Atenção onde estaciona o seu carro com o papel colado para venda
Ver carros com papéis colados a dizer "Vende-se" ou "Procuro outro dono" é algo comum em Portugal. Sabia que se colocar um papel com informações do veículo e o deixar num parque de estacionamento está sujeito a uma multa?
Ter a informação afixada que o carro está à venda não dá multa, mas depende do local onde o veículo esteja estacionado. Além disso, o facto de o papel apenas ter indicações do veículo e contacto também o responsável pode ser alvo de multa.
Segundo o Código da Estrada, artigo 71º - Estacionamento proibido...
- Nos parques e zonas de estacionamento é proibido estacionar:
- a) Veículos destinados à venda de quaisquer artigos ou a publicidade de qualquer natureza;
- b) Automóveis pesados utilizados em transporte público, quando não estejam em serviço, salvas as exceções previstas em regulamentos locais;
- c) Veículos de categorias diferentes daquelas a que o parque, zona ou lugar de estacionamento tenha sido exclusivamente afeto nos termos dos n.os 2 e 3 do artigo anterior;
- d) Por tempo superior ao estabelecido ou sem o pagamento da taxa fixada nos termos do n.º 2 do artigo anterior.
Tendo em conta o que diz o Código da Estrada, o condutor apenas pode ser multado se o carro estiver num parque ou zona de estacionamento. Fora destes locais não é considerada uma infração.
Quais as coimas para quem estacionar o carro onde não deve?
Quem infringir o disposto no número anterior é sancionado com coima de:
- a) (euro) 30 a (euro) 150, se se tratar do disposto nas alíneas b) e d);
- b) (euro) 60 a (euro) 300, se se tratar do disposto nas alíneas a) e c).
Este artigo tem mais de um ano
Por acaso não é comum ver a dizer vende-se ou algo assim, mas sim apenas um número de telefone. Toda a gente sabe que é para venda.
É proibido na mesma , mesmo só o número.
Só podem se o tiverem parado num local privado. Na via pública dá multa.
E já agora, o que fazer para acabar com a praga dos papeis de “COMPRAMOS TODO O TIPO DE AUTOMÓVEL”??
Não deveria ser proibido? Mais que não fosse por ser publicidade não solicitada!!
É cá uma praga que só visto…
Infelizmente para acabar com essa praga tinha-se de acabar com muitas outras, publicidade é tramada, usam tudo o que podem, seja papeis, seja digital e-mails, telefonemas, hoje em dia uma pessoa é bombardeada por todos lados, mas no fim uma pessoa perguntasse para quê a treta da proteção de dados…
É verdade, tenho constantemente papéis desses. Devem pensar que quero vender o carro. E mesmo que o fosse vender, esses tipos oferecem tipo 50€
Já vi um com a indicação “ O meu dono troca-me por umas dezenas de euros”.
Este já não leva multa
Claro o que está legislado é uma coisa, contorna-se metendo lá outra, mesmo sendo o mesmo objetivo já não se encontra em inconformidade…
com tanto site para vender quem é que quer andar aos papeis?
Nem imaginas, é quase sempre assim que se faz os melhores negócios, nem tudo o que vês online é fidedigno… sobretudo em marketplaces, OLX’s, pois há muito estratagemas e nem sempre corre da melhor maneira…
Com papéis e até em stands também
Há muitas pessoas que não procuram online, vão na rua e se virem um carro interessante, ligam.
Não percebo, técnicamente e se seguirmos a lei à risca, não é permitido estacionar carros com publicidade a produtos impressos no proprio carro? Tipo Néstle, banha do porco ou serviços de limpeza?
Precisas de uma licença para andar com isso no carro
e para andar com o autocolante da xico a dizer “bebé a bordo”, ou com o nome do stand na matricula? ou com o nome do seguro no plástico que segura o selo?(já nao é obriagatório mas muitos ainda usam) isso também não é publicidade?
do stand sim, eu sempre tirei essas coisas
Esta é a palhaçada de pais que temos…
Se tiver um papel a Dizer “vende-se” pode ser multado, mas se tiver um papel a dizer “Compramos o seu carro” nada acontece. E estes tipos que espalham estes papeis parecem uma praga….
então carros de empresas com publicidade nao podem estacionar?
Pagam uma licença
E se não pagam os municípios andam à coca disso.
leis absurdas, as que deviam existir não existem.
Es livre de fazer advocacia, em paralelo vencer eleições e quando estiveres no posto, alterar leis.
és livre….ahah,começou logo mal
Com tantos sites gratuitos de promoção de venda, nem percebo porque fazem isso do papel no vidro.
então todos os carros e carrinhas de empresas com o respectivo nome, que são publicidade, estão proibidos de estacionar em parques públicos??
O homem é o único ser vivo que paga para ter licença neste planeta até para estar vivo, respirar, comer, caçar, pescar. E antes disso ainda é preciso criar a imagem de cidadão e pagar por isso. Não dá que pensar?
Mete mais tabaco nisso…
Num mundo civilizado e com normas, é assim que funciona. É a diferença entre fazer tudo que quer (animal) e aquilo que deve (humano).
ele tabaco e tu acorda prá vida..ou deixa de puxar a brasa á tua sardinha
O fito disto é impedir as pessoas de vender particularmente o carro e obrigá-as a dar dinheiro a uns quantos que fazem disso business, com poder para influenciar e para comprar decisores políticos. A esses nunca se discutiu o direito de anunciar os carros que têm à venda. Isto é claramente um atentado à liberdade das pessoas e é inconstitucional. No dia em que as associações de cidadãos se atacarem a isto vai cair.
Acha que é concorrência leal, uns que têm stands, pagam impostos, pagam rendas, etc, e outros que vendem as coisas na candonga?
Não tem nada a ver com concorrência ou monopólios, tem a ver com o direito de as pessoas venderem o próprio carro sem se sujeitarem a intermediários.
Aquele traço pintado no chão não é para estar mesmo ao meio da viatura?
Não há um carro estacionado devidamente.
Tugas…. what else? Ou se não são Tugas, outros iguais a Tugas, what else now?
O carro deve estar estacionado com o traço a meio do carro, e ficar com um traço à vista de cada lado, para que ao abrir as portas não bata nos carros estacionados de ambos os lados .
Quem estaciona ao nosso lado esquerdo e direto, deve fazer o mesmo.
Assim não há mossas (quase buracos) ao regressar à viatura.
Para ocupar só o espaço entre duas linhas consecutivas, teria que haver uma barreira (em borracha, ou similar) para as portas baterem nessa barreira e não no carro do vizinho.
Ou então os supermercados e o Estado teriam que pagar as despesas de reparação, o que não vai acontecer.
“Meu dono já não gosta de mim”
Vendo um Stilo JTD Dinamic 3 portas de 2002.
É permitido anunciar a venda, com inclusão do preço, modo de contacto, estado da viatura, modo de pagamento e todas as informações julgadas importantes, desde que não se estacione em parque de estacionamento.