Linux vai receber uma novidade vinda do Windows! Em breve também terá um BSOD
Um dos ícones mais conhecidos, nem sempre pelas melhores razões, é o famoso BSOD. Este famoso ecrã azul surge sempre que surgem problemas, mas tenta auxiliar os utilizadores com informação útil. Esse mesmo BSOD vai agora passar também para o Linux, onde dará informações de erro e ser muito mais útil para os utilizadores.
O BSOD do Windows vai chegar ao Linux
Depois de muitos anos no Windows, e com várias alterações apresentadas nas últimas versões deste sistema, o BSOD dará mais um salto. Será o Linux a receber esta próxima transição, procurando oferecer a mesma utilidade que tem atualmente no sistema da Microsoft.
É conhecido Systemd, um pacote de software amplamente utilizado em distribuições Linux, que irá trazer o BSOD para este sistema. Este adotará as mesmas mensagens de bloqueio ao estilo do que temos atualmente no BSOD. A mudança chega através da versão 255 como um componente chamado "systemd-bsod", como pode ser visto no changelog desta versão.
Assim como no Windows, o erro Ecrã Azul da Morte aparecerá no Systemd se um erro atingir o nível "LOG_EMERG", inutilizando o sistema operativo. Não há ainda uma captura de ecrã que mostre a mensagem de erro ou uma explicação de por que ela está a ser apresentada.
A forma do Systemd mostrar os erros do sistema
Os programadores do Systemd revelaram que as mensagens de erro ficarão azuis e mostrarão a falha de arranque. A somar a esta informação, o BSOD terá também um código QR que servirá para informar o utilizador sobre natureza do problema que acaba de acontecer.
É curiosa a decisão dos programadores em usar o BSOD, dada a sua fama. Além disso, o Linux já possui a sua própria versão de uma mensagem de erro conhecida como "kernel panic". Ainda assim, a adição do código QR pode tornar mais fácil para os utilizadores resolverem erros graves no sistema operativo.
Caso avance, este terá um impacto grande. O Systemd é atualmente usado em muitas distribuições Linux, incluindo Fedora, Debian, Arch e Red Hat. No entanto, o Systemd também poderá abandonar a abordagem BSOD. As notas de lançamento dizem claramente que é "experimental e a sua interface pública está sujeita a alterações".
Este artigo tem mais de um ano
Tão bom… 30 anos depois voltamos a ser assombrados
Não faz muito sentido introduzir algo novo para mostrar o que já existe nos logs do sistema, a única novidade que vejo mesmo é o código QR, estou curioso em ver como é que vão catalogar todas as variações e possibilidades de erros presentes nos logs em codigos QR.
ahahhahaha
Se ajudar é bem vindo, mas se for como win, bem pode ficar por lá
Acho que em alguns casos ajuda mas em outros não.
Siga, bota bsod nisso
Bem, o Zorin OS Core há dias decidiu não arrancar mais mas em vez dum BSOD imagem que me apareceu foi branca com uma frase a dizer que o sistema encontrou um erro e contactar o administrador de sistema. Como é um PC de testes e não tinha lá nada de importante, formatei e instalei outra distro Linux…
Mint xFce caso queira saber…
Daqui a uns tempos como diz o outro “bom filho a casa retorna”. Criam um mercado de diversidades mas as situações serão idênticas como o Windows. Resumindo, sem alternativas para o consumidor.
Ainda não percebi qual é a piada do systemd no Linux. O linux não necessita para nada do systemd. Inicialmente o Linux vinha com o System V e era um tirinho a arrancar. Não dá para entender porque raio os meninos da Red Hat tinham de de copiar a filosofia da Microsoft e dos ecrans azuis. Não percebo porque insistem em destruir a filosofia do Linux inicial. É um erro ter um software com milhares de linhas de código. Quanto maior, mais propenso a ter erros.
Eu tambem nao entendo o systemd mas sei qual e o motivo de sua existencia. E uma forma de vender suporte e erros desnecessarios aos clientes. Criar um mercado a partir dai. Quanto mais confuso e problematico melhor para as empresas de suporte. Enquanto isso como dizes e bem o systemd so esta a destruir a filosofia linux. E como nos sabemos isto ja esta a dividir a comunidade linux. E todos nos sabemos que essa e a melhor estrategfia para eles implementarem os seus produtos maleficos. A unica solucao que veria (mas obviamente que isso e utopia) era os utilizadores das distros abrirem os olhos e tambem empresas e comecarem a usar distros livres de systemd. Ai sim abalaria o negocio deles. De outra forma nao vejo como. Da minha parte vou continuar a ser fiel ao slackware. Confio no seu criador.
aqui MXLinux sem essa porqueira do systemd e recomenda-se.
Agora estou a usar o EndeavourOS Dolphin, muito bom, com boas possibilidades de configuração! Ótimo substituto do W11!