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Ausência de vidros traseiros nos Polestar tem motivos técnicos e pode até virar tendência

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Ana Sofia Neto


  1. João says:

    Treta. Coisa de idiota. A moda agora é colocar vidro no tejadilho para ficar com sol na cabeça e tirar o vidro traseiro e assim diminuir a visibilidade. Se eu quiser tomar sol na cabeça eu opto por um conversível. Mas as pessoas estão a tornar-se cada dia idiotas e compram qualquer que seja dita tendência nas redes sociais. O ser humano está mais idiotizado a cada ano que passa.

    • Vítor M. says:

      Dou-te alguma razão, sim senhor. Há alguns carros que acham que ter um tejadilho em vidro, mesmo que escurecido, conseguem isolar o calor de dentro do habitáculo. Além de outros problemas, como a condensação. Mas em relação a tirar os retrovisores e colocarem câmaras… pode ser uma mais vaia. O retrovisor interior do habitáculo muitas vezes não consegue abranger o que se passa atrás do veículo e for uma câmara, o “ecrã” retrovisor poderá trazer mais informação que um simples espelho.

      O mesmo se trata dos retrovisores exteriores laterais. Quando experienciei pela primeira vez estes retrovisores, quer no Honda E, quer no Audi e-tron 55S, inicialmente tive alguma dificuldade em acertar o olhar com o ecrã, mas depois de “acreditarmos” no que nos estavam a mostrar,m a qualidade de imagem traz mais informação do que se passa atrás e lateralmente ao carro.

      Pode ser efetivamente uma mais-valia. Quanto ao retirar o vidro traseiro… bom, o design por vezes sacrifica outros aspetos de habitabilidade do interior do carro. Mas isso sempre existiu.

  2. Theboice says:

    QUANDO A CÂMARA AVARIAR É QUE VAI SER O PROBLEMA…

  3. Art says:

    O problema é quando a câmara avariar….e vai acontecer. Ou quando o LCD avariar e os comandos são quase todos por toque. Aí ficam com um pisa-papéis estacionado à porta até à reparação

  4. mikado says:

    O problema é que não vai ver o que se encontra fora do alcance da câmara tendo como resultado uma conta do hospital para pagar e uma indemnização a pagar.

  5. falcaobranco says:

    Quando a tecnologia começa a ser demais, já não faz sentido…e a meu ver, as câmaras nesses pontos não faz sentido nenhum.

    E depois, como já disseram, é tudo muito bonito, mas quando avaria é que são elas…é essas camaras e o aviso no espelho retrovisor que está um carro no ângulo morto…lá está…parece que não podem ver por cima do ombro…

    Eu não sou contra a tecnologia, atenção, mas este tipo de coisas, a meu ver, não faz sentido nenhum e só tem um proposito…fazer o proprietario gastar mais €€

    • B@rão Vermelho says:

      Mais parvo é os Tesla, com os piscas no volante, isso sim é só parvo, então quando rodas o volante minha mãe, mas assim como assim ninguém usa mesmo os piscas.
      Para quem conduz veículos pesados as câmaras são muito mais praticas que os espelhos, os camiões mais antigos parecem que andam com um guarda fatos pendurado em cada porta 🙂

  6. SANDOKAN 1513 says:

    Virar tendência a ausência de vidros traseiros ?? Foge, era da maneira que eu nunca mais comprava um carro. Estou a falar a sério.

  7. Vítor Silva says:

    É surpreendente como algumas pessoas que exploram um site de tecnologia mostram restrições em a aceitar e têm dificuldade/receio em progredir…

    • mikado says:

      Não é o caso de aceitar ou não. O problema é que não é prático e pode levar a sérios problemas (prisão).

    • João says:

      Onde que remover os vidros traseiros é progredir? Eu, quando dirijo, gosto de a todo momento também saber o que está a se passar atrás. Estou sempre a verificar. Isso é um modismo, reinvenção da roda, falta do que inventar.

    • João says:

      Amigo , você não está familiarizado com a Lei de Murphy pois não ? Pode avariar uma vez na vida do carro e dessa única vez você atirar-se de um precipício abaixo porque a câmara falhou 😀 . Câmaras para substituir os nossos olhos é idiota sempre que estão a substituir algo que temos capacidade de VER ! As de estacionamento e de ângulo morto sim , porque são zonas que não temos possibilidade de ver, de resto só pode ser mesmo estupidez achar que é boa ideia !! Já agora porque não também tirar o vidro da frente ? E em vez de ir à praia ver o mar, ficar em casa a ver o mar pela tv ?… sinceramente , as pessoas têm de ser muito imaginativas para achar boa ideia ver as coisas através de uma câmara em vez de com os nossos próprios olhos …

  8. Jose Lapao says:

    Diz a Polstar que é difícil fazer um vidro que vá do para brisas até á traseira do carro? Ok então porque não fazer uma traseira estética sim igual ou parecida há que está projetada mas em vidro? Lembram-se do Opel Tigra A (o primeiro modelo) a “mala do carro era o vidro traseiro e ia do pilar central até a traseira toda a volta e parte do tejadilho também, que ia nos bancos de trás a noite podia ver as estrelas, eu sei disso pois tive um durante 20 anos e apesar de ter tido 2 assistentes esse vidro nunca partiu, já a câmara de estacionar do meu corsa (comprado depois do Tigra) essa sim ao fim de 4 anos deixou de dar completamente, espero que a do novo Mokka-e não se vá abaixo ao fim dos mesmos 4 anos pois está quase lá. Por isso é dizerem ao engenheiros da Polstar que sim é possível e há provas disso podem fazer toda a traseira em vidro.

  9. Zé Fonseca A. says:

    Então é porquê ter vidros laterais, porque não substituir por lcds que nos mostram a vista?
    E porquê ter vidro frontal? Tornem o carro sem vidros para ser mais resistente em caso de acidente.

  10. nuno a says:

    fica bonito mas em determinado tipo de acidentes rodoviarios o vidro traseiro é a principal e talvez a única maneira de retirar os ocupantes da viatura o vidro parte-se e pronto agora assim…..

  11. Dave says:

    Vai ser mais parecido com uma carrinha de mercadorias – que é um terror circular atrás de uma – do que um automóvel com estilo.

  12. gav says:

    Não percebo qual é o problema sem vidro traseiro. Compra quem quer.

  13. Joao Ptt says:

    Por alguns dos comentários ficou óbvia a frustração com a durabilidade da tecnologia actual, parece feita de propósito para durar o mínimo possível… aliás, não parece, é mesmo para durar o mínimo possível em muitos casos.
    Não admira que tantos não queiram tanta inovação… já sabem que terão de pagar e bastante para substituir a tecnologia cada vez que a mesma se avaria a cada poucos anos e costuma ser às centenas/ milhares de euros… não é azar, é desenhado para ser assim.

  14. Kush says:

    Tão pessoal, que tal fazer as manobras com os espelhos laterais? muito mais fácil que esticar o pescoço para fazer marcha atrás.

  15. me and me says:

    qualquer dia nem temos parabrisas, mas sim um ecra UHD 16K… ahahahah

    agora a sério, eu sou todo a fazer de avanços na tecnologia. o que preocupa é que cada vez mais parece que os carros conduzem os seus donos e não o contrario.
    tecnologia para nos proteger de acidentes como ABS, SRS, AriBags, Controlo de estabilidade, até assistência nas travagens é tudo muito bem vindo. agora mexer com o que nos vemos, já começa a ser exagero.
    para não falar que isto é mais uma coisa linda que duvido que fique funcional durante o tempo de vida útil do carro, mais um gadget que vai avariar mais cedo do que tarde, que vai ser impossível de ser reparado fora do fabricante, que vai deixar de ter “suporte de peças” rapidamente e que vai ter um custo de reparação elevadíssimo.

  16. tiago says:

    “Certo é que, hoje em dia, já muitos escolhem orientar-se, unicamente, pela câmara que também equipa a traseira dos carros.”
    Então o retrovisor interior só serve para pentear e retocar a maquilhagem?! Ninguém usa o retrovisor interior para ver os veículos atrás ou as crianças nos bancos traseiros?!

    Estas desculpas de “engenharia” são, mais uma vez, uma desculpa de marketeer. Tenho o hábito de dizer que no sector automóvel, o marketing encobre as asneiras dos “designers”, e este é mais uma caso.
    Compreendo que tecnicamente fazer um vidro de tejadilho curvo (acentuadamente curvo) e resistente seja algo dificil ou impossivel de fazer e ainda mais mantendo os custos reduzidos, mas dizer que ninguem usa os retrovisores interiores, é mais uma idiotice tosca!
    Sim, usa-se mais as cameras traseiras para ver e ajudar no estacionamento, mas o retrovisor é também um elemento de segurança!
    Entendo que nas carrinhas de transporte de mercadorias, estilo Mercedes VITO, com apenas 3 lugares e onde a porta traseira é de metal e totalmente coberta , o retrovisor interior seja dispensável, mas este é um carro de familia, onde vão pessoas no banco traseiro, e onde crianças em bancos de transporte ou “ovos” vão sentados. E como a moda actual é ter a criança virada de costas para o banco da frente com um espelho a refletir a criança que por sua vez é visto pelo condutor com o retrovisor, esta medida é um non-sense autentico!

  17. Manel dos Bosques says:

    Maior problema das camêras em vez de espelhos é a noção de perspectiva..
    Ao mover a cabeça alteramos muito aquilo que vemos no espelho o que nos permite ter uma noção de distância natural.

  18. JL says:

    É isso, os piscas e os espelhos, já não fazem falta nenhuma, já ninguém usa isso, sai fora…. LOL

  19. Ricardo says:

    Para quem conduz atrás de um veículo sem vidro traseiro não consegue ver o que se passa à frente do mesmo, ora se alguem trava eu já vou preparado que tenho de travar mesmo antes do veículo da frente travar, não vendo pode ser tarde demais.

  20. Tonecas says:

    Experimentem fazer marcha atrás num prius 2G…

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