Cuidado, a luz do motor apareceu no painel do seu carro?
Os carros estão equipados com as mais diversas tecnologias. Hoje em dia o painel de instrumentos do seu carro alerta-o para eventuais problemas, mas é preciso que saiba o que significa. Se acender a luz do motor tenha cuidado, mas mantenha a calma.
Se a luz do motor apareceu no painel do seu carro pode tratar-se de algo grave ou então um erro temporário. Sendo um sistema eletrónico, o primeiro passo é desligar por completo o veículo e voltar a ligar. O sistema eletrónico do carro vai voltar a verificar o estado dos sensores e, com sorte, tudo esta normal tendo sido apenas uma falha temporária.
Se a luz se mantiver ligada após ligar o motor, o melhor mesmo é falar com o seu mecânico para avaliar o problema. De referir também que a luz do motor pode variar de cor. Se for a luz amarela, a indicação é que se trata de uma falha "menor". Se a luz for vermelha, então é melhor parar e tentar arranjar solução (pode até chamar um reboque para levar o carro para a oficina).
O facto deste indicador ter aparecido, pode dever-se ao seguinte:
- Injetores entupidos
- Velas de ignição danificadas ou em mau estado
- Válvula EGR danificada e/ou entupida
- Sensor de temperatura em mau estado
- Catalisador entupido
- Erro na centralina
- Sensor de oxigénio (sonda lambda) danificado
- Falha genérica de um sensor
Em algumas situações o carro até pode "perder potência".
Este artigo tem mais de um ano
Já me aconteceu várias vezes, no Ford Kuga foi o filtro de partículas e mais tarde a Válvula EGR, num BMW 318d foi também o filtro de partículas. Tudo avarias provocadas pelo Diesel “simples”. Deixei de o usar, nunca mais voltei a ter problemas. No BMW acontecia isto, metia combustível nas Bombas do Aucham ou do Inter-Marché e mesmo que fossem aditivados, pouco depois aparecia a luz, se depois atestasse o depósito com Galp ou BP, a luz apagava. Não valorizei e a consequência, foi uma reparação bem cara! Fiz 250.000 kms com um Mondeo e o mesmo problema já não se verificou, mas nesse nunca meti “simples”.
Também acho que o gasóleo aditivado faz diferença principalmente em carros modernos com várias tecnologias.
Eu meto simples mas muito raramente fora da Galp ou Bp.
Essas Auchan e outras q tais acabam por não compensar, não pq não sejam boas, mas sim pq o preço depois de aplicados descontos compensam mais nos postos tradicionais.
P.s. tb nc tive essa luz acesa. Felizmente.
Só meti gasóleo uma vez na Prio e notei logo a diferença no arranque e no consumo, para pior. Conheço quem só metesse gasóleo na Prio por ser o posto perto de sua casa e ao fim de um ano, o carro comprado novo teve de fazer uma limpeza aos injetores. A pergunta da oficina ao dono do carro foi : onde costuma meter combustível ? Vou sempre à galp, ponho do aditivado e nunca tive problemas.
Pois bem tenho um Stilo diesel com 22 anos e desde que me lembro abasteci sempre simples no Intermarché ou Auchan, o mecânico andava sempre a cantar que um dia rebentava, mas eu só lá ia para as revisões para inspeção. A sonhar estava ele que rebentasse.
Por estar a meter sempre simples na bomba do Inter-Marché lixei um Ford Fiest de 97. Este começou a deitar fumo branco do escape e mecânico disse-me: Ou meter novas velas a cada 3 meses ou trocas de carro. Resultado um Opel Corsa D que nunca levou gasolina simples mas que ficou com o catalisador entupido mas após uma acelerações e 5km em segunda acelerar desentupiu e nunca mais entupiu.
Já o meu elétrico, quando avariou, nem uma luz acendeu…
Para isso era preciso ter um.
+1
Motor eléctrico é simplesmente superior a qualquer motor de combustão. Sempre foi, só agora é que apareceu a moda dos carros eléctricos…
Mas por mim, tivesse dinheiro e garantia de local para o carregar, mudava já para um carro eléctrico…
Sempre houve, o interesse por eles é que era pouco, muito mais caros, sem rede de carga, baixa autonomia, conforme estes parâmetros mudam, mais procura terão, sobre a moda, discordo, é mais uma necessidade.
Nem sempre é algo de grave. É óbvio que convém analisar de imediato o problema com um OBD II a fim de evitar males maiores.
A mim já aconteceu e só na última vez é que tive de ver os resultados um a um, pois após mudar a chave da ignição, o sistema eletronico desligou os airbags e o ABS. Nada que não tenha sido resolvido em 10 minutos.
O meu anda assim há 10 anos, sempre sem nenhum problema.
Isso é fácil de resolver nos carros mais antigos, se acender é só tirar as luzes do quadrante, assim deixa de dar erros.
O meu pai meteu fica cola-preta a tapar a luz, que dá menos trabalho que tirar o quadrante.
Nunca me aconteceu. Ja a luz da reserva anda sempre acesa. Como resolver ?
Mete mais de €20.
O meu 3008 elétrico, foi entregue na Pegeout. Nunca mais ligou, nem uma luzinha… E parece que há muitos mais por aí…
Então e não o deixou lá no stand ?
p u t o larga o telemóvel e vai dá -lo ao teu pai
Ele deu-me para eu usar. Loool
Enquanto o meu carro estava novo reprogramei tudo…. Nunca acendeu isso… Mas não está fundida… 🙂
a luz laranja é uma luz genérica, normalmente associado a questões de emissões ou de os sensores que as controlam. a vermelha já pode ser problemas com injecção e aí mais grave.
Quanto aos combustíveis abasteço onde calha e só noto diferença é na carteira.
O meu motorista de TVDE nunca me falou em luzes, nem quero. É um problema dele.
Aconteceu a alguém acender essa luz e na sequência de uma lavagem exterior ao carro, desapareceu.
O meu está à tanto tempo ligada… Que me preocupo é se ela apagar….