Condutores obrigados a entregar a carta de condução vão ser “perdoados”
A lei da amnistia, que foi aprovada pelo Parlamento português por causa da realização da Jornada Mundial da Juventude, vai "perdoar" milhares de condutores que seriam obrigados a entregar a carta de condução. Mas não é só para jovens...
Carta de condução: Lei aplicada a todos os condutores (independentemente da idade)
Segundo revela o jornal Público e de acordo com informações da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, a lei da amnistia vai beneficiar milhares de condutores que foram ou ainda vão ser sancionados com uma inibição de conduzir durante um certo período, por terem cometido uma infração de trânsito grave ou muito grave.
Se no início apenas se pensava que esta lei seria aplicada apenas a uma determinada faixa etária, sabe-se agora que a lei vai ser aplicada a qualquer condutor, independentemente da idade.
Refere a TSF que há, no entanto, algumas ressalvas: primeiro, a multa não é perdoada e, portanto, tem de ser paga; segundo, se a multa for superior a mil euros também não terá direito à amnistia. Isto deixa de fora, por exemplo, os excessos de velocidade considerados muito graves, quem for apanhado a falar ao telemóvel ou a ultrapassar pela direita.
Em terceiro lugar, a amnistia só é válida para infrações praticadas até 19 de junho e o perdão aplica-se a partir de 1 de setembro.
Se algum condutor, que já tenha entregue a carta, esteja abrangido pela amnistia, poderá levantar a sua carta logo no primeiro dia de setembro.
Este artigo tem mais de um ano
Seria de colocar no artigo que só são perdoadas as sanções acessórias em que o valor máximo da multa não seja superior a 1000 euros.
O infrator é sempre beneficiado: Com perdões, prorrogações, prestações…. Quem cumpre é tentado a alinhar na balbúrdia.
Deus deve estar a recrutar. A maneira mais fácil é devolver os maus condutores à estrada, e esperar que atropelem alguém.
Deus e grande.
Deus é um grandessíssimo…
Há que manter a fonte de rendimento. Se é maluco e um potencial assassino na estrada pouco interessa.
O crime compensa, este desgoverno faz tudo por votos e para parecer bem perante o movimento woke.
Por acaso é lei, da Assembleia da República, aprovada com ampla maioria.
Amnistias não há todos os dias como é óbvio. Aproveitou-se a vida do Papa para limpar as cadeias, que encheram com pessoas até aos 30 anos , desde a amnistia anterior da COVID.
A apreciação da amnistia das inibições de conduzir (de 2 meses a 2 anos) que estão a decorrer, depende de cada um. Grande parte serão por excesso de velocidade. E muitos precisam da carta para trabalhar. A inibição de conduzir é uma “pena” pesada para uma infração de trânsito (que não é um crime). Multa, enfim, é uma questão monetária, perda de pontos na carta por excesso de velocidade, no limite arranja-se alguém que diga que ia a conduzir (um parente com carta que já não conduza dará muito jeito). Mas a cessação da carta por excesso de velocidade pode tramar a vida das pessoas, excessivamente.
Precisamente. Concordo 100% consigo. Obrigada.
Se precisam da carta para trabalhar então devem ter atenção à velocidade a que andam.
Eu já fiquei sem carro porque um cavalheiro que seguia em excesso de velocidade me bateu – e ninguém me perguntou se eu precisava do carro para trabalhar. No seguinte o mesmo cavalheiro estava, novamente, atrás de um volante quando ele, e todos os que fazem como ele, deveriam ser duramente punidos por serem irresponsáveis e incompetentes.
Sr David o senhor claramente usa o carro “para ir para o trabalho” o que é diferente de usar o carro “para trabalhar”. Não sei em que mundo pequenino e irrealista vive… veja menos desenhos animados e saia mais de casa… se arranjar uma alternativa ideal e justa agradeço.lhe, além disso somos todos seres humanos, todos nós estamos sujeitos a problemas e distracções no trânsito, principalmente quem anda 12horas na estrada… Se o senhor é um robot, prazer em conhecê-lo. mas até as máquinas falham.. o senhor deve ser mesmo um exemplar único de perfeição!? é mesmo uma raridade…devia ser exposto num altar para os todos o adorarem, humanos e robots… haja paciência para os mortais e robots imperfeitos e falhos.. que coisa não é..? que espécie…? como
ainda permitem isto não é? O senhor qualquer dia cria aí novamente a raça Ariana da qual vai ser o principal mentor: “o ser perfeito! aquele que nunca falha!” parabéns…
Pedias à seguradora dele um carro de substituição exactamente pq precisavas dele para trabalhar. O que correu mal aí?
HABEMOS PAPUM
Modo ironico ON:
Porreiro vão me devolver a carta, fiquei sem a mesma depois de passar 50 vermelhos nos cruzamentos, atropelado 7 pessoas e fugido, e ser apanhado 100x a 200km\H em localidades onde a velocidade era 30km\h mas tinha boas retas para andar a mais, só me lembro de ver uns gatos e cães a levantarem vôo, fantástico, e agora tive uma amenistia, háaaa DEUS é grande…
Modo Irônico OFF:
Isto é surreal, fazem as asneiras são penalizados com a inibição de conduzir, no final, vem cá o papa, pronto, passasse uma borracha no assunto e faz de conta que não se passou nada..
Deviam era mudar as multas para valores astronômicos e alguma infrações para prisão efetiva durante 1 a 5 anos, se calhar as coisas mudavam logo de situação, como acontece noutros paises..
Isto é ridículo! Republica das bananas…
A minha dúvida é só uma é até 19 de junho. E é desde que ano? Na minha terra há uns poucos que ficaram sem carta por estarem bebedos ao que a lei indica nem que tenha sido há 5 anos da à mesma
Uma coisa é ficar sem carta, definitivamente. Outra coisa é ficar inibido de conduzir durante um certo período, que vai de 2 meses a 2 anos. Por isso depende, e ficaram sem a carta há 5 anos, foi definitivamente. Mesmo com atraso na comunicação, aonde que já iam os 2 anos, período máximo da inibição temporária.
Bom dia eu fiquei inibido de conduzir por 5 meses esse perdão e para mim ?
República das Bananas
Parece que estamos na Venezuela. Só falta matar e ser perdoado.
Mas o dinheiro não pode faltar tudo o resto não faz mal pordua-se tudo menos o dinheiro mais valia terem ficado quietos que faziam melhor figura as infrações deviam ser penalizadas e perdoar as coimas
Não julgarás…..
Fiquei sem carta definitiva por cassação e só poderei tirar ao final de dois anos por causa do álcool .um ano e tal já passou será que tenho direito à amenista?
Acho que o álcool está de fora da amnistia. Mas o não é sempre garantido.
Obrigado