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Veículos “mais poluentes” já não podem entrar em Madrid

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Victor von Frankenstein says:

    Apoio essas medidas

    • Sandro Morato says:

      Isso porque o senhor não tem um trabalho que depende das entregas por toda a cidade (e não sou Uber eats) senão iria ver que os carros estão caros não dá para se trocar quando queremos apesar de ser uma ferramenta de trabalho . E que o que transporto não dá para levar nos transportes públicos.

  2. X says:

    Qualquer dia os pobres não podem sequer entrar nas cidades.

  3. Ricardo says:

    Excepto o jato do Pedro Sanchez.

  4. Rodrigo says:

    Muitos vão ter saudades daqueles brums brums com nuvens pretas e cheiro a petróil logo pela matina…
    Não vai ser a mesma coisa!

  5. O realista says:

    So eletricos e bicicletas entram nas cidades, Lisboa e Porto comeca assim este ano também e quem não tem eletricos andam de autocarro ou va a pe

    • elmarinerio says:

      Mas aplicar a tudo ok, e principalmente quando um dos teus tiver que ir no inem ou numa ambulancia.

      Assim vão ter que parar na ponte para transferir para um electrico, caso não haja e para não ser poluente, transferem para um carroça..

  6. Joaquim Sobreiro says:

    As limitações ECO, com a justificação de melhorar o ar que se respira. De recordar da imposição de medida em nome da saúde pública impedindo que respiramos livremente pela imposição de máscara, também em espaços abertos. Com as já previstas cidades 15 minutos já nem sequer será necessário (permitido?), utilizar transportes privados.

  7. Aves says:

    – Não é: “não podem entrar em Madrid”
    – É: “não podem entrar em Madrid ZBE” – que geograficamente corresponde a uma área bastante grande do centro de Madrid
    Em Lisboa, em 2015, foi proibida a circulação:
    – Na Zona 1 (uma área relativamente pequena do centro que vai do eixo da Avenida da Liberdade à Baixa , limitada a norte pela Rua Alexandre Herculano, a sul pela Praça do Comércio e abrangendo a zona entre o Cais do Sodré e o Campo das Cebolas) – os carros anteriores a 2000 não podem circular
    – Na Zona 2, bastante maior, os carros anteriores a 1996 não podem circular entre as 07:00 e as 21:00 dos dias úteis.
    https://www.acp.pt/o-clube/revista-acp/noticias-do-clube/detalhe/carros-anteriores-a-2000-proibidos-de-circular-no-centro-de-lisboa-a-partir-de-quinta-feira

    • Zé Fonseca A. says:

      Foi mas a fiscalização é mínima, de manhã estão lá sempre os polícias para apontar a matrícula de quem vai na faixa do BUS para receberem cartinha em casa, mas veículos podres passam sem lhes apontarem as matrículas

  8. Inculto says:

    Eu já me contentava em estradas sem buracos .. aí já podia ir de trotinete ou bicicleta sem sofrer uma tentativa de Homicídio causada por uma autarquia quando recebe impostos dos IMI e não tapa os buracos

  9. Carlos says:

    Tudo por uma mentira eco,

  10. Mário says:

    Acho que a culpa foi do Costa e do Socialismo…

    • GM says:

      Troca Costa e Socialismo por Sanchez e Socialismo. Parece diferente, mas é o mesmo.

      • X says:

        Esses brincam ao socialismo, temos que começar a pensar em criar um verdadeiro socialismo a nivel mundial.

        • GM says:

          Sim, tem dado bons resultados. É ver os exemplos históricos.

          • X says:

            Antes socialismo que muros para proteger o saque e os exploradores psicopatas que nos rulam, qualquer dia são só criminosos a nos “governarem”, não agoira nada de bom.

        • GM says:

          Os argentinos têm bem presente o que lhes custou o socialismo.

        • Tonho says:

          Ó X diz lá o que essa ideologia trouxe de benéfico para o Mundo.

          • Gerardo says:

            Todos os países do top 10 em qualidade de vida têm um politicas socialistas, como direitos dos trabalhadores, saúde e educação públicas ,regulação de mercado, etc.
            Já no faroeste liberal dos tiroteios em escolas podes perder tudo o que contruíste ao longo de uma vida simplesmente por ficares doente. A privatização de tudo criou um sistema prisional corrupto que deu origem à maior população carceraria do mundo (e gostam eles de falar em liberdade) porque ganham muito dinheiro com os presos. Criou um sistema de seguros e saúde privados totalmente corruptos e outras maravilhas neo-liberais.

          • GM says:

            Gerardo, diz antes políticas sociais e não socialistas. Bons (maus) exemplos de políticas socialistas: a começar por Portugal, passando por Espanha. Os tais países que referes, Noruega, Suécia, Finlândia, e outros, são sociais democratas.

  11. Pessoa says:

    Porque é mais fácil limitar a mobilidade de quem tem veículos antigos do que melhorar a oferta de transportes públicos e alternativos para que as pessoas não tenham de usar automóveis pessoais…

    • Fusion says:

      As pessoas são e sempre serão meros piões no xadrez politico

    • Joao Magalhaes says:

      Esse é o grande problema, se a oferta de transportes públicos fosse melhor, parques de estacionamento gratuitos ( não a 50 km da cidade ) nem precisavam de proibir pois certamente as pessoas iriam de transportes agora fazendo as contas, transportes públicos caros, viagem em pé desconfortável mais o tempo que demora a ir do ponto A ao B as pessoas levam os carros, sai mais barato.

  12. Joao Magalhaes says:

    Mais algo para o povo pagar, vi isso este ano em Leipzig, o google maps avisou que era uma zona de proibição e depois de uma pesquisa vi que tinha que ir a um centro de inspeções comprar o respetivo selo verde para poder entrar na cidade, 7 heróis. Quando cheguei à cidade não vi nada diferente, parques de estacionamento cheios, os mesmo carros a poluir exceto meia duzia deles que não podem lá entrar, em Madrid vai ser igual, vai afetar os que tem carros a gasóleo matriculados antes de 2006 ou gasolina antes de 2000 mas estes provavelmente são “meia-dúzia”, a cidade vai continuar cheia de carros.

  13. Joaquim Sobreiro says:

    Gostaria que ainda tivéssemos o discernimento para o que dizes e que creio que seria o melhor, transportes públicos acessíveis e de qualidade. Os transportes públicos são geridos como empresas e portanto os resultados económicos são um factor importante Por outro lado, o ser humano, acreditando que a qualidade de vida que procura é não se cansar, não aceita menos que isso, que é o que os meios de controle de mentes oferecem. Uma questão que será muito discutida e pouco aplicada, por interesses que se julgam antagónicos. É evidente que nem o poder dos fabricantes de veículos nem dos que vendem energia, seja de que tipo, desejam.

  14. TT says:

    A estupidez humana a bater mais um recorde! Os carros não podem entrar, o aviões passeiam-se à vontade, as restantes industrias fazem o que querem à lá garde, a internet se fosse um país era o 6 maior poluidor mundial, mas os políticos só batem no meio de transporte que dá liberdade a todos e é responsável apenas por 10% das emissões destes 10% os carros proibidos têm uma percentagem ainda mais pequena, mas vão obrigar os proprietários a trocar e adquirir novas viaturas e a emitir desnecessariamente mais umas toneladas de co2 para a atmosfera que de certeza nunca mais vão rentabilizar!

  15. Joaquim Afonso says:

    independentemente da justificação, aos poucos o controlo vai apertando. quanto mais dependermos de tecnologia e essa tecnologia for controlada pelos governos o resultado será menos liberdade. Uma vez mais, independentemente de qualquer justificação que se possa dar, é um facto cada vez mais constatável.

    • Gerardo says:

      Preferes que tecnologia fundamental para uma sociedade seja controlada pelos Jeff Bezos e Elon Musks desta vida ? E quando fizerem algo que tu não gosta, e quando te retirarem liberdade? Sabes que não podes votar nem exigir nada a esses parasitas não sabes?

    • Anónimo says:

      Menos liberdade onde? Consegues argumentar?

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