O Android 15 vai esconder os seus códigos mais sensíveis para estar mais protegido
Revelado pela Gogole de forma quase surpreendente no final da passada semana, o Android 15 está ainda a ser descoberto de forma lenta. Todos os que têm acesso a esta primeira versão estão a procurar as novidades e a revelá-las. A mais recente descoberta mostrou que o Android 15 vai esconder os códigos mais sensíveis para estar mais protegido.
Android 15 vai esconder os seus códigos
Manter as contas seguras é um trabalho constante. É por isso que a utilização de autenticação de dois fatores (2FA) é algo essencial. Estes códigos adicionam uma segurança extra. No entanto, alguns métodos usados para enviar esses códigos não são os mais seguros. Na verdade, isso pode mudar com o Android 15, como sugerem entradas no seu código-fonte.
Uma forma comum de receber códigos 2FA é por mensagem de texto ou e-mail. Embora fáceis de usar, esses métodos permitem que os códigos possam ser intercetados. No entanto, conforme está já no código do Android 15, estes vão passar a ser protegidos no sistema da Google e assim ser mantidos confidenciais.
A Google estará a adicionar uma nova permissão chamada "RECEIVE_SENSITIVE_NOTIFICATIONS". Esta traz uma nova restrição, ficando a informação disponível apenas para algumas apps do Android 15. Este recurso funcionará em conjunto com a API "NotificationListenerService" do Android, que permite que as notificações sejam lidas. Esta API não é ativada automaticamente, pelo que precisa de ser ativada manualmente.
Forma simples de a Google garantir segurança
Parte do código também indica que o Android 15 pode ter um recurso chamado "OTP_REDACTION". Este permitirá esconder códigos 2FA diretamente no ecrã de bloqueio. O NotificationListenerService do Android pode ser muito poderoso, tornando-o uma ferramenta valiosa para apps maliciosas obterem acesso a dados confidenciais.
Este novo recurso impedirá que apps não confiáveis leiam as notificações que tenham dados confidenciais, como códigos OTP para fazer a autenticação em qualquer serviço. Essencialmente, o Android pode dar mais controlo aos utilizadores sobre quais as informações que cada app pode ver ou não ver.
Ao serem somadas estas novidades, fica claro que a Google trabalha para melhorar significativamente a segurança no Android 15. Esta novidade vem garantir uma camada de segurança única e que bloqueia o acesso à informação mais sensível que pode ter no seu smartphone, com implicações grandes se for comprometida.