Brave está a instalar serviços de VPN no Windows sem a autorização do utilizador
O Brave é para muitos o único browser que consegue fazer frente ao Chrome e ser uma alternativa para navegar na Internet. Esta proposta baseia-se na oferta da Google, mas eleva-a ao ser mais independente. Agora, parte desta sua aura caiu por terra ao descobrir-se que o Brave está a instalar serviços no Windows sem o utilizador autorizar.
Tal como muitas outras propostas, o Brave também oferece aos utilizadores um serviço de VPN integrado no seu browser. Estas propostas querem garantir uma forma simples e rápida para garantir a privacidade, ao mesmo tempo que protegem todos os que usam este browser.
É precisamente nesta vertente do Brave que foi descoberta uma situação que muitos consideram anormal e que viola a privacidade. A sua proposta Brave Firewall e VPN é um extra, pago, e que apenas é ativado quando o utilizador assim o entende, ou seja, subscreve o serviço.
O problema agora detetado vem neste elemento, ao ter sido descoberto que os serviços associados são instalados no Windows sem o consentimento do utilizador. A descoberta mostrou que esta prática tem vários anos e que os serviços estão marcados para serem ativados manualmente, ou seja, contra a subscrição da VPN.
O CEO da empresa associada ao Brave já veio a público reconhecer o problema e garantir que está a ser preparada uma solução para breve, sem uma data associada. Revelou ainda que este cenário apenas está presente nos PCs onde o utilizador usa uma conta com permissões de administrador no Windows.
A solução para já passa por remover o Brave e voltar a instalar sem permissões de administrador. Outra alternativa é remover os serviços, embora isso não garante que numa atualização posterior do browser estes não voltem a ser criados no Windows.
Embora não seja um cenário crítico, mostra claramente como qualquer app pode ganhar acesso a áreas sensíveis do Windows, que deveria não conseguir. Ao mesmo tempo, o Brave mostra que se aproveitou deste cenário para preparar antecipar algo que a maioria nunca acederá, ou seja, o seu serviço de VPN, abrindo a porta a potenciais problemas dos utilizadores.
Este artigo tem mais de um ano
Infelizmente confirmado no meu PC. E qualquer uma das versões que tenho do Brave(estável, beta, developer e nightly), instalou a respectiva VPN no meu computador. 😐
Infelizmente confirmado no meu PC. E qualquer uma das versões instaladas do Brave(estável, beta, developer e nightly), instalou a respectiva VPN no meu computador. 😐
Privacidade? Já está errado usando Windows, nem deviam reclamar.
Claro, porque aquilo que usas “Telemóvel” todos os dias tem cá uma privacidade. Sugiro Orson Welles 1984 excelente livro com uma frase que deixou frutos “Big Brother is watching you”.
Bom livro, mas de George Orwell. 🙂
Eh eh eh..
A AI enganou-se
É Tokens é rewards são cenas ativas por defeito que nem lembram ao diabo, só instalei uma vez no PC e não gostei do que vi nunca mais usei.
Mullvad Browser para os que necessitam de algo mais focado na segurança privacidade, Firefox para o utilizador comum.
Com o “Duck Duck go”
Instalou 2 serviços, que não são colocados em execução, a quem instalou com permissões de administrador.
Com o objetivo de permitir que os utilizadores possam ter mais privacidade num browser que propõe isso mesmo.
Este tipo de instalação de serviços é efetuada por uma questão de conveniência, quando o utilizador ativa os serviços não tem de realizar mais uma instalação e eventualmente reiniciar a máquina.
Será que o Chrome (Google) se está a sentir ameaçado e pagou para assustar os utilizadores…?
Nota: No artigo original, ou num dos primeiros, é mencionado que o Brave não recolhe quaisquer dados do utilizador com a instalação destes serviços, ou seja cumpre com o prometido em termos de privacidade.
Mas tu tens alguma noção do que estás a dizer, um browser que tem a mesma base que o chrome…
Quando vocês perderem o que é realmente privacidade, cortam internet e desligam os telemoveis…
LOL
..e mesmo assim ainda funciona melhor que os adblockers que prai andam. lol
Mullvad Browser já está preparado para isso e vem com Ublock Origin e NoScript por defeito que são conhecidos por serem as melhores extensões para publicidade e segurança/privacidade num browser.
Então isto é basicamente uma capada de luva branca para todos aqueles que andam aqui a defender que era o melhor browser que ai andava, enfim..
O brave ja não é a primeira vez que faz coisas duvidosas, e o facto de ser baseado em chromium é outra
Actualmente estou a usar o browser Waterfox!!!
Pode-se falar em abuso por instalar esses serviços sem perguntar. Mas se é necessário subscrição para os manter ativos, quem não os quiser ter, não os subscreve e reinstala agora sem direitos de adm. Só uso no Android e mesmo assim o principal browser continua a ser o duckduckgo – no PC, sempre Firefox
O Brave no meu Android era mais pesado que o Firefox ou Chrome e estava sempre a chatear-me com cenas dos pontos e afins. Além de que as páginas demoravam mais tempo a carregar. Isso o Chrome e Firefox, e agora no iOS o Safari e são muito bons. Mas o meu de confiança é o Firefox.
Deixo aqui um link útil para verificarem o nível de privacidade de cada browser e dispositivos.
https://privacytests.org/
Parece o Chrome a instalar o Sheets, o Youtube, o …, … Sem ninguém lhe pedir nem autorizar!
Se entendi bem a notícia, é instalado o serviço mas não é usado sem que o utilizador active.
Então não vejo qualquer problema.
Quem é que usa todas as opções que estão disponíveis nos menus?
Pela mesma lógica, todas as funcionalidades teriam de ser instaladas apenas quando fossem usadas pela peneira vez.
Acho que se está a dar demasiada importância a um não assunto!
Isso é muito sério! O Brave Browser promete ser um navegador pró-privacidade, mas de nada adianta adicionar um AdBlock e mentir para os usuários sempre que isso pode lhe conceder lucro. Não é a primeira vez que a empresa toma atitudes assim.
Eu digo sempre que não existe privacidade em browsers, seja ele qual for, acredita quem quiser que o Brave, o Tor, o Firefox, o Edge são diferentes do Chrome.
Esse navegador nunca me enganou.