Adolescente gasta 64.000 dólares em jogos para smartphone e deixa a família na falência
Volta e meia chegam notícias de casos de menores que gastaram valores significativos através das aplicações para dispositivos móveis. Mais recentemente foi revalado o caso de uma adolescente que gastou nada menos do que 64.000 dólares em compras de aplicações de jogos para smartphones e deixou assim a sua família praticamente na falência.
Adolescente gasta 64.000 dólares da família nos jogos do smartphone
Com o aumento de crianças e jovens com um acesso facilitado aos smartphones e tablets e, em muitos casos, sem uma orientação e ensinamento de boas práticas e cuidados por parte dos pais e educadores, é natural que surjam com frequência casos em que os mais pequenos usam e abusam das várias aplicações, originado assim gastos avultados em compras online.
Há algumas semanas tivemos o caso de uma criança de 10 anos no Reino Unido que gastou 3.000 euros no popular jogo Roblox. E mais recentemente foi divulgada a situação de uma adolescente na China que gastou a incrível quantia de 64.000 dólares em jogos de smartphones, deixando assim a sua família praticamente na falência.
A notícia foi avançada pelo canal Elephant News (via Wccftech) onde a mãe da adolescente de 13 anos, Gong Yiwang, disse que a menor 'esvaziou' a sua conta bancária. Foi no final do passado mês de maio que a mãe da jovem descobriu os gastos excessivos após ter recebido uma chamada da professora da menina a informar que a filha era "viciada" em jogos pagos para smartphone. Para além disso, parte do valor foi ainda distribuído pelos colegas da escola para que estes também pudessem participar nas sessões de jogos.
Como seria de prever, esta não foi uma tarefa difícil para a adolescente, uma vez que conseguiu tirar o cartão de débito da mãe e sincronizou-o com o smartphone. Contudo, de acordo com a jovem, ela não tinha noção de onde vinha o dinheiro nem quanto gastava diariamente.
Como resultado, a mãe da menina ficou com apenas 7 centavos na conta e atualmente está a fazer todos os possíveis para reaver os 64.000 dólares gasto nas aplicações de jogos, o que pode acontecer através de uma investigação aprofundada e uma defesa bem fundamentada.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Wccftech
Neste artigo: adolescente, App, compras, in-app, Jogos, smartphone
Tanta coisa gira nesta notícia, primeiro ter uma conta com cartão associado com 60k, segundo não ter controlo dos movimentos de conta, terceiro não saber nada da vida da filha.
Espero que nunca vejam o dinheiro para aprenderem, além que uma família chinesa com 60k numa conta e ainda por cima à ordem são claramente ricos.
Como é uma familia com o cartão de credito com um plafond desses não o tem sempre bloqueado e só desbloqueia quando usa até por questões de segurança..
Ok era um cartão de debito, mas tambem ter esse saldo todo á ordem é um risco enorme…
Eu tenho meo e vem na factura … Já pedi para bloquearem tudo de extras e até agora nada ….
Já levantou da cadeira e já foi a loja MEO expor essa situação no livro de reclamações??
É que aqui não vai adiantar nada.
E no livro, já tinha isso resolvido ao tempo
Espera que nunca vejam o dinheiro???
O seu pensamento e partilha do mesmo classifica-o facilmente.
JP eu percebo a sua opinião mas eu concordo com o Zé Fonseca. A vida é feita de lições e esta tem de ser aprendida. Perdoe-me a expressão mas, FDS, como é que um adulto pode ser responsável pela vida e educação de uma criança se nem a MRD das contas consegue gerir? Estamos a brincar?! Em 2023, temos autenticação multifactor (2FA), de certeza que a miúda não gastou 64K em cinco segundos, isto foi algo que foi acontecendo – nem que seja durante uma semana inteira – ou seja, em casa também o faria (os gastos nas aplicações). Como é que esses gastos não disparam um alarme? É uma conta à ordem com 64k – mais uma razão para terem limite de transações por dia/semana/mês – já é risco suficiente ter esse valor na conta. Não me parece que fossem uma família rica, porque não teriam ficado quase na falência com isto – o que me leva a concordar com outro ponto: porque raio manténs 64K na conta principal? Nunca ouviram falar de contas poupanças?
A vida é cruel. Mas eu sou defensor da imparcialidade. O dinheiro foi gasto legalmente. Não vejo razão para o reaverem.
Agora, se me perguntarem se eu quero que a família passe mal, a resposta é não. Espero que a comunidade e o governo os ajude – na China pode ser difícil. Mas se me perguntarem se a família deve reaver o dinheiro, a resposta é não! Comecem do zero! A miúda vai aprender aos 13 anos como gerir o dinheiro; vai deixar de jogar no telemóvel e começar a ajudar os pais. E provavelmente, se as coisas correrem bem, vai ganhar um instinto de sobrevivência no mundo dos negócios que a vai pôr à frente de muita gente (no futuro). Porquê? Porque vai ter aprendido que com o dinheiro não se brinca.
Claro que não foram à falência, isso é sensacionalismo para dizer que a conta ficou a zeros, alguém que num país cujo ordenado médio são 200€ tem 60k à ordem é bastante abastado.
Fonseca…claramente não leste a noticia!
Falencia por apenas 64 mil euros? Qq portugues tem mais que isso numa conta bancaria lol
Na China ter 64 mil dólares é ser rico. Com 3 mil dólares compras uma mansão lá. O que me espanta é que existe lá uma lei que só permite aos menores jogar durante 3 horas por semana.
Ahahah, nem sabes do falas, nem para um anexo isso dá. Vou ter em conta que só pode ser ironia
A julgar pelos investimentos em certificados aforro, poupanças é coisa que não falta ao povo tuga.
Por aqui continuo a investir o meu em imobiliário, mas cada um sabe da sua carteira.
Coitadas das crianças….. como vão conseguir sobreviver….
Eu não entendo como é que se deixa dados ativos nos mecanismos. enfim depois…..falência.
seja na china ou em Portugal
Com esse dinheiro se tivessem preocupacao com o que as criancas faziam com os cartoes de debito bem podiam criar uma conta a parte com um certo limite e a crianca assim so ia gastar aquele limite. Ve-se mesmo o tipo de educacao e caprichos que dao as criancas. Depois elas crescem e pensam que na vida vem tudo facilitado para elas. Concordo com o Ze uma licao de vida nunca fez mal a ninguem, nem a pais nem a criancas.