Tesla continua a ser uma das marcas com maior taxa de fidelização de clientes
Apesar de ser um dos players mais relevantes da indústria dos carros elétricos, a Tesla não é uma fabricante, nem uma marca, perfeita - como nenhuma será. Ainda assim, voltou a ser uma das marcas com maior taxa de fidelização de clientes.
A S&P Global Mobility anunciou os vencedores do seu 28.º prémio anual Automotive Loyalty Awards, reconhecendo a General Motors como vencedora do prémio "Overall Loyalty to Manufacturer" e a Tesla como vencedora do prémio "Overall Loyalty to Make".
A análise avaliou os registos de automóveis novos nos Estados Unidos no ano passado (12,6 milhões de unidades), e descobriu que General Motors e Tesla lideraram as principais categorias: fidelidade à fabricante e fidelidade à marca. Este ano, a Tesla conseguiu conquistar mais três títulos, vencendo quatro das nove categorias.
Os últimos anos mostraram-nos que os clientes estão cada vez mais confortáveis em considerar e comprar um novo veículo fora da sua marca preferida.
No entanto, os esforços das fabricantes para melhorar a retenção através de iniciativas de marketing exclusivas, juntamente com a melhoria dos níveis de inventário e novos produtos excelentes, estão a resultar numa estabilização dos níveis de fidelidade, após vários anos de declínio.
Explicou Joe LaFeir, presidente, Automotive Insights, S&P Global Mobility.
De acordo com a S&P Global Mobility, a atividade de compra do consumidor entre janeiro e dezembro de 2023 mostra que a indústria apresenta sinais contínuos de recuperação, à medida que as vendas no retalho e a fidelidade aumentaram ano após ano.
A análise conclui que os aumentos constantes de stock resultaram num impacto positivo nos níveis de fidelidade do setor, pela primeira vez, desde 2019. Mais, a fidelidade geral à marca foi de 51,0% em 2023, um aumento de 0,8 pontos percentuais, em comparação com os níveis de 50,2% de 2022.
Segundo a S&P, a vitória da General Motors na categoria "Overall Loyalty to Manufacturer" marca o seu nono prémio consecutivo e o 20.º dos últimos 28 anos. Os elevados padrões de migração entre as suas quatro marcas, além de uma linha forte de utilitários desportivos e pickups, levaram a fortes ganhos de fidelização para a fabricante ao longo de 2023.
A popularidade da Tesla no setor de elétricos a bateria ajudou a marca a ter sucesso no espaço de fidelidade e no de conquista. Para 2023, a marca Tesla obteve vitórias repetidas para "Overall Loyalty to Make", "Highest Conquest Percentage", "Alternative Powertrain Loyalty to Make" e "Ethnic Market Loyalty to Make".
A popularidade do Model 3 e do Model Y entre os atuais proprietários, a par da capacidade da marca para atrair muitos clientes dos combustíveis fósseis para o espaço dos elétricos a bateria, contribuiu para os múltiplos prémios da Tesla pelo segundo ano consecutivo.
Estes prémios exemplificam verdadeiramente a competitividade da indústria e o desejo de melhorar a retenção de clientes.
Os prémios refletem uma análise substancial baseada em factos, que nos permite compreender e determinar as taxas de conquista e fidelização, ao mesmo tempo que fornece orientações aos profissionais de marketing das fabricantes e aos stakeholders para melhorar os programas de fidelização e a retenção de clientes.
Disse Vince Palomarez, diretor associado de Gestão de Produto, Fidelização, na S&P Global Mobility.
Nova categoria distingue fidelização a um modelo
Nos Loyalty Awards deste ano, a S&P Global Mobility adicionou um novo prémio para reconhecer a liderança de um único modelo na retenção ao nível do modelo, com o prémio "Overall Loyalty to Model". Neste, destacou-se a Lincoln Nautilus, que já havia sido reconhecida, consecutivamente, em 2022 e 2023, com o prémio "Luxury Mid-Size Utility".
Em 2023, mais de 42% dos proprietários da Nautilus que regressaram ao mercado escolheram outro Nautilus para ser o seu próximo veículo.
Muito top Tesla.
embora não sejam os melhores carros, continuam a ter a melhor relação qualidade/preço
Kia
O ke ke tu kias?
Vai ser uma marca que vai sempre ter haters e lovers mas hoje em dia continua a ser a marca que mais oferece pelo preço a única coisa que pode estar abaixo dos concorrentes é a qualidade de construção que mesmo assim já melhorou bastante nos últimos anos em tudo o resto as outras marcas continuam a anos de luz (eficiência, carregamentos, rede de carregadores, tecnologia, self-driving habitabilidade etc etc)
Verdade e o conceito em si de carro e a venda desde o concessionário à assistência completamente diferente da concorrência para melhor.
Exato, durante muitos anos foi criticada a assistência hoje em dia é uma das melhores chamas o ranger a casa e eles a grande maioria das manutenções fazem te à porta de casa sem custos, noutras marcas uma simples troca de bateria de 12V já implica fazer marcação deixar lá o carro no dia e com sorte vais buscar o próprio dia
É por causa dos referral’s. Este pessoal anda sempre à mama.
LOOOOL, por causa das tshirts ?
Só prova o quanto andam a dormir os outros, a tesla com uma medida agarra os clientes os burros do europeus andam há anos e anos a tentar agarrar os clientes e não conseguem, mais uma lição dada a lista já vai longa
Para quem é aficionado por carros, a Tesla é a melhor marca.
Só para ti. Prefiro a Renault.
Eu disse que era para quem é aficionado por carros. Logo continua correto o que eu disse.
No outro dia ‘vi e ouvi’ uma engraçada…
Quem gosta de carne, prefere churrasco a comida feita no micro-ondas…
E eu digo outra: quem gosta de carne, quer carne e não outro produto que se parece à carne mas foi carregado de químicos para dar sabor e cheiro para parecer…. CARNE!!
O mesmo para os carros.
Qualquer aficionado por carros, dispensa os VEs. São gadgets e não carros. E podem por cheirinhos, barulhos/sons, inventar caixas ‘manuais’… Nunca irão satisfazer por completo um aficionado por carros. (que notóriamente o sr. Realista não é)
A Ford tem solução para isso.
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&opi=89978449&url=https://www.razaoautomovel.com/noticias/para-petrolheads-ford-cria-perfume-que-cheira-a-gasolina/&ved=2ahUKEwj3kfPE-M2EAxUD87sIHR1ZC78QFnoECA0QAQ&usg=AOvVaw07ASxHI0JI4u7DOPKFRpav
Loooool
Essa dos aficionados é muito à rebanho, um diz e todos obedecem.
Quem é aficionado por carros gosta de acelerações, velocidade, boas curvas não gosta de cheirinhos, quem gosta de cheirinhos vai trabalhar para a bp.
Totalmente errado. Isso é ser aficionado por carros a combustão lol
Um verdadeiro aficionado de carros gosta de carros independentemente do tipo de propulsor que usa…
Assim como um verdadeiro apreciador de gastronomia aprecia comida independentemente de a mesma ser preparada num micro-ondas ou num pote de barro.
Assim dentro dos aficionados de carros, depois tens os aficionados pelos clássicos, pelos elétricos, pelos de combustão interna, pelos que fazem vrum vrum e outra coisa qualquer e todos eles afirmam que a sua paixão é melhor que a dos outros.
Um verdadeiro aficionado de carros admira os carros em si e a Tesla neste momento é a marca que te consegue oferecer o maior custo/beneficio da industria e portanto para os aficionados por carros, neste momento a Tesla é a melhor marca.
Exatamente. O problema da malta é não saber o significado da palavra. A burrice é a grande causadora de muitos mal entendidos.
O quê que a Renault tem que as outras não têm?
A Tesla não é a melhor marca para mim, mas consigo perceber. Agora a Renault, não consigo mesmo, por favor elucide-me!!
Fiat, Renault e Peugeot foi coisa que nunca prestou.
Eu tenho um Renault e já tive Peugeot.
Prestam dentro do contexto que estão inseridos e muitas das decisões que eles tomam nos seus carros são tomadas devido ao preço alvo de venda dos seus automóveis.
Agora, não se pode é querer que um Peugeot tenha os melhores acabamentos e materiais premium e o preço mais baixo que um Mercedes… isso não existe.
Basta ver que os preços também sobem para a gama GT Line quando comparados com a linha Ative precisamente porque os materiais de construção são diferentes.
A Tesla de facto tem um grande histórico na indústria automóvel, já tem clientes fiéis para aí há uns 20 ou 30 anos. Fazem cada estudo.
O estudo diz que é a marca com mais fiéis de longa data? Ou existe “muito fiéis” e “pouco fiéis”? Não entendo qual é a dúvida.
Fidelidade neste contexto é como os smartphones e operadoras, é terminar ou serviço ou dispositivo e manter-se na marca ao adquirir o próximo. Não adianta estudar o antigamente a não ser para efeitos de marketing, se assim se justificar.
Eu esperei 5 anos para comprar um tesla model 3 simplesmente porque eram bastante maus. Neste momento está excelente e na minha garagem.
Só pela vasta rede de pós-venda em Portugal até dá gosto.
Isso é um espetáculo é só chamar o ranger a casa e eles vêm cá a casa fazer as manutenções nem preciso de me deslocar a outras marcas já é uma chatice lá tenho de ir ao stand por o carro durante 1 dia para me mudarem uma coisinha qualquer
Podes ranger o que quiseres, mas tens que ir à oficina qd os vidros rangem:
https://youtu.be/kn9C18kwgkA?si=3mReLdLL2ikFTntd
E vens a pé qué bem bom
Tem de ir porquê?
Pois tal como em qualquer marca, e não percebi o porque do vídeo é claro que se quiseres vais se não quiseres chamas o ranger a casa ou ao trabalho, comigo foi sempre assim no outro dia tive de mudar a bateria de 12V veio o gajo à porta do trabalho é que nem o vi quando acabou recebi o sms a confirmar que o serviço estava pronto
Esteticamente não gosto deles, nem por fora nem por dentro. Mas os ensaios continuam a colocar-los como referencia, apesar que os Polestar, I4 e outros começam a fazer forte concorrência. Parece-me que neste momento é o facto preço que estará a fazer a diferença. Vou fazer test drive para não comprar às cegas