De Genebra até Doha: duas carrinhas elétricas viajaram 8 mil quilómetros
Duas carrinhas elétricas viajaram de Genebra até Doha. Os oito mil quilómetros serviram para assinalar a edição local do Salão Internacional do Automóvel de Genebra organizada pelo Qatar.
A primeira edição do Salão Internacional do Automóvel teve lugar, em Genebra, em 1905. Depois de muitos anos, a exposição internacional chegou, este ano, ao Qatar.
Para nós, foi ótimo ter um parceiro global, uma marca global com experiência. A parceria com Genebra foi uma escolha muito inteligente. O evento no Qatar foi semelhante ao original, em termos de aparência, sensação e profissionalismo.
Partilhou Berthold Trenkel, diretor de operações do turismo do Qatar.
It truly felt like a home away from home at GIMS Qatar by preserving Geneva's DNA. The reminiscent red carpets and brand boards made it feel just like Geneva, offering a comforting and familiar atmosphere even in Doha.#GIMSQatar23 #genevamotorshow #gimsswiss pic.twitter.com/8CcoNleTTd
— Geneva International Motor Show (@gvamotorshowoff) October 30, 2023
A diferença, este ano, residiu no destaque dado àqueles que são os modelos do momento, foco de (quase) todas as atenções: os carros elétricos. Aliás, ano após ano, estão a tornar-se uma presença notável nos salões automóveis de todo o mundo.
34 dias, de Genebra a Doha, a bordo de um carro elétrico
Pela primeira vez, e para assinalar o evento, duas carrinhas elétricas percorreram doze países e oito mil quilómetros, de Genebra até Doha, numa viagem pioneira de 34 dias.
Houve muitos desafios, muitos problemas a ultrapassar. Foi uma viagem cheia de emoções, de entusiasmo, conhecemos pessoas fantásticas, vimos paisagens extraordinárias. Foi uma viagem intensa e, de certa forma, provavelmente única na vida.
Contou Frank M. Rinderknecht, diretor da Rinspeed AG, acrescentando que está na altura de fazer a passagem das energias fósseis para as energias renováveis.
Afinal, "a mudança ao nível do nosso pensamento já é um grande passo em direção a esse objetivo", pois "não se trata apenas de consumir mais um produto, mas de transformá-lo numa indústria circular".
Conforme adiantado pela Euronews, o Salão Internacional do Automóvel de Genebra deverá regressar a Doha, a cada dois anos, a par do Grande Prémio do Qatar de Fórmula 1, no Circuito Internacional de Lusail.
Este artigo tem mais de um ano
8000km / 34 dias = 235km por dia… dá 2 horas de viagem a 120km/h.
É muito pouco e alguém aproveitou foi para andar a passear.
o resto do tempo estiveram ligadas ao gerador a gasolina 🙂
Geradores a gasolina não carregam carros.
O 2.0 TFSI do E-Tron do Dakar informa que está a mentir.
Onde posso comprar esse gerador que tem um motor a fazer de gerador do mesmo carro ?
Duvido que o Tesla tenha categoria para usar um motor daqueles. Teslas é mais motores de tirar agua do poço .
https://youtu.be/A5Mya368440?si=lhEVj3DPspfo4LY_
Até parece verdade. Loool
Só para quem gosta de ficar com a mangueira dos outros na mão é que a conveniência dos tempos de carregamento é que é um problema… 😉
8000 kms para as 2 carrinhas, 4000 kms a cada uma.
Rica vida, realmente!
É isso é, uma fez a metade do caminho e a outra, mais metade.
Looooool, isso deve ser de andar a cheirar muito o gasóleo.
São 5000 kms desde General a Doha, duhhhh
Por avião sim, mas foram por via terrestre.
Via terrestre. O Gmaps explica.
Explica pois, 6800 kms.
Há um de 5mil.
Vc faz-me lembrar um gajo que eu conheço. Vai dar sempre a volta maior loooloool
Itinerário partilhado
De Doha para Genebra pela Itinerário 1.
2 d 12 h (5 954 km)
Para obter o melhor trajeto com o trânsito atual, visite https://maps.app.goo.gl/S9R7MCCtoCYo74oL9
Por aqui tb se pode ver a anedota que são os elektros. Um a combustão fazia 16 viagens dessas no tempo que essas pandeiretas levaram a fazer. Eheheh
E onde disseram que era uma competição ?
Os a combustão não o faziam nestas condições.
Não faziam? Faziam pois. Até fazem menos. O Gmaps estima sempre mais tempo do que o que se gasta na realidade.
A não ser que haja acidentes não previstos no cálculo inicial do tempo de percurso.
E sabe que desvios fizeram para visitas e eventos ?
Vi agora, o seu excelente planeador de viagens até escolhe sentidos proibidos. LOOOOOOOOOOL
São avisos obras e pode passar. Se nao pudesse passar a app não direccionava para lá.
E quem lhe disse que o caminho era esse ?
Para si tudo é uma corrida, deve ser um grande piloto. loool
Corrida? Nop!
Gestão de recursos e tempo sim.
Por raio teria que ir pelo. caminho mais longo?
O mesmo para estes carros. Se o objectivo era Doha é embicar a Doha e acabou a conversa.
Mas sabe qual era a gestão de recursos e tempo deles ? Onde dizem que o objetivo era Doha ?
Era uma corrida de meninos ?
O simbolismo da viagem era levar o tradicional salão auto de Genebra ao novo salão de Doha.
Uma espécie de passagem de testemunho que demorou 34 dias lol
Era ? onde diz isso ? e eram tão tolos que não aproveitavam a viagem para fazer outros eventos e até apresentarem a carrinha noutros paises.
Eles são crianças também, era a ver quem chegava lá mais depressa pelo caminho mais longo. LOOOL
*Genebra
Sinceramente, não me parece grande poster para os carros elétricos.
Num local que não existem postos públicos ?
realmente é uma grande noticia, carros electricos fizeram 8000 km, será para o Guiness?
A dificuldade é que mais de metade do caminho não há carregadores públicos.
Portanto foi sim um grande desafio.
Ó se foi. Então essa treta não carrega nas tomadas normais enquanto as pessoas dormem?
E ?
E? Funciona ou não?
Funciona, e depois ?
Não parece…34dias é obra.
Mas sabe se iam para fazer tempo ?
Querem a viva força vender o produto que ninguem quer.
Fale por si não ? ou é algum ditador ?
A prova disso é que a VW esta na corda banba por causa dos electricos. E vamos ver se vai sobreviver.
Qual é a diferença que tem em relação ao tempo em que esteve na corda bamba devido ao dieselgate ?
De facto ng quer, tirando uns poucos early adopters. Coisas impostas à força, que as pessoas não querem, normalmente dão mau resultado. Acaba por definhar. É o que já se está a verificar nos elektros!
Olha outro ditador, impostas ? Então qual é o seu eléctrico ?
Já agora porque tem um diesel ? Considerado durante muitos anos um trator ? Não diga que não foi imposto em vez de comprar um a gasolina ?
Ao menos tem mais alcance que o gasosas. Uma mão lava a outra.
Agora estas pandeiretas elektras nem ao alcance do gasosas chegam eheheh
Alem disso foi imposta a inviabilidade de pequenos diesel. As pessoas tb não gostaram.
Decisão no mínimo estranha até pq eram dos veículos menos poluentes
Só inteligentes estes gestores do CO2 lool
Tem? Então há postos de abastecimento em todo o lado, o alcance num a combustão ainda é um problema ?
Imposta a viabilidade ? Desde quando ? Continuam nos stands para venda.
Ou será que foi por terem o gasóleo subsidiado ?
Para uma população que faz uma média de 9000 kms ano, o alcance é algo muito importante sim.
Todos os mais vendidos.
Ah ok, deve ser por isso que os diesel estão a despencar mas vendas também.
Não se esqueça de muitos a que chamam elektros, andam na realidade a Diesel looolooolool
Carros a diesel a carregar eléctricos ? Novidade absoluta no pplware.
Vá lá tomar o comprimido das 14.
E híbridos com motor a gasóleo tb. O que não falta e disso.
Então qts
Diesel de de pequena cc tem à venda?
E o euro7preparava-se para fazer o mesmo aos gasosas pequenos. Felizmente deu-lhes a luz de repente loolool
Não tem nenhum diesel híbrido que carregue a bateria.
Todos os mais vendidos.
Tem muitos PHEV . Tenho um amigo que comprou uma carrinha C.
Se estivesse comprador seria para essa opção que iria.
P.S. Anda sp com aquilo a debitar zagoil eheh
Recebeu os subsídios todos e pronto está feliz. lool
Sim sim, mais uma verdade.
Olha que eu não me importava nada de ter esta ID.BUZZ…
Ainda na quarta feira vi uma no parque de estacionamento do MarShoppping e comentei com a minha esposa que o único carro que era capaz de trocar o meu carro atual era por uma ID.BUZZ.
Qt pesa esse bisonte?
Menos que um Range Rover hibrido.
Tem um design bonito mas a pilhas , não obrigado ainda se fosse a gaz.
Este não é a pilhas, esteja descansado, esses parece que vão acabar entretanto.
É lá agora.
Se fosse a pilhas dava para as mudar, e assim já não demoravam tanto tempo. Lol.
Há marcas q têm esse sistema.
Só se for a toyota que já mudou as pilhas de uma quantidade de mirai’s.
Quais Mirai.
Não conhece a Nio?
Esse não usa pilhas.
Era pior se fosse a gasosa.
Isto o Tesla não tem coragem de fazer. O resultado triste seria o mesmo.
A sério ? 235km por dia numa expedição ? Esta será a piada do ano.
Ah, o BEV esse enigma do princípio do século 21. Como será o fim?
Eles mesmo dizem que tiveram que enfrentar grandes desafios, provavelmente muitos dias parados com avarias, mas não contam. É , no fundo, uma má imagem para a WW.