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Idade média dos carros elétricos é de 3,6 anos. Sim, são boas notícias

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. B@rão Vermelho says:

    Não se se lá é como cá, mas as empresas só “podem” deduzir nas contas das empresas durante 4 anos, mesmo o carro ter apenas 3km não faz sentido a empresa continuar com o carro “velho”, e como há um aumento de compra de VE por parte de empresas pode passar uma impressão falsa, que os VE duram menos.

    • Realista says:

      Nada a ver, pensa num infantário:

      Se tiveres uma sala com 10 crianças com 2 anos a idade a média da sala é 2.

      Mas se entrarem para a sala mais 10 com 1 anos, a idade média baixa para 1,5…

      É o que se passa aqui:

      Então a entrar cada vez mais carros novos elétricos no mercado e é por isso a média de idade está a reduzir.

      • Antonio says:

        Deve ser mesmo isso!!!

        • Realista says:

          Diz no texto do artigo:

          “O motivo por trás deste rejuvenescimento é fácil de perceber (…) Em 2016 apenas foram vendidos 80.000 veículos elétricos a bateria nos EUA, muito longe dos 790.000 registados em 2022.”

          Estão a entrar cada vez mais carros novos, logo a média de idades baixa…

          É fácil de entender.

    • Grunho says:

      As empresas não são pessoas. São coutada e feudo dos capitalistas que as detém. Os “carros das empresas” são os carros que os capitalistas usam para se transportarem ao casino, ao iate ou ao campo de golfe. E deduzem fiscalmente, quando ao cidadão comum não é permitido sequer deduzir uma migalha pelo utilitário de gama baixa que o leva para o trabalho.

  2. LuisG says:

    Meu rico Mercedes w124, a bombar desde 1988………..! : )

  3. Fernando Alves says:

    Então os elétricos são mais poluentes que os a combustível?
    As pessoas têm dinheiro para mudar tantas vezes de carro?

  4. Pereira says:

    Claro que sim, todos os portugueses tem no mínimo 15k na sua poupança.
    É pobre? não conduz, problema resolvido…

    • JJ_ says:

      Os tugas é que tem a mania que os carros tem de durar 10-12 anos, e depois tem de gastar 15k de 10 em 10 anos, por um carro já usado com 3-5 anos.

      Vender o carro mais cedo, não perdem tanto dinheiro e em 10 anos gastam metade desse valor. Mas, deixem-se estar, que assim é que estão bem.

  5. Badoxa says:

    Para mim este tipo de informação vale zero. Estes relatórios para mim só têm valor se indicarem todos o ciclo de vida das viaturas. Quais poluem mais para produzir? Quais poluem mais durante a utilização? (a electricidade não se gera com emissões zero) Quais são mais difíceis de reciclar após abate?

  6. Fusion says:

    A minha visão é a seguinte:

    Quem compra elétricos é malta rica e que tem poder de compra, e esses pelo facto de terem $$ podem dar-se ao luxo de ir trocando de carro com frequência, fazem isso com os elétricos, mas antes dos EV essas mesmas pessoas já o faziam com carros a combustão.

    Mas o comum português não tem dinheiro para andar a trocar de carro, somos um país pobre, temos segurança e essas coisas todas, mas infelizmente o comum cidadão não tem poder de compra.

    Já o disse em outros posts, mas acho que a malta dos EV deveria ser mais humildes, parece que têm que compensar alguma coisa que lhes falta na vida e usam os elétricos para “acharem” que são superiores aos outros.

    Se os elétricos são o futuro? Possivelmente sim, mas percebam que nem todos podem ou conseguem ter um, não é por serem contra é mesmo porque não existem condições ou dinheiro.

    E por favor que não falem dos transportes públicos, Portugal não é só Lisboa ou Porto.

  7. LuisG says:

    Eu gostava era de saber quanto custa efetivamente fabricar um bateria, tipo, quantos litros de combustível ou que quantidade de energia consumida foram necessárias, desde a sua extração, transporte, processamento e por aí fora… Será que contas feitas poderemos continuar a afirmar que conduzir um eléctrico não polui?

    • JJ_ says:

      Tens de fazer contas para a extração do petróleo, transporte, refinação em combustível, transporte. Nessa parte, estão os dois se calhar +/- ao mesmo nível. A diferença é que o carro a combustão continua a poluir durante a sua vida útil, e o elétrico deixa de poluir ou polui muito, muito, muito menos.

    • Grunho says:

      Isso já está quantificado há muito. Segundo uma agência francesa chamada ADEME, a energia aplicada na fabricação de um EV médio (a chamada “energia cinzenta”) são 34.000 kwh, contra 22.000 kwh para o ICE equivalente. Portanto, sabendo-se que o equivalente energético de um litro de gasóleo são 11 kwh, estamos a falar de 1.100 litros de gasóleo a mais que o EV queimou à saída da linha de montagem.

    • JL says:

      Essas contas já há muito que são feitas, tanto pela T&E como pela ICTT.

    • Realista says:

      Eu quero lá saber da poluição.

      Basicamente ando a poupar cerca de €150 por mês só em combustível e a este ritmo em 5 anos pouparei no mínimo €9.000 só em combustível (isto se os preços da gasolina se mantiverem este nível, pois se voltarem a subir mais rápido recupero o investimento) e a garantia da bateria são 8 anos ou 160.000km (a este ritmo terei 150.000km)

      Para além disso a bateria é modular, isto é, basta substituir os modulo avariados em vez da bateria toda o que sai mais barato….

  8. Daniela says:

    Realmente, ótimas notícias! Ao fim de 3 anos ainda não consegui pagar nem metade do carro, isto se o conseguir comprar e como eu deve haver muitos portugueses. E então aí fim de 3 ou 4 anos no máximo avaria e vai para a sucata mas isso não causa ainda mais poluição!!?

  9. Sergio J says:

    Por acaso até fiquei admirado ser tao “velha” já que a o crescimento tem sido exponencial, logo há muitos mais carros novos que mais antigos.

  10. Dono da verdade says:

    Isto não é propriamente bom. Como se vai lidar coma quantidade de veículos que sai de circulação? Porque se a duração média reduz vamos ter muito mais carros a ser retirados de circulação.
    E a nível de recursos para fabricar novos carros? Vai ser sustentável manter esse nível de renovação?
    Não me parece

  11. EuTech says:

    o meu carro tem 22 anos….á 13 anos na minha mão, alguém tem algo contra ? temos pena…leva me do ponto A ao ponto B , ta pago e não me chateia…acho que ainda tenho a liberdade de comprar o que quiser…

  12. Vilkus says:

    boas noticias, menos tempo de vida menos poluição??? Que ridicula propaganda. Um eletrico polui, essencialmente, durante a construção. As baterias são ultra toxicas e poluentes, e no caso dos tesla os aterros de abate atestam-no. Dezenas e dezenas apenas com meses de estrada para a sucata por impossibilidade de trocar a bateria. Usem os argumentos que quiserem, mas não venham dizer que menos tempo de vida é bom para o ambiente. Nos motores eléctricos não é certamente verdade.

  13. Jarbas Jaquim says:

    Vejo que há aqui, nestes comentários uns defensores do carro electrico e outros dos carros a combustão. O dos carros electricos, são os puristas, não se ‘peidam’ de qualquer maneira, porque o co2 libertado vai para atmosfera e provoca mais danos às alterações climáticas.
    O carro electrico p eles é o sonho de criança, são amiguinhos do ambiente, sem saberem como são produzidas as baterias e os ímans de neodímio dos seus popós, a exploração desmedida e descontrolada dos recursos naturais do planeta, em prol do purismo.

    A divisão é perfeita: Sim é perfeita! Quem nos governa e vêm este tipo de divisão entre a população é o melhor que eles podem querer, afinal já vem de há muito tempo: Divide e reinarás, é algo assim.
    Enquanto estão a discutir quem tem a melhor quinta, baseada em estudos sabe-se lá de que fonte, discutem, e discutem.
    Uma coisa vos garanto, duvido que os Veículos electricos, tenham uma longevidade como os de combustão, não serão nunca ícones no mundo automóvel, como carros antigos o são e arrisco-me a afirmar: Serão no futuro.
    O povo adormecido aceita tudo, até tomaram vacinas experimentais, sem saber se eram mesmo eficazes, o resultado disso está à vista.
    O povo aceita as alterações climáticas, e nem se questiona quantos graus subiu a temperatura medida do planeta nos últimos 50 anos, uns miseráveis 0.004º.
    Em breve vêm as cidades dos 15 minutos e ainda vão aplaudir, e não percebem que lhes estão a subtrair direitos e liberdades.

    Ainda é vantajoso ter um carro electrico, o preço da energia está convidativo, mas quanto atingirem a cota pretendida de carros electricos, os preços irão disparar, tudo se faz progressivamente para que os ratinhos não se apercebam da mudança abrupta, gradualmente corre melhor… Senão vejam, 3 anos de confinamentos, liberdades suprimidas para apresentarem a fantástica solução!

    O carro electrico tem MAC-ADRESS, logo é possivel controlar remotamente um simples ON/OFF, já pensaram no jeito que este botão irá dar no futuro, aquando das cidades dos 15 minutos?

    Antes de nós pensarmos, alguém já premeditou tudo por nós
    Tenham um bom dia.
    Jarbas
    Raciocinem, acham normal?

    Acordem, em vez de discutir batatinhas, pesquisem informação que realmente é importante para nós enquanto humanos e cidadãos deste país!

    • JL says:

      O carro a combustão também têm MAC address.

      Qual a diferença ?

      Sobre o preço da energia ? Então qual a solução de futuro?

      Quanto aos outros argumentos de lhe achar o rei com a barriga cheia, nem vou comentar.

    • JL says:

      Já agora deixe ai provas dos 0.004 %.

    • Realista says:

      Mac Address é um identificador do aparelho na rede WIFI, para o router saber se é o mesmo aparelho que se está ligar à rede para lhe atribuir o mesmo IP local para efeitos de facilitar a comunicação interna…

      Por exemplo, eu tenho um servidor 24/7horas que tem o IP 192.168.1.150 (rede local). Se por qualquer motivo o router foi abaixo este vai-se lembrar que têm de atribuir ao Mac Address do meu servidor o IP 192.168.1.150 pois se atribuir outro qualquer eu depois não sei onde ele está.

      “Raciocinem, acham normal?”

      Se calhar o problema é o 5G e as vacinas anti-covid.

    • AiOGajo says:

      Tive um Peugeot 308sw 1.5BlueHDI (gasóleo) que tinha Wifi (ligava-se à minha rede de casa para se ligar à internet e atualizar as informações de transito e/ou locais por onde andou) e como é óbvio tinha um MAC Address…

      Tenho uma VW Sharan (gasóleo) que se liga ao WI-FI de casa para atualizar o transito e enviar dados para a VW (como por exemplo os km percorridos para efeitos de manutenção) e como é óbvio possui Mac Address…

      Tenho um Twizy e não se liga à internet, logo não têm Mac Address e é elétrico…

      Amigo, acho que têm aí uns parafusos a menos.

    • Major Valente says:

      Isto é o típico comentário de redes sociais. Fala de uma série de assuntos que não domina, manda uns chavões para parecer entendido mas na verdade não acertou uma. Saudades dos tempos em que estes comentários não saiam do café da aldeia.

  14. Jorge Alexandre says:

    Bom dia a todos, infelizmente não sei até que ponto estas notícias difamatórias sobre carros elétricos e como são feitos os estudos e testes sobre os mesmos são para ser levadas a sério.
    Eu neste momento tenho dos carros eléctricos. Um com oito anos com 70 mil km e que me faz 100 km com uma carga completa e só perdeu 10% neste tempo todo. E outro com 5 anos com 120 mil km rodados e que só perdeu outros 10% de bateria. Curioso não é! Porque os construtores de baterias dão as especificações das mesmas e no primeiro casa anunciam que o tempo de vida das baterias não é pela idade mas sim pelo número de cargas que no primeiro caso do meu Peugeot ion é de 4000 ciclos completos. Portanto acho que ainda tenho carro para muiiiiito tempo. Sem gastar um tostão em manutenção. PS. Comprei usado com 40 mil km e 7 anos por 7 mil euros portanto não digam que é impossível comprar carro elétrico

  15. Fábio says:

    Sim 3,6 anos é uma boa média.

    Totalmente uma ideia viável a longo prazo e muito menos poluente que os carros a combustão

    Inclui sarcasmo.

  16. Major Valente says:

    “Segundo os dados apresentados os carros elétricos duram em média 3,6 anos”. Vocês dizem isto a achar que é mesmo o que diz o estudo ou é só para gerar discussão? A idade média do parque automóvel tem alguma coisa a ver com a durabilidade dos carros??? São conceitos bem diferentes. Era como dizer que a idade média em Portugal são 40 anos, logo a durabilidade dos portugueses também seria 40 anos.

  17. Jarbas Jaquim says:

    Bom dia,
    A conversa de café, afinal foi virtualizada e conseguiu ir mais longe que se fosse no café da aldeia.
    Começando pelo carro elétrico, não tenho nada contra até porque tenho um que deu inicio ao futuro de hoje, se o tivesse que comprar, nunca o compraria, foi-me oferecido por ter avarias na bateria hibrida. Quanto a isto não me alongo, porque este carro não é referencia para o tema do tópico.
    Muito honestamente duvido que a longevidade medida de um eléctrico não vá além dos 3,6 anos, actualmente a tecnologia está muito evoluída, há mais qualidade e preocupações por parte de quem fabrica as células, em assegurar mais fiabilidade. Se bem que, quem fabrica as células, (bateria é um conjunto de células, em serie) estipula 500 ciclos como o máximo de vida útil, começando essa gradualmente a perder capacidade indicada.
    Já está praí um burburim! 500 ciclos apenas? Sim 500 ciclos de máximo absoluto, para a química polímeros de Lítio, num range de 2.5V a 4.2V, se fizéssemos isto 500 vezes.
    Os fabricantes de baterias para automóveis, optam por não fazer como é óbvio, supondo então 2.9V de tensão de descarregada e 4.1V para totalmente carregado, cada fabricante adota o seu método, desta forma muitos fabricantes asseguram 10000 ciclos e acredito que consigam, mas para isso o utilizador terá que ser muito regrado!
    Então, supondo que recarregou a bateria, saiu e voltou a casa e gastou apenas 10%, eu recarregaria a bateria.
    No dia seguinte gastou 90% entre sair e regressar a casa, obrigatoriamente tem que recarregar a bateria, ora se no primeiro dia que gastou 10%, se não carregasse, teria completado 1 ciclo do fabricante com os 90% do dia seguinte… Isto é um exemplo básico, para melhor interpretação.
    No meu ponto de vista e com bases para afirmar, evitar descargas profundas, é aumentar a longevidade da bateria do VE, seja ele carro ou até mesmo o telemóvel.
    Trabalho com baterias de lítio, sei algumas coisas, pela experiencia e literatura, mas não mexo em baterias de automóveis, nem tenciono.
    Recomendo sempre que recorram à marca, mesmo fora de garantia. A bateria de um VE, não é como a bateria de uma bicicleta, scooter. É algo mais complexo, que exige, conhecimento, equipamento oficial de diagnóstico, etc.
    Já pesquisaram, por minas exploração de lítio e cobalto, estes são apenas dois ingredientes para fabricar as células de lítio…
    Já pesquisaram qual é o fim de vida das baterias de lítio, como são recicladas, este tópico não encontrei muita coisa, tenho que pagar para me livrar delas, mas sei que alguém vai lucrar.
    Quanto ao mac-adress, é um ID único que só se refere a um dispositivo, como se fosse o nosso numero cartão cidadão. Imaginem, um dia muito próximo, termos uma divida para com o grande irmão ESTADO, e eles bloquearem o nosso carro, só o desbloquear quando pagarmos a divida… É só um pequeno exemplo.

    Porque me insurgi no post anterior, em vários tópicos?
    Porque tenho tempo para dedicar conhecimento, porque não engulo telejornais, ou qualquer meio de noticias mainstream, que estão manipulados desde 2020, por alguém que nos quer escravizar ainda mais, alguém que brinca com a saúde da população mundial, alguém infeliz que só querem destruir a felicidade de outrem.
    Concerteza que já ouviram falar em, agenda 2030, ou nova ordem mundial? Mas com certeza que não foram pesquisar quem são, ou quais são os verdadeiros objectivos deles. Atenção que está tudo muito bem mascarado, para ser fofinha aceitação, usando a palavra sustentabilidade.
    Todos ao longo de anos fomos conquistados pela confiança dos governos, como querendo sempre o nosso bem. Tudo tem um preço, o dinheiro compra tudo e todos os que se deixarem comprar.
    Nós vivemos todos num alto frenesim, com a preocupação em trazer o pão para a boca dos nossos filhos, 11 meses a trabalhar duro, a levantar cedo, deitar tarde, que nem escravos, para ir 15 dias de férias, pagas a peso de ouro, com muito esforço familiar.
    Entregamos os nossos filhos ao estado (escola, faculdade), acreditando sempre que o estado quer o bem para os nossos filhos, que querará criar valores assentes na família. Ensinando-os a reproduzirem-se e aumentar a população do nosso país. Quando estamos a ser “repovoados” por povos que em pouco se identificam com a nossa cultura.
    Este mês de Julho, o mês do orgulho, em que levam bandeirinhas do arco-iris em tudo quanto é lado… Lavando o cérebro das crianças com termos doces, para subliminarmente começarem, a destruir a personalidade de cada um, e confundindo-os em relação à sua sexualidade.
    Fico-me por aqui, tenho que trabalhar, sou freelancer, se não trabalho, não ganho… Mas antes de me mandarem apertar os parafusos, questionem-se e investiguem por vocês. Façam pesquisas no Google e no Duckduckgo e verão a diferença dos resultados… O Google faz parte da agenda, logo há informação que são omitidas!
    Obrigado moderador por me deixares postar o que vejo e sinto.
    Bem hajam e muita saúde!
    Jarbas

    • JL says:

      Mais um que depois de tanto texto não acertou nem uma.

      3.6 é idade média do parque e não da duração, quanto mais carros novos a entrar este valor vai baixar ainda mais.

      500 ciclos? Looool quando não se pesca nada do assunto, inventam se números ao calhas.

      Então encontre lá no Google um fabricante de baterias de carros a anunciar 500 ciclos.

      Sobre as minas, devia usar o Google para fazer o mesmo com as alternativas, em vez de dizer disparates.

      • Jarbas Jaquim says:

        1. https://www.kronium.cz/uploads/SONY_US18650VTC6.pdf
        2. https://www.molicel.com/inr21700-p45b/
        3. https://www.batteryspace.com/prod-specs/11514.pdf

        As baterias de automoveis são compostas por celulas, o valor referencia é identico, se é para bateria de carro / outro fim. Deveria saber disso, mas parece que só lê aquilo q o fabricante da bateria diz, e eu vejo o que o fabricante da celula diz, são realidades diferentes. Eu expliquei no texto atrás se não entendeu, é uma questão de compreensão, respeito-o, como espero que respeite os outros.

        Uma vez que sabe muito de tudo, fico-me por aqui, não aprecio pessoas como o senhor.

        Fique bem
        Jarbas

        • JL says:

          Qual é o carro que usa essas baterias ?
          Não conheço nenhum.

          Mas diga.

        • JL says:

          Claro que fica por aqui, não pode aguentar muito com os disparates que diz nem provar aquilo que afirma.

          Fico há espera das especificações das baterias nca, ncm e lfp que são as únicas usadas nos carros.

          • Jarbas Jaquim says:

            JL: Eu dei um exemplo com celulas de polimeros de lítio, está lá descrito, que são as que eu uso e vendo em forma de packs, por serem cilíndricas e oferecerem confiança nos fins mais exigentes. Da mesma forma os testes são realizados, porém os ciclos são na ordem dos 2000 dependendo da química de marca para marca, mas já que é um entendido no assunto, explique-se lá!
            Já agora diga-me quais são as melhores marcas em células prismáticas (LFP), porque estou interessado em adquirir para o meu solar da casa 🙂
            Mas dou preferência às que não incham, não incendeiam, e são seguras?
            https://youtube.com/shorts/TpnACr3_emo?feature=share
            Durma bem, de preferência com o seu fantástico carrinho a pilhas, a carregar enquanto dorme, e de preferência, durma no piso superior para ser mais quentinho no inverno.

          • JL says:

            Mas porque usa o exemplo de células de polímeros de litio se não há nenhum ve a usar células de polímeros de lítio ?

            Ainda mais quando vem com especificações de células que nem sequer existem no formato dessas células.

            Podia ter usado um exemplo com baterias de chumbo, que têm cerca de 200 a 300 ciclos de carga/descarga, assim ficava com uns numeros ainda mais dramáticos.

            E vende para carros eléctricos ? só se for de modelismo. LOL

            Neste momento já não se usa essas especificações nestas baterias, e quando usam mostram numeros muito acima disso, há algumas que chegam aos 10 000 ciclos, o caso das LFP, as NMC fazem 3 a 5 mil, e as NCA entre 4 a 7 mil.

            As melhores em LFP são as A123, que ainda tenho algumas, falam agora que já existem células que carregam em 3 e 5 minutos dos 0 aos 80%, em 2005 já eu as vendia num site, e testadas por mim faziam 0-80% em 6 minutos. Mas atenção, estas não são prismáticas, são cilíndricas e também existem no formato pouc, tipo as LiPO.

            Esse incêndio não é da bateria, porque nenhuma bateria de VE está dentro do habitáculo, elas estão colocadas por baixo do carro dentro do seu compartimento, claramente ai o incendio começa dentro do carro, talvez algum equipamento eléctrónico ou uma bilha de gás.

            Eu não tenho carrinho a pilhas, apesar de já ter testado um, para mim não serve, é caro demais, neste momento só a toyota tem. Nem sequer de carros entende. Mas enfim…

    • Major Valente says:

      Tal como falei das conversas de café… aqui está mais uma demonstração. “Procurem informação noutros sítios”, “eu dei-me ao trabalho”, “penso pela minha cabeça”. E depois os modernos “nova ordem mundial”, “lavagem cerebral”, “ideologia de género”, “repovoamento”… acho que esses sites que lê é que lhe estão a fazer uma daquelas lavagens. Mas tudo bem, você lê isso e fica a pensar que aprendeu alguma coisa e está mais alerta. Quando na verdade foi manipulado sem dó nem piedade.
      Mas voltando aos elétricos e suas baterias… epá, deixe isso para quem sabe em vez de dizer disparates.
      Ah, já me esquecia… a usa conversa do MAC address é de ir às lágrimas. E olhe que eu não tive que ir a um site esquisito ver o que era e para que é usado, pois trabalho com isso diariamente.

      • JL says:

        Ele daqui a pouco vai dizer que terra nem sequer é uma bela é grande bola.

        Covid, etc, enfim, todo o negacionismo do costume que estas pessoas comem e vomitam para cima dos outros.

  18. Bolota says:

    Como é que isso são boas notícias para um país que os impostos sobre os carros os tornaram num objecto de luxo só para ricos. Não esquecer que temos quase dois milhões de carro com mais de 20 anos a circular…

    • JL says:

      Por isso mesmo são boas notícias, quer dizer que estão a vender cada vez mais novos, tal como foi boa notícia os a combustão terem baixo para uma idade medida de 13.2 anos.

      Estes ainda vão baixar mais, já que estão a vender cada vez mais.

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