PplWare Mobile

Medicamento que regenera dentes perdidos está mais perto de se tornar realidade

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Jota says:

    Tem tanto de promissor como de assustador!

    • Vítor M. says:

      Assustador? Achas? Foi assustador quando te nasceram os dentes definitivos? Segundo o que explica o especialista, só não nascem outros porque existe uma proteína chamada USAG-1, responsável por limitar o crescimento dos dentes. Uma limitação no corpo humano. Assim como existem outras, a que provoca a calvíce, a que provoca a asma, etc etc etc. Se nalguns casos já é possível reverter essa “avaria”, porque não na dentição? Acho que faz sentido, mais ainda para as pessoas que sofrem de anodontia.

      • Thomas Costa says:

        Quando o Jota diz assustador, deve se estar a referir a efeitos que podem ocorrer que nao os pevistos. Pelo menos tambem me passou pela cabeça a parte de assustador.
        Mas é muito bom se conseguirem cumprir o prazo de 2030 com sucesso.!

        • Vítor M. says:

          Sim, isso precisa ser bem testado. Mas esse é o caminho que se espera ser feito. Atualmente a ciência está mais cautelosa, com mais ferramentas e com uma enorme base de dados. Mas, concordo… tenham tempo, não façam a correr.

          • Humberto says:

            Boa noite, creio que estejam realmente cautelosos, tanto que os primeiros experimentos começaram em 2001. Abraço.

  2. Joaquim Sobreiro says:

    Com este título:”Medicamento que regenera dentes perdidos está mais perto de se tornar realidade”, se insere o parágrafo: “O próximo passo da equipa é preparar o medicamento para uso humano. Os ensaios clínicos estão já planeados para daqui a um ano, em julho de 2024, e os investigadores acreditam que o medicamento estará pronto para uso geral em 2030.” Dá gosto ver a confiança depositada nos produtos da indústria farmacêutica.

    • Vítor M. says:

      Como assim? Se estamos a poucos anos de ser uma realidade, não é de ter confiança? Agora, depois de vários anos a testar o produto em laboratório, chega a vez dos testes de segurança para humanos e depois, em 2030 (dizem) sairá para todos.

      • Joaquim Sobreiro says:

        A esperança no que “(dizem)” ainda é maior, pois “sairá para todos”. Ainda me recordo dos recentes testes em humanos feito pela indústria farmacêutica, que os meios de comunicação, muitos subsidiados, aconselharam, para todos

  3. Rafael says:

    Excelente!! Só espero que um dos efeitos secundários não seja renascerem os sisos :S

  4. David Guerreiro says:

    Isso nunca vai chegar, o lobby da indústria dentária nunca vai permitir. A pipa de massa que dentistas e laboratórios fazem à custa de coroas, implantes, etc.

    • Aí aí ai says:

      Isso sempre vão fazer. O que não falta por aí são pessoas que querem dente ‘perfeitos’.
      Eu suponho que isto faz renascer os dentes de acordo ao que o corpo ‘quer’, ou seja, não como nós queiramos que sejam

    • Joao Ptt says:

      Acredite, se houver forma de um medicamento só fazer crescer os dentes que são precisos, sem efeitos secundários, a indústria farmacêutica vai fazer tudo ao seu alcance para conseguir desenvolver e vender, primeiro que os outros até.
      A indústria farmacêutica não é para brincadeiras, se isso der dinheiro, e for possível, eles vão fazer acontecer e nem a indústria dentária conseguirá pará-los… têm demasiado dinheiro para serem “comprados”.

  5. Profeta says:

    Nao sei nao. Nao percebo nada de medicina mas recordo aos mais distraidos o festival e circo que foi com a vacina covid. Quem me garante que essa proteina que eles falam e assim tao eficaz no nascimento de novos dentes ? E o que podera fazer ao resto do corpo ? Alterar algo genetico em nos so porque sim sem certezas de nada, eu e que nao arriscaria. Obviamente que quem quer vender o medicamento em si vai dizer quando chegar a altura que vai ser bastante eficaz. E se nao for ? Podemos pedir uma indemnizacao ?

    • Vítor M. says:

      A vacina foi um sucesso, parou uma pandemia. Abriu portas a novas tecnologias, entre elas o mRNA e mostrou como a humanidade precisa da ciência. Foi uma das boas experiências (se é que numa pandemia podemos falar em boas coisas) que a COVID-19 nos trouxe.

      Agora, isto não é nada que não seja usado no dia a dia há séculos. Relembro que o processo faz parte da evolução da ciência em áreas como as vacinas, a erradicação de doenças, de malformações e de outras “incapacidades” do nosso corpo. Claro, precisa de tempo e éisso que se espera deste avanço da ciência.

      • Profeta says:

        Sem querer discutir sobre o assunto das vacinas Vitor, isso e no que tu acreditas. Outros tem uma opiniao diferente. O facto e que nos ja sabemos cada vez mais para quem e que muitos cientistas trabalham. Fico por aqui.

        • Vítor M. says:

          Crenças contra factos. Eu sou mais de factos.

          • Profeta says:

            A isso eu posso responder. Crenca foi o que eles fizeram as pessoas, ao tentar convence-las que estavamos a viver uma pandemia. Mas o facto e que isto nunca foi pandemia alguma. Porque pandemia tem de estar ligada a numero de mortos elevados. E nao me venhas dizer que uns 20 000 mortos em dois anos em Portugal que e um numero elevado. Mas agora e que fico por aqui para nao alimentar nada mais.

          • Vítor M. says:

            Isso já é inventar. Não há ponta por onde lhe pegue. Abraço.

        • Humberto says:

          Boa noite, creio que estejam realmente cautelosos, tanto que os primeiros experimentos começaram em 2001. Japonês é um povo diferenciado. Abraço.

      • SANDOKAN 1513 says:

        Excelente comentário,Vítor Martins.Concordo com tudo o que disse.

      • CS says:

        A Vacina não parou totalmente a pandemia no sentido que o Covid ainda causa problemas a milhões de pessoas.. tens milhões de pessoas com Long Covid que ninguém sabe como tratar.. ainda falta muito.. medicina ainda não é assim tão avançada assim.

  6. Paulop Baptista says:

    Com mais uma alteraçãozita genética, ali e acolá e, já estou a imaginar onde podem vir a nascer dentes.

  7. SANDOKAN 1513 says:

    Dentes postiços ?? É melhor ficar por aqui.Kkk… 🙂

  8. Dude says:

    E o preço? 1 milhão por uma cremalheira nova? 2 milhoes? Ou irá ser acessível ao comum mortal?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.