Snapdragon X Elite da Qualcomm é mais rápido que o M3 da Apple, mas o Windows vai limitá-lo
Apresentado em outubro, o SoC Snapdragon X Elite da Qualcomm promete mudar o mercado e bater-se de forma igual com as propostas da Apple, mesmo as mais recentes. Agora, a gigante americana veio garantir que as suas propostas continuam a dominar, mas têm uma limitação, o Windows da Microsoft.
Desde que o Snapdragon X Elite da Qualcomm foi apresentado que o mercado mudou. Se inicialmente se estava a comparar com o SoC M2 da Apple, a gigante de Cupertino revelou o seu M3 com um desempenho muito mais elevado e com uma gestão de recursos ainda melhor.
Mesmo com este novo concorrente presente, a Qualcomm continua a garantir que a sua proposta ainda consegue bater o que a Apple tem no mercado. Os números avançados revelam que esta proposta vai ser até 21 por cento mais rápido que o M3 em desempenho multi-core.
Foi revelado que o Snapdragon X Elite obtém uma pontuação multi-core de 15.300, enquanto o M3 fica atrás do SoC da Qualcomm, com uma pontuação de 12.154. O teste foi realizado no Geekbench 6, mas a Qualcomm omitiu inteligentemente um detalhe importante desses resultados; o limite de potência do Snapdragon X Elite.
Ainda que tenha esta diferença importante nos resultados, a Qualcomm antevê uma limitação para o seu SoC. Segundo Sascha Segan, um responsável da marca, o sistema operativo da Microsoft poderá representar uma limitação no futuro e até ser um problema em termos de resultados finais.
A experiência não será a mesma porque eles estão a correr o macOS e nós usamos o Windows, mas em termos de hardware, a única coisa que podemos controlar, é um bom hardware.
Os PCs com o Snapdragon X Elite estão programados para surgirem em meados de 2024, vindo de diferentes marcas e fabricantes bem conhecidos. Enquanto isso, a Qualcomm tem membros da sua equipa a testar dispositivos de referência sem marca, tendo recebido avaliações positivas que observam não apenas as melhorias de desempenho, mas também a inclusão de recursos de IA nos dispositivos.
Este artigo tem mais de um ano
De facto é bom ver algo a fazer concorrência a Apple, no entanto estamos a falar de ARM por isso deve ser para o Windows 12 ARM logo nem todo o software é compatível por isso a Apple neste aspecto já está muito a frente.
E qual a potência consumida/necessária? Isso não referem……
“80W to compete with M3?
M3 is like 20W when under heavy load IIRC 😀
80W is estimated TDP of M3 Max””Thermal Profile is important. Qualcomm’s chip is likely missing many of the other GPU optimizations and features that Apple’s M3 chip family supports, plus they are comparing it to the base M3 chip, not the M3 Pro, M3 Max, or the soon to be released M3 Ultra for performance. And what about Apple’s built in GPUs, Media Encoders, Neural Engine, and other custom chip features on Apple’s M3 series of chips, that may be missing on Qualcomm’s chip? They are comparing Apples to Oranges!”
Competir com o M3 a gastar a potência do M3 Max. Então é pior que os últimos rizen 7, que são mais rápidos que o M3 sendo ligeiramente inferiores em termos de consumo de bateria.