Será o fim dos condutores embriagados? EUA exigem carros com “balão” já em 2024
A medida já começará a ser implementada em 2024. A Administração Nacional de Segurança do Tráfego Rodoviário dos Estados Unidos afirma ter iniciado um processo para forçar a adoção de tecnologia para deteção de condução sob o efeito do álcool. Tolerância zero aos condutores embriagados!
Condutores embriagados serão travados pelo "balão" do seu carro!
As autoridades norte-americanas responsáveis pela segurança automóvel afirmaram, na terça-feira, ter iniciado o processo que acabará por obrigar os fabricantes de automóveis a adotar novas tecnologias para impedir que condutores embriagados ponham os veículos em andamento.
Em 2021, o Congresso deu instruções à Administração Nacional de Segurança do Tráfego Rodoviário (NHTSA) para impor uma tecnologia passiva para tentar evitar mais de 10.000 mortes na estrada anualmente. A lei exige uma norma de segurança tecnológica até novembro de 2024, caso a tecnologia esteja pronta.
Várias tecnologias atualmente em desenvolvimento poderiam potencialmente impedir que pessoas alcoolizadas ligassem um veículo, incluindo sensores baseados na respiração ou no toque para detetar o álcool. Outra opção potencial é a utilização de câmaras para monitorizar os movimentos dos olhos para tentar determinar se os condutores estão intoxicados.
Ainda assim, a NHTSA tem de ter a certeza de que a tecnologia funciona antes de a poder exigir e, depois, dar aos fabricantes de automóveis pelo menos três anos para a implementarem assim que finalizar as regras.
Estamos a tentar ver se conseguimos fazê-lo, se a tecnologia existe de uma forma que funcione sempre.
Disse Ann Carlson, a administradora da NHTSA, acrescentando que a aceitação pública da tecnologia dependeria da sua precisão.
Segundo esta administradora da NHTSA, nos EUA existem diariamente mais de mil milhões de viagens diárias de carro.
Se a precisão for de apenas 99,9%, pode haver um milhão de falsos positivos. Estes falsos positivos podem ser alguém a tentar chegar ao hospital para uma emergência.
Disse Carlson, realçando que não pode haver uma tecnologia "mais ou menos precisa".
Tecnologia tem de ser muito precisa, acima dos 99,9%
A NHTSA publicou na terça-feira um "aviso de proposta de regulamentação" para iniciar o processo de recolha de informações sobre a forma como esta tecnologia pode ser desenvolvida e exigida.
O aviso detalha a investigação e os avanços tecnológicos necessários para finalizar os regulamentos e as opções para potenciais regras, citando a "deteção do teor de álcool no sangue, a deteção de incapacidade (monitorização do condutor) ou uma combinação".
Tess Rowland, presidente da Mothers Against Drunk Driving (MADD), disse que o grupo estava "muito satisfeito" com o lançamento da NHTSA.
Compreendemos que ainda temos uma montanha para escalar. Vítimas e sobreviventes não vão deixar isso morrer.
Disse Rowland.
Nos EUA, em 2021, 13.384 pessoas morreram em mortes no trânsito por condução sob o efeito do álcool. Em Portugal, segundo as autoridades, a condução sob o efeito do álcool é responsável por mais de uma em cada 5 mortes em acidentes rodoviários.
Por cá, uma medida similar já havia recebido uma pré-aprovação da Comissão Europeia em 2019, que balizava 2022 como o ano de implementação deste dispositivo.
Este artigo tem mais de um ano
Se por exemplo os carteiros tiverem de soprar ao balão cada vez que entram no carro, estão tramados – sabe-se que eles entram e saem centenas de vezes; não é por outro motivo!
É fácil de contornar: eu conduzo e tu sopras…
Sabe tao bem
Pois é.
Nesse caso são os 2 irresponsáveis, porque não conduz o que está sóbrio ?
Porque o que está sóbrio é o filho e ainda não chega aos pedais
Sem dúvida que melhora a situação…
Carteiro? De automóvel?
Tu é que devias fazer um teste neste momento…
“Diga-me que nunca saiu da cidade sem dizer que nunca saiu da cidade”
Como é que acha que a distribuição de correio é feita nas zonas rurais?
Deves viver nalguma favela 🙂 Atualmente os carteiros não distribuem só cartas, distribuem muitas encomendas; e isso não se faz a pé.
É verdade, na minha zona ainda o fazem de cavalo…
https://youtu.be/vJYaXy5mmA8?si=YVsw6oAGIUZ-uHtZ
Tudo a sobrar balões de festas antes de beber
O The Guardian (“O Guardião”, a bíblia da informação) tem mais uns detalhes interessantes:
– Tecnologias possíveis, designadamente: alcoolímetro (bafômetro, em PT-BR), sensores de toque para medir o álcool (?) e “usar câmeras para monitorizar os movimentos dos olhos para tentar determinar se os condutores estão intoxicados”.
– Se não se passar no teste o carro não anda? A tecnologia que vier a ser aprovada impede que os “condutores intoxicados” iniciem os veículos. Daí a preocupação manifestada pela administradora da NHTSA: “E os falsos positivos? E se um deles for alguém numa emergência que quer chegar a um hospital?” Dá ideia que só vão implementar isto com uma tecnologia que nunca falhe. Não acredito que venha a existir – os alcoolímetros dos polícias têm que ser verificados periodicamente para serem válidos. Ou seja, quando o carro fosse lançado o alcoolímetro até podia não indicar falsos positivos, mas quem é que vai fazer a verificação periódica em milhões de carros?
– E cada vez que se pega no carro, ao longo do dia, é preciso fazer o teste? “O Guardião” diz que o regulador nos EUA disse que não é necessário, mas não esclarece como. Seria como a legislação que foi aprovada de que o carro só andava com os cinto de segurança postos e logo a seguir acabaram com isso. The Guardian, acrescenta uma nota interessante – diz que nos EUA há quem tenha sido condenado em tribunal por conduzir alcoolizado e foi obrigado a instalar um alcoolímetro, para usar sempre, e que impede o carro de arrancar.
Biblia da informacao?? Como assim? Sabes que e o Homem por detraz do The Guardian?
O The Guardian é propriedade do Scott Trust.
A direção, editores, repórteres e comentadores do Guardian são conhecidos bem como os administradores do Scott Trust.
Tem casos e erros como é natural, como acontece a “quem muito faz … muito erra”, mas ainda assim são pouco frequentes. Sim, “O Guardião” é a bíblia da informação. É detestado pela extrema-direita concentracionária, mas isso é medalha.
Qual é “o Homem” a que te referes?
The Guardian é um jornal da extrema esquerda. Até expulsou feministas recentemente por não fazerem parte da nova onda trans.
Já conduzi com uma ou outra cerveja em cima, agora embriagado nem por sombras. É que ia logo a pé, fosse para onde tivesse que ir. Nem que andasse o que tivesse que andar, não importava.
Conduzir com uma cerveja em cima, isso parece um número de circo
+1
Ao fim de uns kms deve fazer doer o pescoço eheh
Não deve andar e deve logo certificar-se que é multado e que fica com menos uns pontos. Se há infração que deve ser pesada é esta…
Dito por um rapazinho que ainda não largou o biberão do leite… Nem sabe tão pouco o que é conduzir ou realizar infracções…
Não, você é que sabe tudo.
Caraças… tenho de começar a levar os filhos aos jantares…
https://prp.pt/portfolio-items/alcool/
“Em Portugal, entre 2010 e 2019, cerca de 1 em cada 3 condutores mortos na sequência de acidentes rodoviários tinha uma taxa de álcool no sangue acima do limite legal permitido”0
Isto significa que a maioria dos acidentes foram provocados por condutores sobrios..
Não digas isso!
Assim muitos que andam por aqui vão achar é mais seguro conduzir bêbado do que sóbrio.
Mas então o problema não é sempre a velocidade?
É sempre problema da velocidade, já que devia estar parado nessas condições. Loool
Aliás, segundo o código da estrada, qualquer acidente é problema de velocidade.
Ou falta dela
Nop, há aquela regra que diz que se bateu é porque não conseguiu parar a tempo. Lol
como é fácil deturpar estatisticas, se considerarmos que 1% dos condutores conduzem embriagados, significa que 1% dos condutores provocam 33% dos acidentes mortais.
E quem garante que a causa foi a embriaguez?
Também sugeres acabar com o controlo anti-doping no desporto?
Estamos quase a chegar aqui:
youtu.be/n9vEsyRhI9o
Claro que sim! Se um familiar teu morrer porque alguém estava embriagado talvez deixes de pensar assim.
Com isto estou a dizer que só há acidentes com quem está bêbado? É óbvio que não. Mas pode ser uma forma de reduzir a possibilidade que alguem bêbado conduza. Também já há sistemas que detectam se o condutor está sonolento.
E drogas, já pode?
Quem disse que pode?
O álcool não é uma droga ?
Eu na Holanda fui dar uma volta de bike, e passei numa cidade shoop… Até sigo qual.. ( “Pink” em Eindhoven) e comi panum biscoito do demo… Só me aguentei até chegar a um hotel perto e ficar lá a dormir… Não consegui jantar de tanto me rir e de manhã parecia que tinha acordado no Atoll de Bikini… Conclusão… Podemos fazer o que queremos se não meter terceiros em risco… A Ilegalidades começa quando se prejudica terceiros… Parem de ser piegas…
Espero que sirva tb para todos os que andaram a meter a boca onde não deviam…. Não podemos descriminar quem bebe a bebida de Cristo :))))
Estou completamente de acordo – a questão dos falsos positivos e de uma situação de emergência é em si um falso positivo : óbvio que o sistema tem de ter alguma percentagem de falha – tudo tem ! Mas a probabilidade de o nosso carro ser a única forma de nos deslocarmos numa emergência e de nessa ocasião haver um falso positivo é uma combinação improvável … Sinceramente nao vejo como podemos achar isto uma má medida .