Apple revelou por que não quer mostradores de relógio de terceiros no watchOS e no Watch
O watchOS 10 traz muitas mudanças, mas há uma funcionalidade que há muitos anos não é mudada. Falamos da possibilidade de usar faces de relógio de terceiros, algo em que a Apple parece ser intransigente. Não as aceita e revelou finalmente por que não quer mostradores de relógio de terceiros no watchOS.
Não há mostradores de relógio de terceiros no watchOS
Uma das vantagens dos smartwatches é a possibilidade de serem configurados com faces de relógio que estão disponíveis nas lojas de apps e outros locais. Os utilizadores apreciam esta personalização, podendo escolher o que usam e mudar quando pretendem.
Claro que a este nível o Apple Watch está a anos-luz da concorrência, com a empresa a controlar o que está disponível nos seus relógios. Os utilizadores têm pedido esta mudança e abertura, mas nunca foi possível ter acesso a mostradores de relógio de terceiros.
Mesmo com muita especulação e teorias, nunca ficou clara a razão para esta decisão da Apple. Isso mudou agora, numa entrevista dada por Kevin Lynch e Deidre Caldbeck, executivos da Apple, ao jornal suíço Tages-Anzeiger. Nessa conversa sobre o watchOS 10 e as suas novidades revelaram um pouco mais.
Apple explica porque mantém a sua decisão no Watch
Do que é apresentado na entrevista, a Apple não permite mostradores de relógio de terceiros por estes poderem impedir o funcionamento correto do relógio. Sendo a porta de entrada deste equipamento, caso estes falhem, a experiência de utilização fica comprometida.
Os executivos da Apple detalham que a empresa tem receio que as atualizações possam comprometer o correto funcionamento destes mostradores de relógio de terceiros. Argumentaram também que a Apple já oferece aos utilizadores muita flexibilidade para personalizar os seus mostradores de relógio e aprimorá-los com apps de terceiros.
Como fica agora provado, a Apple continua a querer controlar todos os elementos dos seus sistemas, mesmo no Watch e no watchOS. Condiciona os utilizadores, mas assim garante-lhes que os sistemas funcionam sem qualquer problema, em qualquer situação.
Este artigo tem mais de um ano
Loool.
Funcionam bem, quando funcionam. Senão, vejam as actualizações de emergencia que já tiveram que fazer, e são eles que controlam totalmente o ecosistema.
É tão simples quanto validarem se a “Watch face” é compativel com a versão do WatchOS, e permitir usar ou não.
Mas como disse anteriormente, o que eles querem é controlar o ecosistema deles.
E acho muito bem!
Tenho Apple (iPhone e Apple Watch) exatamente por causa disso, não quero o forrobodó das outras marcas em conjunto com o Android da Google.
Mas o dito forrobodó só acontece nos teus aparelhos se quiseres, bastaria não instalar nada de terceiros.
A Apple não quer é abrir o código do seu software a terceiros para manter tudo “no segredo dos deuses”. Acho que não perdiam nada em admitir isso. Aliás só lhes ficava bem. Em vez de andarem com desculpas esfarrapadas
Isso é em utilizadores avançados como a maioria dos que estão aqui.. O comum dos mortais quer tudo e diz que sim a tudo sem perceber o que acontece por trás e depois queixa-se que o apple watch / iPhone deixou de funcionar corretamente.. Quando se fala dum ecossistema tem de se pensar em todos os casos e acima de tudo nas maiorias e não nas minorias com muito know how
Normal não achas? Se eu pago tanto dinheiro por um smartwatch de topo certamente gostaria de ter acesso a tudo e a Apple só tinha que trabalhar nisso, mas o que eu reparo é que com a Apple os produtos nunca são do consumidor, são sempre deles, Lembro-me bem da bela atualização do Iphone 6, reduzir a performance para a banhada de bateria que vinha com ele durar mais, a minha namorada tinha um e não ficou nada contente, tristemente disse que preferia que a bateria durasse menos em vez de estar 20 segundos à espera para abir qualquer coisa.
“Abrir o código”? As app dos SO móveis têm por base principalmente APIs, usam-se com muito poucas alterações. Escrito assim, parece que o código do Android GMS é conhecido. Não é.
Como todos sabem, quando há alterações principais nos SO, iOS e Android ou SO mobile, há apps que deixam de funcionar por não terem sido adaptadas às alterações nas API ou a novas API.
O que a Apple quer evitar é que isso aconteça em “apps mostrador” de terceiros no Apple Watch.
Que desculpa mais esfarrapada… Em todo o caso podem usar por ex. as App’s: Clockology, Faces ou Buddywatch para alterarem o mostrador. Basicamente é uma App que fica em primeiro plano com o mostrador que escolherem.
Isso não é um mostrador, é um fundo de ecrã. As “complicações” não funcionam.
É uma solução simples: se não gosta da filosofia, utiliza outra tecnologia. Eles nunca esconderam a a sua maneira de gerir os produtos e quando compramos algo de um fabricante, estamos a concordar com as suas regras.
Eu arranjei um Apple Watch, porque preciso de um relógio que ao mesmo tempo que mostra as horas seja tb um pronto socorro e ambulância, que como aqui já foi publicado milhentas vezes, pode salvar vidas.
Aliás, os utilizadores de apple arriscam se a não morrer de maneira nenhuma.
Mas infelizmente não tenho Aifone e por isso o relógio está em casa metido na gaveta.
Posso ter um AVC e ninguém por perto para me ajudar e com o Apple watch já teria ajuda.
Enfim….
Não te ocorreu pesquisar um pouco antes de adquirir um relógio da apple? Já agora deixo uma dica: existem sites tipo olx que te permitem vender algo que não usas em vez de deixares na gaveta…
É mesmo…com tanta informação disponível não há desculpas para se cometerem erros destes.
Terem os passos no mostrador em tempo real e que seria bom, e medir o coracao a cada segundo e nao quando lhe apetece a samsung oferece isso por um terco do apple watch