PplWare Mobile

Radares de Velocidade: Qual a tolerância para multar dos equipamentos?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Aves says:

    A margem varia, em França a margem é de 5%.

    • Warhammer says:

      Em França isso é a profissão mais apetecível do macrona … a verdadeira caça á multa, país no dentro da Europa tem o PIB todo das multas…. tem que manter aquilo tudo que lá anda sem trabalhar com 10 mulheres e 39 filhos

  2. Paulo Pedroso says:

    Engraçado as margens de erro e depois aparece um camião tir a 193km numa nacional….
    Ainda no dia 11 de setembro um camionista foi presenteado com uma a 193km/h na nacional 234…

    • Yamahia says:

      Acho muito difícil um camião ser apanhado. Eles comunicam-se por rádio e sabem melhor que ng onde estão as “armadilhas”
      Eu gosto é de me colar a esses, sobretudo de noite e em nacionais que não conheço ou conheço mal. São guias fantásticos.

      • EEQTR911 says:

        Não percebeste. Os camiões não chegam aos 193kmh.

        • Warhammer says:

          Olhe que está enganado…. 🙂

        • Grunho says:

          Não percebeste. Ele disse que atrás dos camiões é que se anda bem.

          • Yamahia says:

            De alguns camiões sim. Mas nunca apanhei nenhum a essa velocidade de mais de 190. Entretanto percebi a ironia num post mais abaixo.
            A maioria anda limitada a 90 mas tb há os que rolam bem a 110/120 é a esses que me colo. Aos outros ultrapasso-os na 1ª oportunidade. Estes tento mantê-los mesmo que tenha oportunidade de passar.
            É uma forma de tornear as fracas marcações das nossa nacionais. Estes camiões são excelentes guias, sobretudo à noite!

      • Paulo Pedroso says:

        Quando vires um camião a 193km diz-me… o problema desta situação é que foi provavelmente uma mota a passar nesse radar, mas quem ficou com o brinde foi o camião. a questão aqui é que é facil de provar porque um camião com 20toneladas não passa os 120km +-, imagina que ias tu no teu carro… receberes uma multa a 193km quando nao foste tu, mas na foto está la o teu carro, como provas a situação ?!

      • Paulo Pedroso says:

        https://uploaddeimagens.com.br/imagens/GSmloH4

        Aqui tens o auto do Camião a 193km numa nacional….

        Se fosse um carro como seria ?! acham mesmo que estão bem calibrados

    • Warhammer says:

      Exato…. ahahahahahaha

  3. Xico says:

    É tudo em pro da segurança. Carrega costa

  4. Yamahia says:

    “Em Portugal os radares de velocidade têm uma margem de erro de 7%”
    Já estão a abusar…Antigamente era 10% !

    • Yamahia says:

      Em Espanha que são tradicionalmente mais rigorosos que por cá, eles aplicam teoricamente a regra dos 7 (abaixo de 100 se exceder o limite em 7 kms/h, acima de 100 se exceder em 7% o limite)
      Contudo, na pratica apenas multam conforme imagem abaixo, o que dá uma folga ainda maior:
      https://i0.wp.com/sanciones.info/wp-content/uploads/2020/08/tolerancia-dos-radares-em-Espanha.jpg?w=1220&ssl=1

      • JL says:

        Se Espanha é tão bom porque não vai para lá ? LOOOOOOOOOOOL

        • Yamahia says:

          Sempre que posso vou!
          E o que é que esse meu post acima tem a enaltecer Espanha? Acho que é ao contrário. Lá dão-me 7% aqui 10% é à vontade, pelo que é melhor aqui, nesse aspecto, pelo menos em AE.
          Que Espanha tem coisas melhores? Tem pois. Desde o preço da estadia , ao preço do peixe ao sal, ausência de portagens, combustível mais barato, toiros de morte para quem gosta, festas, temperatura da água, etc

        • Warhammer says:

          Foi lá atestar a 1.53….

        • Grunho says:

          Vou eu sempre, e volto com 2 ou 3 jerricans de gasolina. No dia em que todos os consumidores dela a trouxerem de Espanha e boicotarem isto, deixam de subsidiar o gasóleo barato dos SUVs e outros carros de alta cilindrada da classe alta/elite/burguesia exploradora. E aí o ISP vai mesmo ter de mudar.

        • O casebre feudal says:

          JL, tens problemas quando se dizem verdades? Se no sitio X é melhor, é para ser dito, não é para se tapar o sol com a peneira. Quem achar que as condições gerais são melhores noutro sitio, deve e pode ir. O problema em portugal é que a malta não se está para chatear nem admitir o que se deve mudar; logo vai para o café reclamar. O costume. Mas só futebol estão sempre ao dia e vão ao estádio reclamar; do que está mal no país, vão para o café. Boa mentalidade…

          • JL says:

            Eu não tenho problemas com a verdade, tenho é quando a pintam.

            Ou são comedidos demais, eu para saber se era melhor ou não fui imigrante durante alguns anos, até que cheguei à conclusão que quem quer realmente trabalhar, tanto faz estar aqui como lá, mas é verdade, para quem não quer fazer muito, Portugal é um país de sonho.

          • Yamahia says:

            Emigrante JL emigrante.
            Imigrante são os q vêm para cá.

          • JL says:

            Era imigrante lá, emigrante aqui. Duhh. lol

  5. Vasco says:

    A margem de erro é indiferente. A partir do momento em que um TIR é multado por ir a 193 kmh todo o equipamento e software é posto em causa e muito provavelmente ninguém quer saber, desde que o dinheiro continue a entrar nos cofres públicos. CARREGA PS!!!

    • Yamahia says:

      Realmente há pouco não percebi pq não conhecia essa notícia.
      Um. Camião a 193 looolooolool
      É isso e a matricula do carro do Zé q não sai de trás os montes e não passa dos 150 ser apanhado no Algarve a 230. Eheh

  6. João Ribeiro says:

    “O objetivo é reforçar a segurança rodoviária e há resultados que confirma a eficácia dos equipamentos” – Pois… reforça a segurança rodoviária onde ela já existia e os radares só os colocaram lá para multar, e essas zonas em que a velocidade era limitada a 100 km/h, e não há acidentes, passaram a ter limitação de 80 km/h, só porque alguém viu ali uma forma de aumentar os lucros. – Noutra zona onde há quase diariamente acidentes que para além do resto provocam engarrafamentos na cidade inteira, não há radares!!! – Estou a falar da cidade do Porto e áreas circundantes. – Só para chatear, todos os condutores deviam respeitar a velocidade imposta nessas zonas, e lá se iam os radares papa multas para o raio que os parta, mais quem os mandou pôr lá!

  7. André says:

    Um camião multado numa nacional a mais de 190kms. Mas pensam que a malta anda aqui a papar xuxalistas. Assim que algum dia tenha uma dessas multas (dízimas), meto logo advogados e levo igualmente esse exemplo a tribunal. Estão feitos comigo!

  8. Alves says:

    Bom…
    Isto não é inteiramente verdade.

    Os radares têm diferentes tolerâncias consoante a tecnologia que usam.
    Radares fotogramétricos (como os novos de velocidade média) tem uma tolerância de 10-12%.
    Radares Lidar têm não uma percentagem mas tolerância de apenas 2-3kmh.
    Câmaras de velocidade têm sim aproximadamente 7%.

    O que acontece com regularidade em Portugal é que as multas de primeira infracção (60€) são geralmente “descartadas” porque supostamente dão “demasiado trabalho” e “não compensam”…
    Mas pronto. Fica a nota.
    Só de notar.. trabalho com estas tecnologias…
    Abr.

    • Warhammer says:

      Não sou contra os radares … Sou contra os buracos que me fazem sempre andar a travar e depois tenho que ir ao dobro da velocidade ….

    • O casebre feudal says:

      Os radares são uma ferramenta desenvolvida inicialmente com um intuito mas usada para financiar o serviço público. Ponto. “Ah e tal” não. Se meterem um carro da polícia a fiscalizar, asseguram que mais área terá efeito de dissuasão , mas não querem. Porquê? Mais trabalho, menos dinheiro. Enquanto a mentalidade for esta, não vamos a lado nenhum e vão continuar a existir acidentes e mortes.

      Minha experiência (e relatos dum amigo polícia):

      – a polícia face a roubos não quer saber nada, faz o relatório e já está.

      – a polícia é paga por impostos e trabalha para o bem comum. Não. É paga por impostos e multa quem lhe paga já esses impostos. Trabalham para ganhar esse dinheiro. Eu posso dizer que 90% da atividade policial infelizmente não traz nada à sociedade.

      – casos de roubos de automóveis, peças, etc: facultei um vídeo de uma tentativa de assalto e não quiseram saber nada, dizem que sem ter sido assaltado e ter uma identificação, não querem saber. Moral, teria que ser eu quase a fazer tudo, senão levantar-se da cadeira e investigar não estão para isso. Que trabalheira …

      – falam com muita autoridade mas à civil fazem o mesmo. O meu amigo quantos 7% já ultrapassou …lol e já nem conto as histórias das discotecas, jantaradas, etc…. enfim

      Mais um tacho.

      • JL says:

        Parvos seriam eles se andassem a tentar apanhar ladrões para depois no tribunal os mandarem para casa e ficar lá o polícia a tratar da papelada.

        Esse é o sistema que os portugueses votam e ao que parece os mesmos portugueses adoram muito, já que em tempo de eleições a maioria nem vai votar por concordar tanto com ele.

        • O casebre feudal says:

          Ah então quando votas, o partido diz que leis vai promulgar? Que engraçado, os partidos que la têm estão nunca me avisaram disso… nem de esquerda nem de direita. A sério? Deves ter mais informação que o resto…é que eu sou bem experiente e há DÉCADAS que isso anda assim…

          • JL says:

            Têm um Plano de governação sim, mas se metem lá sempre os mesmos, é porque estão satisfeitos, repare que eu apenas mencionei aqueles que para eles está tudo bem, nem sequer votam.

          • Yamahia says:

            Quem os mete lá não anda na estrada. Eles sabem onde podem esticar a corda sem serem afectados. Está td estudado. E sabem a quem dar rebuçados para continuarem no poleiro. Não me diga q sinda não reparou na táctica 😛

          • JL says:

            Ah, então é por isso que existe tanta abstenção. LOOOOOOL

  9. ZERTO says:

    A teoria é bonita na prática nada é como dizem, até porque um radar deveria ser aferido no local onde é instalado para dar a tal margem de erro que perante as marcas é de +/- 10.
    Como são montados e alinhados pela câmara os erros acontecem. Por acaso alguém já viram que essas multas estúpidas que têm aparecido a velocidade de 193 km/H? Porque será? O que existe ali perto que possa provocar isto? O que se passa com os radares?
    Os jornalistas se é que o o são deviam investigar, essa é a função de um meio de comunicação e não vir criar antros de discussão com base em teorias sem fundamento.
    Quando vemos uma Honda PCx 125 a ser apanhada num radar a 193 km/h tudo deveria ser colocado em causa. São já dezenas de viaturas todas a 193km/h algo está errado mas não vi até hoje ninguém investigar e levantar dúvidas sobre os ditos radares que custaram mais do que o preço de tabela de fábrica e que foram feridos por despacho e não por validação física.

    Fica a questão?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.