Submarino OceanGate teria problemas de segurança, diz funcionário demitido
A empresa responsável pelo submarino perdido no Atlântico Norte, OceanGate, despediu um empregado por ter criticado a segurança. David Lochridge foi demitido depois de ter apresentado um relatório polémico. Agora, apesar de não se saber o estado dos 5 tripulantes a bordo, há muitas perguntas por responder. Antes de todas, será que continuam vivos?
Provavelmente já ouviu falar do caso do submarino turístico OceanGate e de como desapareceu no passado domingo com 5 pessoas a bordo. A situação é complicada, pois estima-se que os passageiros têm apenas 96 horas de oxigénio, pelo que, se tivermos isto em conta, hoje seria o último dia (o mais tardar amanhã de manhã) para os encontrar e salvar.
No meio deste desastre, surge agora um relatório que revela como a empresa OceanGate despediu um funcionário quando este expressou preocupações sobre a segurança do submarino.
Os dias passam e a procura pelo submarino Titan continua. Este pequeno submarino foi incumbido de efetuar viagens turísticas dispendiosas, como a que tentou fazer para se aproximar dos destroços afundados do Titanic. Situado a quase 4.000 metros de profundidade e a centenas de quilómetros de distância, esta última viagem turística poderá terminar em desgraça.
Empresa do submarino despediu funcionário que apontou falta de segurança
Este submarino desapareceu no passado domingo no Atlântico Norte e, se a OceanGate já estava em apuros por causa do sucedido, o ressurgimento de um antigo processo judicial causa mais problemas. Aqui temos de mencionar David Lochridge, o antigo diretor de operações marítimas da empresa. Foi despedido em janeiro de 2018, depois de ter apresentado um relatório à direção da empresa em que se referia aos numerosos problemas de segurança.
A OceanGate não reagiu bem a esta situação e, de facto, Lochridge foi despedido e processado pela empresa, por fuga de informação empresarial sobre o submarino turístico. Lochridge contra-atacou com uma ação judicial, alegando despedimento sem justa causa, mas antes por ser um delator.
Lochridge acusou os gestores de topo de ignorarem os seus constantes avisos sobre os problemas de conceção do submarino Titan. Este foi o mesmo funcionário que, há cinco anos, alertou que o submarino representaria um risco para a segurança dos seus passageiros, e o seu recente desaparecimento poderá corroborar essa alegação.
Submarino não estaria em condições de chegar ao Titanic
O funcionário detalhou que um dos problemas do submarino turístico do Titanic era o seu casco, que era feito de fibra de carbono. O problema é que, embora fosse mais forte e mais leve do que o aço, também era propenso a rachar sob tensão. É aqui que Lochridge pensa que o submarino estaria em perigo se decidisse mergulhar nas profundezas do oceano.
O antigo diretor de operações marítimas tentou tudo o que pôde para que a empresa efetuasse testes de segurança antes de avançar com o negócio, mas a empresa ignorou-o.
Outra questão de segurança em que o trabalhador despedido reparou foi o facto de este submarino Titanic ter uma janela frontal, sobre a qual quis saber mais, mas a empresa recusou-se a dar-lhe qualquer informação. Mais tarde, conseguiu entrar numa reunião onde ficou a saber todos os pormenores. Foi aí que surgiu a preocupação.
Acontece que o navio foi construído para uma pressão de profundidade certificada de 1300 metros, enquanto os destroços do Titanic estão a 3800 metros de profundidade. A OceanGate recusou-se a pagar-lhes para construírem um visor para suportar 4.000 metros, por isso parece que não há muita esperança para os marinheiros.
A bordo deste submarino estão:
- Stockton Rush, diretor executivo da OceanGate
- Paul-Henry Nargeolet, antigo oficial da marinha francesa
- Hamish Harding, multimilionário britânico
- Shahzada Dawood e o seu filho Suleman
As buscas foram intensificadas pelas equipas de resgate depois de serem captados ruídos que podem ser do submarino desaparecido.
Este artigo tem mais de um ano
É mais uma daquelas empresas que incentiva quem trabalha mal, e despede quem alerta para o que está mal. Não é a única. Há muitas empresas onde quem diz o que não deve, vai para a rua.
Neste caso parece que o responsável também pagou o preço se as alegações são verdadeiras. O pior são os outros.
Mas continua muita informação por completar. Por exemplo:
Quantas vezes o submersível fez viagens turisticas e até que profundidades?
Esta não era, de longe, a primeira viagem.
Já tinham feito duas outras expedições.
A única surpresa aqui é como é que isto não aconteceu mais cedo, o aparelho parece um brinquedo de Lego, muito rudimentar e artesanal como se fosse um projecto de ciências de um miúdo, até usavam comandos Bluetooth da PlayStation..
Os antigos funcionários da Tesla e Twitter sabem bem disso. Ditadores como o Musk há aos montes.
A BBC diz basicamente o mesmo e que houve mais quem alertasse para problemas de segurança. Acrescenta que quem não aceitou o relatório, Stockton Rush, está a bordo do submersível (e não submarino, que tem capacidade de navegação autónoma, enquanto o submersível tem capacidade de navegação limitada e tem que ser transportado por outro veículo – diz a nota da BBC),
https://www.bbc.com/portuguese/articles/c14xz04898do
Então está a receber as pagas como se costuma dizer.
Se foi concebido para 1.300m e foi mais fundo que esse limite, estão à espera de milagres? para quem tem a noção da diferênça abismal, em termos de pressão atmosférica, entre essas duas profundidades, é o emsmo que dizer que estão mortos e bem apertadinhos ao fundo do submarino. E se o não controlam e desceu mais…
Eu também gostava de ver o Titanic mas esta operação é de loucos …nem tudo pode valer para o negócio e os humanos têm de respeitar os seus limites … vamos deixar o Titanic no passado, evitamos mais mortes
US$ 250 mil por pessoa. Dos cinco, dois pertencem à empresa e três, pagantes, não milionários. É coisa para muito ricos.
… três são milionários.
Eu vi o Titanic em 1997, e foi chorar até mais não. E não precisei de pagar 250k, aluguei uma K7 no clube de vídeo.
“submarino”
Uma coisa é certa: o proprietário do submarino embarcou. Ou seja, se não tem segurança no mesmo, como iria ele lá dentro?
É óbvio que se trata de uma expedição arriscadíssima e que muita coisa poderá falhar.
Nestas alturas, especula-se muito.
Também Jeff Bezos foi no seu New Shepard, e podia ter corrido mal. Quem arrisca está sempre sujeito a estas coisas. Quantos já não morreram porque o pára-quedas falhou?
Só falta culparem outro iceberg
Comentario god-like 😉
Alguém tem de dizer alguma coisa de diferente para quebrar o gelo
Nesta altura do ano não há gelo ali…
Sou o unico que não tem pena destes riquinhos mete nojo que foram, mais uma vez, realizar os seus caprichos com tanta gente a passar fome?
A sociedade capitalista tem destas coisas. Esforcaste para ganhares mais, vais atrás disso. Do lado oposto, que deve ser o que defendes, quem não faz nada, ganha tanto como o que se esforça.
Eu também não. Mas também não tenho pena dos mortos que tentam passar o mediterrâneo em botes.
Não conheço uns nem outros. O facto de serem ricos ou pobres pouco me interessa, não sou invejoso.
Temos discurso de ódio ?
Mas gostas muito de ter tecnologia que foi desenvolvida por causa dos “caprichos” dos ricos e que fazem ter 10% de pobres em vez de 30%.
Logo quem mete nojo não são os ricos…são aqueles que dizem que não querem ricos em de dizerem que não querem pobres.
Discurso de ódio daqueles que não se esforçam na vida. Quando fores de férias ou à praia e tiveres um acidente, digo o mesmo, ficasses em casa.
Eu não tenho pena é de invejosos como tu. Podiam ser pessoas capazes mas escolheram e esforçam-se para ser uns asnos arrogantes. Parabéns.
discurso de sucialista, daqueles que nada fazem para melhorar a sua vida e invejam quem trabalha e investe …
Para milionarios deveu muita coisa a inteligencia. Por acaso aconselharam-se com alguem da forma de seguranca para fazer essa expedicao ? E como alguem falou tiveram em conta a pressao da agua ? So bastou terem dinheirinho abanarem-no e bora la passear e ver se encontramos o titanic e algumas riquezas. Podia ter corrido bem se tivessem planeado e estudado bem a visita. E lamentavel mortes destas com a estupidez humana no meio.
Estás a falar de cor. Não sabes o que se passou.
Este tipo de expedições tem sempre risco.
Se calhar foi-lhes assegurado que não haveria problemas, até porque esse veículo já teria feito outras expedições. O risco está sempre lá, há quem queira correr esse risco, há quem não queira.
Sempre a falar à toa e a especular, seja o assunto qual for. Incrível.
Descer aquela profundidade, nesse brinquedo é brincar com a sorte.