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Cuidado, a luz do motor apareceu no painel do seu carro?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Vitor Manuel Raimundo Martins says:

    Já me aconteceu várias vezes, no Ford Kuga foi o filtro de partículas e mais tarde a Válvula EGR, num BMW 318d foi também o filtro de partículas. Tudo avarias provocadas pelo Diesel “simples”. Deixei de o usar, nunca mais voltei a ter problemas. No BMW acontecia isto, metia combustível nas Bombas do Aucham ou do Inter-Marché e mesmo que fossem aditivados, pouco depois aparecia a luz, se depois atestasse o depósito com Galp ou BP, a luz apagava. Não valorizei e a consequência, foi uma reparação bem cara! Fiz 250.000 kms com um Mondeo e o mesmo problema já não se verificou, mas nesse nunca meti “simples”.

    • Rodrigo says:

      Também acho que o gasóleo aditivado faz diferença principalmente em carros modernos com várias tecnologias.

    • Yamahia says:

      Eu meto simples mas muito raramente fora da Galp ou Bp.
      Essas Auchan e outras q tais acabam por não compensar, não pq não sejam boas, mas sim pq o preço depois de aplicados descontos compensam mais nos postos tradicionais.
      P.s. tb nc tive essa luz acesa. Felizmente.

    • há cada gajo says:

      Só meti gasóleo uma vez na Prio e notei logo a diferença no arranque e no consumo, para pior. Conheço quem só metesse gasóleo na Prio por ser o posto perto de sua casa e ao fim de um ano, o carro comprado novo teve de fazer uma limpeza aos injetores. A pergunta da oficina ao dono do carro foi : onde costuma meter combustível ? Vou sempre à galp, ponho do aditivado e nunca tive problemas.

    • Ao sul says:

      Pois bem tenho um Stilo diesel com 22 anos e desde que me lembro abasteci sempre simples no Intermarché ou Auchan, o mecânico andava sempre a cantar que um dia rebentava, mas eu só lá ia para as revisões para inspeção. A sonhar estava ele que rebentasse.

  2. Odius says:

    Por estar a meter sempre simples na bomba do Inter-Marché lixei um Ford Fiest de 97. Este começou a deitar fumo branco do escape e mecânico disse-me: Ou meter novas velas a cada 3 meses ou trocas de carro. Resultado um Opel Corsa D que nunca levou gasolina simples mas que ficou com o catalisador entupido mas após uma acelerações e 5km em segunda acelerar desentupiu e nunca mais entupiu.

  3. Andre says:

    Já o meu elétrico, quando avariou, nem uma luz acendeu…

    • JL says:

      Para isso era preciso ter um.

    • Ferreira says:

      +1
      Motor eléctrico é simplesmente superior a qualquer motor de combustão. Sempre foi, só agora é que apareceu a moda dos carros eléctricos…
      Mas por mim, tivesse dinheiro e garantia de local para o carregar, mudava já para um carro eléctrico…

      • JL says:

        Sempre houve, o interesse por eles é que era pouco, muito mais caros, sem rede de carga, baixa autonomia, conforme estes parâmetros mudam, mais procura terão, sobre a moda, discordo, é mais uma necessidade.

  4. Vasco says:

    Nem sempre é algo de grave. É óbvio que convém analisar de imediato o problema com um OBD II a fim de evitar males maiores.
    A mim já aconteceu e só na última vez é que tive de ver os resultados um a um, pois após mudar a chave da ignição, o sistema eletronico desligou os airbags e o ABS. Nada que não tenha sido resolvido em 10 minutos.

  5. João Leitão says:

    O meu anda assim há 10 anos, sempre sem nenhum problema.

  6. João Carlos says:

    Isso é fácil de resolver nos carros mais antigos, se acender é só tirar as luzes do quadrante, assim deixa de dar erros.

  7. mauricio says:

    Nunca me aconteceu. Ja a luz da reserva anda sempre acesa. Como resolver ?

  8. Andre says:

    O meu 3008 elétrico, foi entregue na Pegeout. Nunca mais ligou, nem uma luzinha… E parece que há muitos mais por aí…

  9. Fiona Batista says:

    Enquanto o meu carro estava novo reprogramei tudo…. Nunca acendeu isso… Mas não está fundida… 🙂

  10. Hugo Santos says:

    a luz laranja é uma luz genérica, normalmente associado a questões de emissões ou de os sensores que as controlam. a vermelha já pode ser problemas com injecção e aí mais grave.

    Quanto aos combustíveis abasteço onde calha e só noto diferença é na carteira.

  11. Koala says:

    O meu motorista de TVDE nunca me falou em luzes, nem quero. É um problema dele.

  12. Ao sul says:

    Aconteceu a alguém acender essa luz e na sequência de uma lavagem exterior ao carro, desapareceu.

  13. alex says:

    O meu está à tanto tempo ligada… Que me preocupo é se ela apagar….

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