então ? e o tracking da encomenda ? Em primeiro lugar sou eu o primeiro responsável a estar no local para onde está prevista a entrega da encomenda. E…depois…há outras coisas que tu não sabes sobre as minhas encomendas e que dispensa o contacto…
Só hoje, até agora, foram duas chamadas de números da Irlanda, e um whatsapp da Índia.
Eu já opto por outra estratégia…Atendo, não ouço nada, desligo e bloqueio e costuma acontecer as 5 chamadas a seguir terem o mesmo número que inicialmente me ligou acabando num número diferente mas sequencial, essas já não atendo, mas cancelo a chamada e bloqueio imediatamente.
Comigo spammers também têm pouca sorte!
Também tenho atendido vendedores das operadoras mas é a última vez que me perguntam quem sou e qual a operadora…se não têm esses dados então também não quero saber.
E gajas boas a meterem-se com um gajo no WhatsApp e Telegram?
Vai-se a ver e é só pólvora seca…raios!
E também uso o sync.me.
Não atendes números desconhecidos mas não tens qualquer pudor em partilhar os teus contactos e contribuir para essa base de dados.
Não fossem essas apps e hoje não recebíamos metade do spam que recebemos.
Mas qual é a lógica rebuscada desse teu raciocinio ? Eu não atendo desconhecidos. E também não partilho os contatos com o syncme. Se não sabes, há formas de o fazer.
Rebuscada? Não sabes como funcionam essas apps está visto.
A sério ? Só concebes que só eu possa usar a app ? Não te passa pela cabeça que possa ter alguém próximo que a use a app e me informe ? É assim tão rebuscado ? Ou é a tua visão que é curta ?
Isso sim é rebuscado, alguém a usar para te dar a informação LOLOL
Não sou contra quem usa essas apps…e bem sei que quem as instalou não foi com intenções de dar quaisquer informação.
Como ? Só posso concluir que algo não está bem contigo. Como podes achar que a minha realidade é igual a tua e à de outros ? Não consegues nem és capaz de desenhar outros cenários de utilização diferentes do cenário que é o teu e que só tu conheces ? Agora muita coisa se explica. É muito limitado da tua parte. Mas tu lá sabes.
Desculpa-me se acho que alguém que afirma que não usa determinada app mas pede a outros que a usem para informá-lo me está a mentir. Não se trata de aceitar o que quer que seja. Isso é só muito estúpido lolol
+1
Neste momento há utilização massiva de “caller ID spoofing” que defrauda esses métodos. Estão a utilizar números de pessoas e empresas, até do Banco de Portugal. As pessoas recebem chamadas do 213130000 que é o número geral do BdP. Não sei se haverá forma das operadoras combaterem o caller ID spoofing mas neste momento estão a utilizar números de pessoas, para burlas.
Na UK a Vodafone já está muito avançada, sabe previamente que o número é scam e avisa (IA ao serviço). Existem 2 ou 3 companhias que vendem números temporários e esses números estão numa base de dados em que quase todas as operadoras sabem a proveniência.
Ativar as 2 opções presentes (em Android) na app de telefone da Google, na parte da identificação de chamadas e spam reduziu drasticamente o número de chamadas recebidas, nacionais e internacionais…
Para mim e para os meus conhecidos, estas chamadas (e SMS) de Spam pioraram desde o vazamento de dados da TAP, que a preposito nunca mais se ouviu falar nada a respeito… mais 1 caso varrido para debaixo do tapete…
Já que somos obrigados a fornecer os nossos dados para estas empresas, o mínimo seria eles garantirem a segurança dos mesmos, caso contrário, deveriam pagar uma indemnização ao cliente pelos danos causados… Talvez aprendessem com os erros.