O medo do malware pode ser a forma mais eficaz de impedir a utilização da IPTV
A luta das autoridades e dos donos dos conteúdos contra os serivços de IPTV tem sido forte nos últmos anos. Estes surgem sem qualquer controlo e nem sempre são simples de anular ou tornar mais complicada a sua utilização. Um novo estudo veio agora mostrar que há uma forma simples de o bloquear. O medo do malware pode ter um efeito negativo e afastar os utilizadores.
Será que pode ser o fim da IPTV?
Apesar de ilegais e de terem sérios problemas com as autoridades, os serviços de IPTV ganharam uma utilização muito grandes nos últimos anos. Claro que as autoridades tentam a tudo o custo encontrar formas destes serem usados, criando até campanhas para dissuadir os potenciais utilizadores, que não parecem estar a ter sucesso.
Isso pode mudar em breve, fruto da avaliação feita por pesquisadores da Universidade de Oxford, da Universidade de Bournemouth e da Universidade Hamad bin Khalifa. O estudo agora publicado revela as conclusões a que chegaram após uma experiência em que foram testadas várias medidas anti pirataria.
O medo do malware pode ajudar
Os voluntários usaram um serviço falso de IPTV criado para os testes. Havia várias versões, com designs diferentes, e os pesquisadores verificaram como os utilizadores reagiam dependendo de fatores como a sua experiência na Internet. Alguns designs eram muito limpos, sem complementos, enquanto outros estavam cheios de anúncios, pop-ups e até malware tentando rodar no sistema.
Os utilizadores com alto índice de dependência de Internet foram os que passaram em tudo e continuaram a usar usando o serviço de IPTV. Estes não mostraram medo de serem infetados ou sofrerem as consequências. Do lado oposto, os utilizadores que utilizam a Internet de forma mais esporádica sentiram mais medo. Estes utilizadores também consideraram estes serviços de IPTV mais problemáticos.
Pirataria pode ter fator para dissuadir
Segundo os pesquisadores, isso é uma boa e uma má notícia para o combate à pirataria. Por um lado, pode significar que sempre haverá quem não possa ser convencidos a deixar de usar estes serviços. Embora o vício digital possa ser curado, o mesmo não pode ser dito dos traços de personalidade. Além disso, a dependência digital também afeta o consumo de conteúdos em plataformas legais, o chamado ‘binge watch’.
Por outro lado, esta experiência pode marcar um novo caminho nas campanhas anti pirataria, ao indicar que as pessoas mais informadas sobre perigos como o malware podem abandonar a pirataria com mais facilidade. Provavelmente resultará em novas campanhas anti pirataria que usam a ameaça de vírus e malware para tentar convencer os utilizadores de que é inútil continuar a usar a IPTV pirata.
Este artigo tem mais de um ano
Malware e IPTV?
Não percebi.
O IPTV podemos configurar na TV, Box Android… e não precisamos de instalar nada manhoso até no Kodi podemos configurar.
Devem estar a falar daquelas apps que já incluem IPTV manhosas, que 99% são de fora da PlayStore.
O IPTV é uma tecnologia 100% legal e se usada com HTTPS 100% segura
Lê que está tudo explicado. É o efeito medo. Ao teres pop-ups e outras formas de querer parecer que tem malware isso afasta os potenciais utilizadores
E IPTV são legais ou não?
Tecnologia de IPTV é 100% legal, nada mais é que um stream via IPTV.
Não sei o que falas de pop-ups a tecnologia não permite nada disso é um stream via IP.
Deves estar a falar de apps ou sites, sinceramente estou a falar de IPTV e vcs estão a falar de outras coisas.
Leste o artigo? Começa por aí. Mas lê bem, não fiques pelas primeiras linhas e voltes aqui para deixar comentários que podem ser esclarecidos no que não leste.
Eu já deixei de fazer download de software uma vez que vinha sempre com “extras”. Streaming consegue-se sem instalar nada, mas a qualidade de transmissão é sempre má. Download de multimédia é sempre possível de fazer.
Mas isto não tem nada a ver com download de filmes por torresmos ou software, não confundam, isto é as Sport TVs e a “Eleven Sports agora DZAN” (hehe) a tentarem coagir e impingir o pessoal que se aderirem ao chamado bicho papão “iptv” estão a instalar malware. É a chamada “propaganda russa” para os seus próprios fins que é o de continuarem a ter os seus dirigentes com os seus carros de 8 Milhões de Euros na garagem.
Curiosamente, esses supostos serviços ilegais, permitem assistir a filmes com uma qualidade muito aceitável, ao contrário do serviço MEO que contratei. É praticamente impossível ver TV através da box, com o som minimamente sincronizado com a imagem…
É só baixarem os preços
Até porque aquele anúncio da Esportv com os ladrões a saírem da TV resulta na perfeição. Quem é o Zé das Couves que não fica assustado com esse malware que nos pode entrar pela Tv e roubar a própria tv com a família toda sentada no sofá.
O problema é que o anúncio não foi bem conseguido…
Porque terá sido? Tinha tudo, ladrões, Tvs, família sentada, o que não funcionou? LOL
Tenho mais medo de instalar Whatsapps e outras apps oficiais do que o coitadinho do iptv que a ser usado será sempre por uma vpn que se for razoavelmente decente já nos protege do tão assustador “V for Vendetta” lol
Só um aparte para referir que quem escreveu o artigo esqueceu-se de meter o portátil com os primeiros minutos do Matrix e um corpo de costas com casaco com capuz, mas valeu o esforço de meter a máscara do V For Vendetta, filme que recomendo ver, mas que tem mais argumento contra as multinacionais do que contra a chamada pirataria aka iptv aka malware LOLOL
E se a VPN instalada tiver sido crackeada?
zero-log policy shed a light?
Tenho dois comentários a fazer aqui.
Primeiro, no meu tempo IPTV era a designação dos serviços de TV disponibilizados pelo operador, por Internet, contrariamente às tecnologias mais tradicionais de TV por cabo ou satélite. Mas hoje em dia chama-se de IPTV a streamings piratas manhosos. Ok…
Segundo, as imagens da notícia foram claramente geradas pelo DALI 🙂
Atenção não digo isto em tom depreciativo, só achei curioso.