Tesla atualiza 200 mil veículos OTA devido a uma câmara de marcha-atrás defeituosa
A Tesla está a proceder ao update de 200 mil veículos nos EUA devido a uma avaria na câmara de vigilância. Houve relatos de que as câmaras não se ativavam quando os carros estavam em marcha-atrás, o que é um problema de segurança bastante grave e, em primeiro lugar, o objetivo dessas câmaras.
A Tesla processou 81 pedidos de garantia potencialmente relacionados com o problema, de acordo com um relatório. O update inclui alguns veículos Model Y, Model S e Model X. A Tesla diz que entregou 1,8 milhões de veículos em 2023, portanto, esta atualização representa mais de 10% da produção anual da empresa.
A Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário dos EUA (NHTSA) divulgou um comunicado sobre o assunto e disse que um problema de software era o principal culpado.
Para o efeito, todos os veículos a receber o update possuem o "Full Self-Driving" 4.0 da Tesla e executam a versão de software 2023.44.30 a 2023.44.30.6, ou 2023.44.100. Os proprietários de veículos Tesla podem verificar as versões de software que estão a executar. A empresa lançou uma atualização de software over-the-air (OTA) para corrigir a falha, de acordo com a NHTSA.
A Tesla apercebeu-se do problema em dezembro e decidiu proceder a um update a 12 de janeiro. Os clientes receberão uma carta alertando-os para o problema até 22 de março. A empresa diz que não tem conhecimento de quaisquer acidentes, ferimentos ou mortes associados ao mau funcionamento.
Este último problema surge apenas seis semanas depois de a Tesla ter atualizado mais de 2 milhões de veículos após graves problemas de segurança relacionados com o seu sistema avançado de assistência ao condutor Autopilot. Este problema também foi resolvido através de uma atualização de software OTA.
A Tesla não tem tido tempos fáceis. Recentemente, a gigante teve uma queda de 12,13% em apenas um dia e desvalorizou 26% em poucas semanas. Nesta queda de 12% (o valor mais baixo desde maio de 2023) a Tesla perdeu 70 mil milhões num dia. Mas poderão ser apenas fases...
Leia também:
Há aqueles que se riem deste tipo de notícias, porque são haters dos veículos elétricos. Eu só digo… Tenho um diesel com 7 anos e já me deu mais problemas que um elétrico. Tudo defeitos da marca, mas a marca diz que é consumível.
E qual o elétrico que teve/tem para comparar?
Deves usar gasóleo simples para ter tantos problemas 🙁
Não, é PSA e chega! Sempre com tudo recomendado pela marca, deposito de adblue com defeito claramente da marca, paga cliente, corrente da árvore de cames, defeito da marca, paga cliente.
Sempre combustível premium e 30 000 km ao ano.