PplWare Mobile

Problemas de ligação à Internet? Operadoras nacionais com falhas

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Maria Inês Coelho


  1. Sandro says:

    MEO com a Apple Box TV a falhar. Canais sempre a dar refresh em todos os canais…

    Alguem que informe a provedoria do cliente! Ou aos engenheiros… Porra… Não se consegue ver televisão em condições.

    Also. Cloudflare teve problemas em Portugal:
    https://www.cloudflarestatus.com/

  2. João says:

    Ao que parece foi uma falha no datacenter da equinix em lisboa.
    https://status.equinix.com/incidents/9zd7ggpw2rtk

    • Zé Fonseca A. says:

      É o POP dos principais operadores mundiais, se a equinix morre ficamos quase às escuras.

    • Vasco says:

      O que me espanta é não haver redundância para uma infrastrutura tão crítica.

      • Zé Fonseca A. says:

        Se não houvesse redundância tinhas ficado às escuras

      • To Canelas says:

        Haver há, o “routing” é que não deve ser melhor 😉

        • Zé Fonseca A. says:

          O routing é bom, maioria dos operadores internacionais usa juniper, o problema é que existindo falha de energia e os geradores tipicamente demorarem 1-5 min a entrar em accao se os core vão abaixo estamos a falar de 4h só para limpar arp tables, não há milagres, existem clientes que dentro da equinix também têm bancos de baterias, esses não foram afectados, é tudo uma questão de investimento

          • To Canelas says:

            O que é que o facto de usarem Juniper ou outra marca qq tem a ver com o assunto? Se o roteamento não estiver bem feito não falha? O tráfego de Portugal não passa ou tem de passar todo pela Equinix. A redundância não é só a parte energética.

      • João Fernandes says:

        Para sua informação, neste caso a redundância existe mas infelizmente não é a solução para todos os problemas.
        Aliás a redundância em sim é um sistema que pode falhar e até há quem tenha sistemas de redundância com redundância.
        Não basta ligar um gerador.

  3. xpto says:

    TSF está com o site em baxo…será disso?

  4. idiocracia says:

    Portugal no seu melhor… falha a electricidade… geradores? wait.. não lingam pq? ahh… aquela manutenção.. aqueles testes de funcionamento que não se fazem…

    Equinix LS1 (Fka: Telvent) AV. SEVERIANO FALCÃO Nº 14, has experienced a commercial power outage. It seems that during the automatic transition to the generators, they experienced some problems and there has been a transient power outage impacting multiple customer racks

    • NjsS says:

      Como é que operadores, infraestruturas criticas, que em teoria (ia dizer na prática, mas aparentemente é em teoria) teem redundâncias ao quadrado, sendo que as próprias servem de redundância umas das outras, estão todas amarradas a um ponto de saída em comum(Equinix)??? Como assim?

    • Gervásio says:

      Segundo dados da empresa, o data center da Equinix Lisboa é alimentado por energia 100% renovável e com fontes de alimentação totalmente redundantes escreve em portugues lambe botas

  5. Joana Costa says:

    Um dos problemas mais graves, passa pelas soluções de gestão, faturação etc, que funcionam na cloud, eu por exemplo fiquei sem possibilidade de faturar… é nesta alturas que pensamos que a cloud é um grande risco.

    • David Guerreiro says:

      Não foi só isso, foi também sites de empresas, e-mail etc. Qualquer programa de faturação deveria ter opção de faturar offline durante algum tempo.

  6. Joao Costa says:

    PTisp com servidores offline, Jornal de Notícias offline, Área de Cliente da Dominios offline, entre outros sites

  7. TiagoC says:

    E na CaixaDireta da CGD tb. Hoje para entrar foi um CALVÁRIO.

  8. mikado says:

    Não sei porquê mas o problema de ligação só durou 1 minuto de resto funcionou bem. Se calhar é por ser NOS.

  9. OB says:

    Viaverde ficou sem serviços digitais. Tinha o carro a carregar e não conseguia desligar a sessãobe desconectar o cabo. OPC do posto era a Galp e tinha todos os telefones de apoio ao cliente como não atribuídos.

    • Rui says:

      Esta para mim foi das melhores… já tinha visto malta “agarrada” ao carregador porque algo na App tinha corrido mal e nada de conseguir contactar o operador.
      Mas dá que pensar que num futuro, não tão longínquo assim, possamos ter pessoas em desespero, com os carros amarrados ao carregador, porque num qualquer desastre natural, numa qualquer hecatombe, houve uma qualquer máquina, num qualquer edifício, que foi abaixo… apenas e só!
      Não sou grande fã de películas apocalípticas e pós-apocalípticas de Hollywood (onde por norma só os americanos é que se safam), mas dá-me algum conforto mental pensar que, se algo correr francamente mal, posso pegar no meu boguinhas fumarento e pirar-me para a Serra da Estrela ou algo do género. Mesmo que se trate, apenas, de um imaginário romanceado, pelo menos mantenho acesa à esperança (e todos sabemos que a Esperança é a última a morrer).
      Agora antever um cenário em que quero fugir e o c*brão do carro está amarrado a um poste, deixa-me um nadinha aborrecido.

      • jotabê says:

        Grande filme, quando a unica coisa que tinhas de fazer era deixar lá o cabo e seguir com o carro… 🙂

      • Yamahia says:

        Com o eléctrico tb nao fugias para muito longe. loooloolool

        • jotabê says:

          Com esse discurso até parece que tens sempre o deposito cheio, não vá haver uma catrástofe e tens de abandonar o local, é que se não tiveres o deposito cheio tb não vais conseguir abastecer e tb não vais muito longe 🙁
          Na minha opinião nessas situações safa-se melhor quem tiver EV, a rede de abastecimento elétrica é mais resiliente que a dos combustiveis.

          • Yamahia says:

            Como não vou abastecer?
            No caso de haver uma catástrofe, a 1ª coisa a ir ao ar é a Internet, ficavas logo com os postos incomunicáveis e carregavas zero, e depois a rede eléctrica!

            Uma estação de serviço, no caso de falha de energia, funciona sempre com recurso aos geradores!

          • jotabê says:

            Para a catrástofe hipotética do Rui, sim confiaria mais num elétrico. Não te esqueças que os elétricos carregam em casa/hotel/restaurante/etc.! E não sei se estás recordado, mas para haver falha na distribuição de combustiveis, basta as transportadoras fazerem greve. alem disso ia ser uma correria às”bombas” e se não moras ao pé de uma, irías ter dificuldade acrescida.
            Nota: não tenho elétrico porque não posso carregar em casa, e a rede publica de carregamentos ainda deixa muito a desejar, e penso que não sairia mais barato que o combustivel, e não creio que seja “à força” que em 12 anos teremos essa rede eficiente.

          • jotabê says:

            *catástrofe

          • Yamahia says:

            @jotabê, só podes estar no gozo certo? Num cenário de catástrofe, como um desastre natural de grande escala ou uma situação de emergência, vários fatores podem afetar o funcionamento de serviços essenciais, como a internet e a eletricidade e geralmente, a eletricidade é uma das primeiras coisas a serem afetadas. Interrupções no fornecimento de energia podem facilmente ocorrer devido a danos nas linhas de transmissão ou distribuição causados por ventos fortes, inundações, terremotos ou outros desastres naturais. Em alguns casos, as empresas de serviços públicos podem cortar o fornecimento de eletricidade como medida de prevenção!

            A internet pode ser afectada em seguida ou antes como se viu neste artigo. E sem net os carregadores não comunicam, logo não disponibilizam o carregamento, mesmo que ainda haja electricidade. E eles já dão stress suficiente mesmo sem catastrofes looloooloool
            Já agora gostava que algum corajoso dependente de carros eléctricos, confessasse em que medida os carregamentos foram afectados pela situação relatada no artigo.
            Isto na conectividade é muito lindo até ao dia em que falha eheheh

            Qt aos combustíveis, há sempre, nem que seja directamente dos camiões cisterna loooloooloool

  10. compro essa também says:

    Grandes ideias !

    Bons negócios !

    Foi só um teste !

    Não vou chorar a rir ( parece que não é permitido ) …

    😉

    Já passou ! …

    Mas na próxima actualização pode demorar um pouco mais ….

    A ir ao sitio ….

    Faz parte ….

  11. Joao Ptt says:

    Aqui (MEO) notei no Youtube durante alguns minutos deixou de estar acessível, fui ao site do sapo e estava bom, achei logo que deveria haver problemas nas ligações internacionais.

  12. Gervásio says:

    Segundo dados da empresa, o data center da Equinix Lisboa é alimentado por energia 100% renovável e com fontes de alimentação totalmente redundantes

  13. is true says:

    eu sou da Digi e estasempre a bombar o mikado.

  14. SoAver says:

    Os ISP’s tiveram uma falha de segundos. O tráfego deve ter sido reencaminhado para outros pontos.

    Quem tem serviços na Equinix sem redundância é que ficou às escuras.

    A Equinix não tem que garantir a redundância dos serviços dos clientes, apenas da Infraestrutura que teve uma falha grave! Que é difícil de explicar depois de várias intervenções nos últimos tempos que supostamente eram para melhorar as fases de alimentação do sistema de refrigeração…

    Apesar da falha grave, acaba por ser um abre olhos para identificar falhas e melhorar! Talvez a redundância noutros continentes acaba por fazer sentido quando temos um downtime destes no maior DC de Portugal.

    Mas o que me espanta mais é que como milhares de empresas deixaram os equipamentos atingir temperaturas elevadas sem ninguém terem qualquer alarme!
    (Sou um delles)

    Agora é recuperar e amanhã analisar e melhorar!

  15. José Maria Oliveira Simões says:

    Fantastico, fiquei sem acesso ao DNS … @%&#$ !!!!

  16. says:

    o que se passou foi claro e está divulgado: o chip do K7 que entrou na RAM do portal 10 e que deixou a vibe em alta rotação… foi apenas isso!

    depois de atualização do GN9 e novo backup do data center ficará concluído hoje em SLS blind.
    SImples!

  17. Pathy says:

    E hoje continua. Tudo o que envolva internet nao se consegue aceder. Ninguém explica a razão.

  18. Vitor Iria says:

    Um datacenter com esta criticidade sem um sistema de resposta imediato com baterias e gerador para suportar falhas de maior duração! Trabalho num datacenter à mais de 30 anos e nunca existiram problemas semelhantes por falta de energia da rede pública. Isto é o resultado da falta de investimento generalizado. Lembro que o INEM falhou outro serviço critico porque só trabalha com um operador. Não é inevitável que estes problemas ocorram é o modelo de gestão desadequado paar poupar onde não devemos.

  19. António Toscano says:

    é só mudar DNS 8.8.8.8 e 8.8.4.4, nunca mais tive com problemas DNS no chrome, não sei sobre outros, mas mudar DNS 8.8.8.8 e perderás a privacidade com Google, acho eu, mas tanto faz, prefiro ter acesso qualquer websites a erros

  20. ZéDNS says:

    Dica: Usar multiplos DNS providers nos routers tbm ajuda….
    Quad9: 9.9.9.9
    CF: 1.1.1.1
    GGL: 8.8.8.8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.