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Fabricante de camiões esclarece que o “hidrogénio não é viável”

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Rodrigo says:

    Nos carros já todos sabíamos a anos menos a Toyota e alguns maluquinhos.
    Agora nos camiões também já existe vários estudos que afirmavam que não era economicamente viável.

    Maior parte do que existe hoje de Hidrogênio só existe devido a fundos, mal os fundos acabam as empresas largam logo o Hidrogênio como tem acontecido em vários casos até de transporte públicos.

    Acredito que possa ser viável em barcos de grande dimensão mas nem isso sei se é para já.

  2. Malagume says:

    Hoje isso é verdade. Grande novidade, diga-se. Mas no futuro não deverá ser assim, os pesados precisariam de baterias gigantescas para terem a autonomia dos camiões modernos a gasóleo. Isso, além de caro, pode ser inviável pelas dimensões de tal bateria. E aqui entra o hidrogénio, que pode ser armazenado num taque tal como o gasóleo ou a gasolina. No futuro, havendo procura, a produção de hidrogénio pode ser muito maior, até porque é uma forma de “armazenar” energia elétrica e aproveitamento das situações quando há excesso de produção renovável.

    • Grunho says:

      Se o hidrogénio não é viável porque o combustível é caríssimo, e os pesados precisariam de baterias gigantescas para terem uma autonomia aceitável, o futuro dos camiões é semelhante ao dos dinossauros. Passam a andar sobre carris e a serem alimentados por pantógrafo. E a chamar-se comboios, que dividem logo por 7 a factura da energia e da poluição. E os convencionais são só para uma espécie de last mile, entre os portos ou terminais ferroviários e os locais de descarga. Todos saem a ganhar, menos o lobby da camionagem.

  3. Paulo says:

    Então e o hidrogénio branco? Não será uma fonte viável? Andam a descobrir umas reservas interessantes nos últimos tempos inclusivé aqui perto em França. Parece que afinal esta fonte de hidrogénio é bem mais abundante do que se pensava…

    • Grunho says:

      O hidrogénio tal como o conhecemos não é fonte de energia, obtém-se gastando energia, e gasta-se sempre mais que aquela que ele devolve. Quase 50% a mais, o que significa que em cada 3 unidades gastas ele só vai devolver cerca de duas. Desse tal hidrogénio branco que supostamente existe em estado puro na natureza, ainda se sabe muito pouco. A ser verdade, o mais certo é que, quando tentarem fazer a perfuração para o extrair, ele escapar quase todo, porque é o mais leve e mais simples de todos os elementos da tabela periódica.

      • virtuacool says:

        Sendo o hidrogênio o elemento mais abundante no universo, é óbvio que será o combustível do futuro, até porque se fizermos viagem no espaço longínquo, será o hidrogênio a fonte de energia.
        No entanto, não estamos cientificamente avançados, e no ponto, para aproveitar/retirar/obter esse elemento da natureza/universo.
        Também existe a energia nuclear limpa.
        Nuclear vem de núcleo do átomo, e desde que não se use urânio, plutónio ou outro elemento radioactivo, e um meio de obter energia, quase ilimitada, a custos baixos.
        Recentemente criou-se uma nano robot, para atacar células cancerígenas na bexiga, que utiliza a própria urina do doente como combustível.
        O que não faltam são soluções para obter energia.
        O elétrico, como o conhecemos hoje, é somente uma transição para alternativas futuras, talvez com início na segunda metade deste século.

  4. JL says:

    E novidades ?

    É viável quando há alguém a pagar as contas, podiam fazer um artigo sobre o que se passa na Suiça com os 47 camiões….. Parados….

  5. Yamahia says:

    De e ser primo do Musk, este.
    “Hoje não se pode comprar hidrogénio por menos de 13 ou 14 euros”
    No Intermarché da Sertã tb não se pode comprar electricidade para 100kms por menos de 13 ou 14 euros.

    • Gonçalo says:

      Parabéns para o intermarche da sertã, olha tenho lá casa ao pé se quiseres ir la carregar faço te a 10€, já toda a gente sabia que o hidrogénio não viável só mesmo a toyota e que achava o contrário

    • Realista says:

      O teu problema é não saberes usar os carregamentos, porque estas a usar preços de cargas em postos AC (Ficha Tipo 2) em carros que carregam a 11kWh ou menos

      lololol

    • JL says:

      E só o compra a esse preço porque a Alemanha paga os restantes 50%,. O intermarché paga ?

    • Yamahia says:

      https://youtu.be/G7oiSxKaT1Q?t=656
      18,32+IVA=22,5828€:1.6=
      =14,11425€/100 kms

      • JL says:

        A diferença é que esse parte de casa carregado gastando 1/5 disso, já com esta alternativa não….

        • Yamahia says:

          Pois e quem me paga os 40 minutos na seca? 40minutos por cada 160 kms bem entendido. Isto se o posto funcionar, se não houver fila, se correr tudo às mil maravilhas.
          Muitos se’s para o meu gosto.

          • JL says:

            E a si quem paga os 40 minutos que não tem de seca ?

            Ainda bem que vê isso,é que os postos de hidrogénio têm esses e outros problemas, basta vir calor.

            Com hidrogénio nunca tem como carregar em casa.

            No caso dos a hidrogénio cobra só ao kilo, pode demorar nem que seja 1 hora, mas cada kilo são 35 euros, isto no inicio……

            LOOOL

          • Yamahia says:

            Abastecer a H2V leva praticamente o tempo a que estamos habituados há decadas. Os carros a H2V têm um alcance semelhante aos carros a gasolina a que estamos habituados.

          • JL says:

            Leva ? Então diga a estes moços quanto tempo leva:

            Errado, conhece algum a h2 com mais de 650 KMS wltp ? Que depois reduz tal como todos os outros ?

            Consegue fazer mais de 400 KMS em AE com 1 ? Então mostre isso ao mundo, porque o mundo não conhece.

            https://youtu.be/7MEnKFFQKBg

        • Yamahia says:

          E mais, parte de casa se tiver onde carregar em casa. De contrário apanha o Uber para o carregador onde deixou o carro à carga. E não se pode distrair muito pq muitos cobram pelo tempo além do normal kWh. Sugiro dormir no carro e ligar o despertador.
          Já vendem uns colchões para adaptar a carros elektros. Trazem almofadas e lençóis. Custam 600€, penso que justifica o investimento.

          • JL says:

            Com hidrogénio poupa no Uber para depois pagar quase 40 euros por cada 100 kms. Sem saber se a bomba está a funcionar, se tem hidrogénio e quantos tem à sua frente, e se vai funcionar na altura que chegue a sua vez.

      • JL says:

        Ah, e não se esqueça que esse preço só encontra na Alemanha, onde é financiado a 50%.

        • Yamahia says:

          Deixe lá a a electricidade anda lá perto.
          E não esquecer que somos dependentes. Se Espanha fecha a torneira estamos feitos. E já andam aí uns fumos…

          • JL says:

            A eletricidade vai andar sempre abaixo disso, já que é suporto produzirem hidrogénio através de eletricidade Como é que a farinha e os ovos vão ser mais caras que o bolo ?

          • JL says:

            Se fechar a torneira, pior fica com esta solução, só necessita de 5 a 10x mais electricidade.

        • NunoManuelAlves says:

          O preço do H2 andava nos 30 euros mais coisa menos coisa… Aliás o preço de referência que eu tinha eram cerca de 36 euros o Kilo …. Ainda não se convenceram que o H2 é bom para fertelizar os campos de cultivo…de rir :):):)

      • Antonio+Vasco says:

        Num carregador tesla isso custava 4,4€, a 170kw/h

  6. Antonio+Vasco says:

    Claro, bombas de hidrogênio são perigosíssimas, então hidrogênio verde, que explode o dobro, então esse é demais… Até se fala em enviar para a Ucrânia uns camiões de hidrogênio verde para eles explodirem o Putin , que anda a exagerar nos mísseis que manda para lda

  7. Toni da Adega says:

    Certamente nunca viu um camiao na vida. Os especialistas de camiões a das redes sociais dizem o contrário.

  8. Driver says:

    Obviamente que agora não é viável. Agora claramente o futuro é o hidrogénio. Estes carros a pilhas são uma transição bem publicitada.

    • Realista says:

      Este quando souber que o carro a hidrogénio é um carro elétrico na mesma vai-se passar… lololololol

      • Yamahia says:

        Desde q não traga o peso morto de meia tonelada incapaz de oferecer uma quantidade razoável de energia, estamos bem.
        Os térmicos tb transformam combustíveis em energia. O principio é o mesmo.

        • Realista says:

          O peso extra de um elétrico é devido ao peso das notas que ficam na carteira…

          Quando os térmicos oferecerem isso eu mudo sem problema nenhum.
          Mas até lá, não obrigado. 🙂

          • Yamahia says:

            Eu acho que é mais ao contrário @Realista.
            Mas se gostam de andar iludidos, força com isso. Continuem. 🙂

          • Realista says:

            Achares é uma coisa, eu cá constato todos os dias.

            Quando os térmicos me derem mais condições eu volto na mesma sem problema, pois eu pago com a carteira e não com achismos.

            Até lá, não obrigado. 🙂

          • JL says:

            Quem anda eludido é você @yamahia, que defende tecnologias que não conhece, em detrimento de outra que também não conhece.

            Diga isso aos moços na Califórnia que gastam 36 dólares para fazer menos de 100 kms, e passam metade do ano com eles parados porque não haver combustivel.

        • JL says:

          Não tem peso morto de meia tonelada mas tem peso morto de meia tonelada de tanques, de fuel cell e de bateria, aliás, até um pouco mais, já que pesam mais.

          Ainda não deu por isso que são mais pesados ? os FCEV ?

    • JL says:

      Carros a pilhas são os a hidrogénio, afinal nem de carros entende.

  9. AlexS says:

    “pela sua elevada densidade energética”

    Tem uma grande densidade energética por kg mas uma baixa densidade energética por volume. Se é comprimido uma explosão pode provocar danos numa larga área.

    • JL says:

      Nem mais, o problema é que quando colocado dentro de um tanque a pressões elevadas essa densidade baixa, porque o tanque também pesa.

    • Grunho says:

      Poder ser comprimido, pode e costuma sê-lo. Mas exige arrefecimento a temperaturas baixíssimas, logo, uma quantidade extra de energia no processo, com custos pesadíssimos que o tornam impróprio para negócios de transporte rodoviário.

  10. Comentador+Comediante says:

    Já era sabido há anos, mas ainda há comentadores comediantes a apoiar o hidrogénio. Longa vida aos eléctricos com bateria.

    • Yamahia says:

      Não são comentadores. São factos. Cada vez mais se assiste à expansão do H2V. Inclusive no Brasil q já pensa em exporta-lo.
      Não dá para perceber o q vos assusta.

      • JL says:

        Sim, desde que haja fundos perdidos para isso, vai ser haver expansão, quando eles acabarem vêm as lamurias:

        “ah não é viável”, “ah não se vende”, “ah ainda não resolvemos os problemas”.

        Andamos nisto há décadas, caso não tenha dado por isso.

        • Yamahia says:

          A expansão do H2V é incontornável. Esta-se a assistir a um pouco por todo o mundo.
          China Austrália, Portugal etc

          • JL says:

            Só agora, eu já vejo isso há 20 anos. Só agora é que acordou ?

            Por acaso eu vejo é uma regressão, veja os numeros de fcev’s vendidos no Japão e de ev’s, nos EUA a mesma coisa, os fcev’s a serem vendidos e dados, porque ninguém os quer e trocarem por ev’s.

    • NunoManuelAlves says:

      Ámen 🙂 alguém que percebe da fruta

  11. Zé. Fonseca. A says:

    MAN é grupo VW, faz tudo parte do charme.. believe nothing

  12. Manel says:

    “In Oil We Trust”.

  13. FC says:

    O lobby do petróleo vai-nos matar a todos com a sua ganância.
    Alternativas?
    Hidrogénio, sim. Verde e branco.
    E outra tecnologia: bionic fuel. Procurem por quantino e encontram o futuro

  14. Jorge Xavier says:

    Curioso (?) como muitos dos comentadores aqui não compreendem o seguinte: o hidrogénio (quer dizer, a miragem de um ‘hidrogénio salvador’) *interessa* ao lobby petrolífero! De resto, tudo o que seja para convencer o pessoal a adiar ou simplemente não enveredar pela eletrificação, interessa ao lobby petrolífero.
    Se espreitarem a página da Wikipedia sobre “hidrogénio verde” (o único que nos interessa, sob um ponto de vista ambiental), descobrirão que hoje (OK, dados de 2022, creio) apenas 0,04% de todo o hidrogénio produzido no mundo é hidrogénio verde! Sim MENOS DE MEIO POR CENTO do total!
    A maioria parte vem de onde, então? É produzido… a partir dos derivados do petróleo.
    Lê-se por aqui «O lobby do petróleo vai-nos matar a todos com a sua ganância» pois vai. E convencer o pessoal de que o hidrogénio é o futuro para o transporte é uma das estratégias. 🙁

    • Yamahia says:

      “o hidrogénio (quer dizer, a miragem de um ‘hidrogénio salvador’) *interessa* ao lobby petrolífero! ”
      Gostaria de saber o q tem o petróleo a ver com o H2V @Jorge Xavier.
      A Linde e a AirLiquide, para apenas citar 2 das principais, nada têm a ver com o petróleo.

       

      • JL says:

        Tudo, 96% do hidrogênio produzido no mundo é de origem fóssil.

        2 das principais ? Ou 2 das que produzem menos ? Principal é a Galp.

        Além disso é a forma de as manter no jogo, só ir à bomba, do cartel.

        Se bem que nos carregadores públicos queriam fazer o mesmo, mas a ADC já meteu um travão nisso tal como a UE.

  15. sergio says:

    compessa trocar o gasóleo pelo gás Natural e deixar de vez a porcaria do gasóleo.

  16. JL says:

    Na Califórnia a Shell fechou os restantes postos que tinha para veículos ligeiros, pouca procura, fraudes, fornecimento de h2 afetam a mais velha rede do mundo, iniciada em 2004, nunca funcionou a 100%, desde 2020 que foi concessionada privados, o combustível aumentou 275%.

    https://www.hydrogeninsight.com/transport/shell-permanently-closes-all-of-its-hydrogen-refuelling-stations-for-cars-in-california/2-1-1596104?fbclid=IwAR0u15qfv_rC02Y1ATNpzLkGeiCrlKvx6-ZtYub3Chmb2Uw0-KBVHRNl4L4

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